Depoimentos

Você que também realiza o tratamento com vitamina D pode enviar um depoimento contando sua história para dividir com os visitantes do site. Para isso, envie um texto com até 15 linhas ou o endereço de um vídeo no YouTube de até 5 minutos para vitaminadporumaoutraterapia@gmail.com. Não esqueça de colocar seu nome e a cidade onde mora!
_______________

Leila Miranda (Coqueiral/MG)

Em 2008, fui diagnosticada com a doença de Crohn. Como a doença é remissiva, determinadas épocas do ano eu passa bem. Tomava corticoides e os sintomas da doença melhoravam um pouco. Mas todos os anos tinha uma crise. E nesse ano as crises não cederam mais aos corticoides. O Crohn já havia se infiltrado nas articulações e por todo intestino grosso. A consistência da massa fecal dificultando a sua eliminação pelo canal anal, provocando dores anais e sangramentos contínuos, além da formação exagerada de gases intestinais e outras patologias anoretais como fissuras e hemorroidas. A partir de todos esses sintomas, só me restava o tratamento com o adalimumab. Mas quando li todos os efeitos colaterais, fiquei resistente. Eu orei muito e pedi a Deus que me mostrasse um outro tratamento. Fui iluminada e Deus me mostrou a solução para as intensas dores que vinha sentindo. Assim que cheguei da igreja, entrei no Google buscando por tratamento para sanar os sintomas do Crohn. E esse site é aberto. Liguei imediatamente para o Dr. Júlio Caleiro Pimenta. E ele me indicou o tratamento com vitamina D3. Iniciei esse tratamento há cerca de 15 dias. Todos os sintomas citados acima foram extintos. Sinto-me muito feliz por ter sido agraciada com a vitamina D3. Nem me lembro mais que sou portadora da doença de Crohn. Quero compartilhar com todas as pessoas portadoras dessa enfermidade que tomem coragem, liguem para o Dr. Júlio e iniciem esse tratamento modulador do sistema imunológico. Grata Dr. Júlio.

Fernando Campos (Brasília/DF)

Tive o primeiro surto mais agudo de Esclerose Múltipla – EM entre setembro e novembro de 2008, quando recebi um primeiro diagnóstico. Os sintomas: diplopia (visão dupla), fadiga, dormência nas pernas. Após um segundo surto, mais brando, cerca de 6 meses depois, tive o diagnóstico fechado por neurologista ortodoxo, em Brasília. Na verdade, hoje, após conhecer melhor essa enfermidade e seus sintomas, percebo que tinha EM ao menos desde 2003.
Estava com o processo encaminhado para começar a receber as doses de interferon do governo quando meu irmão, inconformado com as perspectivas oferecidas pela medicina alopática, pesquisou na internet e encontrou a comunidade Esclerose Múltipla Tem Solução, no Orkut. Entrou em contato com o dono da comunidade, e este o incentivou fortemente a marcar uma consulta para mim com o Dr. Cícero. Tive assim minha primeira consulta, em 26/12/2008, antes mesmo de tomar qualquer dose de interferon. Fiquei bastante impressionado com a pessoa do Dr. Cícero, com a convicção que demonstrava no protocolo que administrava. Resolvi então tentar esse novo tratamento, mesmo porque a alternativa – as injeções dia sim, dia não, de interferon, para apenas retardar a progressão da enfermidade – não me parecia alentadora. Foi a melhor decisão de minha vida.
Nessa primeira consulta o Dr. Cícero me alertou para a possibilidade de ocorrência de algum surto durante a “janela” do tratamento, de cerca de sete meses. Com efeito, seis meses após tive um outro surto, caracterizado pela perda de força muscular nos braços. Fiz nova ressonância, que apontou placas em atividade, e fui submetido a novo tratamento com Solumedrol. Desde então, jamais tive outro surto e minha condição física vem melhorando progressivamente.
É importante lembrar que, às vezes, sequelas advindas de algum surto podem não ser revertidas integralmente por esse tratamento. O que ele garante, de forma absoluta e inquestionável, é a não ocorrência de novos surtos, ou seja, a interrupção definitiva da progressão da enfermidade. Em alguns casos, com reversão de sequelas. No meu caso, a dormência nas pernas – sequela daquele primeiro surto, e que se manifestava sempre que eu fazia algum esforço inusual, como uma caminhada mais longa – ocorre agora apenas raramente, e após esforço muito maior, como caminhadas de pelo menos uma hora ou mais. A fadiga ainda a sinto de forma mais constante. Tentei todos os tratamentos alopáticos para ela, mas meu próprio neurologista à época, em Brasília, me alertara para o fato de que esses tratamentos só eram efetivos em 50% dos casos de fadiga decorrente de EM. De fato, ainda não sinto dispor da mesma condição física de antes da enfermidade, embora sinta progresso significativo. Mas não me sinto em condições de retomar as atividades diárias de antes, de 8 a 12 horas de trabalhos e estudos – nem perto disso. Em todo caso, estou bem satisfeito com esse tratamento. O fato de não ocasionar efeitos colaterais; seu caráter natural, apenas vitamínico e de dietas fáceis de ser adotadas; a mudança de hábitos de vida no sentido de se evitar ao máximo o estresse – causa das exacerbações da enfermidade –, tudo isso resulta em melhoria de qualidade de vida. Acresce-se a isso a mudança de perspectiva em face da doença: antes, a sua irreversível progressão, apenas retardada; agora, a sua extinção, e o organismo estabilizado para sempre, no mínimo em condições iguais às atuais, podendo ainda recuperar-se paulatinamente, em alguns casos até a recuperação plena. E isso apenas com suplementações diárias de Vitamina D (em dosagens individualmente estabelecidas), complexo vitamínico com base em vitamina B2 e Ômega 3.
Sou grato ao Dr. Cícero pela sua determinação em lutar pela mudança na abordagem da EM e das doenças auto-imunes, a par com as pesquisas que se desenvolvem no mundo todo nesse sentido, às quais tem acesso por meio de sites científicos, como o Scirus.com. Sua atitude, a meu ver, é a de um verdadeiro médico, interessado não apenas nos tratamentos, mas na qualidade de vida de seus pacientes. E é isso o que esse tratamento oferece – resposta efetiva com qualidade de vida. E com esperança.

Ana Luisa Garcia (SP)

Sou portadora há 10 anos, há 9 anos diagnosticado; tomei Avonex, Betaferon e Copaxone. Sem melhoras apenas piorando. Fora os terrivéis efeitos colaterais, piores do que a própria doença; e ainda sabendo que a eficácia dos interferons é de apenas 30%. Foram 7 anos vivendo no escuro, tentando o tratamento por que não tive outra opção e não queria desistir da minha vida. Mas há dois anos fui agraciada, abençoada, escolhida, a denominação mais positiva e linda que se possa dar, conheci Dr. Cícero Galli Coimbra, e iniciei o tratamento com a Vitamina D; quem já passou por situação parecida vai entender meu depoimento. Simplesmente estou ótima, só não estou melhor porque infelizmente, não iniciei o tratamento antes e minha função motora esta comprometida; mas estou VIVA, o maior dom que podemos ter. A Vitamina D, mudou minha vida e gostaria muito que todas as pessoas tivessem acesso a essa informação o mais rápido possivél para que fossem beneficiadas e não tivessem sequelas permanentes. Gostaria muito que esse tratamento fosse difundido e que as pessoas tivessem a oportunidade de escolher, conhecer o tratamento indolor, claro que precisa de acompanhamento medico, até para tomar um AS, vc precisa de indicação medica. Mas as pessoas tem o direito de tentar e voltar a estar BEM.

Sylvia Novaes

Minha irmã faz o tratamento com o dr. Cícero há 2 meses e já está em remissão das sequelas da Esclerose Múltipla: a fadiga já não existe mais, a visão já voltou ao normal, as cãibras nos braços e pernas acabaram, está conseguindo levar de novo, após 5 anos de luta, uma vida com qualidade! Para complementar: os formigamentos da minha irmã regrediram no segundo mês e a caminhada está firme, segura e mais rápida, ela voltou a usar salto!!! Está feliz da vida!!!

Emilia Gasparini

Tenho 60 anos e fiquei praticamente 20 anos com os sintomas/surtos, sem diagnóstico. Posso declarar a felicidade de ter tido a perda do pesadelo em relação à doença, talvez hoje esteja já dando espaço para viver desafios na minha profissão, sou psicóloga, durante 7 anos fiquei um tanto “parada” me dei tempo pra me reorganizar. Agora estudo e trabalho como voluntária, isto está acontecendo há um ano, ou seja, depois que comecei meu tratamento com a Vitamina DEmília Gasparini.
Quando tive os sintomas clássicos no nervo ótico, durante 2 meses não enxerguei direito, depois voltou ao normal. Nesta época eu estava de férias no Brasil, voltando de um curso na Italia. Não era comum aos ofalmologistas na época levantarem a hipótese da doença. Ficou um “buraco” na nossa compreensão, logo esquecido por mim também.
Mas outros episódios de formigamento, até parestesia no braço e perna do lado esquerdo, tambem não foi conduzido ao diagnostico ainda que a consulta em 1994 tenha sido com neurologista. Enfim durante muitos anos os exames foram os do choquinho nos músculos no convênio. Nada aparecia e eu fazia acupuntura para sair das crises. Até que aos 53 anos procurei um neurologista particular …. ASSIM FICOU TUDO ESCLARECIDO COM O DIAGNÓSTICO. Por um lado achei melhor lidar com a realidade. Mas não suportava o Interferom . Meu dilema era que eu acreditava nos cuidados do médico em me convencer mais 1 mês, até tomar por 1 ano e meio. Ele próprio me encaminhou para o HC., Dr. Dagoberto, a quem sou muito grata por ter me aliviado com a retirada do Interferom. Passei a tomar comprimidos semanais de “Metotrexato”. Parece que controlou bem… não tive novos surtos. Já usava bengala pra caminhar na rua, pois no ano 2000 tive uma queda na calçada sem me explicar o motivo.
Nunca fiz pulsoterapia, meus surtos mais fortes (na visão e parestesia) aconteceram antes de ser diagnosticada.
O fato de eu ter osteoporose exclui os corticóides. Ainda bem.
Livre do Interferon, mas ainda assim querendo mais melhorias e ouvindo a orientação de pessoas já em tratamento com a Vitamina D, decidi marcar consulta, com Dr.Cicero Coimbra. Há 1 ano e 4 meses estou com o Dr. Cicero. Com expectativas de eliminar minhas sequelas. Já posso observar a mudança de vida. Estou disponível para restabelecer os empenhos com a vida, familiar e profissional.
Paralelamente, sempre fiz yoga da meditação e isto me dá apoio e sustentação na visão da vida.
Minhas expectativas para a próxima consulta e nova ressonância é ter eliminado as sequelas de equilibrio e força nos membros, pois atualmente já adquiri maior resistência e já consigo caminhar até 30 minutos. Já estou segura que não terei novos surtos. A doença em si está controlada.(eliminada), conforme se vê nos exames de sangue e ressonância, mas continuo no tratamento. O Dr.Cicero não promete eliminar as sequelas…. mas espero continuar sempre mais resistente. Continuar atendendo em psicoterapia… diminuir as falhas na marcha… sem bengala. Os exames e pesquisa detalhada na consulta com o Dr. Cícero já são os resultados que ele próprio valoriza como: a doença já é remitente, não assusta mais. É o meu processo: 60 anos, dos quais 20 sem remédio… Mas sinto-me muito bem e com a expectativa de melhorar mais.

Carlos Lazzaris

Escrevo com LAGRIMAS nos olhos, porem, são lagrimas de FELICIDADE.

Minha esposa é portadora de Esclerose Multipla desde 2002.Já tomamos todos os interferons possiveis,e a 3 anos estavamos tratando com o tysabri.A evolução da doença continuou e nossas perspectivas não eram as melhores.

NOSSA VIDA MUDOU,nossos corações estão cheios de AMOR E ESPERANÇA,nossa ENERGIA esta renovada.Nosso FUTURO será maravilhoso.

Eu e minha Esposa fazemos o tratamento com a VITAMINA D.

Obrigado DR.Cicero Galli.

Alexandre Sandoval

Estou aqui para descrever um pouco do meu histórico da Esclerose Múltipla.
Bem a patologia foi diagnosticada em 2000, e desde então fui submetido a intensa medicação de interferon beta 1A e beta 1B, intercalando com surtos remissivos, estes que foram aumentando sua frequência nos últimos 5 anos, sendo tratados com cortizona, ciclososfamida. A medicação dava muita alergia nos locais de aplicação, estava com o corpo todo com manchas escuras (pretas) que estavam em progressão, diagnosticado pelo Centro de Dermatologia do Hospital das Clínicas do ES, como sendo provenientes da medicação aplicada 3 vezes por semana. Com o aumento do número de surtos também por consequência ocorreram mais sequelas piorando assim a qualidade de vida, e o aumento das limitações físicas.
Há um ano comecei o tratamento com Dr. Cícero Coimbra e desde então parei com a medicação e iniciei com a vitamina D (tomo hoje 80 gotas por dia) e ômega 3, conforme a prescrição médica.
Relato abaixo as melhoras ocorridas desde então: eliminação do número de surtos que passou de 3 a 4 por ano para nenhum, qdo cheguei para iniciar o tratamento estava andando numa cadeira de rodas por encontrar-me em estado de avançado fraqueza e desequilíbrio, e hoje não necessito mais desde meio de locomoção, ou seja a melhora de cerca de 99% da qualidade de vida.

Eloisa Helena Lopes Borges (Nova Friburgo/RJ)

Tenho 55 anos e descobri a EM há seis anos. Já tomei avonex e por ultimo tomei durante um ano copxone. Faço tratamento com vitamina D com a dra, Rita Maltez em Niteroi que trabalha igual a Dr Cicero. Desde que comecei a tomar a vitamina não tomo nenhum remedio desde 17/01/11 e não faço pulso desde 12/12/10 e nunca mais tive surto. Acho ou melhor tenho ceerteza que é por causa do tratamento que não e caro e totalmente indolor. Meu email: eloisaborges@ymail.com

Ivna Cavalcanti Feliciano (Recife/PE)

Eu descobri a EM em fevereiro de 2011 com 23 anos, quando tive meu primeiro surto onde apresentei déficit motor do lado esquerdo, dormência e formigamentos. Fiz a pulsoterapia apresentei melhora dos sintomas e iniciei o tratamento com copaxone. Em abril tive novo surto sensitivo passando a sentir formigamentos constantes e dormência em outros locais do corpo. Alem desses sintomas, sentia muita fadiga, fraqueza e muitos efeitos colaterais do copaxone, acordava muitas vezes com o coração acelerado, tremores nas mãos, fora as marcas das injeções no corpo. Ainda em abril descobri o tratamento com as vitaminas no orkut e fui a são paulo para consulta com dr. Cicero. Logo no primeiro mês de tratamento a fadiga e fraqueza desapareceram. Em julho do mesmo ano, parei de tomar o copaxone e em outubro, com 6 meses de tratamento fiz ressonância magnética que não apresentou captação de contraste e demonstrou uma pequena redução da lesão medular. Desde de então a dormência passou e os formigamentos desapareceram. Hoje tenho uma vida normal, trabalho e faço ballet clássico e só me lembro que tenho EM na hora de tomar as vitaminas!

Ana Wauneka

Fui diagnosticada com EM em 2008 e poucos meses depois iniciei meu tratamento com o dr. Cicero Coimbra. Desde então, minha EM entrou em remissão total, com o resultado das ressonâncias magnéticas indicando, ano após ano, uma completa inatividade da carga de lesões, inclusive com diminuição de numero e/ou tamanho das lesões já existentes.

Antes de começar a tomar a vitamina D eu tomava o copaxone, tinha muitos sintomas, como formigamentos, dormências, e uma imensa fadiga. O copaxone também me causou pressão alta e palpitações. Com a vitamina D, a fadiga desapareceu rapidamente e o restante dos sintomas seguiu o mesmo caminho em uma questão de meses. Hoje, com quase 4 anos de tratamento e 2 anos após ter abandonado o copaxone, levo uma vida normal.

Para todos que têm EM ou outras doenças auto-imune, como psoríase, lupus, vitiligo, artrite reumatóide, reumatismo, diabetes tipo 1 e tantas outras, eu só posso dizer que recomendo demais esse tratamento!

Yara Ribeiro

Meu diagnóstico de EM foi fechado em janeiro de 2011, mas já apresentava sintomas desde a adolescência. Com o passar do tempo, fui acumulando sequelas, como fortíssimo zumbido bilateral, vertigem e náuseas frequentes. Após um surto de neurite óptica, tive também problemas motores no lado esquerdo do corpo, e, mesmo após a pulsoterapia, não voltei ao normal. Passei alguns meses acamada, sem conseguir mexer braço e perna esquerdos e apresentando muita vertigem. Cheguei até o Dr. Cícero nessas condições e, cerca de sete meses após o início do tratamento, já caminhava sete quilômetros todos os dias (o que já não fazia há muitos anos!), sem nenhuma tontura ou sequela motora. Hoje tenho uma vida absolutamente normal, minha saúde como um todo melhorou, e nesse tempo de tratamento, nunca mais peguei gripe ou resfriado, coisa que antes era muito corriqueira. Só tenho boas notícias e hoje me considero ex-portadora de EM.

Simone Cristina (Rio de Janeiro/RJ)

Faço o tratamento há 3 anos e no início eu fazia os dois tratamentos em paralelo, quando percebi as melhoras e os exames foram mostrando apresentando taxas positivas, eu tomei coragem e larguei os Interferons, aquilo era um tormento. Graças a Deus tenho a minha vida normal após as vitaminas e nunca mais tive nenhum surto. Aidnda tem as pessoas que indiquei o tratamento e estão vivendo com qualidade de vida. Vale muito a pena!!!!!

Tania Marin 

Tenho artrite psoriatica,e diabetes …Por causa de tantas dores, minha endocrino desconfiou e me pediu controle da vitamina D , e comprovadamente por exames laboratorias, era quase inexistente a vitamina D no organismo , estou ainda em uso da mesma ,(tomo 20 gotas por dia) e com melhora positiva no processo das dores e da psoriase que diminuiu também. Tenho todos os exames arquivados, para comprovar a realidade dos fatos.

Mauro Vargas

Eu comecei o tratamento com a Vitamina D em dezembro de 2011. Eu sentia uma dor no braço direito e no lado direito da cabeça. Sentia essa dor umas 4 vezes por dia e durante o sono da noite, quando eu ia ao banheiro umas duas vezes por noite. Essa dor durou 01 ano e 10 meses, eu a sentia diarimente e durava uma meia hora. Falei com o meu neuro sobre isso e ele me disse para que eu não bebesse água após as seis horas da tarde. Claro que, mesmo sem tomar água, eu ia ao banheiro durante a madrugada e continuava sentindo as dores. O que fez as dores sumirem foi, sim, a vitamina D receitada pelo Drº Cícero. Muito obrigado pela oportunidade de partilhar essa experiência. Abraços a todos e boa sorte no tratamento.

400 respostas em “Depoimentos

  1. Não faço esse tratamento. Fui diagnosticada há apenas 2 semanas, começarei com o interferon, poderia solicitar junto ao medicamente a reposição por vitamina D?

    Meu nome é Thuany, moro em Florianópolis – SC

    • ola huany, se fosse vc começaria o tratamento com vitamina D o mais breve possivel, eu aderi e os resultados estão sendo os melhores possiveis, abs. torço por vc.

      • Fui diagnosticada em 2009/2010 com EM não tomei nenhum interferon mesmo tendo surtos. Em agosto de 2012 fui a 1ª consulta com Dr.: Cícero.
        Como diz o próprio Dr.: Cícero eu terei alta.Encorajo a você a começar a tomar o colacolciferol conhecido como vitamina “D”.

  2. Thuany, você pode realizar os dois tratamentos em paralelo, e certamente você pode solicitar ao seu médico a reposição de vitamina D, mas ainda são poucos os médicos que trabalham com doses “realistas” de vitamina D. Para o tratamento funcionar como nos casos colocados no vídeo, os pacientes tomam de 10.000 unidades de vitamina D diárias para cima (sempre com acomanhamento médico, claro). Se seu médico não quiser ou não souber trabalhar nesses termos, sugiro que procure um dos que indicamos aqui no site, que são os médicos que temos conhecimento que já seguem essa metodologia.

    • Thuany. Falo por experiência própria: talvez o seu neuro lhe diga que não há nada divulgado em Congressos (como disse o neuro da minha filha) ou que “isso é bobagem, só funciona para prevenção” (como disse o neuro da filha de uma amiga minha). A filha da minha amiga está curada (o desequilíbrio, visão dupla, perda de forças nas pernas desapareceram). E a minha filha já iniciou o tratamento com Vitamina D, pois também sabemos de uma mulher que trata com o Dr. Cícero há quase 10 anos e está muito bem. Não perca tempo.

      • Faço uma correção. A moça que eu menciono no final teve o diagnóstico há 10 anos, mas trata-se com o Dr. Cicero há seis.

