Vitamina D – Por uma outra terapia para as doenças autoimunitárias

 

O filme “Vitamina D – Por uma outra terapia”, produzido entre 2011 e 2012, conta a história de seis portadores de doenças autoimunitárias (a maioria com esclerose múltipla) que tiveram suas vidas transformadas por um tratamento à base de vitamina D.

Com direção de Daniel Cunha, jornalista, portador de esclerose múltipla e beneficiário do mesmo tratamento, o documentário surgiu da necessidade de compartilhar esse conhecimento com outros portadores, seus familiares e conhecidos, profissionais da saúde, estudantes de medicina e interessados em geral.


For more infos in english: http://mscure.aussieblogs.com.au/

Para entender melhor o tratamento e a proposta do neurologista Cícero Coimbra, leia o texto Por um novo paradigma de conduta e tratamento.

Anúncios

40 respostas em “Vitamina D – Por uma outra terapia para as doenças autoimunitárias

  1. Fiquei radiante com este tratamento, minha filha tem cronh, li todos documentários do Dr Cícero, amei, chorei muito agradeci à Deus por ter me mostrado está página e a De Cícero pela dedicação. Minha filha tem 27 anos e se trata com Humira. Dia 19/04/16 a levei ao médico em Porto Alegre e já on ciamos o tratamento com vitamina d3. Sei que vai dar certo. Beijos.

    • Oi, Maritza. São inúmeros os casos de Doença de Crohn tratados com altas doses de vitamina D, com excelentes resultados. E não deixe de nos enviar um depoimento à medida que for vendo os resultados na saúde da sua filha.

  2. boa tarde , tenho vitiligo começou com 9 anos d idadoje estou com 43 anos voltaram, vi falar sobre a vitamina e m interessei e comprei Addera D3 3.300 . fui ha farmacia me indicaram esse sera q e bom mesmo aguardo retorno desde ja obrigado

    • Oi, Jackeline. O tratamento com altas doses de vitamina D é feito com vitamina D manipulada, em doses muito mais elevadas do que essas comercializadas em farmácias comuns. Essa apresentação da Addera possui 3.300 UI por ml, e o frasco possui 10 ml. Para tomar a dose recomendada pelos especialistas em vitamina D, que é de 10.000 UI por dia, você teria de tomar 3 ml por dia, ou seja, o vidrinho daria para 3 dias e sobraria um ml. Só quero lhe mostrar como é fraquinha essa apresentação da vitamina D. Para tratar o Vitiligo de modo adequado você precisa procurar um médico que trabalhe com o Protocolo. Há uma lista aqui no Blog, no Contato dos Médicos. O tratamento exige cuidados sérios, como uma dieta restrita em cálcio e acompanhamento com exames até acertar a sua dose.

  3. Pessoal, eu faço tratamento com altas doses de Vitamina C com uma naturopata aqui nos EUA. Verifiquei em um vídeo do Dr.Coimbra no youtube que a vitamina C atrapalha os resultados do protocolo de vitamina D.

    Alguém sabe me dizer qual a quantidade máxima de vitamina C permitida nesse protocolo? (infelizmente no vídeo o Dr. Coimbra não falou nada sobre quantidades)

    Eu meço 1,81m e peso 100kg.

    Muito Obrigado!

    • Richard. Parece que o problema é mesmo com altas doses, mas conheço ao menos uma paciente (de outro médico do protocolo, não do Dr. Cícero) que foi aconselhada a parar com a dose de 1 grama. Se eu conseguir mais informações, lhe retorno.

    • Richard, perguntei no grupo do Facebook (Esclerose Múltipla – O Tratamento). A Shirley Talina fez a gentileza de escrever ao Dr. Danilo e ele respondeu que não se recomendam altas doses de vitamina C aos pacientes que utilizam altas doses de vitamina D. Permitem-se as doses de necessidades diárias, 66 mg ao dia.

  4. Suei,boa tarde,iniciei meu tratamento com Dr.Ricardo Toledo final de 2013,tenho esclerose múltipla,ele começou com 80.000UI,sempre me acompanha com ressonância e os exames de sangue e urina.Meu paratormonio,na abaixava,passeou pra 100.000UI,não abaixava,passou pra 200.000UI ,mas me disse que tenho resistência ao hormônio,talvez vai subir mais.Nao tenho a vesícula,tenho pioradoem alguns sintomas,poderia falar comigo,ando desanimada,pergunte ao Dr Cícero

