A vitamina D

Artigo de John Cannell, MD, do site Vitamin D Council
Tradução: José Carlos Brasil Peixoto
(texto originalmente publicado no site Uma Outra Visão

Todos nós sabemos que a vitamina D (colecalciferol) é crucial para sua saúde. Mas a vitamina D é realmente uma vitamina? Está presente nas comidas que os humanos normalmente consomem? Embora exista em algum percentual na gordura do peixe, a vitamina D não está em nossas dietas a não ser que os humanos artificialmente incrementem um produto alimentar, como o leite enriquecido com vitamina D. A natureza planejou que você a produzisse em sua pele, e não a colocasse direto em sua boca.

Então, seria a vitamina D realmente uma vitamina?

Diferentemente de qualquer outra vitamina, a vitamina D é realmente um pré-hormônio. O seu corpo é a única fonte do potente hormônio esteróide chamado calcitriol. Como isso naturalmente acontece? Primeiro, sua pele produz vitamina D quando a luz solar atinge uma molécula de pré-colesterol. Então seu fígado converte a vitamina D na forma de armazenamento chamou calcidiol (25-hidroxi vitamina D). O corpo armazena o calcidiol no sangue e na gordura para uso posterior.

(Seu médico pode medir o calcidiol com um exame de sangue para descobrir se você apresenta deficiência de vitamina D. Os níveis ideais de calcidiol [25-hidroxi vitamina D] estão entre 35-65 ng/ml [87-162 nm/L], ao longo do ano.)

Se você tiver suficiente calcidiol em seu sangue, então as “coisas realmente acontecem”. Um pouco de calcidiol vai para os rins para ajudar a manter os níveis de cálcio no sangue, mas o mais importante acontece nos seus tecidos. Os tecidos por toda parte do seu corpo convertem calcidiol em calcitriol. O calcitriol, ou vitamina D ativa, é o hormônio esteróide mais potente do corpo humano. É ativo em quantidades medidas em pico gramas ou 1/1.000.000.000.000 de um grama.

Como os todos os hormônios esteróides, o calcitriol funciona ligando seus genes. Isto é, em centenas de tecidos por todo o seu corpo, o calcitriol expõe seu genoma! Ele dá o sinal para seus genes produzirem centenas de enzimas e proteínas cruciais para manter a saúde e lutar contra doenças.

Obtendo sua porção de vitamina D

Tudo isso acontece, só se você conseguir suficiente vitamina D a partir dos raios do sol ou de suplementos. Se você é um dos que evitam totalmente o sol, pesquisas recentes indicam que você precisa mais ou menos 4.000 unidades de vitamina D em um dia! Então você não vai conseguir suficiente vitamina D a partir do leite (a menos que você beba 40 copos por dia) ou de um multi-vitamínico (a menos que você ingira mais ou menos 10 tabletes por dia), aliás, nada disso é recomendado.

Se você não conseguir a vitamina D do modo como a Mãe Natureza pretendeu, a partir do raio do sol, você precisa tomar suplementos de vitamina D. Muitos de nós conseguimos muito mais vitamina D dos raios solares do que nós imaginamos, mas a maioria tem uma necessidade de mais ou menos 2.000 unidades extras por dia. Cada vez mais a Internet e lojas de suplementos alimentares e de saúde vendem vitamina D.

Tenha certeza de que a vitamina D que você compra é puro colecalciferol. Não compre uma preparação adicionada com vitamina A. Apenas puro colecalciferol.

Muitas das doenças de civilização moderna – câncer, doença de coração, diabete, hipertensão, doença periodental, depressão e até obesidade – estão agora claramente associados com a deficiência de vitamina D. Mas uma associação não é o mesmo que uma relação de causa e efeito. A deficiência de vitamina D causa muitos casos dessas doenças da civilização moderna? Nós apenas não sabemos. Nós precisamos dos Institutos Nacionais de Saúde para financiar mais pesquisa em vitamina D. Até agora, porém, eles recusaram.

Se você quiser entender a vitamina D, você precisa reconhecer três fatos que tem sido geralmente ignorado por quase todos exceto alguns cientistas da vitamina D. Aldous Huxley uma vez disse, “Fatos não deixam de existir, apenas porque eles são ignorados.” Dois destes fatos ignorados são questões simples e um terceiro é mais complexo.

O hormônio esteróide

O primeiro fato que você já conhece. A forma ativa de vitamina D é um hormônio esteróide, e o mais potente no corpo. Os hormônios esteróides funcionam por “desmascarar” o genoma. Isto é, eles habilitam a produção de proteínas e enzimas pelo seu equipamento genético, a essência da vida. Então a forma ativa de vitamina D age habilitando a expressão genética de proteínas e enzimas cruciais para a saúde em centenas de tecidos por todo o corpo. Este fato explica por que a deficiência de vitamina D é envolvida em tantas doenças diferentes.

O segundo fato mudou minha vida. Fez-me perguntar por quê? O fato é o seguinte: A maioria de nós produz mais ou menos 20.000 unidades de vitamina D após mais ou menos 20 minutos de sol de verão. (Para a maioria dos tipos de pele, um mínimo eritema por todo o corpo [vermelhidão leve] produzido pela luz de raios UVB resulta na produção de cerca de 20.000 unidades de colecalciferol.) Isto é mais ou menos 100 vezes mais vitamina D do que o governo diz que você precisa diariamente.

Pergunte a si mesmo: por quê? Por que os seres humanos fariam tanta vitamina D, com tanta rapidez? Eu pensei sobre isto, estudei livros de ensino, pesquisei na literatura médica, perguntei a todos os peritos, e dediquei o resto de minha vida profissional a fazer outras pessoas a se perguntarem “por quê?” Por que nós teríamos um sistema hormonal esteróide que faz tanto substrato com tanta rapidez?

A única resposta que qualquer um pode apresentar é: “Provavelmente seja por uma boa razão.” A ciência não sabe por que. Os biólogos sabem que a natureza não projeta sistemas tão complexos quanto o sistema hormonal esteróide da vitamina D sem alguma razão. A ciência médica simplesmente não sabe por que nós temos a capacidade para produzir tanta vitamina D tão depressa.

Se você pensar sobre isso por um tempo razoável, você também concluirá que é provavelmente para uma boa razão. Embora nós não saibamos por que, alguns cientistas têm tentado descobrir por que, e perdem o fôlego nas explosivas possíveis implicações.

Este segundo fato também diz a você algo sobre a condição humana normal – e o atual desvio de conduta. Antes de nós começarmos a viver em edifícios e carros, vestindo roupas protetoras contra o sol e besuntando em bloqueadores solares, nós lavrávamos e caçamos. E antes disso, nós procurávamos por alimentos, desnudos sob o sol subequatorial africano por mais de um milhão de anos.

Quanta vitamina D nós obtínhamos então? Muita.

Nós começamos a movermos para os interiores durante a revolução industrial e agora o movimento está quase completo. Alguns de nós ficamos por dias, semanas, ou até meses sem deixar que um único raio de sol atinja nossa pele e produza vitamina D. Se nós formos ao sol, nossos dermatologistas nos repreendem. Tanto faz se é bom ou ruim, esta forma de existência é aberrante para a espécie. A “moderna” evitação ao sol é um erro de conduta para o homo sapiens.

Uma vez que nós produzimos mais ou menos 20.000 unidades de vitamina D com alguns minutos de raio de sol (talvez 10.000 unidades após nossa pele ficar bronzeada), foi assim que o ser humano fez para ter muita vitamina D a cada dia, até muito recentemente. Agora, a maior parte de nós obtém muito pouco. Isto é simplesmente um desvio.

Controlando  a natureza?

O terceiro fato é mais complexo e tem a ver com a regulação singular do sistema hormonal esteróide da vitamina D. Os hormônios esteróides são moléculas fabricadas a partir do colesterol que atuam agindo sobre um receptor no genoma. Os sistemas hormonais esteróides são firmemente regulados pelo organismo. Quando os níveis estão muito baixos, o corpo fabrica mais hormônios. Quando aqueles níveis estão muito altos, o corpo produz menos. Mas não com a vitamina D.

Primeiramente, diferente de outros sistemas esteróides, o sistema da vitamina D necessita de ambos, colesterol e luz solar para iniciar. O corpo não tem nenhuma maneira de obter vitamina D a menos que você entre em contato com o sol ou tome suplementos. Lembre, diferentemente de todos os outros hormônios esteróides, o corpo não pode fabricar sua própria vitamina D a partir do colesterol. Ele necessita de raios de sol também.

Claro, até mais ou menos 300 anos atrás, os humanos sempre tiveram muitos raios solares.

Lembre, a ação real está nos tecidos. O sistema de vitamina D autócrino (para a própria célula) e parácrino (para as células vizinhas) parecem estarem ligados a pleno o tempo todo. (Em termos científicos, a constante de Michaelis Menton nunca é alcançada plenamente até que ocorra o pleno equilíbrio das taxas de concentração dos substratos fisiológicos de ambas, a produção de calcidiol do fígado e da produção de calcitriol dos tecidos.)

O sistema direto de retroalimentação negativa (direct negative feedback) não parece estar operando em níveis fisiológicos para ambas as produções de calcidiol no fígado e calcitriol nos tecidos. Isso implica que os níveis nos tecidos podem estar cronicamente esvaziados nos humanos modernos. Além disso, nós não temos nenhum método fácil de saber se nós estamos depletados, uma vez que isso se tornou um estado humano padrão.

Se a produção de tecido de calcitriol está ligada a pleno, o tempo todo, o que previne a toxicidade da vitamina D nos humanos que vivem sob o sol? Primeiro muito da vitamina D você produz é excretado pela bílis. O mesmo pode ser verdade para muito do calcidiol que seu fígado produz. Além disso, existem numerosos outros metabólitos da vitamina D. Então, apenas mais ou menos 1/1000 de seu calcidiol é transformado em calcitriol. Dito isso, a produção nos tecidos de calcitriol está ainda correndo a pleno sob concentrações normais do substrato calcidiol.

Então o que limita a quantia de calcitriol nos tecidos? A pele.

Depois de você produzir mais ou menos 20.000 unidades, os raios de sol começam a destruir vitamina D na pele. Em outras palavras, a mesma luz solar que produz vitamina D é a primeira a iniciar o seu processo de degradação. A produção equivale à destruição.

Como a produção de calcitriol nos tecidos e a criação de calcidiol no fígado sempre funcionam abaixo de sua capacidade bioquímica, isso significa que o processo limitador das taxas do hormônio esteróide mais potente do corpo humano parece recair sobre a pele. De certo modo, isso recai sobre seu comportamento, sua escolha em andar ao sol – ou não. Isto é biologicamente inigualável para qualquer um de todos os hormônios esteróides.

Este complexo terceiro conjunto de fatores fortemente implica numa severa deficiência difundida entre os seres humanos modernos. Quando os sistemas de hormônio de esteróide são ligados a pleno, sem desligamento periódico, isto normalmente significa que o corpo está sempre pedindo por mais! Uma vez que poucos de nós vivemos desnudos sob o sol, nossos sistemas de vitamina D estão secos, nossos tanques de calcidiol estão sempre com o ponteiro na reserva, nossos tecidos estão famintos por mais desse hormônio esteróide, o mais potente do corpo, e, talvez por isso, as doenças de nossa civilização estejam cada vez mais disseminadas.


315 respostas em “A vitamina D

    • Essa texto simplesmente me tirou todas as dúvidas que ha anos me perseguem. Estou com insuficiência de vitamina D e esse texto me orientou e tb me deixou mais tranquila…

    • Útil informação, apesar de excessivamente longa e repetitiva. Mas, como diziam os romanos: “quod abundant non nocet”, né?

    • Então, nos resta saber, ou perguntar, qual o tipo de raios de luz estão envolvidos nesse sistema, UVA ou UVB, ou os dois.Também, se essa luz, ou esses raios de luz, podem ser reproduzidos em laboratório, ou como naquelas máquinas de bronzeamento artificial, talvez, se possa obter os mesmos raios de luz, mesmo tipo, intensidade, quantidade de calor, ou seja, reprduzí-los ou não.e, claro, que eles possam iduzir á produção de vitamina D suficiente.

    • Olha …estou maravilhado com tratamento colecalciferol gotas 5.000U,minha depressão,sindrome pânico foi como que se tirasse com maõ,com uma semana de tratamento já me sinto outra pessoa,Dr Ana maria uma ótima medica.depois de muito anos de sofrimento… hoje me sinto a pessoa mais feliz do mundo,Agradeço a por me esta chance de voltar a sociedade,que maravilha é sentir que estamos vivo.

      • Oi Maria, eu sou cida e vi agora seu comentário também estou tomando vitamina d e gostaria dr trocar idéias com quem faz também o tratamento obrigado meu watts 11948250549

    • Oi Sueli.
      Fizemos o tratamento com doses de 10.000 UI diárias. O exame subiu de 24 para 51ng e as dores já sumiram.
      Estamos muito felizes e adotamos que todo mundo aqui em casa faria o exame e suplementaria diariamente.
      Mas nossa duvida é se podemos tomar sempre, ou temos que controlar com o exame de sangue. Nos examos fala que o normal é até 80 ng, isto procede?
      Se 20min expostos ao sol produzimos 10.000, então poderemos seguir tomando esta dose sem problemasw
      Obrigada por tudo

  1. Excelente informação!!!!!!
    devido a grande importancia da vitamina D em nosso organismo, seria de suma importancia tambem incluir a dosagem de vitamina D como uma rotina nos exames de sangue.

    • Oi Maria, eu sou cida e vi agora seu comentário também estou tomando vitamina d e gostaria dr trocar idéias com quem faz também o tratamento obrigado meu watts 11948250549

      • Boa tarde Cida, estou na mesma situação, vitamina D baixissima, e o pior de tudo, onde moro está bastante difícil controlar pois não há medico que resolva. Após a leitura destetexto e mais a sua informação fiquei esperançosa. Você poderia me orientar sobre o calciferol gotas, se pode ser comprado sem receituário, como tomar. Agradeço Lucia Silveira. 79 99517206.

  2. Valiosa informação pois o sol é para todos. Nenhuma pessoa poderá alegar que não pode tomar sol por não ter condições.

  3. Adorei o texto, veio reforçar o que eu já havia deduzido após iniciar a reposição da vitamina D, que estava insuficiente no meu organismo, com poucas semanas que começei o tratamento, vi a melhora das dores e disposição física.

    • Olá, Agda. Se você tem E.M. precisa de mais do que uma reposição de Vit. D. Mas, como já pôde comprovar, só com a reposição já é possível sentir diferença. Desculpe-em responder só agora. Não administro o blog, apenas tento colaborar com o Daniel. Se você tem E.M. procure saber mais sobre o tratamento.

  4. Ando lendo muita informação em inglês mesmo… com ebooks comprados na Amazon etc. A vitamina D3 tem ótimos reviews. Sou moreno, 32 e meu teste deu 23ng. Estou em Florianópolis: como adquirir a vitamina D tal como 5.000IU por comprimido? Nos EUA você compra um fraco com 400 “softgels” de 10.000IU cada e paga $18 o frasco. Parece que no Brasil só há VD3 de qualidade em famácias de manipulação e deve ser caro. Alguma dica? Obrigado!

    • Ricardo. Comparativamente, talvez saia mais caro do que nos EUA, mas dá para encarar a vitamina D3 manipulada, aqui no Brasil. Um frasco de 50 ml de Colecalciferol em óleo de girassol, concentração de 20.000 UI por ml (20 gotas por ml), sai por R$25,00 na Sensitiva e parece que não é das mais caras. Cada ml dá 5 doses de 5.000 UI, portanto 250 doses. Quer uma sugestão, a dose determinada em estudo recente como segura é de 10.000 UI. Isso só para manutenção.

      • Oi, Ricardo. Eu me enganei. Cada ml dá 4 doses de 5.000 UI, nessa concentração que comentei, 20.000 UI por ml (20 gotas por ml). Mas precisa ser manipulada em farmácia de alta precisão. Ex. Sensitiva, Galênica. Buenos Aires, Equilíbrio.

      • Não precisa manipular , há várias no mercado, eu estava com insuficiência 7,5 e não conseguia andar direito de tanta fraqueza, sem vontade de fazer nada, tomei DEPURA comprada na drogaria, aconteceu um milagre! Voltei a andar normalmente fiquei maravilhada com a VitD. Há outras também: Adera 3, DoseD FontD etc

    • Oi Ricardo – EM Joinville, conheço um médico ortomolecular, Dr. Edson Maffezzolli, telefone (47)3422 0344, é com ele que me trato. Me receitou vitamina D3, contendo 3000UI. Manipulada na farmácia Bio Ville. telefone(47)3433-2679

  5. Olá. Muito interessante a utilização da vitamina D para o tratamento de doenças autoimunes. Mas e quanto ao Lúpus, já existe alguma aplicação comprovada?Pergunto porque a maioria dos depoimentos tratam somente da EM.

    • JANAINA em junho 22, 2012 às 19,28h disse
      Oi, concorde c/Hilda. O meu interesse é saber se tbém se aplica ao HTLV. Tenho um irmão portador desse vírus e gostaria mt de ajudá-lo. (21)3731.9603 (21)91949937. Grata

    • Oi, Hilda. Não sei se vai ver a minha resposta. Sobre o lúpus, garanto-lhe que desde que foi fechado o protocolo (em 2005 me parece), há pacientes controlando com vitamina D, sem corticoides e sem interferon. Maiores informações, só mesmo com o Dr. Cícero, mas que tem efeito tem.

  6. Pingback: Vitamina D: noções gerais « “É uma voz que não fala, mas que não se cala!”

  7. E no caso da sindrome ELA ? Pode ser uma alternativa de tratamento? obrigada, Iara
    (tenho um amigo portador da mesma. o senhor atende no Rio de Janeiro?)