  3. Depoimento:
    Olá! Eu comecei o tratamento com a Vitamina D em dezembro de 2011. Eu sentia uma dor no braço direito e no lado direito da cabeça. Sentia essa dor umas 4 vezes por dia e durante o sono da noite, quando eu ia ao banheiro umas duas vezes por noite. Essa dor durou 01 ano e 10 meses, eu a sentia diarimente e durava uma meia hora. Falei com o meu neuro sobre isso e ele me disse para que eu não bebesse água após as seis horas da tarde. Claro que, mesmo sem tomar água, eu ia ao banheiro durante a madrugada e continuava sentindo as dores. O que fez as dores sumirem foi, sim, a vitamina D receitada pelo Drº Cícero. Muito obrigado pela oportunidade de partilhar essa experiência. Abraços a todos e boa sorte no tratamento.

  4. Faço o tratamento há 3 anos e no início eu fazia os dois tratamentos em paralelo, quando percebi as melhoras e os exames foram mostrando apresentando taxas positivas, eu tomei coragem e larguei os Interferons, aquilo era um tormento. Graças a Deus tenho a minha vida normal após as vitaminas e nunca mais tive nenhum surto. Aidnda tem as pessoas que indiquei o tratamento e estão vivendo com qualidade de vida. Vale muito a pena!!!!!

    Simone Cristina – Rio de Janeiro

  5. Tenho artrite psoriatica,e diabetes …Por causa de tantas dores, minha endocrino desconfiou e me pediu controle da vitamina D , e comprovadamente por exames laboratorias, era quase inexistente a vitamina D no organismo , estou ainda em uso da mesma ,(tomo 20 gotas por dia) e com melhora positiva no processo das dores e da psoriase que diminuiu também .

    Tenho todos os exames arquivados , para comprovar a realidade dos fatos .

  6. Meu diagnóstico de EM foi fechado em janeiro de 2011, mas já apresentava sintomas desde a adolescência. Com o passar do tempo, fui acumulando sequelas, como fortíssimo zumbido bilateral, vertigem e náuseas frequentes. Após um surto de neurite óptica, tive também problemas motores no lado esquerdo do corpo, e, mesmo após a pulsoterapia, não voltei ao normal. Passei alguns meses acamada, sem conseguir mexer braço e perna esquerdos e apresentando muita vertigem. Cheguei até o Dr. Cícero nessas condições e, cerca de sete meses após o início do tratamento, já caminhava sete quilômetros todos os dias (o que já não fazia há muitos anos!), sem nenhuma tontura ou sequela motora. Hoje tenho uma vida absolutamente normal, minha saúde como um todo melhorou, e nesse tempo de tratamento, nunca mais peguei
    gripe ou resfriado, coisa que antes era muito corriqueira. Só tenho boas notícias e hoje me considero ex-portadora de EM.

  7. Eloisa Helena Lopes Borges, 55 anos moro em Nova Friburgo-RJ e há 6 anos tenho EM já tomei avonex e por ultimo tomei durante um ano copxone. Faço tratamento com vitamina D com ;dra Rita Maltez em Niteroi que trabalha igual a Dr Cicero. Desde que comecei a tomar a vitamina não tomo nenhum remedio desde 17/01/11 e não faço pulso desde 12/12/10 e nunca mais tive surto. Acho ou melhor tenho ceerteza que é por causa do tratamento que não e caro e totalmente indolor. Meu email: eloisaborges@ymail.com

  8. Estou aqui para descrever um pouco do meu histórico da Esclerose Múltipla.
    Bem a patologia foi diagnosticada em 2000, e desde então fui submetido a intensa medicação de interferon beta 1A e beta 1B, intercalando com surtos remissivos, estes que foram aumentando sua frequência nos últimos 5 anos, sendo tratados com cortizona, ciclososfamida. A medicação dava muita alergia nos locais de aplicação, estava com o corpo todo com manchas escuras (pretas) que estavam em progressão, diagnosticado pelo Centro de Dermatologia do Hospital das Clínicas do ES, como sendo provenientes da medicação aplicada 3 vezes por semana. Com o aumento do número de surtos também por consequência ocorreram mais sequelas piorando assim a qualidade de vida, e o aumento das limitações físicas.
    Há um ano comecei o tratamento com Dr. Cícero Coimbra e desde então parei com a medicação e iniciei com a vitamina D (tomo hoje 80 gotas por dia) e ômega 3, conforme a prescrição médica.
    Relato abaixo as melhoras ocorridas desde então: eliminação do número de surtos que passou de 3 a 4 por ano para nenhum, qdo cheguei para iniciar o tratamento estava andando numa cadeira de rodas por encontrar-me em estado de avançado fraqueza e desequilíbrio, e hoje não necessito mais desde meio de locomoção, ou seja a melhora de cerca de 99% da qualidade de vida.

  9. Gente, boa tarde.
    Sou portador de Sindrome de Sjogren, faço o tratamento desde setembro de 2011- só tive melhoras no primeiro mês, e melhorei muito, mas depois do primeiro mês não tive mais melhoras…alguém tem algum caso semelhante?

    • Mário, o tratamento para Sjogren como para qualquer doença auto-imune, tem que se encontrar o ponto certo em que os níveis de D3 conseguirão evitar a destruição ou atque aos tecidos, ou seja a resistência em que essa pessoa pode ter com a vitamina D3 é algo diferencial. Isso pode levar mêses, portanto não é uma remédio que se toma como os convencionais e a patologia desaparece de um dia para outro, apesar disso também acontecer em alguns casos! Há necessidade de paciência, e perseverança que como tempo o profissional encontrará o ponto de corte exelente para que haja um equilibrio do sistema Imune.

      Júlio Caleiro-

      • OOla dr julio tive o diagnostico de doença de crohn, e no começo sentia muitas dores abdominais e sensação de inchaço ,muitos gases tbm , comecei o tratamento com sufassalazina so que nao tive melhoras , o medico mudou para mesalazina, mas de verdade gostaria de algo que tivesse menos efeito colateral, e li este depoimento , da pessoa com a doença de crohn e fiquei muito interessada , sera q para o meu problema essa vitamina D3 iria resolver ? Gostaria de recuperar meu peso pois emagreci uns 5 kilos e ja era magra , queria muito saber se esta vitamina realmente iria me ajudar
        Agradeço a atençáo
        Pamela.

      • Oi Pamela? Eu passei por tudo o que você passou. Eu tomava corticoides e os sintomas permaneciam. Às vezes os sintomas desapareciam por uns meses, mas depois retornavam, uma vez que a doença é remissiva. No momento, estou em tratamento com o Dr. Sergio Lucero de SP. Eu optei pelo acompanhamento médico por questões pessoais. Hoje, posso afirmar-lhe de que a Vitamina D 3 é o único suplemento eficaz que combate o Crohn. Todos os meus sintomas foram extintos. Alem da Vitamina D 3, o Dr. Sergio prescreveu outros suplementos. Trata-se de uma combinação perfeita contra o Crohn. Escreva para o e-mail da Sueli Uliano. Ela lhe passará todas as informações.

    • Eu tambem tenho sindrome de Sgren e tomava viatamina d ate o mes passado. A taxa de vitamina foi para 160 e a medica falou para eu parar um mes e repetirmos o exame. Não estou me sentindo bem, dores na atm, falta de ar,

      • Boa Tarde, estou tentando ligar para o consultorio Dro Cicero e não estou conseguindo F: ( 11 ) 59085969 tens ou n° ou email consultorio gostaria de marcar consulta com o Dro minha mãe tem Sindrme Devic e moramos em POA

  10. Mario Carvalho ,
    Também tenho sindrome de sjogren , estou tentando marcar consulta com o Dr.Cicero , já tomo vitamina d . Qual a dosagem que toma de vit. d e vitamina b2 ? O que melhorou após inicio do tratamento ?

    • quero saber se 8 gotas diárias de Depura. Uma gotaequivale a 200 Ui. Elinna Crustina, 46 anos, Com quadro de Esclerose Multipla na resinancia magnética,mas neuritite optica, tendo os exames desangue dados normais, sem doaença auto-imune. Mas ela só voltará para à me´dica em abril e não está tomando medicamento, só a vitamina D. Tem fraqueza muscular, pés doi e incham, mãos doi. Não tem recursos finaceiros. Gostaira de saber se 80 gotasde Depura é suficiente. Emailda amida dela. fabiamaria.planos@hotmail.com. Vendo todosos planos de saúdee ajudoela. quem quiser fazer olanos de saúde comigo. meu número é 81 30539682/96815573/88775173. Presiso ajudar esta irmã. Fábia

      • Olá, eu tomo por recomendação médica 10 gotas diárias de Depura.

  11. Boa tarde, eu tomo atualmente uma dose bem alta de vitamina D, mas sugiro que voce realmente marque com o Dr. Cicero pois a dose que não é tóxica para um pode ser tóxica para outros. Na verdade eu tive uma grande melhora no primeiro mês de uso minha salivação voltou uns 40% e a lacrimejação também, mas tive um extresse no trabalho que fizeram os sintomas voltarem. mas te animo a marcar com Dr. Cicero em São Paulo (11)5908-5969 ou marque com a Dr Rita Maltez no Rio de Janeiro que é mais em conta R$ 150,00 (21) 2711-4212

    • mario , vi que varias pessoas deixam o nome da dra Rita, eu já estava com consulta marcada ano passado c ela , a recepcionista me ligou dizendo q ela não vai atender mais nesse consultório de nitero, vcs q já se tratam com ela podem me passar o novo tel dela e endereço? , ah tenho síndrome de sjolgren secundaria, alguém pode me responder no face? é Margareth.reze@hotmail.com, obrigada e saúde pra tdos.ah tomo 08 gots de depura ao dia , sinto dor abdominal, mas tomo assim mesmo!!!!!!!!!!!, 02-05-2013

  12. Ana Luisa Garcia (SP)
    Sou portadora há 10 anos, há 9 anos diagnosticado; tomei Avonex, Betaferon e Copaxone. Sem melhoras apenas piorando. Fora os terrivéis efeitos colaterais, piores do que a própria doença; e ainda sabendo que a eficácia dos interferons é de apenas 30%. Foram 7 anos vivendo no escuro, tentando o tratamento por que não tive outra opção e não queria desistir da minha vida. Mas há dois anos fui agraciada, abençoada, escolhida, a denominação mais positiva e linda que se possa dar, conheci Dr. Cícero Galli Coimbra, e iniciei o tratamento com a Vitamina D; quem já passou por situação parecida vai entender meu depoimento. Simplesmente estou ótima, só não estou melhor porque infelizmente, não iniciei o tratamento antes e minha função motora esta comprometida; mas estou VIVA, o maior dom que podemos ter. A Vitamina D, mudou minha vida e gostaria muito que todas as pessoas tivessem acesso a essa informação o mais rápido possivél para que fossem beneficiadas e não tivessem sequelas permanentes. Gostaria muito que esse tratamento fosse difundido e que as pessoas tivessem a oportunidade de escolher, conhecer o tratamento indolor, claro que precisa de acompanhamento medico, até para tomar um AS, vc precisa de indicação medica. Mas as pessoas tem o direito de tentar e voltar a estar BEM.

  13. Nossaaaaaaaaa muito legaaal ver minha curiosidade no começo do meu diagnostico e mais interessante ainda é ver que o medo que apresentava de inicio sumiu! Hoje faço uso das vitaminas e sem qualquer medicação convencional, seja para amenizar os sintomas ou as famosas injeções para o tratamento da doença. Muito feliz com minha escolha e me livrando de muitos sintomas e com melhora realmente significativa em todos eles. A vitamina D iluminou novamente meus caminhos e só tenho a agradecer a vocês, ao Dr. e principalmente a Deus que me guiou por esse vale. Beijos e Deus lhes abençoe.

  14. Sou portadora de EM há 12 anos. Fiquei esperançosa com todo o rebuliço causado pelo programa Sem Censura, mas não encontro solução na retaguarda. Moramos num país continental e o paciente de EM já com suas limitações, ter que se deslocar para outro estado é desgastante. Três médicos em estados distantes, preparados para o acompanhamento é pouquíssimo. Caiu na mídia e pessoas esperançosas se depararam com mais dificuldades? O governo brasileiro há de se preparar para mais essa. Continuarei tentando e espero não ser em vão.

    • Caríssima Lívia. Nossa indignação não é menor que a sua. Você tem toda razão e esse foi o motivo que levou o Daniel a fazer o vídeo e é o que nos motiva a levar adiante o blog. Onde estão os médicos dispostos a dar a cara e enfrentar o conflito de interesses gerado por esse tratamento? A crise de valores de nossos tempos está aí manifesta: faltam médicos devotados que não visem às graças dos laboratórios, mas queiram, sim, informar-se e buscar o melhor para os seus pacientes. Não sei se você é a Lívia que nos escreveu procurando algum médico no Pará. Seja como for, procure você alguém disposto a aprender, a investir tempo para capacitar-se nessa terapia. Temos de fazer pressão nos consultórios. Clique diretamente em Material de Apoio e verá um dossiê com vários trabalhos publicados na área, sobre essa terapia. No mais, escreva no meu e-mail se quiser orientação para vir a São Paulo. scaramellu@terra.com.br

  15. olá
    Aqui em minha casa tenho uma cunhada que tem esclerose múltipla,eu sou de tatui -sp , queria saber onde eu posso contar com um médico que saiba do tratamento com vitamina De como posso fazer ?
    Minha cunhada esta na cama e tem raquitismo , nós ajuda .. obrigadaaa

    • Oi, Adriana. Se você escrever no meu e-mail fica mais fácil passar-lhe o que sei. Com certeza ela pode ser ajudada. Já há estudos revelando que os defeitos de resistência à vitamina D, esclerose múltipla e raquitismo são no mesmo gene. Os médicos mais próximos de você estão em São Paulo. Veja aqui no site, o contato com os médicos, na aba Tratamento. Se quiser, escreva para mim: scaramellu@terra.com.br

  16. Olá, meu nome é Elisangela e iniciei dia 28/07/12 meu tratamento com vitamina D. Ou seja, faz apenas 3 dias. Rs… Mas confesso que estou muito confiante em relação ao tratamento. Fui diagnosticada em 2010 com Esclerose Múltipla quando tive minha perna esquerda e minha barriga do lado esquerdo dormentes. Iniciei em outubro de 2010 as injeções com copaxone, o que me causou crises de ansiedade. Em maio de 2012 descobri que estava grávida e parei o tratamento com copaxone, e foi aí que encontrei este site sobre a Vitamina D. Passei em consulta com o Dr. Cícero e ele me disse que já podia iniciar o tratamento que não fará mal algum ao bebê, mas no fundo sempre dá um medinho, mas estou confiante e com fé em Deus tudo dará certo. Já iniciei o tratamento e estou seguindo tudo conforme ele pediu. Se alguém já fez tratamento com vitamina D durante a gravidez me escreve, assim posso ficar mais tranquila.
    Meu e-mail é lizbelaliz@gmail.com. Vou tentar deixar sempre aqui os meus depoimentos para incentivar cada vez mais as pessoas em busca desse tratamento. Por enquanto só tenho a agradecer ao Dr. Cícero pela coragem e honestidade. Exemplo que todos os médicos deveriam seguir.

    • Ola, meu nome é Carla e gostaria de me comunicar com alguem que esteja na mesma situação que eu me encontro ( com E.M e gravida ).Fui diagnosticada com E.M a 1 ano quando tive um surto que me deixou com fraqueza do lado esquerdo, logo em seguida fiz pulsoterapia e meus movimentos voltaram ao normal. Mesmo sabendo da doença decidi que iria engravidar, faço acompanhamento no Hospital da Clinicas em SP e o medico me aconselhou a engravidar e em seguida começar o tratamento com Beta interferon. Hoje estou com 5 meses de gravidez e estou muito bem nunca mais tive nenhum surto, tenho um consulta marcada para Março que será um mes após ter ganhado meu bebe, o medico disse que eu posso amamentar somente um mes e em seguida começar a tomar as injeções para não correr o risco de ter um surto pois é muito grande as chances de isso acontecer. Logo que fui diagnosticada meu irmão pesquisou tudo sobre a E.M e me falou sobre a Vitamina D, mas não dei muita importancia, mas com a proximidade de começar o tratamento fui pesquisar mais sobre a vitamina e passei a ver como ela parece fazer milagres e este Dr. Cicero parece ser um excelente médico. Vou tentar marcar uma consulta com ele antes que eu ganhe meu bebe e tenha que enfrentar as injeções. Espero conseguir agendar o mais rapido possivel. Boa sorte e vou postar aqui os proximos acontecimentos. Um abraço.

  17. Elisangela, sou Ana Luisa, tenho EM há 10 anos e faço o tratamento há 2 anos com Dr. Cícero, tenho 48 e meus bebês já estão crescidinhos Carol com 23 e Caio com 21, mas tenho absoluta certeza que vc fez a escolha certa. Não tenho experiência da utilização da vitamina na grávidez e vc tb não me conhece mas posso te garantir que Dr. Cícero esta cuidado e vai cuidar de vc muito bem, como ele faz com todos os seus pacientes. Procure ficar tranquila acredite na sua intuição e muita sorte, vc vai ficar BEM. Grande bj e se precisar analuisaam.garcia@hotmail.com.

    • Obrigada Ana, uma palavra de incentivo é muito bem vinda. Estou muito confiante, e tudo dará certo!!! O Dr. Cícero realmete é maravilhoso. Devo hoje minha alegria primeiramente a Deus e depois a ele. Beijos e obrigada!

  18. Comecei meu tratamento com o Dr. Júlio Caleiro a 4 mêses. A 7 anos fui diagnosticada com Esclerose, hoje posso dizer que estou me sentindo outra pessoa, minhas forças voltaram como antes sinto-me renovada!!! Obrigada!!

    • Oi, Juliana. Por favor, não deixe de nos enviar notícias. Já tentei postar uma resposta a você, mas só consegui responder à Renata, do post seguinte. Obrigada por dar notícias sobre o Dr. Júlio Caleiro Pimenta. Grande ajuda para o pessoal de Minas. Conte mais. Beijos.

  19. Minha mãe iniciou o tratamento com o Dr. Júlio Caleiro Pimenta a 1 mês e meio. Diagnosticada a 5 anos de Esclerose Multipla. Acho que como a maioria aqui relatam, hoje a a qualidade de vida é outra! Com muito cansaço não podia fazer nada, nem cortar um bife se quer, lavar os cabelos, etcc…. Minha mãe nao está totalmente recuperada, mas melhorou pelo menos 50% do que estava, hoje ela toma 40.000UI de vitamina D3 com óleo de peixe e vitaminas do complexo B. Estavamos desanimando pois começou a obter melhoras neste mês. Estamos esperançosos! Obrigadaa Dr Júlio..

  20. Renata, que bom você enviar depoimentos a respeito do Dr. Júlio Pimenta. E tenha um pouquinho de paciência, pois às vezes os efeitos demoram alguns meses para aparecer. O primeiro sinal positivo costuma ser o desaparecimento da fadiga, a que se seguem outras melhoras, como ganho de força muscular e dimuição ou ausência total de novos surtos. Continue dando notícias. É bom poder passar essa experiência a outros pacientes em Minas. Obrigada por sua manifestação.

    • Sueli este Dr júlio é em minas gerais, em qual cidade…gostaria de fazer este tratamento na minha filh de 17 anos portadora de doença auto-imune, mas confesso que tenho medo das altas dosagens de vitamina D fui a Sao paulo consultei com outro médico que segue o protocolo do dr cícero, mas a reumato dela me fez medo não concorda com o tratamento, gostaria de ouvir outro médico, mas são paulo fica longe pois moro na capital mineira.

  21. Oi, Sirlaine. O médico que atende em MG é o Dr. Júlio Pimenta
    Especialidade: Nutrição
    Cidade: São Sebastião do Paraíso/MG
    Tel: (35) 3558-1919
    Não é o mesmo protocolo do Dr. Cícero, mas é com altas doses de Vitamina D.
    Desculpe-me a intromissão, mas todos os que fazemos os tratamento (no meu caso é a minha filha que tem E.M.) ouvimos de outros médicos todo tipo de críticas. A sua filha passou com o Dr. Danilo? Ele é muito cauteloso. Todo o problema da vitamina D em altas doses está em não fazer a dieta adequada. Se quiser conversar mais comigo, pode escrever no meu e-mail: scaramellu@terra.com.br .Terei a maior satisfação em “trocar figurinhas” com você.

  22. Sueli, lendo tantos depoimentos alentadores e por ter um sobrinho com EM, gostaria de te fazer um pedido,se possível. Esta pessoa de quem falo, é um tanto desacreditado em qualquer tratamento, achando que duma vez, com EM, nada tem jeito. Mas vejo que não é bem assiim. Moramos em Recife, e vejo um depoimento de uma pessoa daqui, de nome IVna Cavalcante Feliciano. Será que você conseguiria dela, autorização para me dar seu e-mail? Ou de outro paciente que possa ajudar com palavras que estimule o uso desta terapia. Agradeço imensamente.Rosa.