    • Oi, Rosa. Você está usando softgels? Manipulação em óleo? Em que farmácia manipula? Usa algum anticonvulsivante? Quando o Dr. Ricardo diz que você tem resistência ao hormônio, ele se refere ao hormônio Vitamina D. E isso de fato acontece. Todos os pacientes de doenças autoimunitárias têm resistência à Vitamina D, alguns têm mais e outros menos. Escreva no meu e-mail e me responda o que lhe perguntei acima sobre a manipulação. E me conte como o PTH foi caindo. Eu não tenho acesso fácil ao Dr. Cícero, não. Mas o seu caso é bem comum! Aguardo: scaramellu@terra.com.br
      Não tenho whatsapp. No Facebook sou Sueli Uliano

      • Olá Sueli!
        Escrevi anteriormente para vc e tirei dúvidas sobre tireoidite de hashimoto.
        Bom, há alguns meses estava com muita dor no ombro e descobri que tenho tb capsulite adesiva. Minha vitamina D há um mês atrás estava em 28 UI, minha endo passou DePura 7000, porém meu ortopedista passou calciferol 600.000Ui injetavél.
        Observei que o DePura é Colecalciferol e a injetável Calciferol.

  5. Parabéns Dr Cícero!
    Fui diagnosticado com LE e SAAF.Logo começarei meu tratamento com esse hormônio maravilhoso que é a Vitamina d .
    Estou muito feliz e confiante.

      • Ola Sueli!
        Por favor me tire uma duvida, minha vitamina D deu 11 e depois 15, eu fiz um exames de ressonância magnética por causa de muitas dores em parte do corpo, teve algumas vezes que eu não conseguia andar e nem me mexer, além de outras coisa que aparece, como fraqueza, imunidade, esquecimento, dores nos pés, como tendão de Aquiles e Fascite Plantar e etc…. Não sei se tudo tem haver com problema de insuficiência de vitamina D. Mais deu estopenia, queria saber se eu tenho que tomar a vitamina D de 10.0000 ou de 50.0000 e se pode ser comprada na farmácia de manipulação, ou se tem alguma que vocês podem indicar e se tem algum efeito colateral, pois tenho sofrido muito com gastrite. Um medico endocrinologista me passou de 7.000 tomar dois meses e outros medicos me passaram de 50.000 e alguns disseram que teria que tomar, mas não disseram se eu tinha que tomar pra sempre, já uma medica Ginecologista disse que eu tinha que começar tomando as dosagem altas e depois de dois meses passar para as mais baixa e pra sempre. Eu fiquei na duvida, sem dizer que eles não explicam quais são os problemas que pode vim causar se a pessoa não tomar. Além disso tenho que repor hormônio por causa de problema ginecológico, uma duvida se eu repor ou não repor esse hormônio ginecológico tem algum problema no efeito da vitamina D, por ser um hormônio também, só mais uma duvida tenho que tomar vitamina C também, tem algum problema em tomar as duas vitaminas juntas?
        Me chamo Clara sou de Manaus/Am, esse email é do meu filho, pois no momento estou com problema no meu email
        Desde já agradeço.

      • Oi, Clara. Fica difícil responder a todas essa dúvidas de uma vez pelo blog. Acho melhor escrever no meu e-mail scaramellu@terra.com.br
        Mas já esclareço algumas coisas: você pode tomar 10.000 UI por dia ou 50.000 UI por semana (que equivale a 7.000 UI por dia), sem problemas. Os nívesi devrrão subir e ficar entre 60 e 70 ng/ml. A fadiga vai melhorar, as dores músculo-esqueléticas também, a imunidade ficará fortalecida. E pode tomar sempre, pois, se parar, volta a cair.

  6. Boa tarde, por gentileza gostaria de saber se o tratamento com vitamina D funciona com casos de Vasculite? Não encontrei nenhum testemunho ainda para essa doença, por isso a pergunta.

    Por favor, se alguém souber se funciona e talvez conheça um testemunho eu adoraria conhecer. Muito Obrigado.

    • Olá, Antônio Luiz. O primeiro efeito da vitamina D é reduzir os anticorpos que estão atacando o próprio corpo até níveis normais. Na sequência, costuma haver uma recuperação de lesões, mais efetiva se os sintomas são recentes. Por exemplo no caso de tireoidite de Hashimoto, uma vez reduzidos os anticorpos que estão atacando a tireoide, a glândula poderá ou não se recuperar, dependendo de cada caso. Entendo que algo semelhante pode acontecer na vasculite, ou seja, o ataque autoimune pode ser estancado ou muito reduzido, já a recuperação vascular vai depender de cada caso. Você pode perguntar nos grupos do Facebook onde se concentram muitos pacientes, se algum tratou vasculite e como está passando. O grupo mais frequentado é o Esclerose Múltipla – O Tratamento. Você também pode ligar para algum dos consultórios (Veja o Contato dos Médicos, neste blog) e perguntar.

      • Muito Obrigado pela resposta Sueli.

