A vitamina D

As doses de vitamina D devem ser acertadas individualmente considerando diversos fatores e, portanto, o tratamento deve ser realizado necessariamente sob supervisão médica.

Todo o hormônio tomado em doses acima daquelas acertadas individualmente pode provocar reações adversas, e a vitamina D não é exceção. Se não administradas corretamente, doses superiores a 10.000 UI (Unidades Internacionais) podem causar danos irreversíveis a função renal, entre outras complicações.

Alguns médicos já adotaram a metodologia do doutor Cícero Coimbra e a utilizam com pacientes portadores de doenças autoimunitárias. Aqui, você pode encontrar alguns dos médicos que já realizam esse tratamento no Brasil.

É importante ressaltar que não é necessário abandonar nenhum outro tratamento (nem mesmo os imunomoduladores) para que o paciente se beneficie com o tratamento da vitamina D. O que acontece é que muitos pacientes se sentem inseguros no início, mas com o tempo acabam deixando as injeções de lado por dois motivos principais: pelo desconforto em tomar esses medicamentos ininterruptamente, mas, principalmente, pela maior efetividade da vitamina D na proteção do sistema imunológico.

Instituto de Autoimunidade

O doutor Cícero está trabalhando, ao lado de alguns pacientes que se beneficiaram deste tratamento, para a criação de uma associação sem fins lucrativos chamada de Instituto de Investigação e Tratamento de Autoimunidade. Seu objetivo primordial é a promoção de atendimento médico para portadores de doenças autoimunitárias, viabilizando o atendimento gratuito aos portadores com baixa renda.

O Instituto ainda não foi criado efetivamente por falta de investimentos, que serão necessários para pagar, a princípio, o espaço, atendimento médico especializado e os serviços de diagnóstico e monitoramento para os pacientes. No momento, o doutor Cícero reserva parte do seu horário de atendimento para receber pacientes gratuitamente em seu consultório pelo Instituto, mas infelizmente a enorme demanda está longe de ser atendida da maneira ideal.

Para entender melhor o tratamento e a proposta do doutor Cícero Coimbra, leia o texto Por um novo paradigma de conduta e tratamento.

811 respostas em “A vitamina D

  1. Gostaria de saber com quem posso marcar consulta em Porto alegre, os 2 únicos médicos que constam nesta cidade na documentação que encontrei só tem agenda para setembro e novembro.

  2. Bom.dia doutor, por favor me esclareça uma dúvida, estou dando a vitamina D de 200UI por gota por kilo para as minhas filhas de 7 e 13 anos, por exemplo ela pesa 20 kilos estou dando 20 gotas por dia, estou dando certo? Eu li que superdozagem vai para as artérias, fiquei com medo. Eu tomo a vitamina D de 10000UI com a vitamina k2 de 120 mcg por dia, posso dar k2 pra elas tbm? Desde já agradeço a oportunidade.

  3. Dr.Cícero atende pacientes com Síndrome de Graham-Little-Piccardi-Lassueur associada à alopecia fibrosante frontal?
    Obrigada!

  4. Tomei comprimidos de 10.000UI em dias consecutivos, pensei que fosse um por dia. O que pode ocasionar, sendo que foi prescrito uma vez na semana?

  5. Tenho artrite psoriasica e faço o protocolo há 4 meses com 100 mil u.i. diárias. Porém meu PTH subiu de 67 para 102. Estou com o pulso muito inflamado e não estou tendo melhoras. Pq será que meu PTH aumentou assim? O que isso siginifica?

  6. Por favor. Onde posso encontrar no Rio de Janeiro, médicos que façam parte da Equipe Dr. Cicero Galli Coimbra, para atendimento de doenças autoimunes? Obrigada. Aguardo.

  7. Onde acho um médico dermatologista em minha cidade Taubaté SP q faz esse tratamento para dermatite por favor

  8. Olá, bom dia! Tenho uma filha de 6 anos que sofre com dermatite atópica. Gostaria de saber onde encontro profissionais aqui na Bahia

  9. Bom dia, tenho Psoriase e já iniciei o tratamento, porém, um amigo sofre de dermatopolimiosite e perguntou se o protocolo coimbra pode ajudar. Ele mora em Brasília!

  10. Olá, gostaria de saber se o Protocolo Coimbra funciona com pessoas que sofrem de dermatite atópica, e se sim, gostaria de saber também se existem medicos especialistas aqui na região Norte. Pois fui diagnosticada a alguns meses.