  23. Leila Miranda (Coqueiral/MG)
    Em 2008, fui diagnosticada com a doença de Crohn. Como a doença é remissiva, determinadas épocas do ano eu passa bem. Tomava corticoides e os sintomas da doença melhoravam um pouco. Mas todos os anos tinha uma crise. E nesse ano as crises não cederam mais aos corticoides. O Crohn já havia se infiltrado nas articulações e por todo intestino grosso. A consistência da massa fecal dificultando a sua eliminação pelo canal anal, provocando dores anais e sangramentos contínuos, além da formação exagerada de gases intestinais e outras patologias anoretais como fissuras e hemorroidas. A partir de todos esses sintomas, só me restava o tratamento com o adalimumab. Mas quando li todos os efeitos colaterais, fiquei resistente. Eu orei muito e pedi a Deus que me mostrasse um outro tratamento. Fui iluminada e Deus me mostrou a solução para as intensas dores que vinha sentindo. Assim que cheguei da igreja, entrei no Google buscando por tratamento para sanar os sintomas do Crohn. E esse site é aberto.
    Liguei imediatamente para o Dr. Júlio Caleiro Pimenta. E ele me indicou o tratamento com vitamina D3. Iniciei esse tratamento há cerca de 15 dias. Todos os sintomas citados acima foram extintos. Sinto-me muito feliz por ter sido agraciada com a vitamina D3. Nem me lembro mais que sou portadora da doença de Crohn. Quero compartilhar com todas as pessoas portadoras dessa enfermidade que tomem coragem, liguem para o Dr. Júlio e iniciem esse tratamento modulador do sistema imunológico. Grata Dr. Júlio.

    • Caríssima Leila. Muito obrigada por sua manifestação. Os Depoimentos são a única arma que temos para convencer a comunidade médica e outros pacientes sobre a eficácia desse tratamento. O Dr. Cícero comentou, por estes dias, que os sintomas da doença de Crohn cedem muito rapidamente com a administração de Vitamina D em doses adequadas. Vamos copiar este seu Depoimento e publicá-lo na seção própria aqui do site. Felicidades.

      • Olá, tenho Miastenia Gravis, não ví nenhum depoimento com minha doença, alguém pode me dizer algo no meu caso sobre esse tratamento de Vit D?

      • Dr. Wanderlei Pires de Campinas-SP, tem pacientes que tratam com VITAMINA D com caso de MIASTENIA GRAVIS. caso de SUCESSO!

      • Olá, Nilson. Demorei para lhe retornar porque primeiro entrei em contato com pacientes portadores de Crohn que se tratam com vitamina D. Os resultados estão sendo muito bons! Se quiser, escreva no meu e-mail que eu o ponho em contato com algum deles. scaramellu@terra.com.br Identifique-se como paciente de Crohn, por favor, ao me escrever.

      • Nilson, o portador de Doença de Cronh é muito bem tratado(a) com a vitamina D3, apesar de ser uma DAS patologias mais complicadas de se tratar dependendo do nível em que se encontra esta patologia na minha opinião! Trato de Cronh a base dos “níveis e estágios”. Esta doença e bem melhor tratata por etapas de tratamento que podem levar de 30 em 30 dias ou mais e conforme o paciente vai relantando sintomas durante o tratamento. Envolve restrição alimentar em várias etapas, adequação de outros alimentos e doses de vitamina D, exames de sangue e aplicação de vários outros nutrientes concomitante a D3. Existem pontos de corte aos níveis de D3 bem diferente de um paciente para outro, é extremamente importante correlacionar níveis sérios de D3 com os sintomas, e assim encontrar o nível ideal para determinado paciente entrar em remissão, que pode levar mêses. Mas alguns outros estudos mostraram efeitos a curto prazo no que tange aos sintomas tais como: dor, desconforto abdominal, inflamação..etc..

        Júlio Caleiro-

      • tenho les e doença de haley haleiy gostaria de saber se alguem com estas doenças tem chances de cura com vitamina d

    • Leila,
      meu nome é Vinicius e sou do Rio de Janeiro. Como foi o seu tratamento de Crohn com a vitamina? Você teve que realizar exames antes? Não existe indicação de nenhum médico no Rio de Janeiro então você acha que é viável fazer um tratamento a distância?
      Obrigado e forte abraço,
      Vinícius.

    • Ola Leila meu nome e Silvana. Moro em Chicago e meu Marido sofre da doenca do crohn’s a Mais ou menos 30 anos,ja Passou por 2 cirurgias. E para meu sofrimento esta novamente em crise,eu Queria saber se no caso dele a vitamina d pode ajudar.por favor preciso de ajuda.

  24. Minha irmã tem Mielite Transversa há quatro anos, ficou paraplégica da cintura para baixo. Faz tratamento mas,o pior são as dores que sente vinte e quatro horas. Um tratamento com vitamina D amenizaria suas dores? Responda-me por favor.

    • Olá,gr. Se a Mielite Transversa da sua irmã tem origem autoimune, é tratável com vitamina D em altas doses. Não sou médica. Parece que a mielite transversa tem origens variadas e, em alguns casos, está associada a manifestações autoimunitárias. Se for o caso, sugiro que entre em contato com algum dos médicos listados no site. O dr. Cícero só tem consultas para maio/2013, mas o Dr. Danilo, por exemplo, mesmo sendo dermatologista (há várias doenças autoiminitárias na dermatologia) está preparado para administrar o tratamento. Rua Nuporanga, 77 (11) 5082 1013. Estou dando um contato em São Paulo, mas clique acima, no Contato dos Médicos e veja outras opções. Abraços.

      • Gostaria de saber se a irmã de GR faz o tratamento com a VIT D.Tambem tenho mielite.Sou de Minas vc pode me indicar um medico. Obrigada Selma

  25. tenho um Diagnóstico de Púrpura Trombocitopênica com plaquetomia e artrite Reumatóide com dores nas articulações.Tomo Plaquinol. Um tratamernto com Vitamina D ajudaria? Qual o especialista correto para acompanhar o meu caso além do Hematologista e Reumatologista. Se puder me orientar ficarei muito grata.

    • Olá, gr. A artrite reumatoide é doença autoimunitária e a Púrpura Trombocitopênica, pleo menos em alguns casos, também. A Vitamina D em altas doses pode ajudar muito!. Veja acima no contato com os médicos. Se quiser, pode escrever no meu e-mail scaramellu@terra.com.br

      • Sueli, também tenho artrite reumatoide, e não encontrei reumatologista na lista dos médicos que tratam com Vitamina D. Vc conhece algum?
        Moro em Cachoeiro de ITAPEMIRIM/eES, e fazer um tratamento em SP eu não teria condições. Suelena

    • Oi, Cleide. A Miastenia Gravis também é tratável com vitamina D, por ser doença autoimunitária. Algumas pessoas que se tratam com o Dr. Cícero se manifestam num grupo, acho que é no Facebook, desculpe-me não ter indicações mais concretas. Como está impossível marcar consulta com o dr. Cícero, sugiro que procure o Dr. Danilo. Não se preocupe por ele ser dermatologista. O que iomporta é que ele trata doenças autoimunitárias de acordo com o Protocolo do Dr. Cícero. O endereço é Rua Nuporanga, 77 (11) 5082 1013. Temos também o Dr. Sílvio Laganá (nutrólogo) – Rua Francisco Leitão, 210 Tel: (11) 3088-3711. Se eu conseguir o nome do grupo do pessoal portador de Miastenia Gravis eu escrevo novamente a você. Abraços.

      • Oi, Luiz. Espero que veja a minha resposta aqui, já que não consigo responder a você diretamente. Em Brasília, temos o Dr. Edison Saraiva Neves
        Especialidade: Nutrologia
        Cidade: Brasilia/DF
        Endereço: SHLN lote 10 bl J. Ed. Multiclinicas salas 3/05/307.
        Tel: (61) 3274-8661
        Por favor, me avise que viu esta resposta. Ponha um novo comentário no final. Obrigada.
        Ele conhece o Protocolo do dr. Cícero. Boa sorte!

    • olá Boa Noite sou Iras de Lourdes de OURO BRANCO MINAS>GERAIS eu sentia uma forte DOR DE CABEÇA do Lado direito tomei vario remédio pra enxaqueca e não adiantava fui na DRA.. REJANE em OURO BRANCO ela me pediu varios exames e descobriu que estava com falta de vitamina D.passou DEPURA pra tomar 25 gotas ao dia após o ALMOÇO tem 15 dias e GRAÇAS a DEUS estou me sentindo muito bem não tive mais dor de cabeça meus ossos que doia muio já não dói quase nada estou dormindo melhor foi Deus que TROUXE esta Endocrinlogista pois OURO BRANCO nunca teve um ENDO,e tivemos a sorte de ter uma MÉDICA maravilhosa tenho fé em DEUS que agora meus problemas vão ser resolvido já tinha problema a 20 anos agora estou mais animada muito OBRIGADO dra.. REjANE

  26. Olá, Mário. Não conheço ninguém que já esteja tratando, mas estou em contato com uma senhora que já marcou consulta com o Dr. Danilo e tem esse diagnóstico. Se ele vai atender é porque tem algo a oferecer. O dr. Danilo atende no mesmo espaço do dr. Cícero e na Rua Nuporanga, 77 (11) 5082 1013. No mesmo espaço do Dr. Cícero ainda temos o dr. Sérgio, que também fez doutorado com Dr. Cícero (11) 2843 3289 ou (11) 5908 5969.

  27. Mario ,
    Tenho sindrome de sjogren e tiroidite auto imune , iniciei o tratamento com o Dr. Danilo (protocolo do Dr. Cicero) , a consulta com o Dr. Cicero estava muito distante, comecei tomar as vitaminas dia 02/09 . Assim que sentir alguma melhora posto aqui .

  28. Olá, alguém sabe me informar se a Vit D engorda ou deixa o abdomem distendido, estou tomando há alguns meses e minhas roupas não encomodando, tenho cuidado da alimentação, mas mesmo assim meu abdomem está ficando enorme.

  29. Olá, Cleide. Você faz o tratamento com altas doses ou apenas toma uma dose de reposição? De modo geral, a vitamina D ajuda no controle da obesidade. Você pode pôr essa sua dúvida no nosso grupo no Facebook e muitas pessoas que utilizam a Vitamina D lhe darão retorno. O nome do grupo é Esclertose Múltipla Tem Solução-BemDitas Vitaminas. Até lá. Abraços.

    • Olá Sueli, eu estava há 3 meses fazendo reposição por indicação de um reumato que constatou deficiência na época (22) , eu estava tomando 30.000 um vez por semana, hj já está em 57. Mas pesquisando aqui na net sobre vit D encontrei esse site e nessa semana estive com Dr. Danilo que me recomendou a mesma dose só que diariamente. Estou com a impressão que estou engordando e na região do abdomem. Obrigada pela atenção, vou procurar contato com esse grupo que vc indicou..

  30. Sou portador de esclerose múltipla oficialmente desde maio 2011 , mas já tive surtos desde 2006 sem saber que era da esclerose . Foi bem traumático o fechamento do diagnostico , tive um surto em abril de 2011 , esse foi o divisor de águas , não conseguia falar direito e sentia muita fraqueza nas pernas . Fui internado e realizaram uma ressonância do celebro , nas imagens constaram 2 manchas uma ativa e outra já cicatrizada (perdão não conheço o termo técnico correto) resumindo suspeitavam de câncer . Fiquei 28 dias internado sem que descobrissem o que eu tinha (pensem no meu psicológico como ficou ) fiz vários exames como o liquor , ate que resolveram fazer uma biopsia . Sai do hospital e nos quinze dias necessários para analise do material retirado pensava sempre no pior , já estava resignado a aceitar o fato de ter um câncer . Mas o laudo apontou ” doença desmielinizante ” , confesso que durante alguns minutos fiquei aliviado até que o medico me explicou o que era essa doença . Pela minha ignorância da época achava que ter esclerose múltipla fosse a perda da sanidade aos poucos , logo associei que isso seria pior que o câncer , mas o medico me explicou do que se tratava a doença mas mesmo assim fiquei péssimo psicologicamente , comecei a tomar o copaxone graças a Deus esse remédio não me da efeitos colaterais . Em setembro de 2011 tive outro surto esse deixou uma sequela , parece que tenho uma faixa apertada enrolada no pulso direito e no tornozelo direito , implorei ao meu medico para mudar a medicação mas ele disse q precisava de no minimo 6 meses para o remédio fazer efeito . Faz exatamente 1 ano que não tenho surtos tomando o copaxone , levo uma vida normal , dirijo , trabalho e estudo . Mas há dias que a fadiga me derruba sinto-me muito mal e esses dias tem se tornado mais frequentes
    Tenho uma consulta marcada com o Dr.Danilo , tenho a esperança que eu volte a ter uma vida normal de verdade , sem medo de que qualquer sensação estranha seja um surto ou que pelo menos a doença diminua a velocidade de avanço.

    • Caro Diego. Estava lendo a sua história e pensando como tranquilizá-lo e orientá-lo a marcar uma consulta com o Dr. Danilo ou o Dr. Sérgio, dada a dificuldade de marcar com o Dr. Cícero. Mas você já fez isso! Ótimo! Vai se livrar desse fantasma, com certeza. Se quiser conhecer um grupo de pacientes do Dr. Cícero e do Dr. Danilo, veja este grupo no Face: Esclerose Múltipla Tem Solução-BemDitas Vitaminas. Vale a pena! A primeira coisa que diminui e, aos poucos, com o ajuste da dose, desaparece, é a fadiga. Até mais. Nos encontramos no grupo. Abraços.

  31. Olá, meu esposo descobriu a 1ano que é portador de esclerose múltipla e estamos bem interessados em outros tratamentos, já o que ele faz é bem doloroso! Entao eu gostaria de saber se tem algum médico aqui em GOIANIA-GOIAS que estende e entende deste tratamento com vitamina D do Dr.Cícero Galli Coimbra?agradecida!

  32. Olá, Tiffany. Infelizmente não há nenhum médico que adote o Protocolo do Dr. Cícero em Goiânia-GO. Mas pense bem: vale o esforço de vir a São Paulo e consultar um dos médicos da equipe do Dr. Cícero. Com o próprio Dr. Cícero só há consultas para junho/2013, mas, no mesmo espaço há dois médicos atendendo e, se necessário, interagindo com ele: Dr. Danilo e Dr. Sérgio. Tel. (11) 5084 4642. Os dois estão preparados para atender doenças autoimunitárias pelo Protocolo. O Dr. Danilo atende também em outro consultório na região, (11) 5082 1013 (neste caso a consulta é um pouco mais barata). Se quiser mais informações, pode escrever no meu e-mail scaramellu@terra.com.br

  33. Oi, Fiz exame para 25OHD e o resultado foi 34 ng/mL, alguém poderia me informar se com esse valor há risco de desenvolver doença auto-imune. Tenho consulta com medico daqui 1 mes, e estou meio ansioso. grato.

  34. Olá, Sylvio. A minha filha é paciente do Dr. Cícero. Ele tem por hábito conferir a Vitamina D da família toda. Meu marido fez o exame e deu justamente 34 ng/ml. E o Dr. Cícero lhe recomendou 10.000 UI por dia como forma de aumentar um pouco e ficar num nível ótimo, em dois meses. Depois de 2 meses, estabiliza. E aí você continua tomando as mesmas 10.000 UI para manter. Essa questão de desenvolver ou não doença autoimune é um pouco mais complexa. Uma pessoa pode ter E.M. e apresentar o nível de vitamina D dentro dos níveis considerados normais. O problema está em que essa pessoa tem resistência à Vitamina D e, mesmo os níveis estando normais, ela não torna essa vitamina ativa. Nesse caso, a dose precisa ser muito mais elevada do que o normal, para acontecer a assimilação do suficiente. De qualquer forma, para quem não tem nenhuma patologia, é bom manter em torno de 50. Então , fique tranquilo. Mas se o seu médico não quiser lhe fazer essa prescrição, procure comprar Vitamin D3 10.000 IU no http://www.iherb.com . Nos EUA ela é vendida como suplemento.

    • Oi Sueli, muito obrigado pela resposta. No caso do seu marido, 10.000Ui, não precisa de nenhuma dieta especial? Já comprei, mas o site iherb só entrega em uma semana. Mais uma vez obrigado.

      • Para tomar 10.000 UI não é necessário fazer nehuma dieta. Hidratar-se é sempre bom, conforme hoje se recomenda para todos. Estou à disposição.

  35. Estou com câncer de mama, pisoríase e também com vitamina D muito baixa (ng/mL). Em pesquisa na internet, encontrei a correlação doenças&pouca vitamina D. Pergunto, no caso de eu já ter câncer diagnosticado dá para fazer o tratamento aqui indicado? Na internet também encontrei que, no caso de câncer, há o risco da suplementação de vitamina D aumentar o problema!

  36. Oi, Eneida. Há muito desconhecimento sobre Vitamina D na comunidade médica em geral. Apenas para sua orientação, pesquise no site http://www.scirus.com
    Ponha na busca: Vitamin D breast cancer. Uma vez que você também tem Psoríase, é muito provável que tudo esteja associado à deficiência da Vitamina D. Consulte um dos médicos da equipe do Dr. Cícero, que atendem no mesmo espaço e podem interagir com ele. (Já que o Dr. Cícero só tem consutas para junho/2013).Penso que a Vitamina D pode ser uma grande aliada na sua recuperação. Não sei se você é de São Paulo. O telefone de contato é (11) 5084 4642. Pode escrever diretamente no meu e-mail, se quiser scaramellu@terra.com.br

  37. Bom dia. Minha irmã foi diagnósticada com EM faz algumas semanas (sintomas já ocorrem há cerca de 5 anos, mas os médicos sempre disseram que era só stress) e ao pesquisar sobre o assunto na internet, encontrei esse site e o vídeo do Daniel sobre o tratamento com vitamina D. Confesso que descobrir a possibilidade de um tratamento menos agressivo mudou as perspectivas minha e da minha família. Marcamos uma consulta com o Dr. Sérgio para este mês de outubro, estamos confiantes no tratamento e ansiosos pela consulta.
    Segundo informação da Secretária, o Dr. Sérgio abriu novas consultas para os meses de outubro e novembro deste ano.
    Estou com uma dúvida e quem sabe vocês podem me ajudar, antes mesmo da consulta. Esse tratamento é indicado para qualquer tipo de EM? Minha irmã não tem a dose de vitamina D baixa, é cerca de 43. O tratamento também é indicado para ela, que não possui a vitamina em taxa baixa? Muito obrigada. Esse site tem sido muito importante para nos acalmar e nos dar esperança.

    • Oi, Júlia. A minha filha tem E.M. e se trata há 5 meses com o Dr. Cícero. Ela está muito bem, assim como a amiga dela, que se trata há 2 anos e meio. A minha filha nem começou com o Avonex. Ela ainda tem um pouco dos formigamentos nos pés quando anda ou dança muito. A fadiga praticamente despareceu, só dando sinais no período pré-menstrual, mas pode nem ser da E.M. E a amiga dela reverteu um quadro já mais complicado. As pessoas que têm E.M. têm resistência à vitamina D. Mesmo quando o nível da vitamina está normal, na forma inativa, o organismo não absorve adequadamente a vitamina D, devido a um defeito no mesmo gene que apresenta defeito quando a pessoa tem E.M. Não importa a sua irmã estar com 43, pois o médico vai elevar esse nível para mais de 140 ng/ml. É assim que se ultrapassa a resistência que ela tem à vitamina D, que, na verdade, é um poderoso hormônio, que atua em 229 genes de imunorregulação. Sei de uma pessoa que se trata há 4 anos e está muito bem e tinha o nível de vitamina D em 47 quando começou. Portanto, confie. O dr. Sérgio vai mudar o rumo da E.M. da sua irmã. Sei o que vocês estão sentindo, pois passei pela mesma aflição e pela mesma felicidade. No Portal da Família há uma matéria que tem o link para a tradução de um artigo sobre um estudo a respeito da resistência à vitamina D. Veja lá: http://www.portaldafamilia.org.br Abraços.
      Entre para o nosso grupo no Facebook Esclerose Múltipla Tam Solução-BemDitas Vitaminas. Abraços.

      • Prezada Sueli, muito obrigada pela atenção e pela solidariedade.
        Hoje, minha irmã está clinicamente bem, só sente uma dormência na região abdominal, ela sente como se estivesse enfaixada. A médica apresentou como única opção o tratamento com iterferon (rebif), mas pesquisando descobri o site de vocês…
        Ela não chegou a iniciar o tratamento com interferon, pois a medicação ainda não chegou. Mas essa consulta com o médico da equipe do Dr. Cícero servirá para nos fazer repensar esse tratamento convencional agressivo.
        Como não tenho facebook, vou acompanhar por este site as novas notícias e experiências. Muita saúde a todos. Obrigada.

    • Oi Sueli, muito grata com teu retorno.
      No exame de sangue minha vitamina D estava em 12 ng/mL, então já faz uma semana que tomo sol, acrescentei em minha alimentação alimentos enriquecidos com vitD e estou tomando cápsulas de óleo de fígado de bacalhau. Pois não é o quadro de Psoríase que tinha nas mãos melhorou em 70%!!!! Fico curiosa em saber se o pequeno nódulo malígno que tenho no seio também regrediu, será??!!! Um abraço.