  8. Olá, Iara. Este blog é mantido por pacientes do Dr. Cícero. O que posso lhe dizer é que ouvi dele, pessoalmente, que no caso de ELA, ele não conseguiu ajudar. Até tentou, já que alguns portadores de ELA o procuraram, mas não obteve resultados. Questionado se ele atenderia um rapaz, ele respondeu que não era conveniente marcar consulta com ele, pois o rapaz alimentaria uma expectativa que ele não poderia atender. É a informação que posso lhe passar, infelizmente. Po outro lado, isso reforça a nossa convicção de que o Dr. Cícero não é um vendedor de ilusões, nem alimenta falsas esperanças. Conte conosco para o que precisar. Em Niterói quem atende pelo protocolo é a Dra. Rita Maltez. O endereço e telefone está neste blog, no Contato dos Médicos. Abraços.

  9. sandra em setembro 11, 2012 às 10:30 pm disse:
    Boa noite , tenho cronh com fistulas associadas , neste momento tomo humira . gostava de ter mais informações sobre a vitamina D . SERÁ possível. fico aguardar , associado a isto tudo tambem tenho depressao , ansiedade

    • SANDRA TB TENHO DOENÇA DE CROW E TOMO AZATIOPRINA E A CADA 8 SEMANAS FAÇO APLICAÇÕES DE REMICADE EM HOSPITAL DO SUS. JA OPEREI O INTESTINO TIRANDO QUASE 2 MTS O QUE PREJUDICA A ABSORÇÃO DE VITAMINAS, TIVE ATE DESNUTRIÇÃO.COM AS APLICAÇÕES DE REMICADE ESTÃO EM REMISSÃO.PRECISO SABER DESSAS VITAMINAS COMO TRATAMENTO POIS OS EFEITOS COLATERAIS A LONGO PRAZO SÃO MUITOS. JÁ ESTOU COM ARTROSE NOS JOELHOS, NÃO AGACHO E AJOELHO. POR FAVOR SE A SANDRA NÃO LER ESTA MENSAGEM E TIVER ALGUEM IGUAL A MIM POR FAVOR SE MANIFESTEM
      MEU EMAIL fatima.franca@hotmail.com

    • Gostaria de obter informações como faço pra descobrir que tipo de doença que estou no momento. O que sinto Coceira no couro cabeludo com grande quantidade de caspa já tomei tanto remédio usei shampo, loção, comprimido óleo capilar uma das médicas que consultei disse que não sabia mais o que me receitar, já fiz dois tipos de exames que retira um pedacinho do couro cabeludo e não dão um diagnóstico dizem que está e um tipo de seborreia e apsoril ultimamente vem aparecendo umas bolinhas em meus corpo que parece queimaduras e depois fica só a mancha escura e venho consultando vários especialista tipo Dermatologista, Alergista e clínico geral e não tenho obtido resultado .Por favor me ajude eu não sei mais o que fazer tenho vergonha de tanta caspa e tenho nojo não passo usar roupa escura.

  10. Ola! Tenho sindrome de sjogren ha 6 anos e meu dia-a-dia eh uma luta. Gostaria de saber se doutor Cicero trata pessoas com a minha sindrome e se tenho alguma esperanca de melhorar os sintomas. obrigada
    Jackie

    • Olá, Jackeline. Sim, essa síndrome é tratável com a terapia à base de altas doses de vitamina D. Como o Dr. Cícero só tem consulta para junho/2013, sugiro que você marque com um dos médicos da equipe dele, Dr. Sérgio ou Dr. Danilo. Eles atendem no mesmo espaço do dr. Cícero, e, se necessário, interagem com ele(11)5084 4642. O dr. Danilo também atende em outro consultório na região (11) 5082 1013. E quando obtiver melhoras, venha nos contar!

      • Tenho sindrome de Sjogren e tireoide de hashimoto , iniciei o tratamento com o Dr. Danilo ( protocolo do Dr. Cicero) , em 02-09-2012 .

      • Meu médico mandou que eu tomasse 50 gotas de DePura..mas na bula fala em 1 gota…achei muita diferença…o que devo fazer?

  11. Cara Dina: boa sorte no tratamento. Espero que de tudo certo e que logo voce possa contar no site sobre as melhoras. Infelizmente, moro do outro lado do mundo. Se nao fosse pela distancia, ja teria ido me consultar ha muito tempo. Como poderiamos entrar em contato?
    Jackie

  12. Excelente o artigo, a vitamina D faz parte da nossa rotina em prescrição e solicitação, no entanto a maioria dos colegas ainda estão no século 20 e passa batido muito tratamento interessante, quem realmente deveria aprender sob a função maravilhosa do sol, este presente da natureza, são os dermatologistas que continuam com a arrogância do sol ser nosso inimigo maior, quando na realidade são os excessos os inimigos

  13. Olá, Pesquisando sobre calcitriol cheguei até esta página. Me chamou a atenção a resposta em um dos comentários falando sobre farmácia de alta precisão.
    Como posso saber se a farmácia é de alta precisão? Há alguma forma de pesquisar isso?
    Nessas farmácias a medicação é mais confiável quanto à dose e proteção contra oxidação?
    Obrigada!

  14. Patrícia. Tomamos o cuidado de manipular a Vitamina D em farmácias habituadas a trabalhar com altas doses, e cujo trabalho o próprio médico testou durante meses antes de recomendar. São todas de São Paulo. Particularmente, utilizo a Galênica http://www.galenica.com.br O Dr. Cícero tb recomenda a Sensitiva, a Buenos Aires e a Equilíbrio. Ele costuma explicar que um pequeno erro dá uma grande diferença na dosagem e que isso acaba sendo muito perigoso: para mais, intoxica; para menso, não se obtêm resultados e não se sabe o que está acontecendo até confirmar por exames. Também é possível comprar no site http://www.iherb.com as cápsulas comercializadas nos EUA, com controle de qualidade. Compre um pote por vez, por exemplo da Healthy Origins 10.000 IU. Sai barato, mas compre um pote por vez para não ser taxada. Às vezes chega em 20 dias. É essa a sua dúvida?

  15. Olá!
    Sou portador de vitiligo. Gostaria de saber se vocês tem indicação de algum médico que segue o protocolo em Belo Horizonte/Mg.

    Desde já agradeço

    • Olá hsantos, se você ainda está atrás de algum médico especialista em tratamento de vitiligo em Belo Horizonte, eu conheço uma excelente, é a Dra. Tânia Nely, a clínica dela é na Rua Professor Moraes, 714 na Savassi, o telefone dela é 3281-4118 se quiser visitar o site é http://www.diversitadermatologia.com.br/

      Espero ter ajudado. Att.Rosangela

  16. OIá, hsantos. Existe uma previsão de que em breve haverá um médico em BH. Ele está se preparando com o Dr. Cícero. Mas se quiser vir a São Paulo, o Dr. Danilo é clínico e dermatologista. Especializou-se em doenças autoimunitárias, fazendo doutorado com o Dr. Cícero. A tese foi sobre psoríase e vitiligo, tratamento com vitamina D. Rua Nuporanga, 77 (11) 5082 1013 após o meio-dia.

  17. Gostaria de saber se há protocolo de vitamina D para AMS(atrofia de multiplos sistemas)com predominio cerebelar ou outro procedimento que poderia me ajudar. Agradeço a resposta

  18. Olá, José. Essas patologias são complexas e não se sabe com precisão a origem. Embora não classificada como autoimunitária, pode haver implicações autoimunes também. O tratamento não se aplica especificamente, mas conheço gente tratando ataxia cerebelar com altas doses de vitamina D e obtendo boas melhoras. Faça o exame 25(OH)D3 e procure manter os seus níveis em torno de 80 ng/ml (provavelmente tomando umas 10.000 UI por dia. E perceberá se a vitamina D o está ajudando, dando indicações de que o tratamento pode ser eficaz. Procure um dos médicos que atendem pelo protocolo para ser medicado com doses mais elevadas, com o devido acompanhamento. Para tomar 10.000 UI por dia não é necessário fazer dieta de restrição de cálcio. Hidratação é sempre bom. Dê notícias.

  19. Olá… Fiz a dosagem de vitamina D e deu 23 ng/mL, sei que é indicativo de insuficiência. Porém junto a este quadro, ja faz um tempo que observei um ponto enrijecido no abdômen, próximo ao umbigo. O ultrassom de abdomen total e o pélvico não acusaram nada demais, apenas uma esteatose hepática leve – Grau I… Ainda tenho um próximo ultrassom, de parede abdominal. Existem o risco de ser um tumor?
    Obrigada!

  20. Oi, Gabriela, não sou médica e não saberia adiantar-lhe nada sobre esse ponto enrijecido no abdômen. Mas, a minha vitamina D deu 23 ng/ml, então sobre isso posso dizer-lhe que deve tomar 10.000 UI por dia. Vai superar a deficiência e manter o nível bem adequado. O problema é que, para tomar essa dose, você precisa de 50 gotas de Depura, o que acaba saindo caro. Você pode começar com a Depura, mas compre esta aqui, cujo link vou lhe dar. Peça apenas um frasco para não ser taxada e ficar parada na Alfândega: http://www.iherb.com/Healthy-Origins-Vitamin-D3-10-000-IU-360-Softgels/21298 Abraços.

  21. Olá. Tenho 27 anos e sou portadora de esclerodermia desde criança. Recentemente, eu tomo 5 gotas de VitaminaD ao dia por indicação da minha médica, no entanto, eu não sabia de tamanha importancia dessa vitamina no organismo, eu achava que era apenas um suplemento alimenticio como qualquer outro para enriquecer a alimentação. Minha dúvida é: existe a possibilidade de a VitaminaD ser eficiente em casos de esclerodermia? Eu posso obter uma melhora aumentando a dosagem ou seguinto algum tratamento específico?
    Agradeço a atenção.

    • Olá, Suellen. Esclerodermia é uma doença autoimunitária e portanto tratável com vitamina D. A Vitamina D é um hormônio (mal batizado de vitamina quando foi descoberto), que fabricamos na pele quando tomamos sol. Esse hormônio é um imunorregulador. Mas algumas pessoas não produzem o suficiente e têm facilidade para desenvolver doenças autoimunitárias, que são uma desregulação do sistema imunológico. Você pode tratar a esclerodermia com altas doses de vitamina D, mas deve fazê-lo com o devido acompanhamento médico. Infelizmente, ainda são pouco os profissionais que conhecem o protocolo. Os mais eficientes, no momento estão em São Paulo, havendo previsão de um profissional em breve em BH e outro no RS, próximo a Porto Alegre. Aqui em São Paulo, sugiro a você o dr. Danilo que, além de ser Clínico e ter feito o doutorado com o Dr. Cícero, pesquisando sobre o assunto, é também dermatologista. Contato: (11) 5082 1013 após o meio-dia. E dê notícias. Se quiser, pode escrever no meu e-mail scaramellu@terra.com.br

    • Leny. Que vitamina D você está tomando? Colecalciferol? Não sei que receita é essa: são 5.600 UI por ml? Quantas UI você está tomando por dia? E onde mandou manipular? Já houve casos de intoxicação por manipulação mal feita. A Vitamina D3 acelera o metabolismo, mas não sei dizer se acelera o coração. Nós temos chamado a atenção para esses fatos: a vitamina D precisa ser manipulada em farmácias habituadas a trabalhar com altas doses de vitamina D. E não sei quanto você está tomando; não sei o que significam essas 5.600 UI. Se puder esclarecer…

    • Olá, Roselbio. Se as manifestações de E.M. começaram há 6 meses, você pode controlar muito bem, praticamente revertendo o quadro, embora tenha de manter a medicação e a dieta de restrição de cálcio sempre. O Dr. Cícero não está atendendo a pacientes novos, devido ao número excessivo que já tem, mas os assistentes estão muito bem preparados. Ligue no consultório dele para marcar: (11) 5908 5969. Os horários melhores são entre 8 e 9 horas, entre 12 e 13 horas e entre 17 e 18 horas. Mas é difícil. Insista. Há uma médica no interior do RS atendendo com altas doses de vitamina D, mas ela ainda vai passar por estágio com o Dr. Cícero para conhecer o Protocolo dele. Talvez depois seja uma opção para você. Se quiser detalhes, pode escrever no meu e-mail scaramellu@terra.com.br

  22. Pingback: Video: Vitamina D - Um outro caminho para o tratamento de doenças autoimunitárias | Vida Plena e Bem-EstarVida Plena e Bem-Estar

  23. quero poder comprar esta vitamina p/ pparar de sentir tantas dores.tenho problemas de coluna,joelhos eombros vivi a base de tantos medicamentos.

    • Olá, Myrian. No Brasil, você encontra a Depura, mas ainda é bem fraquinha. Você precisaria tomar 50 gotas de Depura para ser uma dose boa que já poderia ajudá-la, mas que não exige nenhum controle ou dieta. Convém sempre hidratar-se, ou seja, beber uns 2 litros de líquidos todo dia, para eliminar bem o cálcio e não forçar os rins. Pode-se comprar vitamina D nos EUA, no site http://www.iherb.com Procure por vitamina D 3 10.000 IU Healthy Origins. Se quiser, pode escrever no meu e-mail scaramellu@terra.com.br

  24. Boa tarde, tenho 30 anos e sou portadora de Lupus Discóide desde os 15 anos, existe algum benefício comprovado em tomar complemento de vitamina D para esta doença?
    Fiz poucos exames de vitamina D e só uma vez tive que tomar complemento por poucas semanas para complementar.

    • Olá, Manoelli. De modo geral, sei que o tratamento se aplica ao Lúpus Eritematoso Sistêmico. Uma vez que o Lúpus discóide também é autoimune, responderá bem ao tratamento. No grupo do Facebook (Esclerose Múltipla – O tratamento) temos pacientes de LES. Mesmo quem tem níveis normais de vitamina D pode ter resistência à sua absorção. Quem faz o tratamento com vitamina D faz uma avaliação diferente desses níveis. Em São Paulo, ligue para (11) 5908 5969. É difícil conseguir, mas insista. Nesse consultório, o Dr. Cícero atende, justamente com vários assistentes. Um dos assistentes atende também em outro consultório (11) 5082 1013 (após o meio-dia): Dr. Danilo, clínico e dermatologista, fez doutorado com o Dr. Cícero. Também há um médico atendendo em BH e em breve, haverá uma médica na região de Porto Alegre. De onde você é? Se quiser, pode escrever no meu e-mail scaramellu@terra.com.br

  25. Gostaria de obter informação quando o medico de Bh começar a atender.O resultado do meu exame deu 24.1 estou bastante preocupada. estou tratando de fasciite plantar nos dois pés, o pé esquerdo tem pouca mobilidade é muito rigido com pouco movimento,pode ter alguma ligaçao com a isuficiencia da vt.D?Muito obrigada!

    • Olá, Valéria. A respeito da fasciite plantar, não me parece que esteja relacionada, a não ser que osteoporose a favoreça, já que osteoporose, sim, pode ser decorrente de carência de vitamina D, necessária para o metabolismo do cálcio. No entanto, você pode e deve suplementar a vitamina D, tomando 10.000 UI por dia. Você atinge essa dose com 50 gotas de Depura, ou pedindo a um médico que lhe prescreva para manipular, gotas em óleo de girassol com 1.000 UI em cada gota, de modo que você tomará 10 gotas por dia. A vitamina D também recupera a força muscular e é anti-inflamatória. Abraços.

  26. Oi, tenho doença de crohn e gostaria de saber se só com a vitamina d resolveria o meu problema, pois tive que operar o intestino por não ter o resultado com outros medicamentos meu medico quer me aplicar humira mas estou com medo, e falei sobre a vitamina d mas ele não deu muita atenção. Só o medicamento que melhorava minhas dores era prednisona mas por causa dela estou com catarata, osteoporose, fraqueza muscular e as vezes me dá umas doideiras, também estou com artrite.

  27. Oi, Jaqueline. A resposta é sim! A vitamina D resolve o seu problema e essa fadiga e fraqueza também. E a artrite é outra doença autoimunitária. Não é incomum que quem tenha uma doença autoimunitária pode desenvolver outras. Você vai operar a catarata e superar esse problema também. Escreva no meu e-mail que a ponho em contato com outros pacientes que tratam Doença de Crohn. E conforme p lugar onde voc~e mora, veremos o médico mais acessível para você. scaramellu@terra.com.br

  28. Tenho prurido intenso no corpo e lesões descamativas extremamente pruriginosas nas pernas. Alguns médicos dizem ser psoríase e outros não. Não cheguei a fazer biopsia, pois não me foi prescrito. Em um exame de rotina, foi detectado deficiencia de vit. D (metade do normal). Gostaria de saber como podem me ajudar.
    Obrigada e abraço

    • Oi, Sandra. Esse médico que detectou a deficiência lhe prescreveu vitamina D? Ele poderia dar-lhe uma receita para manipular em óleo de girassol (a absorção é melhor do que em cápsulas secas). Peça para fazer Colecalciferol 1.000 UI por gota. Se você tomar 10.000 UI por dia já poderá perceber alguma melhora, uma vez que está deficiente. E se quiser tirar mais dúvidas é mais fácil escrever no meu e-mail: scaramellu@terra.com.br

  29. Tenho hipotireoidismo (um outro medico falou q tenho hashimoto) e sindrome de ovario policisticos e minha dosagem de vitamina d deu18.9
    Devo fazer o uso de qto de vitamina d? O Dr Cicero tem algum medico p/indicar no Rio de Janeiro?
    Obrigada,
    Fernanda Araujo

  30. Oi, Fernanda. Essas patologias são autoimunitárias e tratáveis com vitamina D. No Rio há um médico que atende pelo Protocolo. Clique lá no alto desta página em Contato dos médicos e veja os dados dele. Se não encontrar, me retorne…

  31. minha mãe temi esclerose multipla a 20 anos como posso ajudar ela com essa doença ainda tem jeito I ris ferreira da silva recife pernanbuco

    • Oi, Íris. A vitamina D pode ajudar muito a sua mãe. Mesmo que ela tenha graves limitações, o tratamento traz muitas melhoras na disposição geral e até na mobilidade. Você teria condições de vir a São Paulo? Ou ir a Belo Horizonte? Há um médico atendendo em Recife, mas ele ainda não fez estágio com o dr. Cícero. Se quiser, escreva no meu e-mail que conversamos melhor. scaramellu@terra.com.br

  32. Bom dia, minha esposa tem PARKINSON, gostaria de saber se alguém sabe se existe tratamento alternativo que já teve resultado de melhoria, e quem faz este tratamento?
    Landolino Schulz- Indaial SC.