  11. Oi boa noite sofro muito com dermatite atopica e gostaria de saber se tem alguém em Florianópolis SC para tentar usar essa vitamina d

  12. Boa tarde,me chamo Neide e minha prima indicou esse tratamento.
    Tenho 37 anos e a artrite reumatóide 5 anos e pra ajudar tenho retocolite ulcerativa tomo infliximabe para os dois esse tratamento pode me ajudar?.
    Obrigada

  13. Boa noite!!
    Eu fui diagnosticada c AR, fui em Brasília, iniciei o tratamento c 60.000 UI, tem um 1 mês e 6 dias q estou tomando vitamina D.
    Mas percebi q as dores aumentaram, estou em crise, c as mãos inchadas direto, iniciei hoje anti inflamatório.
    Eu tomo curcuma, ômega 3 e Vit D da Now e magnésio PA, os outros vou solicitar na farmácia de manipulação.
    É normal isso acontecer? Vou melhorar?
    Obrigada se me responder.
    Estou aflita …

  14. Boa noite
    Gostaria de saber se há melhoras em casos para psoríase localizada no cotovelo da minha filha? E se possível um medico que faca o protocolo na baixada fluminense no RJ ou em outro local do RJ

    • Oi, Cristiane. O Protocolo Coimbra controla muito bem a Psoríase. E nem sempre são necessárias doses elevadas de vitamina D. No Rio de Janeiro, as opções são: (Não se preocupe com especialidade do médico, pois todos tratam doenças autoimunes)
      Dr. Christiano Hallack
      Teresópolis
      Clínica Nutri Saúde
      Rua Prefeito Sebastião Teixeira, 20, sala 516 – Shopping New Fashion
      Telefones: (21) 3642-4488 e (21) 9-8902-1990
      email: clinicanutrisaude@yahoo.com.br

      Dr. Jorge Luiz Bessa Cabral* – Clínica Médica –Treinamento com a Dra. Mônica B. L. Barros
      Campos dos Goytacazes
      Rua Saldanha Marinho, 416, sala 214 – Vip´s Center Shopping
      Telefone: (22) 9-9928-5411
      email: jlbcabral1898@gmail.com

      Dr. Leonardo Souza do Nascimento – Clínica Médica
      Niterói / Ipanema
      Av. 7 de Setembro, 317, sala 1104 – Santa Rosa
      Telefone: (21) 9-7235-7615
      Rua Joana Angélica, 170 – Ipanema
      Telefone: (21)2521-3019
      site: http://www.drleonardosouza.com.br

      Dr. Luiz Carlos Guedes Nunes Junior
      Rio de Janeiro
      Rua Isolina, 36 – Méier
      Telefones: (21) 3576-1041, (21) 3576-1032 e Cel: (21) 9-7351-1761
      site: http://www.drluizguedes.com.br

      Dr. Paulo Faria – Clínico Geral, Nutrólogo e Intensivista
      Macaé
      Rua Euzébio de Queiróz, 247 – Centro
      Telefone: (22) 2762-2450

      Dra. Thais Perlingeiro
      Rio de Janeiro
      Av. Olegário Maciel, 531, sala 227 – Barra da Tijuca
      Telefone: (21) 3082-6106 e (21) 9-9340-6917

      email: thaisperlingeiro@gmail.com

      Dra. Ula Rebouças – Dermatologia/Fisiologia Hormonal

      Rio de Janeiro
      Marcação de consultas pelo Whatsapp (71) 9-9975-2490 – com Patrícia

  15. Bom Dia,

    Tenho duas filhas gêmeas de 10 meses, .
    a partir dos 7 meses começou com essa dermatite na pele, na qual achavamos ser brotoeja.
    Nunca melhorava, sempre ia e voltava. Levamos em pediatra e dermatologista.
    Que afirmaram ser dermatite atópica. Passaram o tratamento que é a hidratação e remédio para diminuir as coceiras, porém, toda semana, elas tem essas crises. Isso tudo é novo pra nós, já tentamos diversas coisas, mas nada cessa por muito tempo.
    Há alguma outra alternativa que possamos dar a elas uma melhor qualidade de vida,??
    pois essa dermatite, elas se coçam muito, não conseguem dormir bem a noite, ficam irrritadinhas e chorosas.
    Moro em Torres/RS.
    Por favor, nos mostre um caminho a seguir. Pois estamos sem direção. Obrigada

    Att/
    Daiane

    • Oi, Daiane. No Rio Grande do Sul há vários médicos atendendo pelo Protocolo, mas não exatamente em Torres.
      Elas vão ticar bem. Talvez apenas uma suplementação adequada de vitamina D já resolva o caso. Fazer o tratamento com altas doses é mais complicado porque a base da alimentação delas é o leite, que poderia provocar excesso de cálcio, mas o médico vai avaliar. Eu começaria apenas suplementando. Fale com o pediatra, mas a dose de suplementação recomendada pelo Dr. Cícero é 200 UI por quilo de peso. Se você comprar gotas de 200 UI por gota, é só dar uma gota para cada quilo. Fale com o pediatra e não passe dessa dose, ok?
      Se quiser, pode escrever no meu e-mail scaramellu@terra.com.br

      Vi que não é muito perto, mas eu tentaria contato com essa médica:

      Dra. Maira Elise Jann – Clínica Geral
      Vale Real
      Rua Emancipação, 635
      Telefones: (51) 9862-4860 e (51) 3637-7302

      • Obrigada Sueli..