    • Gostaria de deixar aqui meu agradecimento e minha gratidão a Sueli, ao Daniel Cunha e a todos que participam desse site e da disseminação do tratamento com a vitamina D.
      Minha irmã foi diagnosticada com E.M e desde então nossas vidas têm sido um pesadelo. Mas agora, depois da primeira consulta com o Dr. Sérgio e com a proximidade do início do tratamento, posso dizer que nossas perspectivas mudaram, nossa vida mudou.
      No decorrer do tratamento, voltarei para dividir com vocês os progressos no tratamento e na condição da minha irmã.
      Parabéns pela iniciativa. Sou muito grata!

  38. Oi Sueli, muito grata com teu retorno.
    No exame de sangue minha vitamina D estava em 12 ng/mL, então já faz uma semana que tomo sol, acrescentei em minha alimentação alimentos enriquecidos com vitD e estou tomando
    cápsulas de óleo de fígado de bacalhau. Pois não é o quadro de Psoríase que tinha nas mãos melhorou em 70%!!!! Fico curiosa em saber se também o pequeno nódulo malígno que tenho no seio regrediu, será??!!! Um abraço.

    • Oi, Eneida. Sobre o nódulo, só os médicos lhe dirão. Mas eu não ficaria esperando. Arrancaria fora e teria mais confiança de que, com a vitamina D, o câncer seria superado com mais facilidade. Com esse nível de vitamina D você pode tomar 10.000 UI por dia. Mas essa dose você só consegue com prescrição médica, manipulada. Se conseguisse tomar Depura, que tem 200 UI por gota, 25 gotas por dia, já tomaria 5.000 UI, o que não é desprezível. Também é possível comprar nos EUA. Vitamin D 10.000 IU Veja no http://www.iherb.com. Pois é, também conheço um rapaz que com 10.000 UI está praticamente livre da Psoríase. Até mais.

  39. Olá, meu filho de 27a fez exame de vit. D e deu 19,2, já ví que está com deficiencia, mas não tem nenhuma doença, que dose ele poderia usar para normalizar.
    Obrigada

    • Oi, Cleide. Ele pode tomar 10.000 UI por dia sem problemas e sem dieta. Vai melhorar muito na disposição geral. Mas essa dose você só vai conseguir comprar manipulada. O médico faz a receita e você manipula em alguma farmácia de confiança. Aqui em São Paulo, fazemos na Galênica (a mais barata), na Sensitiva, ou na Buenos Ayres (a mais cara). Ou você compra nos EUA, no site http://www.iherb.com (sem receita, mas demora uns 15 dias para chegar para não dá algum problema. Não compre mais de 50 dólares por vez. Vitamin D3 10.000 IU. No Brasil, a Depura em gotas é a melhorzinha, mas para tomar 10.000 UI, você precisa de 50 gotas!Qualquer dúvida, pode escrever no meu e-mail scaramellu@terra.com.br

      • oi sueli, tenho síndrome de sjolgren secundaria, saf e lúpus, uso 08 gotas de depura ao dia q o reumato passou, uso reuquinol, clopidroguel, atorvastatina e outros, pelo q to vendo q o medico passa da vtmina d eu to usando pouca, tem algum grupo, comunidade no facebook?, quase não abro o meu email, obrigada Margareth, cabo frio, rj.

      • Oi, Margareth, Não sei se vai ver a minha resposta aqui, pois onde você escreveu não tenho espaço para lhe responder. Para tratar síndrome de Sjogren, Lúpus e outras doenças autoimunes você precisa de doses altas de vitamina D, portano precisa passar com um dos médicos que praticam o Protocolo. Em São Paulo, no mesmo consultório do Dr. Cícero, há alguns assistentes atendendo e interagindo com ele, mas é muito difícil ligar: (11) 5908 5969. Um dos assistentes atende em outro consultório também (11) 5082 1013 após o meio dia. Na internet, procure um grupo no Facebook que se chama Esclerose Múltipla – O Tratamento. No face eu sou Sueli Uliano. Se você me adicionar, eu a adiciono ao grupo. Até mais.

  40. Rita de Cássia Santos Menezes ( ITABIRA/MINAS GERAIS )

    Sou portadora de esclerose múltipla primária progressiva e trato desde 2008. Durante este período não senti nenhuma melhora significante, os medicamentos dão muitos efeitos ruins, minha família muito preocupada com meu desânimo diante da situação cada vez mais agravante começou a procurar outros tratamentos alternativos e para minha felicidade encontrou um vídeo do Dr. Julio Caleiros Pimenta de São Sebastião do Paraíso/MG falando do tratamento com a vitamina D . Marcamos a consulta imediatamente, já tive sinais de melhora na fadiga com apenas dez dias de tratamento. Tenho convicção que nos próximos meses estarei bem melhor.
    Obrigada, Dr. júlio pelo apoio

    • Olá, também tenho Primária Progressiva, estou desanimado como todos, não encontro nada que faça efeito neste tipo de EM, nem mesmo a vitamina D, Comentou que sentiu melhoras e agora? as melhoras têm continuado? espero que sim, porque o nosso tipo de esclerose é daquelas que ninguém fala, raros os testemunhos, raras as pessoas…a vitamina D funciona na Primária Progressiva? obrigado!

  41. Olá meu nome é Idália Correia e estou a escrever de Portugal , tenho Esclerose Múltipa em q o 1º surto se deu à 13 anos num dos olhos, na altura fiz a Ressonância e os Potenciais Evocados q explicavam q tinha uma desmielinização (na altura não me apercebi q era E. Multipa para além q fiz uns certos exames e o olho voltou ao normal , portanto não foi feito mais nenhum exame complementar (o médico de familia na altura não ligou muito ao caso , também à 13 anos , esperava-se q desse novo surto) portanto em Janeiro de 2012 comecei a arrastar a perna esq, fui à médica de familia e em Outubro de2012 fui a uma c.Neurologia no Hospital de Sta.Maria em Lisboa o Dr.João de Sá em q me foi receitado o Interferon b2, estou na 7ª toma e nas primeiras tomas tive vários sintomas de dores musculares e imensa fadiga. A minha pergunta é se eu estando na zona de Lisboa, poderia fazer o tratamento com Vitamina D e se este médico Dr. João de Sá receita este tratamento ou poderei pedir à minha médica de familia.
    Muito agradecida, espero uma resposta da vossa parte, se possivel mandar para o meu e-mail : idalia.correia@gmail.com

    • Idália eu sempre tento ajudar os pacientes de outros países que me ligam todos os dias, todos esses remédios que você está tomando não irão surtir o efeito que a Vitamina D3 irá realizar. Nem se compara! Portanto procure um dos médicos relacionados aqui no site, entre em contato e veja alguma maneira de te ajudar. Fico a disposição!

      Júlio Caleiro

    • Olá, Idália. Em Portugal, agora temos a Dra. Cristina Sales, que teve acesso ao Protocolo do dr. Cícero. Informe-se diretamente http://www.cristinasales.pt
      Mas vou escrever no seu e-mail para qualquer esclarecimento. Não sou médica. Nós colaboramos no site como uma forma de retribuir o que o dr. Cícero fez e faz por tantos pacientes. No meu caso, quem se beneficia é minha filha, de 22 anos, que tem E.M. Sabemos que é possível reverter as últimas sequelas, em geral as dos últimos 24 meses. Aposte na Vitamina D. Escreverei no seu e-mail, assim fica mais fácil esclarecer alguma dúvida, ok?

  42. Felizes,por terem esta chance de se tratarem com vitamina D,com Dr Cícero,pois minha filha teve MIelite Transversa há 2 ano e 3 meses,não anda,possui muita flacidez,mesmo fazendo fisioterapia e tem dores horriveis,tem um lesão medular no nivel T10,Já fizemos tantos exames todos negativos,estamos tentando células tronco mais é muito di´ficil aqaui no brasil,Ela vai completar 16 anos,Voceis ainda tem a vitamina D Como é dificil ficar de mãos atadas.Só Deus para nos abrir as portas.Se puderem rezem por ela seu noime é
    Lorena Miranda Loreti.Beijos a todos,desculpem o meu desabafo!

    • Claudia. Vou rezar pela Lorena, com certeza. Porém talvez o seu desabafo e certamente as suas orações tenham chegado ao lugar certo. Segundo pude rapidamente investigar, as causas da Mielite Transversa podem estar associadas ao sistema imunológico. Encontrei, por exemplo, esta afirmação: “Porque alguns indivíduos afetados têm também doenças auto-imunes, como lúpus eritematoso sistêmico, síndrome de Sjögren e sarcoidose, alguns cientistas sugerem que a mielite transversa pode também ser uma
      doença auto-imune.” Isso não quer dizer que a sua filha tenha de ter alguma dessas outras doenças, mas como é comum haver essa coincidência, há quem afirme que a Mielite Transversa é autoimunitária. E nesse caso, a Vitamina D é altamente eficiente. Inclusive a vitamina D recupera massa muscular, o que me parece muito importante no caso da Lorena. O Dr. Cícero está com a agenda lotada até julho/2013, mas há dois médicos atendendo no mesmo consultório e interagindo com ele quando necessário: Dr. Sérgio e Dr. Danilo. Aposte nisso, Cláudia! Se for totalmente fora de propósito, a secretária a informará. Dr. Cícero não ilude ninguém! Ligue no consultório do dr. Cícero e marque com um dos médicos: (11) 5908 5969 ou (11) 5084 4642. Pergunte à Lilian se o tratamento se aplica a Mielite Transversa. O fato de ser tratável (ou controlável em parte) com corticoides, é mais uma coincidência com a maioria das doenças que vejo serem tratadas com vitamina D. Minha filha tem E.M. e é paciente do Dr. Cícero. E acredito que a sua filha vai engrossar esse time e, por ser um diagnóstico relativamente recente, vai ser muito bem sucedida. De onde vocês são? Pode escrever no meu e-mail para trocarmos ideias. scaramellu@terra.com.br .

  43. Olá pessoal, estou passando por aqui para escrever mais um pouquinho da minha história. Já deixei um depoimento a alguns meses atrás pois estava na início do meu tratamento com vitamina D. Sou portadora de EM e agora estou entrando no sétimo mês de gestação… Isso mesmo, estou grávida e muito feliz. Estou esta semana de repouso em casa pois tive pequenas contrações, mas acho que não tem nada a ver com a EM pois muitas mulheres tem contrações antes do tempo de nascer. Minha bebê se Deus quiser só vai vir ao mundo em fevereiro. Qunto a EM tennho me sentido muito bem. Não tenho nem fadiga, e olha q a barriga pesa…kkkkk! Fiz todos os exames que o Dr. Cícero pediu e todos os resultados foram ótimos. Continuo muito confiante na minha cura… Já me sinto como se não tivesse mais nada. Agora é só aguentar a ansiedade para minha bebê nascer e a ansiedade para a primeira ressonância depois da medicação. Um beijo a todos….. Logo logo volto a postar.

  44. Obrigada, Elisângela! É muito importante podermos acompanhar essas histórias de vida que mais e mais fortalecem a nossa esperança de dias melhores para quem tem E.M. A comunidade médica há de se render a essas evidências. Felicidades e continue nos informando. Beijos.

  45. Olá, gostaria de perguntar se alguém tem conhecimento de como a vitamina D age em pacientes com SARCOISOSE. Tenho pesquisado na internet e o que tenho achado é a informação de que com esta doença especificamente a situação muda bastante. Alguém teve alguma experiência ou poderia me ajudar nesta questão?
    Att, Marina.

  46. Olá, Marina. Escreva no meu e-mail que eu lhe passo o e-mail da secretária do Dr. Cícero. Você poderá perguntar a ela se algum médico da equipe atende sarcoidose. Em princípio, como vi que é doença autoimunitária, a Vitamina D, que é um hormônio imunorregulador, costuma funcionar. Mas você pode perguntar à secretária. Meu e-mail é scaramellu@terra.com.br

      • Obrigada, Ana! Penso que a Marina verá este comentário. Por favor, Marina, confirme que viu a informação. Abraços.

    • Sim, Cláudia, a artrite reumatoide é uma doença autoimunitária, portanto tratável com vitamina D em altas doses. Neste mesmo blog, na página inicial, você tem acesso ao vídeo. Um dos depoimentos é de um rapaz que sofre de AR e teve a sua vida recuperada com esse tratamento. A melhor opção é vir a São Paulo e passar com um dos médicos da equipe do Dr. Cícero (Dr. Sérgio ou Dr. Danilo) (11) 5908 5969 ou (11) 5084 4642. É no mesmo consultório do dr. Cícero e o preço da consulta é R$450,00. O dr. Danilo atende também em outro consultório na região, (11) 5082 1013. Aí a consulta é R$300,00. Qualquer dúvida pode escrever novemamente aqui ou no meu e-mail scaramellu@terra.com.br

      • Detalhe: a clínica do Dr. Danilo está com problemas de telefone; Copio o recado da secretária no Facebook: boa tarde meus queridos, a VIVO tá de brincadeira, ou acha que não faz falta um telefone em um consultório médico, parece piada, mas o telefone aqui da clínica tá mudo de novo. Para quem não anotou o e-mail daqui é: nuporanga77@gmail.com e meu celular é (11) 99598.7227, bjs. á todos.

      • Olá, minha filha é portadora de Artrite Reumatóide Juvenil. Gostaria de saber se a Vitamina D em altas doses tb pode ser utilizada em crianças (ela já fez o exame de dosagem de vit D e é deficiente) e gostaria de saber se o médico de Curitiba estaria apto a atendê-la. Obrigada.

  47. Ola.Fiz exame de vitamina D o resultado foi 25,7ng/ml.Fui na minha nutricionista,pois a minha consulta do endocrino é só em março.Ela me passou 6 gotas de Addedera d..por 2 meses.Pesquisando na intertet vi que esta dosagem é muito pequena.
    Olhando no meus cantinho de remedios encontrei um suplemento importado na validade que contem calcio 600mg e vitamina d 400ui>Gostaria de saber qto devo tomar.Obs:Não me importo de comprar nacional.Desde ja agradeço.Debora.

  48. Oi, Débora. Cada 3 gotas de Addera tem 400 UI. Portanto, 6 gotas são 800 UI. Embora os médicos não estejam muito informados sobre isso, é possível tomar até 10.000 UI por dia sem problemas e sem necessidade de complementar com cálcio porque você vai passar a aproveitar bem o cálcio dos alimentos, já que essa é uma das funções da vitamina D. Mas aí você precisa que algum médico lhe dê a receita para manipular. Tomando as 800 UI, a sua vitamina D vai chegar a uns 35 ng/ml. Ficará dentro dos padrões ditos normais no Brasil, mas hoje já se recomenda em torno de 50 para uma vida saudável.Se você tomar a Depura, terá 200 UI por gota. Com 20 gotas terá uma dose de 4.000 UI, que já é significativa. Além disso, você pode também tomar sol, por uns 15 minutos, braços e pernas exposto, sem protetor. Vai fabricar umas 10.000 UI. Não se preocupe que o sol não intoxica, ok? Quando a vitamina chega ao limite, a pele não produz mais. Essa medicação que você tem, combinada com cálcio, eu não saberia indicar, pois não sou médica. Mas 400 UI, como vimos é pouco. Tome a Depura e em dois meses repita o exame. E pode tomar sempre, viu? Para manter. Na verdade, pode tomar até 10.000 UI. Pelo que entendi, você não tem nenhuma doença autoimune, não é? Está apenas corrigindo os níveis da Vitamina D… Eu aconselhei tendo isso como parâmetro, pois para quem tem doença autoimune as doses são mais altas e é necessário acompanhamento médico. Abraços.

  49. Olá, meu filho tem 4 anos e tem diabetes tipo 1. Iniciamos recentemente o tratamento com o Dr. Cicero com altas doses de vitamina D. Estamos com grandes expectativas de melhora e gostaria de saber se existem depoimentos relacionados ao diabetes tipo 1. Obrigada, Alice

    • Oi, Alice. Por alguma falha, não recebi aviso deste comentário seu e por isso só o vi agora. Eu gostaria de ter notícias do seu filho. Estou em contato com uma família que levou a filhinha ao dr. Danilo, recentemente. E eles me disseram conhecer um menino de 5 anos que faz o tratamento e já não está usando insulina. Escreva no meu e-mail que ponho vocês em contato. scaramellu@terra.com.br (ao escrever, lembre-me o assunto, por favor!)

    • Boa Tarde!
      Tenho uma filha de 22 anos e que a dois anos foi diagnosticada com a doença de crohn.
      Passamos uma vida muito dificil, ela teve um abcesso que gerou uma fistula e ficamos 32 dias internadas em um hospital aqui em BH-mg.Hje ela toma azatioprina e humira que conseguir ficar estável sem maiores problemas.
      Mas o meu maior desejo e ela ficar sem os medicamentos .
      Gostaria imensamente de saber se o trataamento com a vitamina dpoderá ajuda=la a ficar bem e sonseguirmos tirar os mediicamentos.É uma decisão muito dificil.
      Por favor quem poderia me ajudar?

  50. Ola,

    Tenho hipotiroidismo e depressão. Não tomo antidepressivos pois estes me pioram e tomo sintroid para a tireóide. Agora estou procurando por informaçoes sobre tratamento com vitamina D para hipotiroidismo, como doses etc. Mas não estou achando resultados relacionados a esta doença, que é autoimune. Necessito de ajuda. Obrigada!

    • Olá, Sílvia. Seria muito interessante você fazer o exame 25(OH)D3 para ver os níveis da sua vitamina D. Eu tenho hipotireoidismo, minha vitamina D deu 23 ng/ml e o dr. Cícero me receitou 15.000 UI por dia, com orientação de diminuir o consumo de leite e derivados. Mas veja bem: eu estava companhando a minha filha numa consulta. Ela tem E.M. O dr. Cícero tem como conduta intervir também na saúde dos parentes próximos, quando é o caso. Ele não me disse que curaria o meu hipotireoidismo, mas que estaria compensando a minha deficiência. Eu tomo Sintroid também. Por outro lado, é bom você saber que hipotireoidismo desencadeia Depressão e carência de vitamina D também desencadeia depressão. Por isso que sugiro que faça o exame e uma reposição realista, ou seja, não adianta tomar 600 UI por dia. É curioso constatar que os neurologistas são mais resistentes (e desinformados) à Vitamina D do que os endócrinos. Tenho encontrado endócrinos que receitam 10.000 UI por dia, o que é raridade no meio médico em geral, no Brasil, embora seja conhecimento já devidamente comprovado. Se quiser, pode escrever no meu e-mail scaramellu@terra.com.br

  51. Boa tarde. Meu nome é Marcia, moro em Curitiba e há mais de 10 anos tenho vitiligo. Ja fiz uso de varios medicamentos e também tratamentos com psoralem e nada funcionou. As manchas só aumentam a cada dia. Ontem, comecei a ler sobre a vitamina D ( colecalciferol), e fiquei muito curiosa. Será que posso tomar essa vitamina para vitiligo ?

  52. Oi, Márcia. Sim, o tratamento é eficiente, mas é necessário tomar doses altas e por isso é necessário controle médico. A pessoa precisa fazer uma dieta de restrição de cálcio e hidratar-se bem. Na internet existe um blog que a mãe de uma garotinha mantém. Parece-me que o post chama-se Aline, minha gatinha parda. Tente encontrar. A gente vê claramente a repigmentação da pele do rosto da menina. E pode escrever no meu e-mail scaramellu@terra.com.br

  53. Olá ! Após a informação sobre a importancia da vitamina D. Fiz um exame, neste constou 18,2 ng/ml. Não tenho doença autoimune (a não ser que dermatite seborreica possa ser considerada como tal) Diante deste resultado considero seguro tomar 10.000 UI por dia com a finalidade de previnir males maiores, e também de melhorar minha saúde.. Estou certo ? Gostaria .de saber se aquelas vitaminas D compradas no site “http://www.iherb.com/” são confiáveis.

    Gostaria também de parabenizar a iniciativa do site. A importancia desta vitamina (hormonio) é muito grande. É preciso concientizar a população. Em minha cidade Porto Ferreira – SP eu transmito essa informação a todos. Inclusive coloquei no jornal já.

    • Vicenzo, a Ana Emília exagerou. Até 10.000 UI, NÃO é preciso fazer dieta de restrição de cálcio. 15.000 UI obrigam a diminuir a ingestão de leite e derivados e hidratar-se bem. Só a partir de 20.000 UI é que a dieta de restrição de cálcio se impõe realmente. Isso significa não consumir leite nem derivados, incluindo-se aí o pudim de leite e doce de leite, pela quantidade de leite que levam. Já um bolo feito com leite, ou um purê, podem ser consumidos. Na verdade, essa dose deve ser controlada com os devidos exames, principalmente calciúria 24 horas.