  33. Bom dia, minha esposa tem PARKINSON, gostaria de saber se alguém sabe se existe tratamento alternativo que já teve resultado de melhoria, e quem faz este tratamento?
    Landolino Schulz- Indaial SC.
    Desde já agradeço.

  34. Olá Sueli estou tomando 10.000 u.i ,estou querendo passar para 15.U.I QUAL TIPO DE RESTRIÇÃO PARA ESSA QUANTIDADE(TENHO PSORIASE E VASCULITE PELE E PULMAO
    )??? POIS MORO EM FLORIANOPOLIS E NAO CONHEÇO MEDICO COM ESSE PROTOCOLO AQUI …A DUVIDA É POSSO USAR MEU COMPLEXO VITAMINICO DE COSTUME J (ACCUVIT) COM VIT D ???

  35. Fui diagnosticado com Esclerodermia a 3 meses. Estou tomando azatioprina 100mg e prednisona 10mg por dia, mas querem me submeter a pulsoterapia com ciclofosfamida e não estou muito disposto a isso não. Alguém sabe alguma coisa sobre cloreto de magnésio,pois ele transforma vitamina D inativa em ativa. Também faço autohemoterapia de 20ml de 7 em 7 dias. Se alguém puder me ajudar com informações pertinentes a meu caso, obrigado. Segunda entrarei em contato com um médico do RJ, com a de Niterói e talvez com o Dr. Danilo em SP. Esse tratamento de vitamina D costuma ser caro?

  36. Kahuna. A médica de Niteroi (Dra. Rita) não está mais atendendo. Mas em breve parece que haverá outro médico lá. Mas Dr. Danilo é uma boa opção, o único problema é a espera… DR. Cláudio tem um preço de consulta mais salgado, porém é no Rio. Também já temos o contato de uma médica em Petrópolis. Seria interessante para você? Já vi que você pesquisou os médicos, pois vá tentando aquele que estiver com o prazo de espera menor. O tratamento não é caro. A medicação, considerando também alguns suportes do tratamento, dá em torno de R$100,00 por mês. As consultas são 4 em dois anos. O preço varia conforme o médico. A médica de Petrópolis é Dra. Kássia Callak (21) 3097-2350 / 6929-6869. Em breve atualizaremos a lista do Blog, com dados oficiais de novos médicos, mas já vamos antecipando, quando é possível. Abraços.

    • Obrigado, Sra. Sueli por sua pronta resposta. Realmente, esperar até março por uma consulta com Dr. Danilo é muito tempo. Hoje entrei em contato com a Dra.Kássia (é de Teresópolis, não Petrópolis) e marquei com ela para dia 11/09, quarta-feira. Ela cobra 350 reais (só por informativo) e vamos verno que dá.

      • Oi, José. Obrigada por esclarecer. Num e-mail informei Teresópolis e me responderam que era Petrópolis e julguei que a pessoa havia telefonado lá. Vá e depois nos conte! É uma médica bastante interessada, penso que se dedicará a aperfeiçoar-se. Às vezes, no início, os médicos são mais cautelosos com as doses, mas vão ajustando aos poucos. Abraços.

    • Fernanda, não sei qual vitamina D você está utilizando. Não tenho alteração na cor da urina. As pessoas que também tomam riboflavina, essas têm a urina amarelo fosforescente. Para tratar Tireoidite de Hashimoto você precisa da avaliação de um médico do protocolo. Da mesma forma a síndrome metabólica precisa ser avaliada. A dose de 10.000 UI é adequada para uma boa saúde. O único problema seria você ter disfunção da paratireoide também, ou seja o PTH excessivamente elevado. Se o PTH está nos níveis normais, essa dose é útil, mas não será suficiente para corrigir a Síndrome de Hashimoto. Imagino que você tome hormônio como suplementação. Se tratar com doses elevadas, com o controle adequado do médico, com dieta e exames, o que se espera é que o sistema imunológico pare de atcar a glândula e o seu TSH mostre que é preciso reduzir o hormônio, até que seja possível não tomar mais o hormônio. Mas terá de tomar a vitamina D. Abraços.

    • Oi, Lorena. Tomar sol é bom, por 15 minutos entre 10 e 15 horas, sem protetor, de bermudas e regata, mas em geral, quando o paciente fica com níveis baixos, precisa suplementar. No Brasil não há nenhuma vitamina D comercializada nas farmácias que tenha um boa concentração. A melhor é a Depura, mas seria necessário tomar 50 gotas por dia, para ter um resultado adequado. Você poderia manipular, mas precisará de receita: Colecalciferol em óleo de girassol, 1.000 UI por gota. Precisa ser em farmácia de competência. Também é possíveol comprar esta: http://www.iherb.com/Healthy-Origins-Vitamin-D3-10-000-IU-360-Softgels/21298 Demora um pouco para chegar, mas é de confiança. Qualquer dúvida, retorne aqui ou no meu e-mail scaramellu@terra.com.br

  37. Bom dia a todos.Muito importante o que encontrei aqui sobre o uso da vit.3 nas doenças autoimune apresentadas. Obrigada pela manutençao no site dos depoimentos.Tambem gostaria de saber se a mencionada medica de Teresopolis faz pare do protocolo do dr. Cícero mas creio que isto será melhor informado pelo e-mail da senhora Sueli. gratíssima

  38. Bom dia,eu estava vendo artigo sobre vitamina D no site medicinabiomolecular.com.br que dizia não poder suplementar com colecalciferol e sim com calcitriol.No artigo dizia que o colecalciferol seria imunossupressor,aumentando mais a chance de piorar a doença do paciente,ainda podendo causar cancer de pancreas,gostaria que lessem o artigo e desse uma opiniao sobre.Obrigado.

  39. Boa tarde Sueli,gostaria de saber sua opinião sobre o artigo do link que lhe passei,pois eu faço uso de 5000 UI de vit D por dia a mais de 1 ano apenas para manutenção da saude e fiquei preocupado com oque li nesse artigo,por favor me responda,Obrigado.

    • Eu li ontem e comentei! Para minha surpresa, vejo que não está aqui. Reparei que, ao postar, ontem à noite, a página parecia travada. Mas rapidamente lhe repito: isso não tem nenhum sentido. Dizer que o colecalciferol é imunossupressor é um absurdo. Quem usa o colecalciferol não pega nem gripe mais. A resposta imunológica fica excelente! Se fosse imunossupressor, como diz no artigo, o paciente ficaria exposto a infecções e viroses, o que absolutamente não acontece.Muito pelo contrário. Achei uma irresponsabilidade esse artigo! Você toma 5.000 UI? Pois você toma pouco para um adulto. Se você tomar 15 minutos de sol sem protetor a sua pele vai produzir 10.000 UI de colecalciferol que será depois transformado em calcitriol. Existe um metabolismo entre eles. Nenhum deles é vitamina, como diz o artigo. Por favor, não perca tempo com isso!

  40. olá, tenho retocolite ulcerativa e há 10 anos faço tratamentos sem sucesso, tive que fazer cirurgia e hoje continuo tendo inflamações. Quando vi uma reportagem da relação das doenças autoimunes com a deficiência de vitamina D, logo pedi o exame que deu 20. tomei o ADDERA D3 quem tem cada ml (25 gotas) contém 3.300 UI de colecalciferol (vitamina D3).mas não melhorou. Gostaria de saber como posso melhorar a vitamina D, uma vez que minha cidade não há médicos que faz a terapia. Montes Claros – MG

  41. além disso, tenho um histórico de não exposição ao sol, pois sou branquinha, se eu ficar 15 minutos todos os dias,ajuda? ou preciso de suplementação?

    • Oi, Viviana. Tomar sol sempre será bom, não só pela vitamina D. Mas para controlar para valer a retocolite ulcerativa você precisa de um tratamento com altas doses de vitamina D. E isso só é possível com dieta de restrição de cálcio e acompanhamentomédico com exames. Temos um mkédico atendendo em BH. Não serve para você?
      Dr. André Costa Lage
      Especialidade: Clínico Geral e Acupunturista
      Cidade: Vespasiano/MG (a 20 km de Belo Horizonte)
      Tel: (31) 3621-3110
      Como você já fez o exame, enquanto não consegue passar com um médico, você pode suplementar com 10.000 UI por dia. Aconselho usar Depura, ou Vitersol, que contém 200 UI por gota. São necessárias 50 gotas por dia. Já Addera é mais fraquinha, tem apenas 133 UI por gota (cada 3 gotas são 400 UI). Ou seja, de Adera são nessárias umas 75 gotas para completar 10.000 UI. Não aconselho manipular em qualquer farmácia, para evitar erros. Você poderia comprar esta aqui nos EUA: http://www.iherb.com/Healthy-Origins-Vitamin-D3-1000-IU-360-Softgels/46346

      Passando com médico, no entanto, a dose seria ajustada e teria um efeito de efetivo controle.

  42. Parabéns, muito esclarecedora suas informações, meu filho de 8 anos ,fez o exame e deu baixo a vit d . A médica passou ADDERA D3 6 gts diária, comprei e fiquei c medo de dar, insegura por conter outra substância na fórmula e q procurei no google e n encontrei resposta p a outra substância, o q vc acha dou ou n dou? obrigada

    • Olá, Ieni. Acho que você estranhou o Colecalciferol. Esse é o nome mais adequado da vitamina D3, que é um hormônio. Seis gotas de Addera significam 800 UI. É uma dose bem baixa, inclusive. Faça-o tomar sol diariamente, por 15 minutos, sem protetor. Mas o ideal seria suplementar com uma dose mais realista. No Simpósio sobre vitamina D os médicos cometaram que A DOSE SEGURA PARA UM ADULTO É 10.000 UI. POR DIA E PARA UMA CRIANÇA PODE SER 1.000 UI A CADA 5 QUILOS DE PESO. Com Addera é muito difícil chegar a essas doses.

  43. olá sueli, quando você fala de “dieta de restrição do calcio” é pq devo restringir o consumo de calcio? quanto ao médico, vou ligar para saber mais informações. obrigada!

  44. Oi, Viviana. Até 10.000 UI por dia não exige dieta. A partir de 20.000 UI é obrigatório cortar todo leite e os derivados. Mas o médico vai orientá-la direitinho sobre isso. Pode escrever no meu e-mail, depois da consulta, caso tenha dúvidas scaramellu@terra.com.br E pode procurar um grupo no facebook Esclerose Múltipla – O Tratamento. Será muito benvinda. Abraços.

    • Jaime, por não se tratar de doença autoimunitária, o protocolo não se aplica. No entanto, suplementar a vitamina D e mantê-la em níveis bons, em torno de 60 ng/ml pode beneficiar a força muscular como um todo. Você poderia tentar passar com um médico para fazer esse acompanhamento com pelo menos 10.000 UI de vitamina D, que é uma dose segura.

  45. Olá tenho MS a 13 anos e estou tentando contato com o Dr. Cicero Coimbra p/uma futura consulta , mas o fone esta sempre ocupado naum consigo contato pode vc me dar auxilio.
    Muito obrigada. Já no aguardo Cleliane

  46. Oi Sueli, boa noite!
    Sinto muita fraqueza muscular a mais de um ano, descobri que minha vitamina d está 29,4, minha glicose também varia de 94 a 110. Essa taxa de vitamina d tem relação com a fraqueza e com a variação da glicose ?
    Se sim, como devo repo-la ?
    Desde ja agradeço, o site é mt interessante e vejo q ajuda e ja ajudou mt gente, parabens!

  47. BOM DIA SUELI.
    ME CHAMO MARIO, 43 ANOS E TENHO VITILIGO DESDE MEUS 15 ANOS. NOS ÚLTIMOS ANOS TENHO PERCEBIDO QUE AS MANCHAS ESTÃO AUMENTANDO. JÁ PROCUREI VÁRIOS TRATAMENTOS, E ACREDITO QUE A VITAMINA D IRÁ DAR BONS RESULTADOS.
    ESTOU TOMANDO A VITAMINA D3 A APROXIMADAMENTE 40 DIAS.
    MANIPULO A VITAMINA EM UMA BOA FARMACIA.(EM CAPSULA – PÓ)
    GOSTARIA DE SABER QUANTO EQUIVALE 10mcg CONVERTIDA EM (UI – UNIDADE INTERNACIONAL), UMA VEZ QUE TODAS AS INFORMAÇÕES QUE OBTIVE RECOMENDA INGERIR 10.000 UI.
    DESDE JÁ AGRADEÇO
    MEU E-MAIL. turismario@hotmail.com

    • OI, Mário. Cada UI equivale a 40 mcg. A manipulação em óleo vegetal proporciona uma absorção mais adequada, pois a vitamina D é lipossolúvel. Mas para tratar com eficácia uma doença autoimunitária você precisa de doses mais elevadas, com dieta de restrição de cálcio e hidratação adequadas. A dose é ajustada através de exames médicos para o controle do cálcio.

    • Duas gotas de que vitamina D? Conforme a apresentação, varia a concentração. Duas gotas de Addera têm 260 UI. Duas gotas de Depura têm 400 UI. O bebê deve tomar sol. A dose recomendada para crianças é de 1.000 UI a cada 5 quilos.

  48. Ola, tenho 22 anos e sou portador de ataxia Machado Joseph, fazem dois anos e estou cada vez pior, com dificuldades para caminhar, gostaria de saber se o tratamento protocolado pelo Dr. Cicero, com altas doses de vitamina d3 pode me ajudar? moro no RS, qual o medico mais próximo que possa me atender?
    agradeço desde já pela atenção
    atenciosamente Eduardo Jacques

    • Oi, Eduardo. Conheço uma jovem que tem ataxia cerebelar e está tendo uma ótima resposta com a vitamina D. Nunca se sabe as implicações autoimunitárias nessas doenças mais complexas. Ela se trata com o Dr. Sérgio, no consultório do Dr. Cícero, mas você pode procurar a Dra. Maira, nas proximidades de Porto Alegre. Diga a ela que o Dr. Sérgio Menendez Lucero está tratando uma paciente do Piauí com sucesso. Aqui vai o contato: Dra. Maira Elise Jann
      Especialidade: Clinica Geral
      Cidade: Vale Real (RS)
      Endereço: Rua Emancipacao 505 sala 101
      Tel: (51)9862.4860
      Ela não é neuro, mas o que interessa é que faça o tratamento para doenças autoimunitárias, pelo Protocolo. Se quiser, pode escrever no meu e-mail que eu o ponho em contato com a paciente do Dr. Sérgio. scaramellu@terra.com.br

  49. Ola,tenho 30 anos,e sou portadora da sindrome de Behçet.,e pelo que meu medico disse e raro,tomo dapsona,e prednisona,so que com poucas melhoras,,sinto muitas dores nas juntas .,e fiz o exame da vitamina d,e deu 39,5,essa dosagem como esta? O que devo fazer,sou de goias e tambem queria saber de medicos mais perto que possam fazer esse mesmo tratamento do doutor Cicero,Desde ja te agradeço….

    • Oi, Andreia. Pelo que pude investigar, a síndrome de Behçet é de etiologia desconhecida, portanto não se sabe se é autoimunitária. Tem como base um processo inflamatório. Posso lhe dizer que a vitamina D é um hormônio imunorregulador, poderoso anti-inflamatório. Nada impede que você tente o tratamento. Você não está deficiente de vitamina D, mas os portadores de doenças autoimunitárias costumam apresentar um problema genético que os impede de aproveitar a vitamina D normalmente, de modo que precisa de doses mais elevadas para ter a vitamina D ativa em níveis adequados. O único médico em Goiás é o Dr. Edison Saraiva em Brasília:
      Dr. Edison Saraiva Neves
      Especialidade: Nutrologia
      Cidade: Brasilia/DF
      Endereço: SHLN lote 10 bl J. Ed. Multiclinicas salas 3/05/307.
      Tel: (61) 3274-8661
      Qualquer dúvida, pode escrever no meu e-mail. scaramellu@terra.com.br

  50. Olá, Ricardo, olá, Ivone. A dose de 3.000 UI por dia para um adulto é insuficiente, embora já seja significativa. O idela para um adulto são 10.000 UI por dia. No Balneário de Camboriú temos um médico que conhece o protocolo: Dr. Ricardo Toledo
    Especialidade: Clínica Geral
    Cidade: Balneário Camboriú Santa Catarina
    Tel: (47) 3247-0100
    Ao comprarem vitamina D importada, procurem em softgels. As cápsulas secas não têm a mesma eficiência. Quando manipularem, façam-no em gotas de óleo para a estabilidade ser melhor. Um site com bom custo/benefício é o http://www.iherb.com

  51. Existe alguma farmácia ou laboratório aqui no Brasil que venda a vitamina D3 pronta pra tomar, vi no site americano…mas as taxas alfandegárias estão altíssimas..no momento comprar em sites internacionais fica arriscado a gastar muito. Aguardo sua indicação! Obrigada .Meu email pra contato: cgspricigo@hotmail.com
    Encontrei este site será que dá pra confiar: http://www.gncsuplementos.com.br/gnc-vitamina-d-3-1000-ui-absorc-o-de-calcio.html?gclid=CJC8mbiQnLoCFcuY4Aod3D0A3g

  52. Olá, Vanessa. Tudo o que temos sobre o médico de BH é isto:
    Dr. André Costa Lage
    Especialidade: Clínico Geral e Acupunturista
    Cidade: Vespasiano/MG (a 20 km de Belo Horizonte)
    Tel: (31) 3621-3110
    É isso que você quer?