        A vasculite já atingiu os rins da minha mãe – estágio 4 (Grave perda de função renal).

        Será que apenas o Dr. Coimbra possa atendê-la devido a grande experiência dele?

        Ou outros médicos também podem atender pacientes com sérios riscos renais?

        Eu ouvi dizer que é muito dificil conseguir uma consulta com o Dr. Coimbra.

        Obrigado!

      • Oi, Antônio. Converse no consultório, às vezes ocorrem desistências. Normalmente, se o paciente é de São Paulo é mais fácil aproveitar uma desistência. Não sei se é o seu caso. Mas você também pode fazer contato com Dr. Danilo ou Dra. Haládia, que atendem na Clínica e também fora. Nos consultórios fora da clínica é mais fácil telefonar e explicar a situação. Como ainda não se trata de paciente dialítico, talvez seja possível tratar e impedir o avanço da doença, além de obter alguma melhora nas sequelas mais recentes.

  7. Bom dia, gostaria de saber se alguém já fez tratamento para LES com o protocolo Vitamina D e quais resultados obteve. Obrigado

    • Olá, Sérgio. Há muitos pacientes tratando Lúpus Eritematoso Sistêmico com vitamina D e com ótimos resultados. Apenas o alerto de que é importante começar antes de que a doença provoque algum problema de insuficiência renal. Procure um dos médicos (o mais próximo para você) e comece o tratamento o quanto antes.

      • Por favor, gostaria de saber quais médicos atendem em Porto Alegre.
        Muito obrigada!!

  8. Gostaria de saber se a Vitamina D na dose de 10.000ui com vitamina k2 50mci diárias, têm algum resultado no meu caso de alopécia universal.

    • Olá, Paolo. A dose de 10.000 UI por dia é apenas uma suplementação. Não corresponde ao tratamento com altas doses de vitamina D (PROTOCOLO COIMBRA).O tratamento de doenças autoimunitárias requer doses mais elevadas com o devido acompanhamento médico.

      • Infelizmente, ao sair de alguns médicos caímos nas mão de outros… Não concordo com esse sistema imposto pela medicina, que de um modo ou de outro nos suga e não nos dá as reais informações e curas… Mesmo assim grato pelo retorno!

      • Paolo, sem acompanhamento médico, você pode ter uma hipercalcemia. São umas 4 consultas em dois anos, ajustando a dose e a dieta de restrição de cálcio adequada a você. Tomar 10.000 UI é uma boa dose (que a maioria dos médicos tem medo de prescrever, mas não deveriam ter), mas não é suficiente para controlar os anticorpos que estão causando a alopécia.

      • Veja se algum destes é acessível para você:
        Dr. André Augusto da Costa Lage
        Especialidade: Clínica Geral e Acupuntura
        Cidade: Vespasiano/MG
        Rua Alfredo Albano Costa, nº 85
        Bairro Jardim Itau – Próximo à Maternidade
        Tels: (31) 3621-9240 e (31) 9276-3550

        Dr. André Monteiro
        Especialidade: Anestesiologia e Acupuntura
        Cidade: Natal – RN
        Av. Antônio Basílio, 3006, sala 608, Edifício Lagoa Center, Lagoa Nova
        Tel: (84) 98765-3003
        Cidade: Juiz de Fora – MG
        Av. Barão do Rio Branco, 3231 – salas 801-802. Edifício Dr. Villaça – Centro
        Tels: (32) 3215-2011 (após as 14h.) e (32) 98896-5871

        Dra. Virgínia Simões Lima
        Cidade: Montes Claros/MG
        Endereço: Santé Clínicas Integradas – Rua Daniel Costa, 35. Bairro Jardim São Luiz
        Tel: (38) 3221-0610/(38)99979-0284
        Email: sante.clinicas@gmail.com

  9. Olá bom dia, gostaria de uma informação, : sou hiv positivo há 5 anos e faço tratamento com Arv, porém minha imunidade nunca sobe, tenho depressão, fraqueza… o cd4 não passa dos 500 , fiz o exame da vitamina D3 e ficou em 15, posso comprar a vitamina D3 de 10.000 Ui? Ele pode ser só a D3 ou tem que ter junto a K2 ? Muito obrigado e uma Ótima semana.

    • Oi, Fernando. A vitamina D está mesmo baixa. Você pode tomar 10.000 UI por dia. Basta D3 (Colecalciferol). Use em gotas de óleo ou softgel. As cápsulas secas não promovem uma absorção estável. Você pode comprar Depura 500 e tomar 20 gotas, por exemplo. Ou, com receita, manipular Colecalciferol em óleo de girassol, 1.000 UI por gota (20.000 UI por ml) e tomar 10 gotas Também é possível e de bom preço comprar nos EUA, da Healthy Origins, softgels de 10.000 UI, no site iherb.