  54. Sueli,olá!
    Entendi bem o seu comentário,mas resta uma dúvida.Você falou que atualmente se recomenda um nível mais saudável de vit D, que está entorno de 50ng.
    Pergunto:que dose de vitD diária, seria necessária para obter esse nível constante no organismo.
    Abs,

      • Sueli e Vicenzo:
        Li tanto sobre as dosagens e sobre dieta e restrição de cálcio e não havia entendido direito! Agora sim! Vicenzo peço desculpas pela informação errada e Sueli, vou anotar para nunca mais esquecer!
        Abraços!

  55. Oi, Ana Emília, é muito comum as pessoas acharem que 10.000 UI exigem dieta de restrição de cálcio. Foi na segunda consulta da minha filha que eu tirei todas essas dúvidas. Continue colaborando neste espaço. Você é muito bem vinda! Abraços.

  56. Olá queria saber se há algumas tratamentos para parar de salivar tenho problemas na glandula salivares e excesso de saliva e muito arroto nao sei meu caso,,gostaria de saber de onde veem meus problemas me ajudem qual medicamento para parar de produzir salivas??obrigado espero ter me ajudado com espiritos de comunhao e fe em afezeres..

    • Olá, Jonatas. Você precisa de um diagnóstico. Serão problemas de refluxo? Algum médico já diagnosticou que é disfunção nas glândulas salivares? A terapia com Vitamina D se aplica a doenças autoimunitárias. Se o seu caso for de doença autoimunitária (ou autoimune), o tratamento será útil. Você precisa de um diagnóstico correto. Você engole bem a saliva que produz? O fato de você ter também arrotos podem indicar que a origem do distúrbio é gástrica ou esofágica. Abraços.

  57. Olá Mario Carvalho ,
    Você melhorou com o aumento da dose que o Dr. Cícero prescreveu ? Tomo 40 gotas e após 3 meses e meio não senti melhoras significativas .

    • Na verdade não obtive melhoras, com o tratamento mesmo só tive melhoras no primeiro mês, depois disso aumentei a dose com o Dr. por duas vezes mas …. nada de melhoras

      • Olá!
        Também tenho Sjogren e Artrite Reumatoide. Fiz o tratamento por dois anos, a Vit. D aumentou para 294 ng…e “nada de melhoras”.

      • Mário e Dina, também tenho síndrome de Joghren (SJ) e pretendo marcar uma consulta com o Dr. Cícero para fazer uso da terapia com a vitamina D. Vocês conhecem mais alguém com a SJ em tratamento? Já obtiveram alguma melhora?

      • Olá Mario e Dina!
        Meu caso é parecido com o da Fernanda, faço o tratamento com a vit D para EM desde janeiro de 2011.Uns seis meses após começar o tratamento com a vitD apareceram sintomas de boca e olhos secos e então fiz muitos exames. Não ficou confirmado nos exames, pois a maioria deu negativo(só o ultrassom das glândulas salivares acusou inflamação)mas o reumato afirmou que tenho Sjögren. Não uso nenhum medicamento específico para Sjögren e segui com a vit D.Minha última consulta com o Dr Cícero foi em agosto de 2012(ele me deu alta na terceira consulta) comentei sobre o problema mas ele não mudou minha dosagem da vit D(30.000 UI).
        A questão é que de lá pra cá, em relação aos sintomas na boca e nos olhos, “nenhuma melhora”!! minha vit D está em torno de 260ng

  58. Meu nome é Roberto Pereira, sou jornalista, moro em Franca no interior de São Paulo, tenho Esclerose Multipla diagnosticada a 10 anos e iniciei o tratamento com a Vitamina D3 no dia 3 de novembro deste ano, através do Nutricionista Julio Caleiro Pimenta de São Sebastão do Paraíso ( MG ) e me sinto extremamente melhor. O cansaço diminuiu, não tenho mais cãimbras, que aconteciam com freuquencia e estou fazendo coisas que não fazia antes da ingestão das vitaminas e acredito que a doença está entrando em remissão e além disso emagreci 4 quilos em menos de dois meses seguindo uma dieta especial preparada pelo Julio Caleiro e tenho andado aproximadamente 100 quilômetros por semana de bicicleta, antes das vitaminas pedalava 65 quilômetros por semana. Esse tratamento está me devolvendo a vida. Muito obrigado ao Julio Caleiro Pimenta

  59. Boa tarde, faço tratamento com Dr. Cícero e estou tomando 20.000 UI (20 gotas/dia) de vit. D, mas não estou conseguindo contato via telefone, nem por e-mail. Estou preocupada com o resultado da minha calciuria (urina, cálcio 24 horas) que deu 357 mg, valor acima do de referência (55 a 220 mg/24 horas). Será que devo parar de de tomar a vitamina D até retornar no Dr. Cicero ? Alguém tem algum telefone ou outro e-mail do Dr. Cicero ? Muito obrigada/Att  

  60. Sua calciuria deu 357mg, mas quantos litros de urina tem no exame? isso é importante para fazer o cálculo. Outra Coisa, você está fazendo a dieta? hoje eu consegui falar com a secretaria do Dr. Cícero (11) 5908-5969.

    • Olá Mario e Sueli, muito obrigada pelos esclarecimentos. O volume total de urina deu 2.900 ml. Em relação a dieta, estou tentado seguí-la mas as vezes ingiro uma quantidade maior de derivados do leite. Agradeço muito a atenção e orientação de vocês!

      • Ma. Dividindo, a concentração deu uns 123. Tudo bem. O limite depois de dividir é 250. Apenas a alerto que não deve mesmo ingerir uma grande quantidade de queijo, por exemplo, sob risco de ter algum problema imediato. O Dr. Cícero ficou bem chateado com pacientes que lhe disseram que foram á pizzaria e não resistiram e comeram alguns pedaços de pizza com queijo, pois podiam, segundo o dr. Cícero, ter tido uma arritmia. Fica o recado. Abraços.

      • Olá Sueli, muito obrigada ! Irei ficar atenta a alimentação. Dúvida: teremos que cortar 100% derivados de leite ? Abraços

  61. Ma. Isso que o Mário lhe disse é importante. Faça o seguinte cálculo: divida esse 357 pelo volume de urina. Por exemplo, supondo que você fez a dieta e a hidratação corretamente, você entregou pelo menos 2000 ml, ou seja 2 litros de urina (ingeriu 2,5, transpirou, e urinou 2 litros). Dividindo 357 por 2, o resultado será 178,5. O resultado ainda estaria dentro dos parâmetros, pois deve dar até 250 de concentração por litro. Se quiser, escreva no meu e-mail. Isso é uma coisa simples. scaramellu@terra.com.br

    • Ma. Não sei se vai ver a minha resposta aqui. Corte, sim, os derivados, queijo, iogurtes, creme de leite, doce de leite, pudim de leite. Pode comer manteiga. E pode comer um bolo ou purê que têm leite na massa. Chocolate ao leite, apenas de modo bem moderado.

  62. Olá! Gostaria de saber se a vitamina D também pode ser utilizada no tratamento da Esclerodermia, se há alguém com essa doença no grupo. Obrigado!

    • Olá, Márcio. Boas notícias! A esclerodermia é uma doença relacionada a fatores autoimunitários, de modo que o seu aparecimento está associado a carência ou até mesmo resistência à absorção de vitamina D. O tratamento que aqui comentamos é plenamente indicado, porém com acompanhamento médico, já que exigirá controle do cálcio através de dieta e consequentes análises periódicas. Existe um site de publicações científicas chamado http://www.scirus.com Entre lá e ponha na busca: vitamin D scleroderma. Veja quantos estudos associando os dois fatores. Procure um dos médicos que atende pelo Protocolo. O dr. Danilo, além de ser especialista em doenças autoimunitárias e conhecer profundamente o Protocolo, é também dermatologista. Ligue na clínica dele:(11) 5082 1013. E dê notícias, para que possamos também divulgar resultados nessa patologia. Abraços.

  63. Obrigado, Sueli! Só lamento o fato de que São Paulo é muito longe para mim, já que resido em Brasília. Acho que vou tentar por aqui, pois na relação de médicos me parece que há um que tem consultório aqui. Agradeço pelos esclarecimentos e vou, sim, ficar em contato.

    • Márcio. Entre no Facebook, no nosso grupo (Esclerose Múltipla Tem Solução-BemDitas vitaminas) e procure a Queli Soares. Ela vai lhe falar do médico de Brasília. Vai sair mais caro do que vir a São Paulo… Abraços.

    • Márcio. O que sei é que o Dr. Edison trabalha com exames muito caros e essa fase de avaliação se prolonga muito. Em São Paulo, nessa clínica que lhe indiquei, a consulta é R$350,00. O primeiro retorno acontece depois de 3 meses no mínimo. Dr. Danilo é especialista em vitiligo e psoríase, só para você ter uma ideia. Eu usei a expressão “mais caro do que vir a São Paulo” porque no final das contas, o que você quer são bons resultados e o mais rápido possível, não é? Fale com a Queli Soares, no Facebook. E pode escrever no meu e-mail se quiser scaramellu@terra.com.br Abraços.

  64. Olá sueli,
    Quero antes de mais nada parabenizá-la pelo trabalho de divulgação e por responder a todos com paciência e dedicação.
    Há quase um ano recebi o diagnostico de Retocolite Ulcerativa, que é também uma doença autoimune ainda pouco esclarecida. Neste ano tive algumas crises, por ter ficado alergico a proteína do Leite, tenho uma dieta bem restrita o que penso tenha contribuido com a melhora geral do meu quadro, mas ainda vez ou outro sinto os incomodos dessa doença. Agradeço a Deus por estar dentro de um numero seleto de pessoas que estão nas manifestações mais leves, porém quero cuidar da minha saúde enquanto posso e claro alcançar a cura. Solicitei ao meu clínico exame para verificar a dosagem da Vitamina D, mas como prevenção antes do resultado tenho tomado de 5 a 10 gotas diárias de DePura, até que saiba do resultado.Pesquisando encontrei este sítio, dessa forma gostaria por gentileza que me informasse e certamente outros se beneficiarão, segue:
    A suplementação de vitamina D é útil no tratamento de Retocolite Ulcerativa Crônica?
    Pode por favor me passar os telefones atualizados dos médicos que fazem este tratamento?
    Conhece algum caso bem sucedido no caso da Retocolite Ulcerativa crônica?
    Caso eu faça a ingestão de 10 gotas de vitamina D(DePura), terei ingerido 2200 ui, sendo que preciso de 10000 ui, suponhamos que fique com 12 200 ui no meu organismo, pois sai ao sol, estarei intoxicado de vitamina D? Quem suplementa com Vitamina D pode sair ao sol normalmente?
    Sei que não é médica, mas também percebi que reuniu muita informação sobre a voitamina D, caso possa responder as questões acima, certamente muitas outras pessoas se beneficiarão.

    Deus abençõe a todos..

    Grato.

  65. Olá, José. Responderei, sim, com muita satisfação. Em primeiro lugar, lhe digo que retocolite ulcerativa é tratável com altas doses de vitamina D. Conheço casos de Doença de Crohn bem sucedidos e posso pô-lo em contato com um rapaz que já se trata há algum tempo e está muito bem. Para isso, escreva no meu e-mail: scaramellu@terra.com.br
    Vamos às outras perguntas:
    Se você sair ao sol e já tiver vitamina D suficiente no organismo, por suplementação ou porque já tomou sol suficiente, o organismo destrói o excesso na pele.Ninguém se intoxica com vitamina D por tomar sol. Aqui no site há um artigo sobre A vitamina D. Encontre-o na Aba, em cima.
    Sair ao sol vai ajudá-lo a melhorar o seu nível, mas quem tem doença autoimune normalmente tem resistência à absorção de vitamina D, de modo que precisa de doses muito altas da vitamina D inativa para produzir a ativa que o organismo precisa. Isso é feito com acompanhamento médico, seguindo um Protocolo. Uma das exigências é uma dieta de restrição de cálcio (sem leite e derivados), para evitar excesso de cálcio. E você nesse particular já está garantido. Procure um dos médicos que auxiliam o Dr. Cícero, já que ele está com a agenda fechada, por acúmulo. Ligue no consultório (11) 5908 5969 ou (11) 5084 4642. Um dos médicos atende na região em outro consultório e é justamente quem trata o rapaz de quem posso lhe dar o contato. É o dr. Danilo (11) 5082 1013. Aguardo o seu e-mail. Abraços.

  66. Estou respondendo para a Mariana, cuja filha tem artrite reumatoide juvenil. Não é possível responder à Mariana no tópico onde ela perguntou, pois é um tópico de resposta. Pois bem, Mariana, é possível sim fazer esse tratamento em crianças, mas, pela especificidade, você deve tentar consulta com o próprio Dr. Cícero. Ligue no consultório e explique à secretária. (11) 5908 5969 ou (11) 5084 4642. Gostaria que escrevesse no meu e-mail ou aqui mesmo, para eu saber que viu a mensagem. Abraços.

  67. Olá, você tem alguma referencia sobre o uso da vitamina d3 no tratamento da enxaqueca crônica diária? Quero saber se existem casos com resultados positivos, para então decidir o que fazer (moro em Recife). Muito obrigada pela atenção. E parabéns pelo blog. Um abraço, Cléa.

    • Olá, Cléa. Para enxaqueca, o dr. Cícero passou a uma pessoa que trabalha comigo cápsulas de Riboflavina (Vitamina B 2). Recomendou 4 cápsulas de 30 mg espaçadas ao longo do dia. Boa sorte.

      • Obrigada Sueli, acho que é uma das poucas coisas que os médicos ainda não me passaram. Um abraço, Cléa.

  68. Olá. Cheguei aqui no site por acaso; não sou médico nem portador de doença auto-imune. Estou pesquisando sobre o trabalho de um médico alemão (Dr. von Helden), que está recomendando doses altas de vitamina D para alívio de vários sintomas (depressão, cansaço, dores no corpo, dores de cabeça, etc.), e acabei caindo aqui no site.
    O trabalho é fantástico, fiquei emocionado, mas também tenho algumas dúvidas, espero que alguém ligado ao site possa responder:
    1. O protocolo usado pelo Dr. Cícero e colegas é público? As informações são disponibilizadas caso algum outro médico tenha interesse e queira atuar nessa mesma linha?
    2. Ele pretende publicar os estudos de caso em periódicos científicos, ou fazer estudos tipo “duplo-cego”? Essas publicações seriam muito importantes para convencer outros médicos de que o tratamento funciona.
    Obrigado.

  69. Olá, Leonardo. O que posso lhe dizer é que o Dr. Cícero se dispõe a passar o Protocolo a colegas, desde que possa fazê-lo pessoalmente, ou melhor dizendo, presencialmente. O médico precisa disponibilizar um tempo para preparar-se. Sobre estudos “duplo-cego”, aqui mesmo neste blog existem explicações do Dr. Cícero sobre a impossibilidade de tratar algum paciente com placebo, tratando-se, no caso da E.M., de uma doença tão comprometedora e até incapacitante. Leia neste mesmo blog o artigo do Dr. Cícero (veja acima na Aba A Vitamina D). Mas posso adiantar-lhe que já há trabalhos concluídos, em nível de doutorado, sobre psoríase e vitiligo. Também sei que existem estudos “duplo-cego” feitos com doses relativamente baixas de vitamina D, concluídos no ano passado, no exterior. Veja-se em: Soilu-Hänninen M, Åivo J, Lindström BM, et al. A randomised, double blind, placebo controlled trial with vitamin D3 as an add on treatment to interferon ß-1b in patients with multiple sclerosis. Journal of Neurology Neurosurgery and Psychiatry. 2012; 83:565-571. Se quiser, pode escrever no meu e-mail scaramellu@terra.com.br

    • Olá Sueli. Já que você se interessou, mandei para o seu e-mail mais informações sobre o livro do médico alemão. Eu havia perguntado sobre publicações científicas justamente porque é sabido que a maioria dos médicos e institutos de medicina do mundo não vai levar os resultados muito a sério se não estiverem publicados nessa forma, por isso na minha opinião valeria a pena pensar nisso.

  70. Leonardo, também aproveito para lhe dizer que fiquei muito curiosa com a sua informação e vou pesquisar esse médico alemão. Conheço pelo menos um rapaz que se trata com o dr. Cícero e vive na Alemanha. Obrigada. Veja o meu comentário anterior, por favor.

  71. Olá, sou portadora de E.M. surto remissão há cinco anos, e faço uso de interferon sc em dias alternados, faço uso de vit D há seis meses dose de 10.000ui diária. Percebo que poderia perfeitamente fazer uso do tratamento só com a vitamina D, moro em Curitiba, existe algum médico que trata na mesma linha do Dr. Cícero aqui, ou posso ir até SP,

      • Dr. edson eu tenho uma filha, 25 A., e a 1 ano e 7 m,venho sofrendo com ela .Ela refere muito cansaço, fadiga, desanimo, fez o exame de hormonios e a progesterona apresentou < 0,08, tomou deprovera ficou trinta dia, sentiu se muito bem mais agora depois dos trinta dias, começou a sentir novamente todos os sintomas não sei mais o que fazer, pode me ajudar

  72. eU SOU CUDADOR DA MINHA ESPOSA QUE CONTRAIU EM. ELA ESTAR TOMANDO VITAMINA D, QUERIQ SABER SE ELA PODE COMER PEIXE PELO FATO QUE A GRANDE MAIORIA TEM UMA BOA QUANTIDADE DE CALCIO?

  73. Olá pessoal… estou passando pra dizer que estou super bem… tive bebê dia 4 de fevereiro e graças a Deus e ao Dr. Cícero não tive nenhuma crise da Esclerose. Estou amamentando minha bebê e ela está linda… para quem não acompanhou meu caso, tomei a vitamina D durante minha gestação, e minha bebê nasceu perfeitinha e com muita saúde. Beijos a todos!!!

  74. Sou Cássia Catani, fui diagnosticada com EM, mas quando minha neurologista me mandou tomar inteferom, mui mundo caiu, fui para internet ver as reações desse remédio, dai me desesperei,foi quando pesquisei tratamentos alternativos, e achei por Deus Dr. Cicero, isso era em Agosto/2012, liguei consulta somente para agosto/2013, falei existe outro que faz mesmo tratamento que Dr. Cícero? consegui para o dia seguinte com Dr. Sergio o qual me deu muita força para iniciar rapido o tratamento. em 3 dias sai da cama, pois nao tinha forças,ficava dia todo na cama, com 30 dias sumiu a fadiga e hj após 6 meses de tratamento me sinto otima, só me lembro da doença quando tomo as vitaminas. Agradeço a Deus por te me dado a oportunidade de conhecer Sr. Sergio.

    • Oi, Cássia. Muito obrigada pelo seu depoimento. Sabemos que há muitos pacientes pelo afora usufruindo desses benefícios, mas nem sempre temos contato. Você conhece o grupo no Face onde se reúnem pacientes antigos do tratamento? Chama-se Esclerose Múltipla – O Tratamento. Peça para ser adicionada e ponha lá a sua história também. No facebook eu sou Sueli Uliano. Felicidades!

  75. Sou cuidadora de uma irmã portadora de EM progressiva que começou o tratamento
    com VIT.D há quase 6 meses com o nutricionista Julio Caleiros e já está sentindo melhoras visíveis em alguns sintomas antes sofridos. Eu também sofria com caibras e inquietaçoes nas pernas que não me davam sossego,muita fadiga fisica , sindrome de intestino irritavel e hoje posso dizer que com o tratamento do Dr. Julio Caleiros desde outubro/2012 estes sintomas estão diminuindo, eu não conseguia ficar em repouso por muito tempo por causa desses sintomas nas pernas, tinha intestino muito irritado e hoje consigo uma melhora se fizer corretamente a dieta que ele passou, tenho convicção que vou ficar livre de tudo isso, pois trata-se de um profissional muito sério, competente e se preocupa com o próximo. Que Deus lhe abençoe.
    Helena Santos/ Itabira-MG

  76. Oi, Mario. Eu manipulo na Galênica. É a mais barata e não tenho tido problemas. Mas estou fazendo um esforço para só usar a importada, pela segurança do produto.

  77. Oi pessoal,
    Sou muito curiosa e qdo vi a reportagem do Dr.Cicero na Veja fui pra internet e pesquisei,li
    todos os depoimentos e fiquei encantada, feliz ao ver q doencas tão sérias estão se resolvendo de uma maneira pode-se dizer simples e sem efeito colateral ruim.Percebi como é importante, como é bom saber q ainda existem pessoas serias, médicos dedicados que não se conformam com os resultados costumeiros e vão além, em busca do melhor para o ser humano.
    Gostaria de saber se a fibromialgia pode ser tratada com vit.D.Sofro muito ,não existe um dia que eu possa dizer q estou completamente bem.Tenho dores por todo o corpo e muita fadiga.Tenho a sensacão de estar sempre pra “pegar”gripe ou virose.
    Obrigada.