  53. Boa tarde sou portador de EA , espondilite , faço uso do biologico humira, nao venho tendo melhoras….Venho tomando 20000 ui, glutamina e omega 3, gostaria de saber se posso tomar duas taças de vinho por semana e meu cafezinho diario, se isso interfere no tratamento? Ah , e minha pizza de domingo poderei come la? Faço a dieta de restriçao do calcio

    • Oi, Fabiano. Normalmente a dose de 20.000 UI obriga a uma dieta séria. Duas taças pequenas? Há muitas taças… O cafezinho, sem leite, é liberado. A pizza não pode ser de mussarela… A não ser que você seja um homem mais forte, com pelo menos 80 quilos, e se hidrate bem, essa dose obrigará a uma dieta menos exigente, mas o ideal é um médico avaliar se um pedaço de pizza de queijo seria liberado. Por outro lado, EA é uma doença agressiva que costuma requerer uma dose maior, principalmente se você tem essa estatura que mencionei. E, com dose maior, mais necessidade de dieta, hidratação e controle de exames. Se ainda não procurou um médico, escreva no meu e-mail para vermos qual seria a melhor opção para você. scaramellu@terra.com.br

  54. Boa tarde Sueli
    tenho acompanho o trabalho de vocês, parabéns pelos esclarecimentos.
    Gostaria que você me ajudasse. Meu pai foi diagnosticado com “Polineuropatia axonal sensitiva grave”.
    Você sabe me dizer se é possível tratá-lo com a vitamina D3. Ele reside em Montes Claros, Minas Gerais, mas se for preciso poderia se tratar em Belo Horizonte.
    Aguardo seu retorno, e, desde já, muito obrigado.

    Carlos

    • Olá, Carlos. Parece-me que essa é a Síndrome Guillain-Barré, portanto uma patologia autoimunitária. O Protocolo da vitamina D trata doenças autoimunitárias em geral. Em Belo Horizonte, há um médico que fez estágio com o dr. Cícero e trabalha com o protocolo:
      Dr. André Costa Lage
      Especialidade: Clínico Geral e Acupunturista
      Cidade: Vespasiano/MG (a 20 km de Belo Horizonte)
      Tel: (31) 3621-3110
      Marque o mais rápido que conseguir.

      • Obrigado Sueli. Uma outra pergunta: essa questão de tomar banho de sol.
        1- Há um horário melhor para usufruir dos raios do sol?
        2- Quanto tempo de exposição é necessário?
        3- Ao tomar banho de sol, para fazer o efeito desejado é necessário ficar até 48 horas sem ensaboar o corpo?
        Afinal, há algum tipo de orientação nesse sentido?

        mais uma vez, obrigado

  55. Olá, Carlos. Esse assunto do sabão não é verdade. Mas tomar sol que atravesse algum vidro de fato não é eficiente. Cito isso porque essas duas informações são muito questionadas. Mas banho de sol, embora seja bom, não é suficiente para controlar uma doença autoimunitária. Provavelmente, você tem resistência à vitamina D, o que provoca uma necessidade de níveis elevados de vitamina D inativa para produzir a ativa necessária. Mas tome sol também! O Sol tem algo mais do que produção de vitamina D. O médico vai avaliar a sua necessidade, fazendo ajustes até chegar à dose ideal. Se quiser, pode escrever no meu e-mail scaramellu@terra.com.br

  56. Ola boa tarde! Estou com uma duvida sobre o tratamento com vitamina D3 pois atualmente fiz o exame e meu resultado foi de 20,3 insuficiencia nao me exponho ao sol pois trabalho em escritorio e me medico me receitou (Vitergan Master) que possui apenas 400ui em vitamina D3 gostaria de saber se e suficiente para o tratamento ou devo proucurar outro medico, pois ao pesquisar sobre o assunto observei que a insuficiencia e tratada com doses maiores estou com muita duvida.Te Agradeço desde ja. Obrigado

  57. Olá, Sueli, boa noite.

    Meu exame resultou em 16 – nível de vitamina D e a médica passou para eu tomar 1 gota na concentração de 4.000 UI por dia, dizendo que mais do que isso faz mal. Sou asmática (uso Alênia) e já retirei uma das glândulas da tireóide. Lendo diversas informações sobre a vit. D, achei a concentração de 4000 UI baixa, mas, como saber ao certo, qual é a concentração correta? Aliás, qual laboratório tem condições de dar o resultado correto desta deficiência? Tem algum de confiança do Dr. Cícero em São Paulo? Também descobri que a lactose e o glúten me são nocivos, a vit D pode me auxiliar na mudança alimentar? A médica não soube responder as minhas dúvidas. Agradeço pela sua prestativa ajuda.

    • Oi, Liviana. Eu não sou médica. O que lhe passarei são informações disponíveis na internet e mesmo nete blog. A prescrição de 4.000 UI por dia, comparada ao que os médicos costumam prescrever, é uma boa suplementação, adotada nos EUA, por exemplo. Dr. Cícero, no entanto, prescreve 10.000 UI por dia, dose já comprovada como segura por estudos. No entanto, para a asma, você precisa de um tratamento com altas doses de vitamina D,o que só pode ser feito com acompanhamento médico. Não é um tratamento perigoso, mas requer uma dieta de restrição de cálcio e, principalmente no início, um controle para ajuste da dose. Conheço uma moça que está muito bem, sem crises já há um ano, tratando-se com vitamina D. Se você escrever no meu e-mail eu lhe passo o contato. scaramellu@terra.com.br Outra coisa que reparei: você disse que não tolera lactose e glúten. Eu fui espiar a bula do Alênia, para ver se é corticoide e vi que é contraindicado para quem tem intolerância à lactose. Bom, minha sugestão é que você consulte um dos médicos. Escreva-me e diga-me de onde você é para vermos o que fica mais fácil para você. Abraços.

  58. Olá, Sueli. Eu gostaria de saber, quais vitaminas são indicadas pra tomar junto com 10.000 UI de vitamina D3 para obter um melhor resultado no tratamento de doença auto-imune?

    • Olá, Diney. Para tratar doenças autoimunes com vitamina D, normalmente é necessário utilizar doses mais elevadas, mas isso só pode ser feito com acompanhamento médico. O Médico lhe prescreverá a vitamina D e as cápsulas de suporte, além de acompanhar o resultado pelos exames.

  59. Ola Sueli, boa tarde.

    Em primeiro lugar parabens pelo trabalho de voces e por ajudarem tantas pessoas com esse blog. Que trabalho magnifico o de voces. Vendo pessoas como voce fazendo esse tipo de trabalho faz ate eu ter mais esperança nesse país. Muitas pessoas vao dizer que voces fazem isso apenas para divulgar os medicos mas eu não vejo assim. So o fato de voce responder as questoes de todas as pessoas ja mostra que a intençao é ajudar ao maximo. Entao parabens mesmo de verdade, de coraçao. Não te conheço mas com certeza voce é uma pessoa maravilhosa. Pode se encher de orgulho todos os dias.

    Gostaria por favor de tirar uma duvida rapida: quem não tem doença alguma e não sabe qual o seu atual indice de vitamina D no sangue tambem pode tomar a dose de 10.000 ui por dia ou essa dose é apenas para quem fez o exame e foi diagnosticado com deficiencia de vitamina D?

    Estou fora da minha cidade a trabalho e completamente sem tempo de ir ao medico para solicitar a guia para fazer o exame. Mas devido a importancia dessa vitamina para o organismo não quero correr o risco de estar com deficiencia e não estar sabendo.

    Alem disso, não tomo sol todos os dias. Pelo contrario. Passo a maior parte dos dias da semana sem tomar sol algum. Portanto a chance das minhas taxas não serem as mais adequadas sao grandes.

    Mas aí fica a duvida: se por acaso a minha taxa de vitamina D ‘por milagre’ esteja dentro da normalidade e mesmo assim eu entre com uma suplementaçao de 10.000ui por dia isso pode de alguma maneira me fazer mal? Atacar por exemplo meus rins? Ou essa suplementacao por dia é absolutamente segura mesmo para quem tem as taxas de vitamina D normais?

    A minha esposa tambem tem essa mesma duvida que eu. É exatamente o mesmo caso que o meu com a unica diferença que uma vez ela se consultou com um medico antroposofista que trabalha com aquela ciencia que examina a fisionomia do rosto para fazer diagnosticos e ele disse que ela tinha uma leve insuficiencia renal. Ela nunca sentiu absolutamente nada e nem chegou a fazer exames para conferir mas confiou no medico (ele foi muito bem indicado) e desde entao começou a tratar os rins com uma pomada da Weleda chamada Miodorum (cuprum metalicum em D2).

    Portanto, fica a duvida: ela tambem pode tomar a dose de 10.000 ui por dia?

    Fico no aguardo das suas respostas para saber se ambos podemos tomar essa dose. Vou comprar no Iherb ou mandar formular na Solis. Alias, essa é outra duvida: a Solis é uma farmacia de manipulacao que fica no Brooklin. É de uma ex-socia da Sensitiva. Ela se separou da sociedade e abriu essa sozinha. Voces a conhecem e a indicam? Parece ser muito boa e de confiança.

    Lhe agradeço desde ja pelas respostas.

    Um forte abraço,

    Schneider

      • Olá, Shneider. Tenho certeza de que li a sua mensagem acima e juraria que respondi. Mas se você só comentou aqui (algumas pessoas comentam em mais de uma página), devo ter julgado que respondi e acabei esquecendo. Desculpe-me. Não vou me alongar e já vi que escreveu no meu e-mail.
        Sobre as 10.000 UI serem demais, caso você não tenha deficiência, não costuma ser uma preocupação. Se você toma sol, mas os níveis estão adequados, você destroi a vitamina D na pele. E, sem tomar sol, essa quantia será absorvida normalmente. Não conheço essa medicação da Welleda e não saberia avaliar quanto tem de vitamina D (no caso a D2). O exame que detecta os níveis de vitamina D é o 25(OH)D3, um exame de sangue muito simples que nem requer jejum. Depois lhe respondo pelo e-mail, também. Aliás, melhor conversarmos por lá.

    • Olá, Carol. Sim, a vitamina D é eficaz no controle do vitiligo. Sobre os esteroides, o médico avaliará. De onde você é? Veja neste Blog, na aba Contato dos Médicos, qual a melhor opção para você. Investigue pela localizxação, pois a especialidade do médico não fará grande diferença, já que o tratamento é para doenças autoimunitárias.

    • Olá, Joaquim. Em 20 minutos ao sol, sem protetor, braços e pernas expostos, uma pessoa produz mais de 10.000 UI. Por isso essa dose é recomendada na suplementação.

    • Olá, Wálter. Por enquanto, o único profissional que fez Estágio com Dr. Cícero em SC foi:
      Dr. Ricardo Toledo
      Especialidade: Clínica Geral
      Cidade: Balneário Camboriú Santa Catarina
      Tel: (47) 3247-0100

  60. Boa noite, escrevo de Portugal. A minha mãe foi diagnosticada há cerca de 1 ano com Alzeimer, e tem somente 68 anos. Neste momento apresenta ainda só um deficit moderado de memória, mas nota-se que está a progredir. Desde o inicio da doença tem mantido sempre níveis muito baixos de vitamina D, e o médico dela já lhe receitou por duas vezes períodos de suplementação com vitamina D em que se nota claramente que fica menos “esquecida”. Acontece que não consigo encontrar, a vitamina D pura, isto é, só consigo encontrar suplementos com cálcio, o que me parece ser menos eficaz e no caso dela pode ter contraindicações médicas até. Podem ajudar no sentido de indicar (se souberem) de onde posso encomendar online esse suplemento de vitamina D pura (desde que seja de um lugar que recomendem) e já agora quais as doses indicadas?
    Agradeço imenso a vossa ajuda e tenho de dizer que, depois de muita procura e desespero até, este foi um blogue que me ajudou imenso na compreensão desta temática. Se puder responda-me para o e-mail que vos deixo. Obrigada

    • Oi, Christiane. Em geral as pessoas não têm deficiência de cálcio, mas de vitamina D. Sem vitamina D suficiente, o organismo desperdiça o cálcio. Tomando vitamina D na dose de 10.000 UI por dia, você aproveitará adequadamente o cálcio da sua alimentação.

  61. Qual a forma mais barata de suplementar D3 comprando no Brasil, para quem não consegue tomar sol ??? Comprei um suplemento chamado MaxxyD3 que tem 200 UI por 0,1ml ou seja 2.000 UI / ml. Paguei R$ 59. Achei caro!! Fica mais barato mandar manipular??? Estou pensando em encomendar nesta iherb que a Sueli indicou, mas até a encomenda chegar aqui dos EUA, preciso de uma solução nacional. Meu exame de sangue deu 20,3 de resultado.

    • Olá, Derek. Os produtos nacionais de maior concentração tem mesmo 200 UI por gota. Isso significa que é preciso tomar 50 gotas para chegar a 10.000 UI, que seria a dose segura recomendada no seu caso. Existe também a Depura e Vitersol. Esta última parece ser mais em conta, mas mesmo assim fica cara. Pode servir enquanto você aguarda a importada. Se conseguisse receita para manipular, o ideal é fazer em gotas. Colecalciferol em óleo de girassol, 1.000 UI por gota. Mas precisa ser manipulada em farmácia de ponta e elas costumam exigir receita. A importada pode demorar de 15 dias (quando não cai na Alfândega) a 2 meses (quando chega taxada). Qualquer dúvida, pode me retornar inclusive por e-mail scaramellu@terra.com.br

  62. Pelo q entendi, como são autoimunes, para renite alérgica e dermatite atópica funciona a suplementação de vitamina D em altas doses, em adolescentes? Existe algum médico q segue esse protocolo no interior de São Paulo? Minha médica me receitou 10 gotas de Adera para meu exame com baixo nível de vitm. D, então estou gastando dinheiro à toa?
    Parabéns por sua iniciativa, dedicação e abnegação em ajudar!

    • Oi, Soraia. Que eu saiba, a rinite alérgica e a dermatite atópica são causadas por alergia a fatores externos. Estão relacionadas ao sistema imunológico, mas não são propriamente autoimunitárias. Seja como for, regular adequadamente o sistema imunológico com níveis adequados de vitamina D (que é um hormônio imunorretgulador) será muito bom. 10 gotas de Addera correspondem a 1.000 UI por dia (mais ou ou menos). Mas a dose de suplementação para um adulto é de 10.000 UI, principalmente se o seu nível deu baixo. No interior de São Paulo, há um médico em Campinas.
      Dr. Wanderley Ribeiro Pires
      Especialidade: Clínica Médica
      Cidade: Campinas (SP)
      Endereço: Av. Dr. Heitor Penteado, 1532 – Taquaral
      Tel: (19) 3254.2714

  63. Olá, Marta. A suplementação com vitamina D para um adulto é de 10.000 UI por dia. Nas farmácias comuns você só encontra produtos com 200 UI por gota, o que significa que é necessário tomar 50 gotas por dia. É o caso da Depura. Não utilize produtos que tenham vitamina A na composição, ok? Apenas Colecalciferol, que é a vitamina D. Você também pode comprar esta: http://www.iherb.com/Healthy-Origins-Vitamin-D3-10-000-IU-360-Softgels/21298#p=1&oos=1&disc=0&lc=en-US&w=vitamin%20D3%2010.000%20IU%20heakthy%20origins&rc=61&sr=null&ic=1

    Para artrose, recomenda-se outro Protocolo. Trata-se de L-Glutamina em pó (L-Glutamine Powder). A dose precisa ser generosa: 40 gramas por dia, distribuídos em 4 doses de 10 gramas, diluídos em água ou suco, nas principais refeições. Coma também 2 claras por dia. Depois de dois meses de uso você terá ótimos resultados. Você encontra L-Glutamina em lojas de suplementos para atletas.

  64. Oi Sueli,

    Fiz o exame 25(HO) e estou com 17.5 ng/ml. Pelo que entendi, teria que tomar 10,000 ui de vitamina D3. Uma pergunta, tenho problemas de cáculos renais (operei duas vezes), teria problema tomar esses 10.000 ui? Seria por quanto tempo? Seria direto mesmo para o resto da vida?

    Eu ainda tenho problemas de ansiedade (tomo cloridrato de assertralina), sinto tremores (nas maos, pes, e cabeça), as vezes sensacoes de desiquilibrio quando estou sentado (acho que devido a tremores na cabeça, tenho sudorese… São sintomas bem associados a ansiedade e sindrome do pânico. Tenho epocas melhores e épocas ruins…

    Você acredita que a suplementação de vitamina D3 poderia melhorar esses sintomas?

    Obrigado

  65. Comecei a tomar o suplemento de 5.000 UI da D3 da HealthOrigins mas estou tendo dor de cabeças. É normal este sintoma? Acredito que meu corpo ainda não está com uma suplementação tão potente de uma só vez. Alguém toma tb suplemento de Magnésio em conjunto com a D3? Há algum problema? Li na interenet que a dor de cabeça depois de tomar a D3 pode ser falta de magnésio. Meu exame da D3 deu 21.

  66. Olá, Audrey. Já vi menções a dores de cabeça no início do tratamento, mas nunca confirmei se se tratava da vitamina D. Em todo caso sempre eram doses bem maiores do que 5.000 UI e as dores sumiam com a continuação do tratamento. Os pacientes utilizam também um composto, manipulado em cápsulas, que contém Magnésio Aspartato. É o que posso lhe dizer.