  10. Olá, uma Boa tarde.. .
    Tenho o mesmo problema…meu exame detectou 13 de vitamina D , qual a dosagem preciso comprar? Só a vitamina D3 pura já me ajudará? Sou muito branca e uso bastante protetor com fator 60, será que me prejudica?
    Obrigada Deus abençoe

    • Olá, Antônia. Usando protetor você não produz vitamina D.
      A dose de suplementação para um adulto a partir de 50 quilos de peso é 10.000 UI por dia. Você consegue essa dose tomando 20 gotas de Depura 500 (500 UI por gota) por dia. Ou precisa de receita para manipular. Colecalciferol em óleo de girassol, 1.000 UI por gota. Tomar 10 gotas ao dia. E o melhor custo/benefício é comprar nos EUA a softgel da Healthy Origins, com 10.000 IU, 360 softgels. Tome sempre, pois, se parar, volta a cair.

    • Sim, Graziela, o tratamento é muito eficaz no controle da psoríase.

      Dr. Ricardo Toledo
      Especialidade: Clínica geral
      Rua Prefeito Frederico Busch Jr., 220 – 3º andar- sala 303 – Edifício Oswaldo Cruz
      Cidade: Blumenau – Santa Catarina
      Fones: celular (47) 9672-9177 e fixo (047) 3285-7713

      Dr. Leonardo Guedes
      Cidade: Itajaí – SC
      Endereço: Rua Umbelino Damasio de Brito, 162 – Centro
      Telefones: (47) 3518-1272 e 9960-7930

  11. Olá. Tenho dermatite seborreica. Esse tratamento com vitamina D3 é eficaz para esse problema? Onde posso comprar essa vitamina D3?

    • Oi, Júlia. A minha filha faz o tratamento porque tem Esclerose Múltipla e o fato é que a seborreia que sempre a atormentou desapareceu. Mas não creio que seja necessário usar altas doses. Suplemente com 10.000 UI de vitamina D que já deve ser suficiente. Essa dose é segura, é o que você produziria tomando uns 20 minutos de sol, sem protetor. Mas se você está deficiente, não adianta querer recuperar só tomando sol. Você consegue essa dose tomando 20 gotas de Depura 500. Em dois meses deve chegar ao nível máximo com essa dose e estabilizar, mas se você parar de tomar, cai novamente. Nos EUA você encontra Vitamina D em softgels de 10.000 UI. Dá para comprar pela internet. Não vou pôr o link aqui porque o comentário ficaria parado na moderação e eu teria de ir liberar rsrsrsrs. Procure na internet Vitamin D 10.000 IU. O site que costuma oferecer um bom preço é o iherb.com

      • Boa tarde, muito obrigada pela informação. Vou comprar a vitamina e dps venho contar os resultados…Muito grata, Júlia.

  12. Olá Boa tarde, fiz o exame da vitamina D e apontou apenas 10, minha médica me receitou ADtil 50.000 Ui
    35 gotas por 3 meses, e depois 8 gotas por dia,
    Tenho dúvidas se tenho que tomar todos os dias as 35 gotas , e se não seria uma dose muito alta,
    Tenho a imunidade muito baixa.
    Obrigado a todos

    • Olá, Fernando. Eu não sei por que a sua médica indicou uma vitamina D acompanhada de vitamina A. Considerando que quatro gotas de Adtil contém 1.000 UI de D (conforme está na Bula), 36 gotas chegariam a 9.000 UI, que é uma boa dose. Mas você estará tomando também vitamina A, que é tóxica em dose alta, e aí não sei avaliar a dose. Imagino que a sua médica levou isso em consideração. Existem no mercado apresentações de vitamina D, como a Depura 500. Nesse caso bastam 20 gotas para tomar 10.000 UI. Mas que eu saiba é um produto bem mais caro que ADTIL. Talvez a sua médica tenha considerado o custo. Ela poderia ter feito uma receita para manipulação em gotas de óleo, Colecalciferol, 1.000 UI por gota. E você tomaria 10 gotas. Sai bem mais em conta que a Depura. Enfim, do ponto de vita da D, tudo bem tomar as 35 gotas (aliás necessário, pois 10 ng é um nível bem baixo). A vitamina A não sei avaliar. É que acontece o seguinte: o melhor para o nosso corpo é tomar betacaroteno, que é a pró vitamina A. O corpo só transforma em A o que precisar. Tomar a A demais intoxica. Tente investigar a dose.
      No caso da D você deve inclusive tomar 10.000 UI sempre. Após 2 meses vai estabilizar e não sobe mais, mas, se parar de tomar, cai de novo. Fui clara?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s