    • Oi, Nice. Sim, a Vitamina D é ótima para tratar de fibromialgia. Sugiro que tome 10.000 UI por dia. (Colecalciferol). Você obtém essa dose tomando 50 gotas de Depura (que vende em farmácias comuns). Acaba saindo caro. O ideal seria algum médico lhe prescrever manipulada. Faça apenas em farmácia de alto nível, ok? Aqui em São paulo, utilizamos a Galênica, a Sensitiva e a Buenos Aires. A Cássia sugeriu que você entre no grupo do Face. Mas ela deu o nome incompleto. Entre neste aqui: Esclerose Múltipla – O Tratamento. Aí estão muitos pacientes do Dr. Cícero. Também pode escrever no meu e-mail scaramellu@terra.com.br

  78. Nice faço tratamento com a vitamina D é te digo que é sensacional, poderia té dizer milagrosa, todas as pessoas deveriam tomar uma dose 10.000ui como precaução para várias doenças, as doenças autoimunes como a sua fibromialgia são tratadas sim com a vitamina d, com resultados espetaculares, sou portadora de Esclerose Multipla, e me sinto tão bem como qq pessoal sem doença, até esqueço que tenho essa doença, tinha uma fadiga fortissima, que logo no inicio de meu tratamento sumiu e nunca mais voltou…e não irá voltar. tente entrar no grupo ESCLEROSE MULTIPLA DO FACE, verá outros tantos casos la como p seu? http://www.facebook.com/groups/528624870516079/571534296225136/?notif_t=group_comment_reply veja quanto maravilhoso é esse tratamento do Dr. Cícero, abraços vitaminados.

    • Um abraço a todos quantos através do relato da sua experiência, ajudam outras pessoas.
      O meu caso é de cancro de pulmão, nesta altura e depois de ser submetida a cirurgia e sido retirado metade do pulmão, me encontro a fazer quimioterapia adjuvante, pois tenho hipoteses de cura.
      Li em tempos sobre os efeitos positivos da vitamina d3, mas não sei quantidade diária, por causa da toxicidade desta vitamina.
      Neste momento tomo vitaminas Centrum, que já tem a quantidade diária recomendada de vitamina D.
      Sou portuguesa por isso não posso ter consulta como Dr Cicero.
      Alguém me pode ajudar?

      • Olá, Maria. Aí em Portugal é fácil comprar Vigantol. Essa medicação contém 20.000 UI em cada 30 gotas, o que quer dizer que, tomando 15 gotas, você tomará 10.000 UI, dose recomendada para manter bons níveis de vitamina D. E vai ajudá-la a melhorar a sua resposta imunológica. Os seus níveis no exame 25(OH)D3 vão subir, mas não se assuste. depois de 2 meses estabilizam. Vai sentir-se melhor! Abraços.

  79. Olá, boa tarde.
    Temos relatos de pacientes de cronh que tem obtido otimos resultados com a vitamina D3. Recomendo que a senhora marque uma consulta com um dos médicos relacionados, a senhora vai se surpreender. Mas tem uma observação importante não comece a usar a vitamina D3 sem antes o acompanhamento de um dos médicos indicados na lista, o tratamento funciona mas tem algumas recomendações que só um profissional habilitado pode passar. abraços e boa sorte

  80. Olá, Maria Amélia, temos, sim, ótimos resultados com o uso da vitamina D. Conheço inclusive um rapaz que trata uma fístula. Vou lhe pedir que escreva no meu e-mail para que eu a ponha em contato com outros pacientes. Neste momento já temos um médico atendendo em BH, pelo Protocolo do Dr. Cícero: Dr. André Augusto Costa Lage (Clínico Geral e acupunturista)
    Endereço: Clínica da Criança (ao lado da Igreja Matriz)
    Rua São Judas Tadeu, 50 (Centro)
    Tel.(31) 3621 3110
    Vespasiano/ MG ( a 20 km de BH e 12 do aeroporto de Cofins)
    Mas pode escrever no meu e-mail (lembrando-me do que se trata, por favor) scaramellu@terra.com.br

  81. boa tarde.Meu marido tem esclerose multipla há 14 anos,de momento está a tomar tysabri.Estamos interessados neste tratamento com a vitamina D na esperança de pelo menos a doença não progredir.Somos de portugal.
    Obrigada

    • Olá Joana sou Ana Luisa, filha e neta de Portugueses; por isso um prazer falar com vc. Tenho EM há 11 anos e tomei interferosn durante 7 anos só piorando, 7 surtos nesse período; até que conheci Dr. Cicero Galli Coimbra que é um pesquisador, neurologista especialista em doenças autoiminitárias que me trata há 3 anos e meio, sem surto e muito bem, somente com a Vitamina D. E um tratamento (protocolo) que ele desenvolveu com altas doses de Vitamina D e já vimos pessoas sairem da cadeira de rodas. As minhas lesões já começaram a regredir. Vc só precisaria ter acesso a esse protocolo. Vou te dar o tel dele: (11) 59085969. Meu e-mail, caso precise: analuisaam.garcia@hotmail.com
      Boa Sorte

    • Olá, Joana. Veja que maravilhoso testemunho o da Ana Luísa, no comentário que ela fez ao seu post. A melhor opção é você vir ao Brasil. Ligue nesse número que ela lhe passou (insista) e diga que é de Portugal e precisa de uma consulta. Aí em Portugal, a Dra, Cristina Sales conheceu o protocolo e trata alguns pacientes. http://www.cristinasales.pt A clínica é no Porto. No entanto, se puder vir conhecer a Ana Luísa, será muito melhor! Também pode escrever no meu e-mail scaramellu@terra.com.br

    • Os primeiros sintomas há 11 anos , ainda não tenho lágrima para rolar na face , mais antes das vitaminas acordava com a pálpebra colada no olho era terrível …e hoje o filme lacrimal tem se mantido estável. A salivação melhorou mais que a lágrima pelo menos em quantidade.
      Eu tenho o anticorpo SSaro reagente , e você ?

    • Boa tarde,

      Tomo 80.000 UI e peso 67 quilos , tenho também tireoide de Hashimoto , Você tem outra autoimune ? Além do FAN e SSRO e SSLA que outros exames você fez para confirmar o Sjogren ? O quê melhorou e permaneceu depois das vitaminas ?

      • Olá MonandraMonica,
        Não sei quando iniciou a doença , mais a primeira vez que fiz o FAN deu reagente 1/1280 , pontilhado fino denso.

      • Oi!
        Você usa além dos lubrificantes, alguma outra medicação para estimular as lagrimas?

  82. Oi Dina, bom dia!

    Não tenho outra doença auto imune não. Quanto ao meu FAN, demorou quase um ano para dar reagente…Isso por que a minha reumato da época disse pra eu ir no Fleury. FlauryLaboratório

    • Oi Mario ,

      No seu caso quais exames levaram o reumatologista concluir que era sjogren? Voce fez biopsia da glândula salivar ?
      No meu caso foi o FAN reagente 1/1280 , pontilhado fino denso
      O anticorpo SSaro , o exame oftalmológico ; no exame exame clinico : dores articulares generalizadas , boca seca , pele seca .

  83. Olá! Venho lutando contra uma depressão há quase dez anos, sendo que a maior parte deste tempo fiz tratamento a base de antidepressivos sem resultados satisfatórios. Gostaria de saber se alguém aqui obteve sucesso no tratamento da depressão a partir do uso da vitamina D. Além disso, gostaria de indicações quanto a médicos que utilizam vitamina D para tratar este tipo de problema.
    Agradeço imensamente qualquer ajuda.

    • Olá, André. Os médicos do protocolo dedicam-se a tratar doenças atuoimunitárias com altas doses de vitamina D. É bem provável que você não precise de uma dose elevada, mas apenas uma dose realista, que equivale a 10.000 UI por dia. Você pode começar tomando Depura. Para tomar essa dose, são necessárias 50 gotas. Ou você precisaria que um médico lhe fizesse a prescrição para manipular, ressaltando que a manipulação deve ser em óleo vegetal (girassol, oliva, etc). O médico pode pedir Colecalciferol em óleo de girassol, 20.000 UI por ml. Você vai tomar 10 gotas, ou seja 0,5 ml no café da manhã ou no almoço. Também é possível comprar nos EUA, mas tem de ser em softgels. Não utilize cápsulas secas. Qualquer dúvida, escreva no meu e-mail scaramellu@terra.com.br

  84. OLÁ, MEU NOME É LEILA LEITE, TENHO UMA FILHA DE 20 ANOS QUE TEM DOENÇA DE CHRON, EU ACHO QUE ELA TINHA JÁ SÓ QUE NÃO SABIAMOS…NESSE ANO ELA RECEBEU O DIAGNOSTICO, ELA ESTA PRESTE A TOMAR O HUMIRA, MAS ESTOU PREOCUPADA ELA TEM CRISE E EMAGRECEU BASTANTE, NÃO SEI SE O HUMIRA VAI RESOLVER…QUERO QUE ELA FAÇA O TRATAMENTO DA VITAMINA D COM O DR CICERO EM SP, COMO DEVO FAZER PRA DAR CONTINUIDADE COM ESSE NOVO TRATAMENTO DE VITAMINA D? ESTOU COM ESPERANÇA

    • Olá, Leila. Não opte exclusivamente pelo Dr. Cícero, por favor. O próprio Dr. Cícero, neste momento, não tem condições de receber pacientes novos, tal o número de retornos que tem. Os assistentes dele e alguns médicos que se prepararam com ele e atendem em outros lugares, estão muito bem preparados. Escreva no meu e-mail e diga-me de onde você é. Vou pô-la em contato com pacientes de Crohn que se tratam com vitamina D e veremos o melhor lugar para ela começar o tratamento o mais rápido possível. scaramellu@terra.com.br

      • OBRIGADA, VOU TE MANDAR UM EMAIL SIM, HJ ESTOU EM SP CAPITAL SERÁ QUE CONSIGO PASSAR ELA COMO EMERGENCIA EM ALGUM LOCAL?

      • Sueli, eu não estou sendo avisa no meu email quando recebo recado desse site algum problema, por favor verifique pra mim…obrigada.

    • Leila, ba tarde,
      Os pacientes de Chron tem ótimos resultados com a administração da vitamina D3, sugiro que você tente marcar com o Dr. Danilo, ele é da equipe do Dr Cicero, e é super gabaritado para atender sua filha.
      Só não use a vitamina sem antes passar por um profissional que tenha sido treinado pelo Dr. Cicero, pois o tratamento exigem uma dieta de restrição de cálcio

  85. Oi gente,
    Meu marido está com parkinson e as boas notícias são que meu marido está bem.
    Ele começou a tomar a vit. D e vit. B2 por conta própria após o relato do Reginaldo Horta, que tem parkinson, e após o comentário de uns amigos pessoais. Começou com 15 mil UI de vit. D3 em softgel e 100 mg de vit. B2 e ficou assim por uns 6 meses. Eu observei uma melhora , mas depois da consulta com o Dr. Cícero foram ajustadas as doses, adicionadas outras vitaminas, adotados outros itens de orientação como:
    – parar de comer carnes ( que produz uma neurotoxina que destrói a mielina da célula);
    – ter uma certa restrição de cálcio;
    – fazer tapeçaria como terapia ocupacional ( para se distrair e relaxar);
    – adicionar o ômega 3 com DHA e EPA em níveis adequados e livre de mercúrio (que ajuda a reconstruir a célula); e
    – fazer exercícios regulares e outros detalhes.
    Então, melhor orientados abraçamos o tratamento. … Uau, ele melhorou!!!. Observamos que não está mais mordendo a bochecha e a boca, as palavras não se enrolam tanto para sair, praticamente parou de tropeçar, o sono melhorou, sentiu que está dirigindo melhor, perna mais solta, mais comunicativo. De forma que todo mundo percebe, amigos e parentes que convivem conosco percebem.. Posso dizer que aquele veredicto de ” irreversível, incapacitante, progressiva” da doença de Parkinson caiu, não vale mais!!! O que é progressivo agora é a melhora.!!!

    Falando de mim, eu tinha um diagnóstico de fadiga crônica associado a baixos níveis de cortisol, o hormônio do stress. Eu nem abria o olho de tão cansada. Por uns 3 anos tomei, vez ou outra, hidrocortisona para ajudar a aumentar o cortisol. Minha médica, que é da linha da Longevidade Saudável, me tratou com vitaminas que eu precisava e me tratou com vit. D3, com 4 mil Ui e eu fui melhorando aos poucos. Verificou a minha vit. D ela estava em 22. Nessa época comecei a me informar sobre o tratamento para parkinson e me inteirar sobre os benefícios da vit. D3. Troquei muitas idéias com a minha médica e começei a me tratar só com vitaminas manipuladas pra mim e também com 15mil UI de vit. D3. Parei a hidrocortisona e começamos a ver que meu cortisol estabilizou ao ponto de não cair para me derrubar. A minha taxa de Vit D deu um pulo e foi para 60 . Eu me sinto mais forte, mais disposta, parece que retomei a vida normal. E hoje minha médica trata ela e os pais com Vit. D3 também. Ela viu em mim como melhorei. Ela adotou. Essa minha médica é 10 porque é um profissional que se abre para mais conhecimento e adota o que está dando certo; é um ser humano que sempre está disposto a aprender e aplicar o que é melhor para seus pacientes. Eu a amo de paixão e que Deus a abençoe muito, sempre ampliando seus horizontes, pois que faz jus a sua carreira.
    Hoje eu tomo só 10 mil e eu estou com 90 de Vit.D. Estou me sentindo ótima. A minha médica q agora me trata só com vitaminas. Adeus fadiga crônica.

    Este meu depoimento. Que cada um possa chegar ao seu.

    Um abraço a todos, Rosiene Gomes

    • Olá, Rosiene, tudo bem? Meu pai tem Parkinson e quero muito levá-lo em uma consulta com algum dos médicos que seguem o protocolo do Dr. Cícero. Não existem muitos relatos aqui no site relacionado a esta doença, por isso gostaria de saber como está o seu marido hoje, um ano após o comentário acima. Estou tendo dificuldade em convencer meus familiares sobre a eficácia do tratamento e acho que isso ajudaria muito. Muito obrigada!

  86. quero falar com esse médico, tenho muitas dores de barriga.. tenho sindrome do intestino irritado, será que dá certo? já estou tomando

  87. meu erxame deu deficiencia de vitamina D (20) e o ginecologita me passou 8 gts diarias de Depura. na bula fala que bsta 1 por dia. Muitos relatos que li, falaram de dores na cabeça. é normal? E as doses to pensando em começar em forema crescente até chegar as 8. O que acha?

  88. Tenho que cortar derivados do leite? tipo queijo minas, pão de queijo, pizza , yogurte, creme de leite, etc? o que pode causar o cinsumo destes produtos com a vitamina D?

  89. Siriete. Não quero contrariar o seu médico, mas o que aprendi com dr. Cícero e os médicos que seguem o protocolo, bem como muitos pesquiisadores no mundo todo que trabalham com vitamina D é que ao ficar 15 minutos ao Sol, com braços e pernas expostos, sem protetor solar, o seu corpo produz 10.000 UI de vitamina D. O seu médico mandou-a tomar 1.600 UI. Se você está com 20 ng/ml, tomando 1.600, chegará no máximo a 36 ng/ml, o que, embora esteja dentro dos padrões considerados normais, é um nível bem modesto, que com facilidade ficará insuficiente de novo. Imagine que para tomar 10.000 UI usando Depura, você precisa tomar 50 gotas por dia. Só a partir de 20.000 UI por dia (que seriam 100 gotas de Depura) você precisaria fazer dieta e cortar alimentos ricos em cálcio, ou seja, cortar leite e derivados. Você pode tomar as 8 gotas, que vão ajudá-la, mas, que hoje são consideradas pouco. Além de tomar essas gotas, tome sol diariamente sem protetor. Depois de 2 meses, faça novamente o exame, pois é o tempo que leva para subir e estabilizar. Se não fui clara e você quer perguntar algo mais, pode escrever no meu e-mail scaramellu@terra.com.br

  90. Olá,Sueli.
    Um detalhe que precisa ser exclarecido,é se a dose de 10.000UI dia,não causa litíase renal pelo calcio,como não causa acumulo e endurecimento dos vasos sanguíneos e outros orgãos pelo calcio.Ainda mais quem tem uma dieta livre e,consome bastante leite (4 copos /dia ) e laticínios em geral,(queijos,iogurte …)

    Abraços.

    • Olá,Sueli.
      Saiu uma nova pesquisa afirmando que o ômega 3 causa 71% mais do câncer de prostata mais agressivo para quem toma suplemento e, tem níveis mais alto no organismo,que até o consumo de salmão e sardinha não pode passar de 2 vezes por semana,pois tem muito ômega 3.É de deixar qualquer um desorientado essas pesquisas.
      Uma hora eles falam que é benéfico, evita isso e aquilo,agora vem com essa notícia que causa câncer de prostata.Em quem acreditar?
      Se você puder se informar com o Dr Cícero,que é um pesquisador e,está sempre muito bem informado dessas novas pesquisas, eu agradeço.
      Já faço uso do ômega 3 a mais de 5 anos.Agora vem uma notícia dessas!

      Até mais.

    • Oi, Luís, Acho que não vi este comentário seu. Ou talvez já tenha respondido em outro lugar. Depende do motivo da degeneração, mas verificar os níveis no exame 25(OH)D3 e depois manter esses níveis elevados (em torno de 70) pode dar indicações se é eficiente ou não.

  91. Boa tarde, foi diagonosticado á minha filha quando tinha 17an ( depois de todos os exames possiveis e imaginários) mialite transversa desde ai sempre foi acompanhada no I.P.O. de lisboa na consulta de dor a ela sente mais dor a nivel superior sempre tomou medicação neste momento tem 30 an e está grávida de 14semanas já fez eco e está tudo bem com o bébe, mas teve que interromper a medicação estava a tomar lyrica já tomou tb gabapentina, depois de pesquisar mt vi este site onde falavam de vitmina D, podem dizer me se posso encontrar em Portugal e se alguem tiver um quadro igual que queira partilhar cmg agradecia muito bem, meu email isabarros62@hotmail.com bem hajam.

    • Valquecia, não temos aqui qualquer tipo de censura. Tanto é que você escreveu isso aí e foi publicado. Aqui trabalhamos com seriedade.

  92. Boa noite,
    Descobri que ELA a 4 meses, estou em tratamento com vitamina D a 2 meses , mas tenho miastenia gravis e ainda não senti melhora, gostaria de falar com alguém que tem o mesmo tipo de doença para saber quanto tempo há uma melhora.
    Obrigado.

    • Olá, Aparecida. Quem é o seu médico? Quem lhe prescreve vitamina D em altas doses? Conheço dois pacientes que frequentam o nosso grupo no Facebook e que tratam Miastenia Gravis. Escreva no meu e-mail que lhe passo os nomes deles, ok? scaramellu@terra.com.br

      • Olá, Clovis. As doses são estabelecidas de acordo com a necessidade de cada paciente. São doses elevadas, vão exigir uma dieta de restrição de cálcio e o acompanhamento com exames até ajustar a dose e retornos anuais depois. De onde você é? Fica mais fácil conversar através do meu e-mail scaramellu@terra.com.br

  93. sueli, obrigado pela sua atenção, eu sou de minas gerais da cidade de juiz de fora obrigado pela sua atenção , um prazer em conhece-la, qualquer coisa me mande um e-mail, abraço.

  94. Olá, Suelena. Espero que veja esta mensagem. O Protocolo trata doenças autoimunitárias e elas são de muitas “procedêndias (reumato, nheuro, gastro, dermato…) Há uma médica começando a atender em Teresópolis. Seria interessante para você? Escreva no meu e-mail scaramellu@terra.com.br

  95. Há algum tempo venho lendo os comentários e pesquisando sobre o assunto. Tenho doença de Crohn. Mas ainda tenho dúvidas. A medição da vitamina d no corpo é através do colecalciferol que é a forma inativa. A forma ativa da vitamina é o calcitriol. A ativação ocorre principalmente a nível renal pela enzima CYP27B1. Mas há pessoas que possuem problemas nesse gene causando resistência à vitamina d. Nesses casos como ocorre a ativação se as doses suplementares são de colecalciferol e não calcitriol que é sua forma ativa? Outra questão é se mulheres grávidas podem tomar doses de 10000ui diária sem ocasionar problemas ao feto. Mto obrigado.

    • David, segundo me explicou o Dr. Cícero, a elevação dos níveis de vitamina D inativa é o que proporciona superar a barreira de resistência, que varia de pessoa para pessoa. Mulheres grávidas podem inclusive fazer o tratamento com altas doses, quando são protradoras de alguma doença que assim o requeira. Tomar 10.000 UI será bom para a grávida e para a criança. se quiser, pode escrever no meu e-mail. scaramellu@terra.com.br

  96. CARO DOUTOR MEU FILHO TEM 26 ANOS E TEM DOENÇA DE CRONH E ESTA
    NESTA DATA EM CRISE E NÃO TEM REMEDIO QUE PARE ESSAS CRISES A VITAMINA D PODE SER O CAMINHO DA CURA DA DOENÇA DE CRONH? SE PUDER NOS ATENDER POR FAVOR ME INFORME PARA IRMOS ATÉ O SR. POIS O MEDICO DELE JA QUER OPERALO TENDO EM VISTA DE TER APARECIDO NELE UM ABSCESSO TIROU MAS NÃO FECHOU DEVIDO AO REMEDIO(AZATIOPRINA) NÃO CICATRIZOU MAIS 90 DIAS, E QUER OPERA-LO ESTOU TEMEROZO POR ESSE PROBLEMA. SE PUDER NOS ATENDER COM URGENCIA IREI ASSIM QUE O SENHOR MARCAR.
    OBS: EU TENHO VITILIGO

    • Olá, Washington. Não somos médicos. Somos pacientes que divulgam o tratamento. Há muito pacientes tratando Doença de Crohn pelo protocolo. De onde o senhor é? Vitiligo também é tratável com vitamina D.