    • Sueli, fiz uma pesquisa e descobri que na verdade a dor de cabeça é causada pela deficiência de Magnésio, devido a demanda deste mineral ao ingerir a D3, e não da VitaminaD em si. Aliás acabei descobrindo que o Magnésio é outro suplemento importântíssimo para o organismo e que tb está no mesmo status de epidêmia de deficiência na população.

  67. Oi, Henrique. Para evitar cálculos é importante hidratar-se com pelo menso 2,5 litros de líquidos diariamente. A recomendação para adultos é mesmo 10.000 UI, considerada uma dose segura. Eu imagino que, por ter tendência a cálculos você faça alguma dieta com menos cálcio rotineiramente, não é? Penso que deve continuar a agir como sempre agiu e hidratar-se bem.

  68. Oi, Henrique. Complementando: sobre assertralina, sem problemas. Sei de pacientes do Protocolo que utilizam essa medicação devido à ansiedade. Se os seus tremores se devem a estados depressivos, a vitamina D pode ajudar, sim, pois a carência da vitamina D favorece esses problemas.

  69. Obrigado Sueli! So mais uma pergunta: Pode ser para o resto da vida a suplementação de vitamina D (10.000 ui)? Ou devemos parar de vez em quando…?

  70. OK. Entendi Sueli! Então 10.000 ui diários é uma dose segura para o resto da vida certo?!! Ou quando estabiliza devemos diminuir para algo em torno de 5.000 ui?

  71. Oi Sueli,

    Estou atualmente frequentando um neuro e ainda não fechamos um diagnostico. Entretanto, EM é uma das possibilidades. Caso isso se confirme, você poderia me indiar alguém que trabalhe com o protocolo do Dr. Cícero e que seja o mais perto de Recife? Se precisar vou para São Paulo mesmo…

    Obs: poderias me passar o dados telefones etc por email? Espero que não seja necessário precisar. Mas se for o caso estou disposto a essa terapia!

    Obrigado

  72. Boa noite, Fiz a dosagem de vitamina D e deu (18,4) ou seja deficiência da vitamina D. Minha Reumatologista, receitou DEPURA 35 gotas uma vêz por semana ou 5 gotas diária
    Como tenho Hipo e tomo hormônio(Puran) em jejum, gostaria de saber que horas posso tomar a vitamina D já que ela tb é um hormônio e não posso tomar os dois juntos
    Poderia ser depois do café, com estômago cheio ou uma hora após o café?
    Obrigada!!

    ]

    • Essa dose de vitamina D é insignificante e não resolverá a sua deficiência. Equivale a 1.000 UI por dia, dose que é recomendada para uma criança de até cinco quilos de peso, diariamente. Você pode fazer o teste: tome por dois meses essa dose e refaça o exame. O resultado indicará o máximo a que você pode chegar com essa dose e que deve ainda ficar abaixo de 30 ng/ml, que é o mínimo dado como normal, mas ainda insuficiente para uma plena saúde. A dose de Depura recomedada para adultos que precisam suplementar é de 10.000 UI, ou seja, 50 gotas por dia. Se você tem tiroidite de Hashimoto, saiba que com doses altas (mais de 10.000, com dieta de restrição de cálcio e hidratação adequada) é possível acabar com os anticorpos que atacam a sua tireoide. Recuperar as funções depende de cada caso. Sobre não tomar hormônios em conjunto, não sei lhe dizer se isso procede. Mas tome na hora do almoço a vitamina D.

  73. Estou muito preocupada! Eu pego sol em média 5 vezes por semana, desde abril de 2.013 (já tem mais de um ano) e minhas taxas de Vitamina D são super baixas!!! O que será que está acontecendo comigo?
    Eu pratico atividade funcional na areia, ao ar livre, pela manhã, e pego sol de 2ª a 6ª feira.
    Será que alguém pode me ajudar? Não achei nenhum médico que me esclarecesse isso.

    • Estive lendo as mensagens anteriores dos leitores deste blog e notei que as minhas taxas são as menores de todas: 12,1 ng/mL.
      Fiquei mais preocupada ainda!!!
      O pior de tudo é que tomo sol praticamente todos os dias. Tenho a pele clara, só uso protetor solar no rosto, uso roupas curtas… o que será que estou fazendo errado?

      • Maíza, eu respondi no e-mail que você me enviou. Pode ser que você tenha resistência à vitamina D, de modod que precisa suplementar com uma dose boa para ter níveis adequados. Como você não apresenta sintomas de já ter desenvolvido alguma doenla autoimunitária, sugiro que tome 10.000 UI por dois meses e refaça o teste 25(OH)D3. Observe, inclusive, as suas mudanças clínicas (disposição, dores musculares…) Para tomar mais que 10.000 UI você precisará do acompanhamento de um dos médicos do protocolo.

      • Oi Sueli,
        Muito obrigada por sua resposta! Eu ainda não recebi o seu e-mail. Acho que estou com algum problema no recebimento de e-mails.
        Hoje mesmo eu aumentei a minha dose de Depura para 50 gotas e passei muuuuitoooo mal… senti muito enjôo!!!! Isso é normal?
        Eu tenho gastrite e uso omeprazol a bastante tempo. Como li que é contra indicado a combinação de vit. D com Omeprazol e anti ácidos, suspendi o primeiro, mas tenho sofrido com os sintomas de gastrite. Vc sabe me informar se posso tomar em horários distantes estes dois medicamentos?

        Mais uma vez, muito obrigada por sua atenção!

        Maiza

      • Oi, Maiza. Sobre o Omeprazol, não tenho informações. Eu mesma tomo e nunca percebi nenhum problema. Às pessoas que se queixam de gastrite quando tomam a vitamina D, a recomendação é tomar na melhor refeição, em geral, no almoço. Dez mil é a dose de suplementação para dultos, mas não é o que chamamos de “altas doses”. Costuma ser bem tolerada.

  74. Li três livros recentemente que colocam o glúten (encontrado principalmente no trigo) como um dos vilões para desencadear esclerose múltipla. Um desses livros é A Dieta da Mente, do neurologista David Perlmutter. O outro é o Barriga de Trigo, do cardiologista William Davis, e O Perigo do Glúten, de Dr. James Braly, Ron Hoggan. Todos esses livros mostram, através de pesquisas mais recentes, como o glúten tem desencadeado várias doenças autoimunes, entre elas a EM.
    Acho que vale a pena ler para entender e buscar as prevenções, que, além da suplementação de vitamina D, passam também por uma dieta mais adequada e equilibrada.
    Fica aqui a minha dica de leitura para quem estiver interessado na informação sobre o assunto.
    Parabéns ao coordenadores do blog pelo excelente trabalho.

    • Carlos. Sabe-se que o glúten tem propriedades inflamatórias. Ficam aí as suas sugestões para quem quiser aprofundar no assunto. Obrigada.

    • Vamos com calma com esta história de gluten como vilão !!! É fato que algumas pessoas são alérgicas ao gluten mas as evidência quanto ao restante da população ainda não são conclusivas. Sem falar que alimentos integrais a base de trigo e aveia são fontes de vitaminas e minerais.

  75. Olá Sueli,
    Por indicação do Dr. Cìcero, meu filho está tomando 10000 UI /dia vitamina d3 capsulas oleosas Health origins (importada) como preventivo,pois o pai dele é portador de esclerose multipla.O exame dele inicial de 25(OH)d3 foi de 24ng/ml e após 9 meses foi para 138 ng/ml.Ficamos assustados com esse valor alto pois esperávamos ficar em torno de 70ng/ml
    Devemos diminuir para 5000ui ? Talvez possa ter erro de laboratorio,pois sei que quando passa do valor 70ng/ml precisa ser feito uma diluição no soro.

    • Oi, Denise. Imagino que o seu filho pese pelo menos 50 quilos, certo?
      Se eles deram esse resultado já é porque diluíram. Ou diriam apenas >70 ng/ml. Alguns laboratórios medem até 160 sem diluição. E depois registram apenas >160 ng/ml
      Não se assuste com isso, mas poderia, sim, diminuir. E depois de 2 meses, repetir o exame para ver se caiu muito. Se você só tem cápsulas de 10.000 UI, basta tomar dia sim e dia não. E fique tranquila.

  76. Bom dia Sueli, Obrigada pela resposta. Meu filho tem 21 anos e pesa 75k.Fiz também o exame em outro laboratorio que mede até 160 ng/ml na mesma semana e estou aguardando resultado .Achei valor alto 138ng/ml pois nao tomava a vitamina de sabado e domingo, dando 50000ui semana ou 7000ui/dia.

    • Pois é, Denise, eu sempre acho que os filhos são crianças… Com 75 Kg a dose seria mesmo 10.000 UI por dia. Parece que ele tem uma boa absorção. A minha vitamina D também dá bem alta e eu não tenho problemas, mas com esses níveis seria boma o seu filho maneirar no leite e queijo e hidratar-se bem. Ele fez o PTH (Paratormônio) também? Se você preferir, podemos comentar via e-mail: scaramellu@terra.com.br

  77. Olá Sueli, quando ficar pronto o outro exame te informo, pois é bom para voce saber que as vezes pode ser erro de laboratorio ,assim voce teria mais dados quando alguém relatar
    algo parecido.Na dúvida refazer exame em outro laboratório.

  78. Olá bom Dia! Meu exame de vitamina D deu 20.3 ng/ml. Minha médica me indicou tomar 50 gotas de Dose D uma vez por semana. O indicado da bula é uma gota por dia, essa quantidade de 50 gotas de uma vez não será muita? Pode me fazer algum mal? Obrigada!

    • Oi, Tay. Você está com sorte. A sua médica está bem informada sobre os novos estudos de doses de vitamina D. Pode tomar as 50 gotas de Dose D, que tem 200 UI por gota. 50 gotas correspondem a 10.000 UI por dia, ou seja, um banho de sol sem protetor. Eu só acho que fica um pouco caro. A sua médica poderia lhe dar uma receita para manipular: Colecalciferol em óleo de girassol 1.000 UI por gota. Nesse caso, como serão 1.000 UI por gota, você tomará 10 gotas apenas. Manipule 50 ml, conserve na geladeira, e dura bastante.

      • Muito obrigada Sueli!
        Estou com duas amostras e até o retorno com novos exames eu vejo com ela o que fazer, obrigada mesmo!

  79. Olá Sueli, estou te dando o retorno do exame da vit d em outo laboratório que mede ate´ 160ng/ml.O valor está em 78,4 ng/ml conforme o esperado para quem toma 10000ui de segunda a sexta.Só para lembrar o outro laboratorio deu o resultado de 138ng/ml onde teve que fazer diluição para encontrar esse valor.Essas diluições estão perigosas.

  80. Boa tarde! meu nome é Gabriel Duarte, tenho 18 anos
    eu mesmo pedi meu exame de 25oh vitamina D e deu 32 ng/ml
    achei bom, mas gostaria de otimizar meus níveis. Então comprei a DEPURA.
    mas tive dúvida quanto a administração, algumas pessoas falam pra pingar na água.
    outras falam que não pode. Já ouvi falar pra pingar em baixo da lingua.

    Qual a melhor maneira de tomar a DEPURA ?

    • Pingue numa colher, sem diluir em água. Se você pingaer em algum líquido, como ela é lipossolúvel, não vai dissolver e pode grudar nas paredes do copo, desperdiçando-se. Você pode deixar a solução uns instantes sob a língua, mas o pingar direto, se esbarrar com o frasco opu conta-gotas, vai contaminá-lo. Meu marido tinha 34 ng/ml, mas mesmo assim a recomendação foi tomar 10.000 UI por dia, o que equivale a 50 gotas de Depura.

      • 50 gotas por dia!??? nossa…. mas eu ainda não entendi, desculpe.
        pingar na colher e tomar? mas como eu tomo 4 gotas por dia fica quase impossível engolir, não faz mal não engolir? ela fica apenas na lingua, eu não chego a engolir ela. Entendeu? obrigao

  81. Oi, Gabriel. Tem de engolir! Se você tem essa dificuldade, tente comprar em softgels, nos EUA. Por exemplo, esta: http://www.iherb.com/Healthy-Origins-Vitamin-D3-10-000-IU-360-Softgels/21298#p=1&oos=1&disc=0&lc=en-US&w=vitamin%20D3%2010.000%20IU&rc=1252&sr=null&ic=1
    Aqui no Brasil você encontra essa mesma no Facebook Armazém Virtual. Aí basta tomar uma por dia. Se quiser, pode escrever no meu e-mail que fica mais fácil conversar.

    • Oi… vc é médica? estou passando pelo mesmo problema do Gabriel, meu médico me receitou 1 gota por dia… pois estou com niveis de vitamina D bons… ele pediu apenas pra melhorar os niveis….. mas na bula fala pra pingar numa colher, mas pingar uma gota na colher e engolir fica impossivel, ai eu estava pingando num copo com agua e bebendo

  82. Oi Sueli,

    Preciso falar com você. Você trocou o email? Tentei enviar duas mensagens para voce mas ambas foram retornadas… enviei para o seu email do terra.

    Obrigado, Henrique

  83. Boa tarde! Estou com carência de vitamina d, meu exame acusou 9,64. Iniciei o tratamento com adera d 3 5.000 e agora estou tomando supra d, 10 gotas ao dia. Gostaria de saber qual a doença que pode estar relacionada com essa falta de vitamina, pois minha qualidade de vida mudou muito, esqueço facilmente as coisas, sinto dores nos joelhos e coluna e também na mandíbula. Estava achando que era artrite, mas meu medico disse que não, que eu procurasse um dentista que minhas dores na mandíbula poderiam ser dtm. Grata.

    • Oi, Cristiane. A carência de vitamina D, que no seu caso está grave, provoca dores difusas, como na fibromialgia, assim como também a perda de domínio cognitivo. Cada gota de Supra D contém 200 UI. Para tomar uma dose de suplementação adequada você precisa de 50 gotas por dia, ou seja 10.000 UI. É uma dose segura que qualquer pessoa pode tomar. Também faça um esforço por tomar sol, pelo menos meia-hora por dia, sem protetor. Você terá de suplementar por muito tempo, por anos, pois, se parar, volta a cair. Caso o preço da Supra D fique inacessível, já que um vidrinho de 20 ml vai durar uns 10 dias, tente comprar a Vitamina D de 10.000 UI em softgels, marca Health Origins. Nos EUA, você a encontra no http://www.iherb.com. Vai chegar ao Brasil com taxas de impostos, mas o pior é a demora. Tente encontrá-la no Facebook, numa página chamada Armazém Virtual. Essa chega logo, pois já está no Brasil. Qualquer dúvida, pode escrever no meu e-mail scaramellu@terra.com.br

    • Discordamos desse artigo, pois, apesar de declarar que um adulto produz 10.000 UI quando exposto por um breve período ao sol, insiste em que a dose adequada para suplementação é 800 UI. Não! A dose adequada para suplementação de um adulto é de 10.000 UI por dia.

  84. Olá!
    Eu li um artigo dizendo que é imprescindível quando suplementar a alimentação com Vitamina D3, que é necessário também suplementar juntamente com a vitamina K2, com lipidios, visto que a vitamina K2 é lipossoluvel, se for em outro meio, ela não será absorvida.
    Isso é verdade?
    Obrigado!

    • Não,Thiago. A vitamina K2 é usada, em alguns casos, para fixar o cálcio nos ossos, mas nem se mostrou muito eficiente. A vitamina D é mais bem absorvida quando manipulada em óleo ou quando é apresentada em softgels. As cápsulas secas ou comprimidos podem não ter uma absorção ideal, por ela ser lipossolúvel. Espero ter esclarecido.

      • O que eu quero saber, é exatamente o que esse texto que copio abaixo diz:

        Por Dr. Júlio Caleiro

            Você não ouve muito sobre o magnésio, estima-se que 80 % das pessoas são deficientes neste mineral importante, e as consequências para a saúde desta deficiência são significativos. Uma razão pode ser porque o magnésio, assim como a vitamina D serve para muitas funções que é difícil enumerar.
            Como relatado por “GreenMedInfo” , pesquisadores detectaram 3751 sítios de ligações em que o magnésio se liga a proteínas, indicando que o seu papel na saúde e na doença podem ter sido vastamente subestimados.  O magnésio também é encontrado em mais de 300 enzimas diferentes no corpo, que são responsáveis ​​por:

          – Criação de ATP (adenosina trifosfato), as moléculas de energia do seu corpo 
          – Formação dos ossos e dentes     -Relaxamento dos vasos sanguíneos –    Ação no músculo cardíaco – –     Promoção do bom funcionamento dos intestinos       –     Regulação dos níveis de açúcar no sangue

             Os benefícios de saúde do magnésio foram bastante subestimados

            Uma série de estudos já haviam demonstrado que o magnésio pode beneficiar a pressão arterial e ajudar a prevenir uma parada cardíaca súbita, ataque cardíaco e derrame. Por exemplo, uma meta-análise publicada no início deste ano no American Journal of Clinical Nutrition verificou um total de 7 estudos em conjunto, cobrindo mais de 240 mil participantes. Os resultados mostraram que a ingestão de magnésio na dieta está inversamente associado com o risco de acidente vascular cerebral isquêmico.