    • Completando a mensagem que lhe enviei antes: agora mesmo recebi retorno da mãe de uma jovem que trata doença de Crohn com vitamina D e está indo muito bem!

  97. Oi, Rosana. A terapia com Vitamina D trata doenças autoimunitárias. No caso de LES, a vitamina D pode ajudá-la com fortalecimento muscular. No caso de Haley-haley, pênfigo, se for de origem autoimunitária, o tratamento se aplicará. Mas é necessário acompanhamento médico. Veja aqui no Blog, o Contato dos Médicos. Se quiser, pode escrever no meu e-mail scaramellu@terra.com.br

  98. Olá, Rocheli. Em POA (Porto Alegre), procure a
    Dra. Maira Elise Jann
    Especialidade: Clinica Geral
    Cidade: Vale Real (RS)
    Endereço: Rua Emancipacao 505 sala 101
    Tel: (51)9862.4860
    De fato está impossível ligar no consultório em São Paulo.

    • OLA ROCHELE. ESTAMOS TRATANDO DOENÇAS AUTO IMUNITÁRIAS COM OS PROTOCOLOS DO Dr. CÍCERO. Dr.ANTÔNIO TADEU MARTINS. RUA Dr. FLORÊNCIO YGARTUA, 429 PORTO ALEGRE RS FONE 51 33331528.

  99. Thuany Tavares, sou paciente do Dr. Cícero há 4 anos e faço o tratamento da Vit D, tenho EM há 11 anos; estou indo para Florianopolis no domingo, vou ficar no Ribeirão da Ilha, se quiser falar comigo meu cel é de São Paulo…011 991826975. Grande bj, mas te garanto a Vit D é sua melhor opção.

  100. Olá, Dr. Antônio. Já estamos divulgando seu contato no grupo do facebook. O Daniel Cunha, que administra este Blog já foi informado do novo contato e deve publicá-lo. E agradecemos muito pela sua decisão de atender pacientes pelo Protocolo. Seja muito benvindo! Como o contato é recente, pacientes que nos procuraram antes não chegaram a ser informados. Mas agora estamos atentos.

  101. Darlene, boa tarde.
    A explicação do Dr. Cicero é que alguns pacientes tem uma resistencia a Vitaminda “D3″ por conta da doença auto imune, eu tive uma boa melhora no primeiro mes de uso (set de 2011) depois disso não adiantou muito, eu conversei com a Dina e ela me disse que teve boa melhora. Acho que você deve falar com Dr. Cicero para ver com ele para aumentar sua dosagem, mas não faça isso por conta propria pois pode ser perigoso. Minha Reumato me tratou no inicio com corticoide para me tirar da crise, depois ela me passou Reuquinoul, que é um medicamento que tem que ser utilizado com muito cuidado, pois pode causar cegueira. Estou utilizando a Vitamina D3 junto com o tratamento da Reumato e homeopatia. Sindrome de Sjogren não é facil…, mas não podemos desistir.

  102. Preciso urgentemente marcar uma consulta com o Dr. Cícero pois infelizmente não consigo falar no telefone 11-59085969 que consta como sendo o fone de seu consultório por favor alguém sabe de que forma posso fazer contato com ele?

    • Oi, Denise. Infelizmente, o telefone do consutlório entrou em colapso, devido ao número de ligações. Ligar lá é loteria. De onde você é? Quem está em São Paulo, melhor ir pessoalmente ao consultório. E fora de São paulo há outros médicos atendendo. De onde você é? Se quiser conversar melhor, escreva no meu e-mail scaramellu@terra.com.br

  103. COMECEI HOJE 23/10/2013 COMDOSE ALTAS DE VITAMINA D TENHO EM JÁ A TRES ANOS E TRES MESES,ESTOU COM MUITA FÉ EU TENHO CERTEZA QUE VAI DÁ CERTO,JÁ ESTOU ME SENTINDO CURADA.NA PALAVRA DE DEUS TEM ,CRRERES QUE VERÁ A GLORIA DE DEUS,EU ESTOU CRENDO E VOU VER A GLORIA DE DEUS EM MINHA VIDA JÁ,JÁ.MEU MEDICO É DA EQUIPE DR CICERO COIMBRA É O DR. ANDRÉ FICA EM VESPASIANO ADOREI ACHEI UM OTIMO MÉDICO.DEPOIS EU RETORNO PARA FALAR DA MINHA CURA.NÃO DESISTEM TEM FÉ E DEUS NO CORAÇAO.ABRAÇOS

  104. Olá,

    Boa noite! Uma amiga foi diagnosticada com a Sindrome de Devic e seu quadro rapidamente evoluiu para perda de movimento da cintura para baixo e perda da visão. O tratamento com vitamina D é indicado? Ela consguiria retomar o movimento da pernas e acabar com a cegueira. Obrigada! Lua

  105. olá faço tratamento com vitamina D a dois meses’ só que exatamente dois meses atrás tive uma arritimia fui parar na emergencia o batimento cardíaco chegou a 135 e não queria voltar ao normal. O psiquiatra passou sertralina.Então comecei a tomar um mes depois da vitamina D.Ou seja há dois meses tomo vitamina D e um mes sertralina e o batimento cardiaco agora é de 58 em repouso às vezes chega a 50.Vou ao médico só dia 19/11.Devo continuar com a sertralina?

    • Oi, Vânia. Eu não sou médica,, ok? Se fosse comigo, eu faria o seguinte: diminuiria para meio comprimido, por uns dias, e depois para 1/4 e iria observando os batimentos. É só uma sugestão até você voltar ao médico.

  106. Olá,
    Meu nome é Daniel e o meu irmão mais velho tem EM desde 2007 e logo depois que foi descoberta a doença ele começou a tomar Interferon pois a doença afetou o lado esquerdo dele inclusive a visão. Em 2010 descobrimos um Dr. de Porto Alegre RS que nos indicou o tratamento com pulso terapia e que obteve algumas melhoras no inicio só que nas ultimas vezes que ele fez a pulso não teve melhoras.
    No momento ele caminha com muita dificuldade praticamente apenas com ajuda, não segura a urina, não aguentamos mais de ver ele nestas condições de vida muito debilitado.
    Foi quando assisti o Globo Repórter e vi a reportagem com o Dr. Cicero falando a respeito deste tratamento com super dosagem de vitamina D e que nos animou muito. Tentei varias vezes ligar para o número do consultório que consegui na net mas nunca consigo falar com ninguém, então achei este site e vi aqui a Dr. Maira de Vale Real que é próximo de onde moro e já marquei uma consulta para ele só que é apenas para dezembro.
    Peço que se alguém souber a respeito do que vou perguntar que por favor me responda pois preciso saber se é real ou não.
    Fiquei sabendo que este tratamento causou vários problemas sérios para algumas pessoas que agora estão tendo que fazer hemodiálise pois a super dosagem de vitamina D prejudicou o seus rins e algumas estão com diabete. E também fiquei sabendo que o Dr. Cicero esta sendo processado por alguns pacientes e por estar usando este método que não é permitido. Por favor me respondam se alguém sabe alguma coisa a respeito pois não quero prejudicar mais o meu irmão?
    Obrigado pela atenção e fico no aguardo de uma resposta.

    • Olá, Daniel. Isso tudo é mentira. Estou em contato com uma multidão de pacientes e não sei de ninguém com problemas renais. E Dr. Cícero não está sofrendo nenhum tipo de processo. Existe uma ponta de verdade, que é a seguinte: a vitamina D em doses elevadas abre as portas para todo o cálcio que está nos intestinos entrar na corrente sanguínea. O sangue distribui pelo corpo conforme as necessidades e, o que sobra, joga para os rins excretarem pela urina. Se tem muito cálcio, os rins ficam sobrecarregados e podem sim calcificar. Os médicos do protocolo explicam iosso direitinho para os pacientes e também explicam qual é solução para esse problema: os pacientes que usam altas doses de vitamina D, não podem consumir leite e derivados (queijos, iogurtes, creme de leite, leite condensado, doce de leite, pudim de leite) nem alimento à base de soja enriquecidos com cálcio. Isso já faz com que não haja muito cálcio nos intestinos e, portanto, não haverá muito cálcio na corrente sanguínea e nem os rins terão essa sobrecarga. Os pacientes também precisam hidratar-se com 2,5 litros de líquidos diariamente, para ajudar as funções renais. Há exames periódicos simples, como a calciúria 24 horas, que revelam se está acontecendo algum problema. No início o controle é mais frequente, até que se faça o ajuste da dose (em geral, nas duas primeiras consultas que têm um intervalo de 4 ou 6 meses entre elas). Não se apavore com isso, pois os médicos são experientes e o Protocolo, justamente, estabelece doses de acordo com o peso, a cor da pele, a gravidade dos sintomas… Também é importante mandar manipular a vitamina D em alguma das farmácias recomendadas, pois elas fazem muitas vezes essa prescrição e já a conhecem. Os casos que eu soube que houve intoxicação (revertida, diga-se de passagem), a manipulação tinha sido feita em dose muito mais elevada do que a receita pedia, por farmácia despreparada.
      Agora, o que já ouvi falar, Daniel, é que os médicos que receitam interferons ou imunobiológicos são muito bem tratados pelo laboratórios. Essas medicações chegam a custar R$12.000,00 por mês por paciente. O Humira, que é usado por pacientes de Crohn ou de artrite reumatoide etc custa R$40.000,00 por mês, por paciente. E a eficiência dessas medicações você está vendo no seu irmão… Quem paga é o povo, você sabe, através do SUS.
      Dra. Maira Elise Jann é muito competente e de total confiança do Dr. Cícero.
      Há grupos no Facebook mantidos por pacientes. Eu participo mais ativamente de dois: Esclerose Múltipla – O Tratamento
      Esclerose Múltipla e outras doenças autoimunes – Tratamento com vitamina D.
      E pode escrever no meu e-mail scaramellu@terra.com.br

      • Sueli, muito obrigado pela sua explicação. Temos fé e com certeza vamos fazer o tratamento. Deixamos nas mãos de Deus. Esperamos ver o Cris andando e mais feliz. Abraço. Daniel

    • Olá, Nane. Há uma médica em Curitiba que participou do Simpósio em São Paulo, mas não aplica o Protocolo e inclusive incentiva o uso das medicações convencionais. Sabemos disso pelo depoimento de pacientes que foram até ela. Estamos aguardando uma médica em Londrina que está finalizando os seus estudos para atender e temos um médico que atende com altas doses, mas não segue propriamente o protocolo. É difícil para você decidir, não é? E é difícil para nós indicar. No RS há dois médicos, um em Porto Alegre e uma médica há 93 km dali, atendendo pelo Protocolo. Escreva no meu e-mail e veremos o que seria melhor para você, ok? scaramellu@terra.com.br

      • Olá, minha filha de 11 anos, é portadora de Hepatite autoimune e faz tratamento com corticóides e azatioprina há 4 anos recentemente fiquei sabendo deste tratamento, preciso saber se este tratamento já está sendo feito em crianças, por favor me informem como consigo marcar uma consulta com o Dr. Cícero, pois não estou conseguindo falar no telefone indicado.

      • Silvia, minha filha iniciou o tratamento (então com 11 anos) hoje com 12 com dr. Andre há 3,5 meses. A biópsia do fígado não indicou hepatite autoimune, mas como alguns exames estavam alterados indicando sim a hepatite, além disso ela tem esteatose hepática (gordura no fígado) e triglicérides alto resolvemos iniciar o tratamento. Há 15 dias, a pedido de um hepatologista que tbm a acompanha pediu alguns exames: o de triglicerides já normalizou, além do TGP e TGO estarem normais tbm. Ele concluiu que evolução foi muito boa e que deveríamos considerar que a vitamina D estaria ajudando, lembrando que ele não faz parte do protocolo.

    • Olá, Sônia. Não sei lhe responder. Sugiro que pergunte ao seu gastro. E, para a sua informação, o tratamento com altas doses de vitamina D é muito eficaz no tratamento da Doença de Crohn. De onde você é?

  107. Olá sueli, sou do maranhão e achei interessante esse tratamento, pelo que vi o médico é de SP, queria saber se tenho que ir ai qtas x, ou qual periodo tenho que fazer esse acompanhamento até eu poder voltar para casa.. estou com doença retocolite ulcerativa / chron a cerca de 3 anos, durante 2 deles o médico me passou mesalazina mas vi q tinha efeitos colaterais tive uma melhora mas n vi muita evolução após o primeiro ano, no terceiro estava tentando um tratamento alternativo com aveloz mas ainda nao alcancei um estabilidade, vejo muita gente que diz ter controlado a doença e queria saber oq significa isso se é estar totalmente (normal) onde se quer lembra que tem a doença ou que ela esta em efeitos menores mas ainda ocorrendo, pq comigo esse tempo todo principalmente pela manha n sei pq até meio dia posso ter aquele impulso e geralmente tenho que ficar em casa, ja mudei muita coisa principalmente alimentação mas ainda sinto efeitos da doença alguns dias me sinto bem e outros n. obrigado desde ja!

    • Oi, Marcos. Veja acima na Aba, e clique em Contato dos Médicos. Há um médico atendendo em Recife. Seria interessante para você? Aqui em São Paulo, está mais fácil ligar no 2º consultório da Dra. Haládia. No Rio de Janeiro, a Dra. Mônica abriu agenda recentemente e creio que a espera não esteja muito longa. Em geral, são umas 4 consultas em 2 anos, para estabilizar a doença com a dose ideal para você. Há um grupo no Facebook chamado Esclerose Múltipla e outras doenças autoimunes – Tratamento com vitamina D. Lá você vai encontrar outros pacientes. E também pode escrever no meu e-mail scaramellu@terra.com.br para tirar alguma dúvida. Posso pô-lo em contato com algum paciente que já se trata. Até mais.

  108. Olá, Rosemeire. O dr. Edson não atende mais em Curitiba. Você viu uma postagem antiga. Essa patologia, esclerose lateral amiotrófica, não é doença autoimunitária. Até recentemente, Dr. Cícero não tratava ELA. Agora ele está conjugando o seu protocolo com o protocolo Deanna, que está disponível na internet, caso o médico da sua filha queira informar-se. Da equipe do Dr. Cícero, a Dra. Maira está atendendo casos de ELA, orientada pelo Dr. Cícero. Entre em contato. E se quiser, pode escrever no meu e-mail que lhe passo mais informações sobre o protocolo Deanna. scaramellu@terra.com.br
    Vocês são do Paraná? Em breve haverá uma médica e um médico atendendo em Londrina.
    Dra. Maira Elise Jann
    Especialidade: Clinica Geral
    Cidade: Vale Real (RS)
    Endereço: Rua Emancipacao 505 sala 101
    Tel: (51)9862.4860

  109. Olá tudo bem, sou diagnosticada como cólon irritável e Intolerância a lactose desde a infância, fiz pela primeira vez o exame de dosagem da vitamina D, deu na faixa de insuficiência já no limite pra deficiência, sou morena, não tomo sol, aí o médico me receitou 60 gotas de Addera, mas tomei 15 gotas, minha urina começou a ficar mais escura , notei, dali há uns 4 dias de administração comecei com diarréia e dor muito forte nas costas, secura na boca, e uma dor intensa na altura do estômago, liguei para o médico ele disse que nunca tinha ocorrido isso e que eu parasse uma semana, parei, mas a diarréia ainda persistiu por mais dias, a dor nos rins foi passando, não sei se foi da vitamina D, mas estou observando pois estou com falta, mas se eu não conseguir repor, estou pensando em ir num nefrologista ver oque ocorreu, e num gastro, pois foi um endócrino que me receitou addera, tenho uma vida ativa, está me prejudicando a minha vida, pelo fato de não poder pegar ônibus, pela urgência de ir ao banheiro..será que pode ter acontecido uma dosagem alta, quando vi que a urina estava mais escura? nunca tive dor nas costas antes assim, oque faço?

    • Olá, Simone. De fato é estranha essa reação. A dosagem corresponde a 8.000 UI, mas conheço muita gente que toma 10.000 UI (no caso usam Depura, 50 gotas) e não têm problemas. Peça a sue médico que lhe dê uma receita para manipular: Colecalciferol em óleo de girassol, 1.000 UI por gota. Se tomar 10 gotas, já terá uma dose boa de suplementação. Talvez a diarreia se deva a algum componente da fórmula do Addera, algum estabilizante. O Colecalciferol é a vitamina D, mas a Addera tem conservantes… Enfim, sugiro manipular. Fica mais barato! Mas procure uma farmácia boa e experiente.Em São paulo, conheço a Sensitiva, a Galênica e a Equilíbrio que trabalham bem com vitamina D. Qualquer dúvida, pode escrever no meu e-mail scaramellu@terra.com.br

  110. Ola, Sueli ao pesquisar pela internet encontrei este blog e achei muito esclarecedor,mas gostaria de relatar o caso da minha filha ela tem 20 anos e começou a sentir uns desequilibrios ,e dores nos ossos como se estivesse latejando em varios locais do corpo, ela apos um tempo que teve problemas com espinhas evita pegar sol ,ao passar pelo clinico com estes sintomas fez exames que comprovou deficiençia de vitamina D3 (20,3) e esta tomando aderra 30 gotas ao dia( tomando a 3 dias rs) gostaria de saber em quanto tempo estes sintomas desaparecem com este medicamento e se com estes sintomas nao preciso de me proucupar com relaçao a doença auto imunitaria.Obrigada desde ja.

    • Laura. A suplementação adequada para um adulto é de 10.000 UI por dia. A sua filha está tomando 4.000 UI. É difícil atingir a dose de 10.000 UI com Addera. Seriam 75 gotas rsrs. Se ela tomar Depura, melhora um pouco, são 50 gotas. O ideal seria o médico dar uma fórmula para manipular Colecalciferol em óleo de girassol 1.000 UI por gota. E bastam 10 gotas, nesse caso. Mas também é preciso ver se o desequilíbrio provém dessa deficiência. A dor nos ossos provavelmente é da carência de vitamina D.

  111. Olá, Doutor! Onde o Sr. Antende?? Atualmente, moro no interior de São Paulo.

    Meu marido , apesar de muito jovem e aparentemente muito saudavel, foi diagnosticado com Púrpura trombocitopenica… E, como se já não bastasse, ele já sabia ter Espondelite Anquilosante) Ou seja, DUAS AUTOIMUNES!! (TRADUZINDO: ELE SENTE UMA DOR MALDITA NAS COSTAS, MAS NÃO PODE SE DAR AO LUXO DE TOMAR QULQUER ANTIFLAMATORIO!) Acho uma combinação cruel PTI+ EA. Enfim… Oq gostaria de saber é se a vitamina D neste caso tb é indicada… Estamos tentando dar entrada no biologico para EA E torcendo para que rebata na PTI. Até lá, oq o senhor acha, incluo a vitamina D?? Ah, mesmo com dois planos de saúde, ele está num momento de não querer ir a médicos… Diz estar bem, imagine como eu fico@@@
    Obrigada, DR.

    • Olá, Ana Carla. Não sou médica, ok? Apenas spu mãe de um ajovem que faz o tratamento com o Dr. Cícero e estou razoavelmente informada. O tratamento com altas doses de vitamina D dá muito certo. No caso de Espondilite anquilosante, conheço muitos pacientes que estão muito bem. Púrpura ainda não conheço ninguém com resultados, mas tem tudo para dar certo. Em que lugar de São Paulo você está? Se quiser, pode escrever no meu e-mail scaramellu@terracom.br

    • Ótimo, Helder. A médica vai lhe passar muitas informações, mas você pode entrar em um grupo no Facebook, chamado Esclerose Múltipla – O tratamento. Peça para ser adicionado. Já aviso que lá há pacientes experientes e outros que estão iniciando agora. Você também pode escrever no meu e-mail: scaramellu@terra.com.br

    • Helder, o fingolimod você só consegue através de ação judicial. Deve demorar um pouco para ser liberado. É um imunossupressor que o deixará exposto a infecções. Já a vitamina D vai regular adequadamente o seu sistema imunológico para que ele dê a resposta imunológica adequada às agressões de fora e, ao mesmo tempo, não ataque ao seu próprio corpo. Deixar a medicação convencional será uma decisão sua. A minha filha optou por nem começar o interferon (no caso dela era o AVONEX) e ficou só com a vitamina D. A médica lhe dará as informações necessárias para tomar a melhor decisão.