            O papel da saúde humana parece ser muito mais complexo do que se pensava, e como vitamina D, seus benefícios podem ser mais abrangente do que temos imaginado. O “GreenMedInfo” indexa mais de 100 benefícios na saúde com a ingestão de magnésio até agora, incluindo benefícios terapêuticos para:

            Fibromialgia  –  Fibrilação atrial – Diabetes tipo 2 – Síndrome pré-menstrual –   Doença cardiovasculares –  Enxaqueca – Envelhecimento e Mortalidade

            De acordo com o relatório apresentado

                “O proteoma, ou um conjunto de proteínas expressas por todo o genoma humano, bem mais de 100.000 ao todo, contém estruturas de proteínas diferentes, de facto são 20.300 genes codificadores de proteínas no genoma humano pelo magnésio. A descoberta do  “magneseoma, ” como está sendo chamado, aumenta  mais ainda a complexidade do mineral o que indica que a presença ou ausência de níveis adequados deste mineral de base, podem alterar a expressão epigeneticamente e o comportamento das proteínas do nosso corpo, alterando assim o curso da saúde e na doença. ”

            O magnésio também desempenha um papel nos processos de desintoxicação do seu corpo e, portanto, é importante para ajudar a prevenir danos a partir de produtos químicos ambientais, metais pesados ​​e outras toxinas. Mesmo a glutationa o antioxidante mais poderoso do seu corpo que foi até chamado de “o mestre antioxidante”, requer magnésio para a sua síntese.

        Sinais de você não esteja se alimentado de MAGNÉSIO pela sua alimentação.

            Não há nenhum teste de laboratório que vai lhe dar uma leitura verdadeiramente precisa do status de magnésio em seus tecidos. Apenas 1% do magnésio em seu corpo é distribuído em seu sangue, fazendo com que uma simples amostra de magnésio a partir de um exame de sangue seja altamente impreciso, pedidos médicos para exames de sangue para averiguar níveis de magnésio na verdade é uma “balela”. Outros exames que o seu médico pode usar para avaliar o seu estado de magnésio incluem um teste de urina de 24 horas, ou um teste sublingual epitelial. Ainda assim, estes só podem dar-lhe uma estimativa de seus níveis sanguíneos, e os médicos geralmente precisam de avaliá-los em conjunto com os sintomas que vier apresentar, o que também é muito raro um médico dosar este mineral através de exames dada a falta de conhecimento em nutrição. Uma deficiência em magnésio em curso podem conduzir aos sintomas mais graves confundidos com várioas outras doenças e associada a uma vasta lista de co-morbidades, incluindo: 
            
        Dormência e formigamento  –     Contrações musculares e cãibras –  Convulsões –   Alterações de personalidade – Ritmos cardíacos anormais     Espasmos coronários.

            Com isso em mente, os primeiros sinais de deficiência de magnésio que devemos ficar de olho são:

                Perda de apetite
                Dor de cabeça
                Náuseas e vômitos
                Fadiga e fraqueza

        Uma das melhores maneiras de otimizar seus níveis de magnésio são:

            Se você suspeita que está com hipomagnesemia, uma das melhores formas de consumir esse mineral é por meio do magnésio orgânico encontrado em alimentos integrais.   “A clorofila, que permite as plantas capturar a energia solar e convertê-la em energia metabólica, tem um átomo de magnésio em seu centro. Sem magnésio, de fato, as plantas não poderiam utilizar a energia da luz do sol.”  Em muitos aspectos, a clorofila é a “versão da hemoglobina” dentro da planta, por compartilhar uma estrutura semelhante ao nosso, mas têm ligado magnésio ao invés de ferro como os humanos. Vegetais de folhas verdes, como espinafre e acelga suíça são excelentes fontes de magnésio,  feijões, nozes e sementes, gérmen de trigo,  amêndoas, sementes de abóbora, sementes de girassol e as sementes de gergelim. Abacates são também uma boa fonte.

            A fim de garantir que você esteja recebendo o suficiente da quantidade de magnésio, você primeiro precisa ter certeza de que você está comendo uma dieta variada em alimentos ricos neste mineral como o descrito acima . Mas existem outros fatores também, que pode torná-lo mais propenso a deficiência de magnésio, incluindo as doenças listadas abaixo. Se alguma destas condições se aplicar a você, você deve se preocupar em dobro para ter certeza de que você está recebendo uma quantidade suficiente de magnésio em sua dieta, ou, se necessário, de um suplemento de magnésio para evitar a deficiência.
            Um sistema digestivo que não esteja saudável pode prejudicar a capacidade do organismo de absorver magnésio tais como (doença de Crohn, intestino solto, retocolite.. etc..)     Alcoolismo – até 60% dos alcoólicos têm baixos níveis sanguíneos de magnésio –   Rins prejudicados podem contribuir para a perda excessiva de magnésio na urina  – Idade – adultos mais velhos são mais propensos a serem deficientes porque a absorção de magnésio diminui com a idade e os idosos são mais propensos a tomar medicamentos que podem interferir com a absorção. –   Diabetes, especialmente se é mal controlado, a perda de magnésio leva ao aumento da eliminação na urina.     – Certos medicamentos – diuréticos, antibióticos e medicamentos usados ​​para tratar o câncer podem resultar em deficiência de magnésio.

        Os alimentos com maiores quantidades de magnésio

            A maioria das pessoas podem manter seus níveis na faixa saudável, sem recorrer a suplementos, simplesmente por comer uma dieta variada incluindo em abundância de  folhas verde-escuras, vegetais folhosos. Um ponto importante a mencionar é lembrar que os níveis de magnésio na sua alimentação são dependentes dos níveis de magnésio no solo onde são cultivadas. Alimentos biológicos podem ter bem mais magnésio, como a maioria das folhas que possuem tratamento com fertilizantes, os utilizados nas plantações comerciais acabam sendo mais ricos em azoto, fósforo e potássio, em vez de magnésio.

            O artigo em destaque lista mais de 20 alimentos específicos que são excepcionalmente ricos em magnésio, incluindo o seguinte.

            Todas as porções são listados abaixo equivale a 100 gramas, ou um pouco cheio.

            Agar, algas secas (770 mg) –         -Especiarias, manjericão, seco (422 mg)
            Espinafre, coentro (694 mg)        -Linhaça (392 mg)
            Sementes secas de abóbora (535 mg)  -Manteiga de amêndoas (303 mg)
            Cacau, pó seco, sem açúcar (499 mg)  -Soro de leite doce (176 mg)

        Diferentes tipos de suplementos de magnésio

            Se por qualquer motivo você decidir que precisa de um suplemento, você deve está ciente de que há uma grande variedade de suplementos de magnésio no mercado, o do fato é que o magnésio está vinculado a outras substâncias. Deve-se tomar suplementos de magnésio isoladamente. As substâncias utilizadas em qualquer combinação com o magnésio pode afectar a absorção e biodisponibilidade deste mineral, e pode proporcionar pouco ou nenhum benefícios a saúde:
            Glicinato de magnésio é uma forma de quelatos de magnésio, que tende a fornecer os mais elevados níveis de absorção e biodisponibilidade e geralmente é considerado ideal para aqueles que estão tentando corrigir uma deficiência .     O óxido de magnésio é um tipo não-de quelatos de magnésio, ligado a um ácido orgânico ou um ácido gorduroso. Contém 60% da biodisponiblidade de absorção e tem propriedades e pode causar diarréia.
            Lactato de magnésio / cloreto de magnésio contém apenas 12% de magnésio, mas tem uma melhor absorção do que outras.
            O hidróxido de magnésio Sulfato / magnésio (leite de magnésia) são tipicamente usados ​​como um laxante. Esteja ciente de que é fácil exagerar na dose destes, portanto, apenas tome como receitado por médicos;
                       Carbonato de magnésio que tem propriedades anti-ácidas, contém 45% de magnésio- Taurato de magnésio contém uma combinação de magnésio e taurina, um aminoácido, juntos eles tendem a proporcionar um efeito calmante sobre o corpo e a mente um relaxante mental.
            Citrato de magnésio é o magnésio, com o ácido cítrico, que tem propriedades laxativas também. –     Treonato de magnésio é um novo tipo de formulação, que emerge de suplementos de magnésio que parece promissora, principalmente devido à sua capacidade superior para penetrar na membrana mitocondrial, e pode ser o melhor suplemento de magnésio no mercado

        DEVE-SE Equilibrar o seu magnésio com cálcio, vitamina D e K2

            Um dos principais benefícios da obtenção de seus nutrientes através de uma dieta variada, é que você fica muito menos propenso a desiquilibrios de nutrientes no organismo. Alimentos em geral, contêm todos os cofatores de absorção que precisamos como co-nutrientes nas quantidades adequadas para uma boa saúde. Quando você estiver usando suplementos, você precisa se tornar um pouco mais esclarecido sobre como os nutrientes influenciam sinergicamente e que podem afetar uns com os outros no que tange a absorção, assimilação e efeitos.

            Por exemplo, é importante manter o equilíbrio adequado entre magnésio, cálcio, vitamina K2, e vitamina D. A falta de equilíbrio entre esses nutrientes é um grande problema, é por isso que os suplementos de cálcio isolado têm se associado com aumento do risco de ataques cardíacos e derrames.  Parte da explicação para estes efeitos colaterais adversos é que a vitamina K2 mantém o cálcio no seu devido lugar. Se você tem deficiência de k2 ( uma vitamina que quase nenhum médico conhece), adição de cálcio pode causar mais problemas do que resolução, acumulando nos lugares errados e gerando uma variedade de problemas de saúde. Da mesma forma, se você optar por vitamina D oral, é preciso também consumir em sua alimentação diáriar suplementos de vitamina K2. Tomando mega doses de suplementos de vitamina D sem quantidades suficientes de K2 pode levar a sintomas de toxicidade de vitamina D, que inclui a calcificação inadequada, o que pode acontecer em pacientes que fazem tratamentos de doença auto-imune, neurológicas dentre outras, que é uma nova forma de tratar pacientes que muitis profissionais da saúde tem adotado mundo afora em associação ao método convencional de tratamento da referida classe de doenças supra citada.

            Enquanto os índices ideais ou ótimo “entre a vitamina D e vitamina K2″ ainda têm de ser elucidado, a Dra. Kate Rheaume-Bleue autoridade na ária,  sugere que para cada de 1.000 UI de vitamina D, 100 microgramas de K2 deve ser ingerido, e talvez entre 150-200 microgramas (mcg). Por exemplo; Recomendações da vitamina D que exige cerca de 8.000 UI dia e se você é um adulto, significa que você precisa em torno de 800 a 1000 microgramas (0,8 a 1 mg / mg) de vitamina K2.

            Agora, voltando ao magnésio …

            O magnésio pode ser realmente mais importante do que o cálcio se você vai considerar a suplementação. No entanto, a manutenção de uma relação de cálcio para magnésio é importante. A investigação sobre a dieta “paleolithic” mostrou que a proporção de cálcio para magnésio na dieta deve ser de 1:1. Americanos em geral, tendem a ter uma maior proporção de cálcio-magnésio-a na sua dieta , com uma média de cerca de 3,5 para 1.

            O magnésio também vai ajudar a manter o cálcio em suas células para que ele possa fazer o seu trabalho melhor. Em muitos aspectos, serve como alternativa nutricional à classe  de medicamentos chamados bloqueadores dos canais de cálcio, utilizados no tratamento da hipertensão, angina e arritmias cardíacas. O Magnésio e vitamina K2 também complementam mutuamente. Pelo fato do magnésio ajudar a abaixar a pressão sanguínea, o que é um componente importante de doenças do coração.

            Vitamina D3, K2, Magnésio e cálcio devem ser ingeridos sinergicamente com receita de Nutricionista ou médico.

        -=–>mercola. com The Weston A. Price Foundation

        É sobre essas interações e complementações ao nutriente principal que no caso é a Vitamina D3, que quero saber, o que é eficaz e o que seria o ideal.

        Muito obrigado pela atenção e esclarecimentos!

  85. Boa noite,
    Meu nome é Ana Gomes, desejo informação sobre o addera-D3, meu neto tem 14 anos, ele ñ tem um bom crescimento e eu queria uma ajuda.
    Aguardo resposta.
    Ana Gomes

    • Oi, Ana. Addera D3 tem 400 UI em cada 3 gotas. Para tomar 4.000 UI, que seria uma dose razoável para uma criança até 20 ou 30 quilos, ele precisa tomar 30 gotas. Parece-me que foi lançada uma nova dosagem, de 50.000 UI,para ser tomada semanalmente. Mas essa segunda versão é muito cara. No entanto, a vitamina D não é hormônio do crescimento. Apenas ajudará o seu neto a ficar mais bem disposto e protegido de gripes e outras viroses, e de infecções. Não sei se esclareci a sua dúvida.

  86. Olá
    Adorei o texto
    Fiz o exame e meu resultado foi 9,0ng
    Uma insuficiência muito alta pra uma pessoa com 28 anos
    Vou começar o tratamento essa semana

    • Oi, Joyce. Sim, 9 ng/ml é uma deficiência profunda. Você é portadora de alguma doença autoimunitária? Que tratamento vai começar? Suplementação apenas? A sua suplementação deve ser com no mínimo 10.000 UI por dia. Um médico talvez lhe prescrevesse até uma dose de ataque, mas, como não sou médica, aconselho a dose realista de 10.000 UI, ou seja, 50 gotas de Depura (ou similar, com 200 UI por gota). Se você é portadora de alguma doença autoimunitária, procure um dos médicos do protocolo, listados nos Contatos dos Médicos, aqui no Blog.

      • Oi Sueli,
        Eu tenho fibromialgia
        E por isso procurei o reumatologista, fiz os exames pra detectar se tenho alguma dessas doenças autoimunes mas todos deram negativos
        Estranhamente essa deficiência apareceu
        Meu médico receitou 50.000UI uma vez por semana durante dois meses e depois refazer o exame pra ver se meu organismo começa a absorver a vitamina
        Depois disso ele disse que vou começar a tomar uma dose normal

      • Oi, Joyce. Talvez essas 50.000 UI por semana melhorem o seu quadro de fibromialgia. Mas se você parar após dois meses, a vitamina D volta a cair. 50.000 UI por semana equivale a pouco mais de 7.000 UI por dia, certo? A dose que os médicos do protocolo recomendam, para suplementação, é 10.000 UI por dia. Portanto, 70.000 UI por semana. Após 2 meses de uso a vitamina D estabiliza e para de subir, mas se você para ou reduz a dose, ela cai de novo. O seu médico já deu um grande passo no conhecimento das terapias com vitamina D.

  87. Depois de ler e estudar exaustivamente o assunto, principalmente com informações deste site excelente, vídeos que achei no Youtube do Dr. Cícero (entrevistas que ele deu a rádios e programas de TV), reportagens de revistas com o Dr. Cícero e o Globo Repórter feito com ele, adquiri aqui (http://www.iherb.com/Healthy-Origins-Vitamin-D3-10-000-IU-360-Softgels/21298#p=1&oos=1&disc=0&lc=en-US&w=healthy%20origins%2010000&rc=929&sr=null&ic=1) e estou usando com toda minha família. Outros familiares também iniciarão o uso muito em breve. Meus sinceros agradecimentos a todos os colaboradores, principalmente à Sueli Caramello Uliano, sempre muito solícita, com cujas respostas tirei todas as minhas dúvidas. Deus lhes abençoe!

    • Obrigada! E parabéns pela decisão de comprar e usar a vitamina D. O nosso intuito é justamente esse: divulgar e conseguir que muitos se livrem de doenças mais sérias e de pequenos problemas rotineiros, decorrentes da carência de vitamina D.

  88. Pessoal, eu tenho enxaqueca muito forte há anos e tomo de 12 a 16 comprimidos de SonridorCaf por dia e mais uns 4 a 6 de Trandrilax para poder ficar suportável.
    Sabem o que aconteceu? Fui em um nutrólogo de Balneário camboriú, chamado Dr Danny.
    Ele pediu um exame de vitamina D e de intolerância alimentar. Aconteceu uma mágica na minha vida!!!
    Hoje eu tomo 40.000 UI de Vitamina D3, Vitamina K2 (MK-7), Cálcio + Magnésio e sabem o que houve? Minhas dores de cabeça se tornaram raras!!! Passo as vezes 5 ou 6 dias sem me lembrar o que é isso!!! Quanto a intolerância alimentar, foi só eu retirar algumas coisas que ajudaram muito também com outros sintomas, como inchaço, fadiga e etc.
    É um exame alemão, que coleta apenas 1 gota de sangue e é perfeito!!!
    Minha vida está 10000000000% Melhor!!!!
    Peçam esses exames aos seus médicos! Merecemos uma vida sem remédios e com mais vitaminas!!!
    Desejo à todos os resultados que obtive!

    PS: Já testei retirar a vitamina D3 e continuar com a alimentação recomendada e os demais suplementos e adivinhem só! A dor de cabeça voltou!!! Sinal de que a Vitamina D3 no meu caso é fundamental para minhas dores de cabeça.

    • Oi, Thiago. A minha preocupação, diante do seu relato, é que, para tomar 40.000 UI de vitamina D por dia (entendi que você toma por dia), exige-se rigorosa dieta de restrição de cálcio, ou seja, você não deve consumir leite nem derivados (talvez esses alimentos façam parte do que você excluiu, isso não sei) E é necessário hidratar-se com 2,5 litros de líquidos. Mas você está tomando cálcio, ao invés de evitá-lo! E não adianta tomar a Vitamina K para neutralizar esse efeito. Você corre o risco de sobrecarregar os rins e pode evoluir para um quadro de insuficiência renal. Dr. Cícero recomenda Riboflavina para tratar enxaquecas. Eu sugiro que você procure o médico do protocolo que atende em Blumenau, Dr. Ricardo Toledo. Tel: (47) 9672-9177. Obrigada por sua manifestação a respeito do exame. Fica aí a sugestão. Mas, por favor, se estiver consumindo leite e derivados o seu tratamento precisa de uma avaliação.

  89. Gostaria de saber se posso associar o uso de vitamina d mais cálcio e magnésio. É que ouvi falar que o calcio fixa melhor nos ossos se usar os esses três suplementos junyos. O que você acha?

    • Olá, Nilseia. Se você tem falta de vitamina D, você desperdiça o cálcio dos alimentos e da suplementação. Então, a primeira providência é analisar a sua vitamina D. Em geral, a população está carente de vitamina D, mas os médicos prescrevem doses muito baixas que não resolvem o problema. Se você suplementar adequadamente a vitamina D, aproveitará o cálcio dos alimentos. O magnésio, até onde sei, é bom para evitar cãimbras. Para fixar o cálcio nos ossos, utiliza-se alendronato, mas isso é para casos de osteoporose já instalada.

      • Cara Sueli,
        vc eh mt humana, educada, sensacional…
        Estou me “deliciando” com sua conduta,
        difícil encontrar nos dias de hoje.
        Que Deus te abençoe muito, mas mt mesmo. Voce, com suas respostas da uma verdadeira aula de solidariedade e carinho.

        Eu comecei a tomar a dpura ontem. Hj resolvi “fuçar” a internet aa procura de informaçoes. Me deparei com essa perola de perguntas e respostas importantissimas para o meu momento. Ando bem deprimida. Fiz exm de sangue. Tenho nivel 14 da vit.

        A.principio fiquei preocupada, pois tenho um pequeno problema com remedios. Costumam fazer efeitos contrarios ou me dar mal estar.

        Impressionantemente, mesmo começando ontem e com parcas gotas (5gotas-que ja sei que eh pouco devido ao meu nivel) estou me sentindo bem melhor.

        Abençoado esse site.

        Sejam abençoados voce e sua equipe.
        Que Deus abençoe e melhore ou ate cure essas pessoas tao sofridas. Umas mais outras menos.

        Eh isso. Vamos em frente. Abraço forte.
        Angelica Del Negri.

  90. Pelo que pude apurar, até 10000 UI diárias são seguras para adultos. E crianças, há restrições de idade para a suplementação com 10000 UI? Obrigado.

    • Oi, Joaquim. Para as crianças, recomendam-se 1.000 UI a cada 5 quilos. Por exemplo, com 20 quilos, recomedam-se 4.000 UI. Um jovem com 50 quilos já receberá a dose de adulto. Mas é sempre bom a criança também tomar sol, pois os benefícios vão além da vitamina D.

  91. Minha medica disse que aqui no Brasil não encontramos vitamina D com mais de 1000 unidades, que devo comprar nos EUA, pois la encontro com 5000, alem de mais barato! Por que isso ocorre aqui no Brasil?

    • Oi, Mayra. Em geral aqui no Brasil a apresentação é de 200 UI por gota ou comprimido. A Addera existe agora em comprimidos de 7.000 UI e de 50.000 UI, neste último caso, para ser usada em dose semanal. 4 comprimidos de 50.000 UI custam mais de R$100,00. O porquê disso só Deus sabe! Já é conhecimento comprovado que a dose adequada para suplementação é 10.000 UI por dia. Claro que 7.000 UI por dia é uma boa dose, mas, se são 4 comprimidos, estão prevendo um por semana e só por um mês. Ou 50.000 UI por semana, que resulta em 7.000 UI por dia, uma boa dose, porém caríssima e por um período ridículo, já que a vitamina D leva dois meses subindo e estabiliza. Se continuar com a mesma dose, mantêm-se os níveis; se parar os níveis caem em poucos dias. Compre nos EUA 10.000 UI por softgel: http://www.iherb.com/Healthy-Origins-Vitamin-D3-10-000-IU-360-Softgels/21298#p=1&oos=1&disc=0&lc=en-US&w=vitamin%20D3%2010.000%20IU&rc=1213&sr=null&ic=1

      Vai demorar para chegar e chegará taxado. Aqui no Brasil, há uma página no Facebook, chamada Armazém Virtual. Pelo menos chega logo. Ou a sua médica pode lhe dar uma receita para manipular: Colecalciferol em óleo de girassol 20.000 UI por ml (corresponde a 1.000 UI por gota) e aí você toma 10 gotas por dia. Mas manipule em farmácia especializada. Aqui em São Paulo, por exemplo, recorremos à Sensitiva, Galênica, Equilíbrio ou Buenos Aires. E vamos em frente!

    • Oi, Luciana. O ideal é tomar sempre. Ouvi Dr. Holick falar em cerca de 6 anos suplementando para não voltar a ficar deficiente, mesmo tomando sol. E essa suplementação precisa ser de dose realista, ou seja, para um adulto, 10.000 UI por dia.

  92. Oi, Loiracy. O seu médico está bem informado. Pode tomar as 50 gotas. Só que ele poderia ter lhe dado uma receita para manipular Colecalciferol 1.000 UI por gota. Claro que é necessário fazê-lo em farmácia de alto nível.

  93. PARA UM PESSOA COM DOENÇA AUTOIMUNI QUAL A DOSE MAXIMA QUE PODE CHEGAR AO LONGO DO TRATAMENTO ? NO INCIO FOI 20000 UI PASSOU 50000UI AGORA 110000 E NÃO TENDO MELHORAS DA DOENÇA QUE NO CASO É MIASTENIA GRAVE !
    PODE AINDA ALMENTAR A DOSE DE VIT D ?
    QUAL O MAXIMO QUE PODE CHEGAR?
    ESTOU FAZENDO TODOS EXAMES ANTES!

    • Oi, Ana Paula. Quem é o seu médico do Protocolo? Os exames indicam se a resistência à vitamina D foi vencida. Mas só um médico que conhece bem o protocolo pode avaliar. Conheço pacientes portadores de miastenia gravis que estão com a patologia controlada.

  94. O resultado de meu exame foi 6,4 ng/nl,(déficit severo) tenho muitos problemas de saúde, aliás não tenho mais saúde, minha médica me receitou colecalciferol 2000 UI,tomar 10 gotas por dia.Por favor, gostaria de saber se esta dosagem é suficiente, ainda não entendi muito bem esta conta, isso daria 20000 ao dia? Comprei na farmácia de manipulação em que confio, porém li que por manipulação só se faz a dosagem de 1000 ui. por favor me ajude estou confusa…aliás achei que estava ficando com alzheimer.Grata pela atenção, um abraço!

    • Oi, Solange. Essa deficiência severa provoca, entre outros sintomas, déficit cognitivo, cansaço, perda de força muscular. Eu não entendi a prescrição que fizeram, Seriam 10 gotas de 200 UI cada, totalizando 2.000 UI por dia? A manipulação pode ser feita na concentração que se queira. Também não entendi essa dosagem de manipulação de 1.000 UI. Como assim? 1.000 UI por gota? Para conversarmos sobre isso com mais agilidade seria melhor você escrever no meu e-mail. Já lhe antecipo que você precisa de pelo menos 10.000 UI por dia. Seriam 10 gotas de 1.000 UI em cada gota. Nas farmácias comuns você encontra Depura (e similares) que contém 200 UI por gota. Nesse caso, você precisa de 50 gotas por dia. Isso encarece o tratamento, de modo que as gotas manipuladas são mais acessíveis. Mas eu não entendi a sua prescrição. Se a médica lhe passou gotas de 200 UI (Colecalciferol) e mandou tomar 10 gotas para totalizar 2.000 UI. Ou ela lhe passou gotas com 2.000 UI cada e mandou tomar 10 gotas totalizando 20.000 UI por dia, em face da deficiência grave em que você se encontra. Passe-me por e-mail os dados exatos da receita que você manipulou. scaramellu@terra.com.br

  95. Olá! Tenho 24 anos e meu nível de vitamina D está em 10, tenho hemocromatose.
    Meu médico me passou dois meses 1 comprimido ao dia que mandei manipular de 1000 ui. Achei muito pouco. Um amigo está viajando para os EUA e pedi para que ele torcesse de lá pra mim. Alguém aqui já comprou lá? Pode me dizer que nome e marca procurar? Eu só quero suplementar de vitamina D, meu medo é que venha algum outro junto e me de intoxicação já que tomarei doses elevadas diárias, por isso desejo saber um nome específico para procurar lá. Sabem me dizer onde encontro lá? Em farmácias comuns?

    Obrigada

    • Oi, Valéria. Por qualquer motivo, não vi o seu comentário… 1.000 UI é mesmo muito pouco. Você precisaria de pelo menos 10.000 UI por dia. No Brasil, você consegue essa dose com 50 gotas de Depura (200 UI por gota). Como você está agora?

  96. Meu primeiro post neste blog foi em 01 de abril, qdo meu exame da D3 deu 21. Encomendei cápsulas de 5000ui da Health Origins na iHerb.com e desde então tenho administrado 3 cápsulas por semana e banho de sol 1 vez por semana. Acabei de refazer meu exame da D3 e agora deu 34 !!! Só passando por aqui para dar meu depoimento.

    • Oi, Audrey. Apesar de os laboratórios darem esse nível como bom, ainda é pouco. É que você usou uma dose muito modesta, de 15.000 UI por semana. Tome pelo menos 5.000 UI por dia para melhorar esse nível, ok? Na verdade, poderia tomar 10.000 UI por dia sem problemas.

  97. Ola, bom dia.
    Minha mãe tem Artrite reumatóide, sente dores insuportáveis. Trata-se com médico ortomolecular (para não tomar as drogas comunas que só pioram a situação). Está melhor, o exame de hemossedimentação baixou de 90 para 60, o que ainda está longe dos 20 ideais.
    As dores diminuiram um pouco, mas princ à noite, às vezes, fica insuportável.
    Pesquisando na internet sobre doenças autoimunes encontrei este site e vi que talvez ela tenha deficiência de vit D, pq. ficou uns 2 anos (anterior ao aparecimento da artrite reumatica) com alergia à exposição solar, a pele ficava vermelha, tinha inchaços e coçava muito. Então o dermato disse para ela evitar a todo custo o sol, ficou uns 2 anos sem tomar sol, quase nada.
    Será que agora ela está com deficiência de vit D?
    Vamos fazer o exame D25 (OH).
    Mas o problema é que ond emoramos os médicos não pedem este exame, sequer tocam no assunto de deficiencia de vit D, nem o orto……
    Caso dê deficiência ela pode tomar 10.000UI por dia sem perigo?
    Pergunto porque ela está com 83 anos e está tomando os complementos que o orto indica, tipo Boro, Zinco, MSM, Cloreto de Magnesio, etc, mas apenas os complementos que ele indica.
    Ah. ela antigamente tinha pedra nos rins, mas toma muita água e agora não tem tido problemas neste sentido, embora os tornozelos e pés inchem bastante, não sei se é por conta da artrite.
    Enfim, temos muitas duvidas.
    Agradecemos desde já qualquer orientação

    • Olá, Naná. A sua mãe nem precisa esperar o resultado do exame para começar a tomar a vitamina D. É interessante fazer, mas, como você mesma disse, e também considerando a idade dela, os níveis de vitamina D devem estar bem baixos. Mesmo que o exame desse um pouco acima de 30 ng/ml, ainda assim seria recoemdável suplementar com 10.000 UI por dia. Sendo portadora de doença autoimune, ela deve ter resistência à vitammina D, de modo que precisaria de doses mais elevadas, mas, para isso já é preciso acompanhamento médico, uma dieta de restrição de cálcio e controle com exames. Para tomar as 10.000 UI não se requer nenhum cuidado especial (a não ser que ela tivesse insuficiência renal). Só a previno de que não deve manipular a vitamina D em qualquer farmácia. Acabamos de ter notícia de mais um caso de erro de manipulação que provocou hipercalcemia. Sem receita médica, você não consegue manipular em farmácia bem conceituada, de modo que talvez seja interessante comprar as softgels importadas. No Brasil, você encontra numa página do Facebook chamada Armazém Virtual. Já está no Brasil e por isso chega logo e o preço já inclui as taxas. E também vou pôr aqui o endereço para comprar nos EUA, pela internet: http://www.iherb.com/Healthy-Origins-Vitamin-D3-10-000-IU-360-Softgels/21298#p=1&oos=1&disc=0&lc=en-US&w=vitamin%20D%20healthy%20origins&rc=2151&sr=null&ic=4

  98. Muitíssimo obrigada, não esperava ter tão rápida resposta e esclarecedora.
    Vou providenciar aqui no Brasil mesmo, no Armazém Virtual para chegar mais rápido.
    Deus os abençoe.

  99. Olá.. Meu Pai tem 65 anos e foi diagnosticado com Parkison a uns 13 anos.. e está quase q imóvel.. E já passou por vários Médicos.. e eles apenas aumentavam as doses dos medicamentos.. q eram 3.. Sifrol, Comtan e Prolopa.. E já estavam com a dosagem tudo no máximo… Como não estavam mais fazendo efeito e deixava meu pai fora de si.. estava apenas estragando e acabando com ele.. acabando com a saúde dele estava muito mal mesmo…e completamente louco vendo coisas.. resolvi pedir ao Médico atual como posso ir retirando as doses aos poucos.. e ao mesmo tempo tratando ele com a medicina alternativa com ervas Medicinais e tals para a desintoxicação e limpeza do organismo.. e acabei tirando em 2 meses o Sifrol e Comtam mantendo o Prolopa que ainda não pode ficar sem.. pois são drogas muitos fortes…!!

    Resultou que a vitalidade dele melhorou bastante.. aparenta que esta com a fisionomia mais saudável.. apenas tem a dificuldade de movimentar.. Bom.. como parkinson ainda é coisa difícil de achar solução.. e ele como tem pele fraca e muito clara.. vivia fugindo do Sol…Resolvi dar doses a ele de Vitamina D.. Óleo de Girassol que mandei fazer manipulado.. e no frasco vem marcando 2 gotas diárias. ou 30 gotas por semana.. axei estranho pois uma gota equivale a 1.000 UI.. como comecei nessa semana.. num passei de 3 gotas.. mas qdu ele fica uns tempo no Sol.. ele da até uns mínimos de indícios de melhora.. será que posso dar 10 gotas pra ele de uma vez. eu pingo direto na boca dele por cima da língua..!!

    E outra coisa.. como posso pedir um exame completo de Deficiências de Vitaminas..!!
    ..
    O que quero dizer realmente.. em outras palavras… tá dicícil em confiar em qualquer Dr por ae..Pois cá entre nós.. tem muita gente sofrendo com drogas por ae.. e que nunca resolve nada..!! Parece que só mantém o paciente a se tornar um dependente químico dessas drogas.. Realmente..!!

    Obrigado..!!

    • Oi, Marcelo. É muito triste ver as pessoas sofrendo mais com os remédios do que com as doenças. Se a vitamina D que você tem foi manipulada em farmácia criteriosa, ou seja, se não há risco de que a concentração seja maior do que 1.000 UI por gota, você pode dar 10 gotas diariamente, sim. Exceto se ele não tem as funções renais preservadas (ureia e creatinina normais). O exame que detecta os níveis de vitamina D chama-se 25(OH)D3. Também pode ser interessante saber os níveis de vitamina B12. No mais, o que posso lhe dizer é que Dr. Cícero trata Doença de Parkinson com Riboflavina (mantendo o Prolopa). Se você escrever no meu e-mail, eu lhe passo algumas orientações gerais sobre como lidar com o sofrimento próprio do modo de ser dessas pessoas e que favorece os sintomas da doença. scaramellu@terra.com.br Evidentemente, o mais indicado seria o seu pai passar por uma consulta com Dr. Cícero ou outro neuro da equipe. Aguardo o seu e-mail.

    • Os pacientes do Dr. Cícero e equipe são orientados a utilizar as gotas em óleo de girassol, normalmente manipuladas. As softgels também são bem absorvidas, mas no Brasil, que eu saiba, só a farmácia Sensitiva oferece essa opção. Tam bém existem softgels importadas dos EUA, marca Healthy Origins. As cápsulas secas, que em geral, também são manipuladas e também existem nos EUA, da marca Biotech, não oferecem a mesma absorção. Não sei lhe dizer nada sobre a sub-lingual.

      • Boa noite Sueli! tenho osteoporose, bem crítica, na coluna.O médico me receitou Detamax, 10 gts por dia.Será que é suficiente? Tomo outros remédios para o mesmo problema.
        Vou te fazer outra pergunta: A minha neta tem 9 anos, é afro descendente (mulata) e tem vitiligo. Ela toma uma gota por dia de vitamina D3, é suficiente?
        A médica que fez estágio com o Dr,Cícero, já está atendendo no RS. ou seja, em Porto Alegre?Agradeço e aguardo retorno.

  100. Oi, Vera Colbeich. Detamax tem 200 UI de vitamina D em cada gota. A dose recomendada para a suplementação de um adulto é 10.000 UI por dia, ou seja, 50 gotas de 200 UI. Mas talvez você ainda precise de alguma medicação que ajude a fixar o cálcio nos ossos. Seja como for, a vitamina D ajudará, mas em dose bem acima dessa que você está usando. O cálcio virá de uma alimentação adequada. Para crianças a dose de suplementação adequada é 1.000 UI a cada 5 kg de peso. A sua neta está tomando 200 UI, certo? Faça as contas. O fato de ser afrodescendente piora o quadro, pois a pele dela é preparada para receber mais sol. O vitiligo é uma doença autoimunitária. O tratamento requer altas doses de vitamina D, não apenas a suplementação. Ela precisará de acompanhamento médico. No RS, procure:
    Dra. Maira Elise Jann
    Especialidade: Clinica Geral
    Cidade: Vale Real (RS)
    Endereço: Rua Emancipacao 505 sala 101
    Tel: (51)9862.4860

    ou

    Dr. Antônio Tadeu Costa Martins
    Cidade: Porto Alegre (RS)
    Endereço: Rua Dr. Florêncio Ygartva, 429 – Rio Branco
    Tel: (51) 3333-1528
    Facebook: Empresa Mesoclinica

    Abraços. Qualquer dúvida, pode escrever no meu e-mail scaramellu@terra.com.br

    • A recomendação para a suplementação em crianças é 1.000 UI a cada 5 kg. Ou seja, com 20 quilos, a dose será 4.000 UI, ou 20 gotas de Depura. O li,ite são 50 quilos e 10.000 UI, que já é a dose de adulto. Mas você até pode reduzir um pouco isso e conseguir que a criança tenha uma rotina de banhos de sol, com pernas e braços expostos, sem protetor. Bastam 20 minutos por dia. A pele da criança produz vitamina D com muita eficiência. E o sol, além da vitamina D traz outros benefícios.