  112. Ola faz um ano que descobri o diagnóstico de neuromielite optica – doenca de devid.. ja estou na 4 pulsoterapia em 1 ano. O tratamento com a vitamina D tb é eficaz no caso da neuromielite optica?

    • Oi, Ana Cláudia. Sim, no caso de Doença de Devic os resultados também são muito bons. Escreva no meu e-mail que veremos qual o médico mais acessível para você e eu a ponho em contato com pacientes que já fazem esse tratamento. scaramellu@terra.com.br

    • Olá, Adriane. Muitos consideram dermatomiosite como doença autoimunitária, embora também seja citada como doença de origem desconhecida. O tratamento com altas doses de vitamina D é altamente eficaz nas doenças autoimunitárias. Penso que você deve tentar. Escreva no meu e-mail que é mais fácil manter contato. scaramellu@terra.com.br

  113. Olá! Gostaria de saber se posso fazer tratamento com vit D? Tenho uma doença do neurônio motor,os médicos diagnosticaram como atrofia muscular espinhal,mesmo minha biopsia e exame de DNA dando negativos acham que fiquei na margem dos 5% que apresentam um exame falso negativo. Fui perdendo a força ,não subo escadas,ando com ajuda de andador,tenho vários episódios de queda,fraqueza muscular,tremores nas mãos … Enfim ,é triste vc ter algo,não saber exatamente o que é e muito menos esperança de melhoras. Ouço apenas que a doença é progressiva e que deve apenas me adaptar a diferentes fases que terei,ou seja ,cada vez mais perda. Trabalho e tento levar uma vida ” normal ” mas sem fazer muito esforço para não causar fadiga e vir a piorar. Como não achei nada a respeito do tratamento com vit. para meu caso,resolvi pedir ajuda a vcs…obrigada

    • Olá, Helga. Se considerarmos que você tem, de fato, atrofia muscular espinhal, trata-se de uma patologia de origem genética. O tratamento com a vitamina D em altas doses atende muito bem as patologias autoimunitárias, mas a carência de vitamina D, em geral, provoca sintomas de fraqueza muscular e fadiga, mesmo em quem não desenvolveu alguma doença autoimunitária. No seu caso, acho quer podemos trabalhar, de modo otimista, considerando tanto a hipótese de você não ter atrofia muscular espinhal como a possibilidade de, tendo essa patologia, mesmo assim a vitamina D lhe servir de suporte para melhorar alguns sintomas. Conheço paciente com ataxia cerebelar que respondeu muito bem à vitamina D, na verdade recuperou-se completamente, mesmo sendo uma patologia com implicações hereditárias. Em geral, para tratar com altas doses de vitamina D não é necessário que o médico seja neuro, mas no seu caso eu penso que um neuro poderia avaliar melhor esse diagnóstico. De onde você é? Gostaria que escrevesse no meu e-mail e ficaria mais fácil levar adiante a nossa conversa. scaramellu@terra.com.br

  114. Olá ! Achei muito interessante esse blog, pois por muitos anos após amamentar minha filha, que está hoje com 10 anos, dei mamá no peito a ela até os 3 anos de idade , emagreci muito, e comecei a sentir náuseas, dores intensas pelo corpo, só que os médicos me falavam que era dos nervos..fobias, zumbidos no ouvido, tonturas, emagreci..(pensei até estar com uma doença ruim, pela fraqueza q senti..e ainda estou sentindo).Agora depois de quase 7 anos me sentindo assim, paguei uma consulta bem cara e um médico endócrino daqui me indicou fazer o exame de vitamina D, sou de pele morena e pego muito sol, não entendo que minha vitamina D3 de meu corpo estivesse tão baixa, o médico se apavorou, 12, faixa de deficiencia, lá nos garrão, como falam aqui no sul.Mas comecei com Adera 10 gotas com 5 dias comecei a ter dores fortes nas costas e muita diarréia, tenho cólon irritável e intolerância a lactose, penso ter relação com a falta de vitamina D, não sei. Mas não pde tomar Adera, mandei manipular em pó, estou há 15 dias tomando só 400UI, ele me receitou 2000UI, mas como sinto dores nas costas e aurina escureceu, fiquei com medo, mas as dores no corpo e tonturas não desapareceram, vou ter que ampliar a dose…tenho medo q afete os rins e me dê diarréia, Gostaria de alguma informação.

    • Oi, Simone. Você precisa de, no mínimo, 10.000 UI por dia. Com Adera seriam 75 gotas. Com Depura, que tem 200 UI por gota, são 50 gotas.. Essa é uma dose de suplementação segura. Não sei se a Adera temn algum componente que interferiu aí, mas o Colecalciferol, nessa quantidade, não provocaria esses problemas. Tomando 400 UI, depois de 2 meses, o seu exame vai subir para 16 ng/ml. Ou seja, não vai adiantar nada. Prefiro conversar por e-mail, pode ser? scaramellu@terra.com.br

  115. Gostaria de saber se o tratamento com vitamina d é eficaz para todo tipo de esclerose digo: Primaria progressiva, ,remitente-recorrente, secundaria progressiva, ainda não sei qual o tipo da minha, meu exame de sangue teve como resultado de calcio: 9,9 calcio difusível: 4,9 vitamina d:268,8, será que posso continuar a tomar vitamina d até a minha consulta que está marcada para dia 12 de março de 2013, por favor me respondam. minha ansiedade é que ainda não tomei nenhum remédio convencional, e a minha última pulsoterapia foi em agosto de 2013.

  116. Olá, Selma. O médico em Minas é este: Dr. André Costa Lage
    Especialidade: Clínico Geral e Acupunturista
    Cidade: Vespasiano/MG (a 20 km de Belo Horizonte)
    Tel: (31) 3621-3110
    Não sei se a irmã de GR aderiu ao tratamento, mas há vários pacientes tratando Mielite transversa, com bons resultados.

  117. oi tenho 34 anos e tenho espondilite anquilozante desde os 8 anos,mais atuamente tomo humira 40mg a 5 anos,ate hoje estou otimo,mais confesso que tenho um pouco de medo,aonde eu compro essa vitamina d3?

    • Oi, Ricardo. Penso que o tratamento com vitamina D é bem menos agressivo, bastando fazer uma dieta de restrição de cálcio e a devida hidratação para evitar problemas. No entanto, esse tratamento deve ser feito com acompanhamento médico. Veja neste Blog o Contato dos Médicos e escolha aquele que for mais acessível para você. Qualquer dúvida, escreva no meu e-mail scaramellu@terra.com.br

  118. Comecei o tratamento com a vitamina D faz 8 meses ,para mim não adiantou nada. Continuo com a mesma debilidade e formigamento.Parece que tomei placebo.

  119. meu marido foi diagnosticado com sarcoidose sente dores fortes no tórax,ja passou por várias biopsia ,esta tomando corticordes 30 mg há 4 meses e ate agora não teve melhoras ,os glanglios do tórax continuam no mesmo tamanho sem melhoras com corticordes ,sente muitas dores tomando morfina para aliviar que é so oque tira a dor não sei mais oque fazer pois e muito sofrimento já que falam que sarcoidose não doi. alguém pode me ajudar??fico aguardando respostas.

    • Olá, Adriana. Sarcoidose é uma doença autoimunitária, portanto pode responder bem ao tratamento com Vitamina D em altas doses. A vitamina D é na realidade o mais poderoso hormônio que o organismo produz e, entre outras funções, é um hormônio imunorregulador. Veja aqui no Blog a aba Contato dos Médicos e escolha aquele que seja mais acessível para você. Qualquer dúvida, pode escrever no meu e-mail scaramellu@terra.com.br

  120. Meu marido é portador de esclerose múltipla desde 2004, já há alguns anos na forma progressiva secundária, sem surtos. Em 2008 começou a usar bengala, depois andador e atualmente cadeira de rodas (consegue ainda andar com andador, pequenas distâncias, com dificuldades). Vejo relatos animadores sobre a Vitamina D, mas a maioria de portadores em fase surto-remissão. O que pode fazer a Vitamina D para os portadores doença na fase progressiva secundária?

    • Olá, Mônica. O protocolo trata também a EM progressiva (primária ou secundária). As possibilidades de reversão de sequelas depende de cada caso. O mais comum é que as sequelas do último ano sejam revertidas, além de que a doença para de avançar. Na minha opinião, quanto mais depressa o seu marido iniciar, melhor. Qualquer dúvida, pode escrever no meu e-mail. scaramellu@terra.com.br

  121. Olá, bom dia!
    No ano passado eu fiz exame de sangue e deu
    37,20 ng/mL de vitamina D. Ontem fui na médica
    e ela me passou VIT. DPURA tomar 45 gotas uma vez
    na semana. Só que fiquei com receio, porque no
    exame os índices deram normais, apesar que é do
    ano passado.Ela não deveria ter me pedido um novo
    exame para verificar os índices? Tenho 52 anos
    e estou na menopausa e tenho 45 quilos.Seá que não
    tem problema de tomar?

    Aguardo

    Margarida

    • Olá, Margarida. Na verdade, a dose para um adulto é 10.000 UI, ou seja, 50 gotas de Depura por dia. Alguns médicos prescrevem 50.000 UI (seriam 250 gotas de Depura) por semana. No caso, mandam manipular. Esses 37,20 estão dentro do normal, mas ainda é um nível bem modesto.

  122. Obrigada Sueli pela resposta. Vou começar a tomar então. No meu caso não tenho nenhum problema de saúde. Ela deve ter passado mais como prevenção por causa da menopausa.

  123. Olá,
    Tenho 48anos e sou portador de SAF (Síndrome do anticorpo anti-fosfolipídeo). tenho historico de trombose nas 2 pernas e doença de Raynaud. Tomo corticoide e anticoagulante diariamente. Já algum tempo tenho crises constantes de visão cruzada e tontura. Gostaria de saber se o tratamento com altas doses de Vitamina D3 poderia me ajudar já que a SAF também é uma doença autoimune.
    Obrigado.

    • Olá, Francesco. As doenças autoimunitárias normalmente estão associadas a problemas no sistema imonológico causados por resistência à vitamina D. Não sou médica e não conheço essa patologia, mas sei que o tratamento com vitamina D leva à redução ou mesmo normalização dos anticorpos que causam as agressões da doença. Portanto, o primeiro efeito que se espera é que as agressões ao próprio corpo parem de acontecer. E em seguida em geral há alguma recuperação, conforme o caso. Penso que você deve tentar. Procure o médico mais próximo de você, dentre os que estão na lista aqui do Blog, no Contato dos Médicos. Se quiser, pode escrever no meu e-mail scaramellu@terra.com.br

  124. Neurologista – Especialização em NMO e NEUROFTALMOLOGISTA (PERDA VISÃO).

    URGENTE – são paulo/sp

    Muito Obrigado.

    Mauricio Marques

    • Olá, Mário. Tenho notícia de bons resultados, sim. Inicialmente o que ocorre é a redução dos anticorpos até a sua eliminação. A recuperação das glândulas, assim que cessa a agressão, depende de cada caso. Sugiro que busque em dois grupos do Facebook contato com pacientes que tratam Sjogren. Veja nestes dois grupos:
      Esclerose Múltipla – O tratamento
      Esclerose Múltipla e outras doenças autoimunes – Tratamento com vitamina D.
      Abraços.

  125. Boa noite!
    Preciso muito trocar informações sobre vitamina D, resultado do meu exame 14,6ng/ml, porém estou na época de inverno, sinto muitas dores nos ossos. Qual a quantidade exata de suplemento tomar nesta época, já que o sol mau aparece? A médica me indicou 50000UI 1 comprimido por semana e dez minutos de sol forte. Não estou sentindo nenhum sintoma até então utilizando o medicamento a 1 semanas. Posso aumentar esta dose? Quantas posso tomar no inverno? Em quanto tempo vejo resultados? Tive hidronefrose há 2 anos devido a cálculo renal e depois disto nunca mais tive minha saúde estabilizada.

    Obrigado.

    • Oi, Beth. A sua médica lhe prescreveu uma boa dose. São 7.000 UI por dia. E acompanhada de sol, melhor ainda. A dose segura que os médicos prescrevem é 10.000 UI por dia. Você está perto disso. Você diz que não está sentindo sintomas, mas acho que quis dizer que em uma semana ainda não sentiu melhoras, certo? Essa dose vai atingir o máximdo em dois meses e estabilizar. Pode ser que você sinta melhoras antes, mas após dois meses, refaça o exame e compare a evolução. Não pare de tomar essa dose, mesmo depois de 2 meses, pois, se o fizer, os níveis cairão de novo. Se quiser escrever no meu e-mail, fique à vontade: scaramellu@terra.com.br

      • Bom dia!

        Obrigada por responder, fico muito aliviada em saber que surtirão os efeitos. Porém estamos praticamente no inverno não tem sol. Os índices que necessito serão atingidos? Pois ela me prescreveu 50000UI e 10 minutos de sol forte e como não tem sol!?!

        Obrigada

      • Por gentileza, por acaso teria um endereço o qual possa comprar a Vitamina D mais em conta para meu tratamento? A médica passou Addera D3 o preço é muito alto e como vou fazer tratamento longo ficará muito caro pois estou sem emprego no momento. E para variar ela está de férias, pois tive informação que este medicamento manipulado é bem  mais barato.

        Grata!

      • Segue e-mail onde conversamos Sueli.

        Continuo tomando 10,000 UI poir dia comecei em abril, e importei o medicamento buscando informações foi onde te encontrei graças a Deus. Irá me suprir por mais  2 meses, depois tenho que tentar importar em maior quantidade devido a necessidade de todos já que a médica não quis receitar manipulado. Aproveitando Sueli! Depois que descobri passei a avisar todo mundo Todo dia após tomar o medicamento sinto dor de cabeça a médica falou que é normal já minha mãe é cardíaca e toma remédios para pressão o médico dela também receito a D pois os ossos estão fracos e ela  consegue caminhar com muita dor Exame dela 6,0 ng/ml ele receito Vitamina D3 5.0000 UI dia, achei a dosagem muito baixa, o que você acha? Qual a quantidade ideal para ela e por quanto tempo ela deve fazer o uso? A mamãe tem 65 anos – tem arteriosclerose manifesta, sofreu dois infartos, aparentemente parece bem, mais toma as “drogas” todos os dias pela manhã e noite e tratamento com cardiologista para o resto da vida.

        Os medicamentos que ela toma são:

        Espironalactona Nifidipina AAS Carvedilol Silvastantina Dioflux Retar Diazepam Amptril    Obrigada novamente, Beth

  126. Oi, bom dia!
    Meu nome é Keila, tenho 35 anos e sou moradora do Rio de Janeiro.
    Ano passado senti muitas dores pelo corpo, pontadas, dormências.
    Procurei primeiro um ortopedista e foi descoberto um estágio antes da hérnia de disco em minha coluna lombar, uma protusão discal. Porém, isso não explica pontadas no rosto e uma forte dor no pescoço e ombros. Fui tratada com relaxante muscular e antiinflamatórios.
    Procurei um clinico geral que me passou exames e viu que não tenho reumatismo.
    As dores continuaram e fiz uma ressonância magnética do crânio (sem contraste) e não apareceu nada.
    As dores sumiram, mas foram 05 meses pesquisando.
    Este ano, desde Junho as dores voltaram e com mais força. Pontadas no punho, braço, coxa, e uma forte dor na cervical.
    Fui em outro reumatologista que afastou fibromialgia e hernia de disco na cervical.
    Aí procurei um neuro que me passou uma RM do crânio.
    Pode ser exclerose múltipla isso?
    Que exames devo pedir?
    A Ressonancia tem que ser da medula também?
    Tem que ser com contraste?
    Quero descobrir se tenho algo, para iniciar o tratamento logo e evitar sequelas!
    Estou com muito medo!
    Obrigada,
    Fique com Deus.
    Keila.

  127. Gostaria de saber se existe um médico em Belo Horizonte que segue a suplementação de vitamina D proposta pelo DR. Cícero? Obrigado

    • Felipe, minha filha se trata em Vespasiano com
      Dr. André Costa Lage
      Especialidade: Clínico Geral e Acupunturista
      Cidade: Vespasiano/MG (a 20 km de Belo Horizonte)
      Tel: (31) 3621-3110

  128. EM UMA FORMULA DE 20000UI DE VIT D PREPARADA EM 250ML DE OLEO DE GIRASSOL!
    QUANTAS UI TEM EM CADA GOTA?

    A VIT D 3 PODE SER USADA JUNTO COM TRATAMENTO CONVENCIONAL PARA MISTENIA GRAVE ? TOMO Azatioprina E Prednisona

  129. Oi, Felipe. Você encontra toda a relçaõ dos médicos no Contato dos Médicos. Vou copiar aqui o contato em Belo Horizonte: Dr. André Costa Lage
    Especialidade: Clínico Geral e Acupunturista
    Cidade: Vespasiano/MG (a 20 km de Belo Horizonte)
    Tel: (31) 3621-3110

  130. Olá ! Tenho uma filha de 9 anos com 43 quilos. Ela estava com uma imunidade baixe pois no máximo há cada 45 dias precisava leva-la ao médico sempre com gripe, infecção de garganta ou ouvido, sinusite, enxaqueca ou outras mazelas. Mandei manipular capsulas de 5000 UI e após quase 3 meses a situação já melhorou muito mesmo considerando que ela não toma todos os dias por motivo de esquecimento. Terminou agora as que manipulei e ao solicitar nova manipulação percebi que o preço de 10000 UI era o mesmo. Será que esta dosagem considerando a idade e peso dela, pode ser prejudicial ?

    • Olá, Adailton. Que boas notícias! Se a sua filha tivesse 50 kg já poderia tomar 10.000 UI. Com esse peso, você pode dar 10.000 UI em dias alternados: dia sim e dia não. E que ela tome sol por cerca de meia hora, sem protetor, com braços e pernas expostos. Parabéns pela iniciativa!

  131. Desejo de coração que todas essas pessoas fiquem curadas em nome de Deus. No site do Dr Ivandelio Sanctus, ele explica como eliminar o excesso de vitamina D, ele ensina a água dos milagres que tira a acidez do corpo, procurando pelo nome voces vão localizar.

  132. Olá, Tânia Simões Pinto Marin. Que ótimas noticias. Obrigada por seu depoimento. Essas 20 gotas são de que vitamina D? Depura? É fórmula manipulada? Já a alerto para o fato de que não deve deixar de tomar essa suplementação. Após 2 meses de uso, os níveis estabilizam e param de subir, mesmo você continuando a usar essa dose. Mas se parar, rapidamente esses níveis voltam a cair. Portanto, continue por uns 5 anos a usar essa dose. Gostaria que você me esclarecesse quantas UI tem cada gota dessa vitamina que você está tomando. Por favor. Se preferir, escreva no meu e-mail scaramellu@terra.com.br

  133. Olá bom dia!

    Minha sobrinha tem esclerodermia sistemica e está tomando 10 gotas de vitamina D por dia.
    Está certo esta dosagem?
    Grata

    Margarida

    • Margarida. Depende da concentração de vitamina D em cada gota. As compradas em farmácia tem, em geral 200 UI por gota , ou menos que isso. As manipuladas variam conforme a prescrição do médico. Para tratar esclerodermia com altas doses de vitamina D é imprescindível o acompanhamento médico específico, pois a dose é bem alta. Veja neste blog o Contato dos Médicos.

  134. Boa noite, meu nome é Betania, tenho uma filha de 11 anos que foi diagnosticada com Purpura Trombocitopenica, está em tratamento há 5 meses,já fez todos os exames, e graças a DEUS não diagnosticou nada, faço controle de plaquetas toda semana, interna semana sim, semana não, nunca teve nenhuma hemorragia, gostaria de saber se pode está ligado a falta de Vitamina D no organismo, caso esteja posso usar a Vitamina D.

    • Oi, Helder. Os resultados estão dentro do esperado. Continue com a dieta de restrição de cálcio e a hidratação. Se estiver bem clinicamente, sem a fadiga e a intolerância ao calor, muito próprias da E.M., é bem provável que já tenha alcançado a dose adequada para você. Não fique ansioso. O médico vai avaliar.

  135. Boa Tarde!
    Gostaria de saber se uma pessoa com insuficiência Renal Crônica ( os rins já não funcionam mais ) com indicação para Hemodiálise, pode ter melhora com o uso da Vitamina D, ou não poderá usar? O paciente também está com anemia profunda.
    Obrigada!
    Gizeli

    • Gizeli. Com certeza, essa pessoa não pode fazer o tratamento com altas doses de vitamina D, pois teria dificuldade em excretar o cálcio, além de que seria difícil controlar os parâmetros próprios do tratamento, através de calciúria 24 horas por exemplo, creatinina e ureia. Suponho que essa pessoa esteja tomando vitamina D, que é obrigatório suplementar em pacientes dialíticos. Mas como não sou médica, quero que me escreva um e-mail. Vou me informar se a suplementação é normal, ou se requer outros cuidados. Escreva-me e me informe quanto essa pessoa toma de vitamina D e se é colecalciferol. Meu e-mail é scaramellu@terra.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s