  101. Oi Sueli. Tudo bem ?
    Voce indicaria uma farmácia de manipulacao em Belo Horizonte para manipular a D3 ?
    Como deve ser o pedido a farmácia ?
    É só dizer que é Colicalciferol a 1000 UI por gota no óleo de girassol ?
    Grato,
    Robson

    • Oi, Robson. Sem receita, as boas farmácias não manipulam. Mas a concentração é essa que você escreveu. Cuidado com alguma manipulação mal feita.

  102. Eu tenho vitiligo e estou fazendo tratamento com pomada e mais 14000 UI de Vitamina D por semana a 1 mês e já estou tendo bons resultados.

  103. Eu tenho vitiligo. Estou fazendo tratamento com pomada e mais 14000 UI de Vitamina D3 por semana a um mês e ja estou obtendo bons resultados.

    • Minha neta tem nove anos, tem vitiligo é afro descendente.Toma uma gota por dia de vitamina D e usa pomada a noite. Lene Filha e Silva tu poderias me enviar o nome da pomada que tu usas? Obrigada.

  104. Maria Sousa, sugiro que você suplemente vitamina D3. O ideal para um adulto é tomar 10.000 UI por dia. Veja se algum dermtologista lhe prescreve a recitea de Colecalciferol em óleo de girassol, 1.000 UI por gota. Nas farmácias comuns você encontra Depura ou similares com 200 UI por gota. Para atingir 10.000 UI, nesse caso são necessáriasd 50 gotas. Da manipulada, com 1.000 UI por gota, você tomará apenas 10 gotas.
    A seborreia com bastante caspa costuma melhorar bem com vitamina D.

  105. Ola, gostaria de saber algum medico que tratasse de vitiligo em recife-pe? O paciente também possui hashimoto, sera que o tratamento com vitD seria eficaz?

    • Oi, Vitor. No caso da tireoidite de Hashimoto, a vitamina D poderá controlar os anticorpos que estão atacando a tireoide, fazendo-os baixar a níveis normais. Com isso, o ataque á tireoide cessa, mas a recuperação da glândula até o pleno funcionamento depende de cada caso. Eu mesma tenho tireoidite de Hashimoto há 25 anos e a glândula foi destruída. Não uso vitamina D para e curar disso. Eu suplemento com Synthroid. Se for um processo recente, pode-se tentar reverter. No caso do vitiligo, alguns pacientes conseguem repigmentar bem, outros menos. É importante considerar o risco de desenvolver alguma outra doença autoimunitária com consequências mais comprometedoras. Em Recife há dois médicos atendendo:
      Dr. Carlos Bayma
      Especialidade: Urologia / Medicina Funcional Preventiva
      Cidade: Recife (PE)
      Endereço: Rua Francisco Alves, 326 – Ilha do Leite – Recife/PE
      Tel: (81) 3221-0523 / (81) 9894-0194 (Sra. Daniele)

      Dr. Mario Italo
      Cidade: Recife (PE)
      Endereço: Avenida Engenheiro Domingos Ferreira, 636 – quarto andar, sala 403 – Boa Viagem
      CEP: 51111-011
      Telefone: (81) 3064-0050 e (81) 3465-2882
      Email: marioitalo@clinicadrmarioitalo.com

    • Oi, Lindomar, esse nível está bem baixo. Se você naõ tem doença autoimunitária, basta suplementar com 10.000 UI por dia ou 50.000 UI por semana. Refaça o exame após dois anos de uso, mas, mesmo que tenha normalizado, não interrompa a suplementação, pois volta a cair. Você ai sentir uma melhora incrível no seu estado geral e no sistema imunológico. Qualquer dúvida, pode escrever no meu e-mail scaramellu@terra.com.br

  106. Oi, Nádia. Não tenho a sequência das suas mensagens e não consigo localizar, aqui no Blog o seu comentário. Apenas tenho o que recebi no aviso. Espero que você veja esta resposta.
    Tomando 10.000 UI de uma vitamina D bem manipulada você pode chegar a uns 70 ng/ml em dois meses, Algumas pessoas até passam disso. Não há problemas. Após dois meses os níveis estabilizam e param de subir, mas, se você parar, voltam a cair. Hidratar-se bem é sempre bom.

    • OI Sueli.
      Falei com vcs já faz uns meses. Aqui em casa era problema de fortes dores com artrite. Mas as dorea já se foram como disse, depois que encontramos vcs e começamos a administrar as s10.000 UI todo o dia. Demorou uns 2 meses para as dores começarem a diminuir. Hoje praticamente sumiram, ficou muito pouco mesmo.
      Então, pela sua resposta concluo que podemos seguir sempre tomando as 10.000 UI todos os dias, independente de o exame mostrar que já chegou nas 70ng/ml?
      Muito obrigada, como sempre atendendo a todos que aqui postam suas duvidas.

      • Olá, Lindomar. Estou na dúvida se já lhe respondi… 13 ng/ml é bem pouco. Você corre o risco de ter algum doença como complicação, apresentar fadiga, dores musculares etc. O ideal é suplementar com 10.000 UI por dia, ou seja 50 gotas dessas apresentações vendidas em farmácias comuns, que têm 200 UI por gota. Acaba saindo caro. O melhor é pedir ao seu médico uma receita de Colecalciferol em óleo vegetal, com 1.000 UI por gota. Aí, basta tomar 10 gotas. A manipulação tem preço melhor, mas faça em farmácia de referência, usando a receita. Ou compre softgels importadas dos EUA no http://www.iherb.com Procure por Vitamina D 3 10.000 IU.

  107. Oi Sueli. Meu post ée de 9.fev.2015 e me cadastrei como NANA… por isto não encontraste. Obrigada por tudo. Vou colocar aqui periodicamente o nosso progresso.

    • Oi, Nádia. Muito obrigada pelo retorno! É muito bom receber notícias como essas. E eu quis dizer que não deve mesmo parar com essa dose de 10.000 UI. Depois de 2 meses os níveis estabilizam e param de subir. Boa sorte e ajude-nos a divulgar os benefícios da vitamina D.

  108. Olá.
    Me chamo Luana tenho 24 anos e sou portadora da Esclerodermia.
    Tinha ouvido falar sobre a vitaminda D e pesquisando sobre ela encontrei esse artigo, que achei muito interessante, porém não conheço casos do uso da vitamina D em tratamentos de doenças autoimunes. Gostaria de saber se a vitamina D, sem vir diretamente do sol seria eficiente no tratamento de doenças como Lúpus, Esclerose Sistêmica e etc. Qual o nível de eficiência do uso da vitamina D em comprimido para essas doenças?
    Obrigada!

    • Oi, Luana. Há vários vídfeos disponíveis na internet, explicando o Protocolo do Dr. Cícero Galli Coimbra, com essas informações. Por exemplo, este: https://www.youtube.com/watch?v=hOfO29rL-gI#t=3213
      O melhor aproveitamento da vitamina D se dá com a manipulação em óleo vegetal e softgels. Os pacientes portadores de doenças autoimunes precisam de doses altas, devido a um polimorfismo genético que dificulta a absorção da vitamina D, de modo que o sol é insuficiente para suprir a necessidade. Veja o vídeo e, sem quiser, pode escrever no meu e-mail: scaramellu@terra.com.br

  109. Qual o melhor horário para ingerir a D3? Tenho tomado após o almoço juntamente com cloreto de magnésio quelato. Se eu não tomar o magnésio junto com a D3 tenho dores de cabeça. Também tomo suplemento de zinco e omega3.

    • Olá, Derek. A recomendação é tomar no café da manhã ou no almoço. Quem sente algum distúrbio estomacal deve tomá-la no almoço, ou seja, na refeição maior.

  110. Oi, Angélica. Muito obrigada por prestigiar o trabalho deste Blog, mantido pelo Daniel Cunha, a quem eu tento ajudar respondendo os comentários. Fico feliz por poder ajudar e este canal me proporciona essa possibilidade. De fato, 5 gotas de Depura é uma dose bem pequena. Você precisa de 50 gotas por dia. Se não tem coragem (já que é muito sensível), tome 20 gotas, o que equivale a 4.000 UI, dose bastante difundida nos EUA. Mas as 10.000 UI (50 gotas) seriam a dose ideal. Hidrate-se bem. E apareça sempre! Que Deus a abençoe também.

    • Leda, entendi que você quer saber os efeitos na artrite reumatoide, certo? O tratamento com altas doses de vitamina D é muito eficaz no controle e melhora dos sintomas da artrite reumatoide. Procure um dos médicos que atende pelo protocolo, (neste Blog, clique no Contato dos Médicos), pois é necessário acompanhamento médico.

  111. Pois eu estou com falta de vitamina D estou tomando cápsulas receitadas pelo Médico…. Realmente ele pediu que eu tomasse muito sol…..

    • O sol é sempre bom, Jussara, mas para quem está deficiente de vitamina D não é suficiente. Tome as cápsulas. Espero que seja uma dose adequada.

  112. Olá, a pouco tempo tenho tido sinais da síndrome de raynald, porém, há mais de 5 tenho DRGE que, agora, parece mais evidente ter sido ocasionado por esclerodermia, acho que tenho a esclerodermia sistemica limitada. Enfim, fiz vários exames pq estava com queda capilar, por coincidência os níveis da vitamina D estão bem baixos, fiquei interessada no tratamento com vitamina D, gostaria de tentar, observando que se tenho esclerodermia (ainda não fui ao médico), ela é genética e moro em Mato Grosso, tem como fazer o tratamento à distância?

    • Olá, Maria. A esclerodermia é tratável com altas doses de vitamina D, quando considerada doença autoimunitária. Em Mato Grosso, tente contato com:

      Dr. André Martins de Oliveira
      Especialidade: Medicina Ortomolecular/Medicina Preventiva/Clínica Geral
      Cidade : Campo Grande – MS
      Rua Dr. Eduardo Machado Metelo, 835 Chácara Cachoeira – Hospital Santa Marina
      Telefones (67) 3029-5765, (67) 3044-2060 e (67) 3044-2000

  113. Oi, Maria. Algum médico pode fazer algum retorno, após a consulta, por vídeoconferência. As consultas são proibidas no Brasil.

  114. Conheces algum estudo que fale da administração de addera d3 como profilaxia para demencias. Meu primo Recebeu essa orientacao de seu neuro e fiquei curiosa.

    • Oi, Laís. A carência de vitamina D pode provocar declínio cognitivo que muitas vezes se confunde com sintomas de Alzheimer. Manter níveis adequados de vitamina D previne esse problema. O ideal é ter os níveis em torno de 60 ou 70 ng/ml. Para tanto, costuma ser necessário suplementar com 10.000 UI por dia. Tomar essa dose com Addera fica caro! Melhor é o médico fornecer uma receita para manipular Colecalciferol em óleo de girassol, 1.000 UI por gota. Sempre procure por farmácias de referência.

  115. Olá, após alguns exames foi constatado que minha tireóide está alterada e tenho falta de vitamina D. Me sinto cansada, dores no corpo e ansiedade. É possível controlar a tireoíde com a vitamina D.

    • Oi, Gisele. Se for tiroidite de Hashimoto, a glândula tireoide está sendo atacada por anticorpos; trata-se de uma doença autoimunitária. Esse descontrole do sistema imunitário é favorecido pela falta de vitamina D, que é, na verdade, um hormônio imunorregulador. As lesões provocadas na tiroide farão com que ela não funcione de modo adequado, de modo que o TSH sobe e o paciente precisa tomar levotiroxina, já que não produzirá a quantidade necessária. Quando se faz o tratamento com altas doses de vitamina D, pode-se conseguir a redução dos anticorpos que estão atacando a tireoide, mas isso não garante que a glândula voltará a funcionar normalmente. De qualquer forma, suplementar a vitamina D para manter os níveis em torno de 70 ng/ml sempre será benéfico. Para atingir esses níveis, são necessárias 10.000 UI por dia. Isso não é uma dose elevada, apenas uma suplementação adequada. É bem possível que ao menos parte da sua fadiga e dores musculares sejam provocadas por baixa vitamina D, principalmente se os problemas na tireoide são recentes.

  116. Olá!!!

    Gostaria de uma grande ajuda.
    Realizei exame de sangue e a vitamina D está 23 ng/dl. O restante está tudo ok (triglicerídeos, colesterol, glicose, sódio, potássio, TGO, TGP, hormônios, …)
    Tenho 38 anos e estou sobrepeso (1,76m e pesando 91 kg).
    Sempre pratiquei atividade física e nos últimos dois anos, depois do fim da atividade (correr ou jogar futebol), sinto uma tontura e sensação muito ruim que demora algumas horas para pasar.
    Me alimento antes das atividades e depois das atividades.
    A última vez que passei mal, mais ou menos duas horas após a atividade física, me alimentei novamente e verifiquei a pressão (12×6) e a glicose (113).
    A baixa vitamina D pode causar estes sintomas?

    • Oi, Válter. A vitamina D baixa traz uma certa indisposição, algo como uma fadiga, um cansaço no dia a dia. As pessoas que suplementam a vitamina D logo percebem a melhora na disposição geral e até no humor. Penso que você pode suplementar com doses realistas, como sugere o Dr. Cícero, de 10.000 UI por dia. Isso vai normalizar os níveis de vitamina D em 2 meses. Não pare de tomar, pois a vitamina D estabiliza e já não subirá mais, no entanto, se você parar, voltará a cair. Existem várias apresentações atualmente, nas farmácias comuns. Por exemplo a Depura é encontrada com 200 UI por gota, com 500 UI por gota, etc. No caso de 200, são necessárias 50 gotas, no caso de 500, obviamente, bastarão 20. Mas ainda assim sai caro, de modo que o ideal é manipular em farmácia de qualidade, em óleo de girassol, 1.000 UI por gota. Mas normalmente essas farmácias pedem receita. Você pode comprar no exterior as softgels com 10.000 UI, embalagem com 360, na Healthy Origins, por exemplo. Qualquer dúvida, pode perguntar.

  117. Boa noite Sueli.
    Preciso de uma orientação, por favor.
    No início deste ano fiz uma consulta com uma média indicada no site, aqui no Rio de Janeiro, em função da minha Vitamina D estar em 10,6 ui, além de muito desânimo.

    A médica recomendou altas doses de Vitamina D, mas quando soube que faço acompanhamento de nódulos nas paratireoides, ela decidiu receitar uma dose menor de Vitamina D (4.000 ui) e Óleo de Linhaça (3.000 mg), enquanto estudava melhor o meu caso e me ligaria (não ligou).

    [(Cálcio urinário 24 hs = 351; Cálcio = 10,54 (mg/dL); Cálcio Ionico = 5,56 (md/dL)]

    Nesse meio tempo, fui diagnosticada com LIQUEN PLANO ORAL, LIQUEN PLANO PILAR, em seguida meu pai, do qual já cuidava, teve que fazer uma cirurgia no coração, ficou internado em CTI e faleceu. Como meu pai era deficiente auditivo, permaneci o tempo todo ao seu lado na “geladíssima” CTI e lá tive uma crise seríssima de artrite reumatóide que me paralisou. Então, fui diagnosticada com LUPUS ERITEMATOSO SISTÊMICO e para sair da crise iniciei um tratamento com Predsim 40 mg (hoje estou em desmame com 25 mg), e há três semanas tomo semanalmente 6 comprimidos de Metotrexato e 1 de Ácido Fólico.

    Estou assustada com três doenças autoimunes e muito incomodada com os medicamentos que tomo hoje e que não curam, apenas “tentam controlar”.

    Obrigada pela atenção.

  118. ´Boa tarde! Gostaria que me indicassem, um dermatologista especialista em psorisa, na cidade Teresópolis. Para Minha mãe, a qual esta com mais de oitenta anos. Ficaria mais agradecido ainda, Que seja o melhor, dos melhores no assunto. Desde já agradeço pela atenção de todos. Paulo P. Jr.

    • Oi, Paulo. O problema da psoríase de sua mãe seria resolvido com altas doses de vitamina D, na hipótese de ela não ter problemas renais. São poucos os médicos que conhecem esse protocolo e só teríamos a indicar um dermatologista em São Paulo, cuja tese de doutorado foi sobre esse assunto. Estou inclusive acompanhando o caso de um colega de trabalho de minha irmã que, com pouco mais de um mês de tratamento já obteve resultados muito satisfatórios. E não é só isso: a vitamina D deixará a sua mãe com a imunidade ótima, ela nem gripe pegará mais, o que não acontece quando se usam corticoides. O médico a quem me refiro é o
      Dr. Danilo Chiaradia Finamor
      Especialidade: Dermatologia
      Cidade: São Paulo
      Endereços:
      – Rua Diogo de Faria, 775 conj. 94 – Tel: (11) 5908-5969
      – Rua Vergueiro, 2.253 – Vila Mariana – Próximo ao Metrô Ana Rosa (Linhas Azul e Verde) /// Tel: (11) 5082-1013 e (11) 2578-6257

      Recomendo o consultório da Rua Vergueiro onde o preço da consulta é mais acessível. São consultas mais demoradas do que as consultas habituais. A medicação tem um preço acessível.
      Qualquer dúvida, pode escrever no meu e-mail scaramellu@terra.com.br

      • Muito obrigado! Foi uma informação muito útil. Grato pela atenção. Att. Paulo P. Jr.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s