        Vou entrar em contato com essa médica em porto alegre.
        As meninas já tomam, 2 gotas cada uma de vitamina D, chamada Adeforte.
        A pediatra passou desde que nasceram pra até dois anos de idade.
        Hoje cada uma tem cerca de 9/10Kg..
        Será que duas gotas está sendo pouco, ??
        se a pediatra aumentar talvez melhore??

        Obrigada

  16. Boa tarde! Me chamo Alexandra. Tenho 44anos, e tenho tireiodite de hashimoto. Fiz um check-up recentemente, e os níveis de vitamina d e b12 estão baixo e o Anti-TPO extremamente alterado (referência 60 e o meu deu 1300). Este protocolo ajuda nesses casos? Em Belo Horizonte há médicos que atendam?

    • Oi, Alesandra. Embora Tireoidite de Hashimoto seja doença autoimune, uma vez que a glândula está lesada, é preciso suplementar o hormônio. Anti-TPO são justamente os anticorpos que atacam a tireoide. Se você tratar com o Protocolo Coimbra, esses anticorpos caem, mas a glândula tireoide não se recupera.Talvez baste você suplementar a D, sem tomar altas doses.
      Vitamina D e B12 baixas precisam de suplementação adequada. Normalmente um adulto com pelo menos 50 quilos deve suplementar com 10.000 UI de vitamina D por dia.
      MINAS GERAIS

      Dr. André Augusto da Costa Lage – Clínica Geral e Acupuntura
      Vespasiano
      Rua Alfredo Albano Costa, 85 – Bairro Jardim Itau – Próximo à Maternidade
      Telefones: (31) 3621-9240 e (31) 9276-3550

      Dr. André Monteiro – Anestesiologia e Acupuntura
      Juiz de Fora
      Rua Ataliba de Barros, 182, sala 309, Ed. Rossi 360 (ao lado do Independência Shopping) – São Mateus.
      Telefone: (32) 9-8896-5871

      Dra. Jéssica Souza Tilli
      Juiz de Fora
      Clínica Médica Sant’Anna
      Rua Herman Toledo, 407 – Sant’Anna
      Telefones: (32) 3231-1032, (32) 3231-1013 e (32) 9-8451-7910

      Dr. Mikhael de Mattos Marques
      Juiz de Fora
      Clínica Médica Sant’Anna
      Rua Herman Toledo, 407 – Sant’Anna
      Telefones: (32) 3231-1032, (32) 3231-1013 e (32) 9-8451-7910

      Dra. Ula Rebouças – Atendimento bimestral
      Belo Horizonte
      Rua Paracatu, 1154, sala 802 – Santo Agostinho
      Telefone/Whatsapp: (71) 9-9975-2490
      Dra. Virgínia Simões Lima
      Montes Claros
      Santé Clínicas Integradas
      Rua Daniel Costa, 35 – Bairro Jardim São Luiz
      Telefones: (38) 3221-0610 e (38) 9-9979-0284
      email: sante.clinicas@gmail.com

  17. Bom dia.
    Tive uma crise de artrite reumatoide reativa em Maio/2018.
    Após 10 dias de internação, com muitas dores e sem conseguir fazer nenhuma movimentação com o corpo, disseram que apesar de todas as comprovações clinicas, os exames deram negativos para artrite reumatoide e bem baixo para doença auto-imune.
    Sofro diariamente com dores horríveis, tenho artrose em varias partes do corpo e fadiga crônica.
    Senti melhora apenas com o longo tratamento com corticoides.
    Ainda não completei nem 40 anos e apesar de tentar manter uma vida ativa e trabalhar bastante sofro demais com as dores.
    Esse tratamento ajudaria, mesmo o PCR e outros exames sendo negativos?

    • Olá, Elisabete. O Protocolo Coimbra é muito eficiente no controle de doenças autoimunes. Algumas dessas doenças provocam desmielinização, mas isso acontece por ataque de anticorpos. A vitamina D controla o ataque autoimune e faz cair o número de anticorpos. No caso de CMT, o processo de destruição da bainha de mielina é de origem genética. Sabe-se também que a vitamina D consegue recuperar as sequelas recentes na bainha de mielina, provocadas, por exemplo, por esclerose múltipla, que é autoimune. Não sei lhe dizer se a vitamina D pode recuperar sequelas da CMT. Você pode tentar fazer o Protocolo Cimbra, com o devido acompanhamento médico, e avaliar as melhoras.

  18. Boa noite, meu filho tem 28 anos e sofre muito com crises de alergicas ,os sintomas parecem muito com rinite e febre do feno, tem bons resultados com o protocolo Coimbra?

  19. Olá Boa Noite, Gostaria de saber se o Protocolo Coimbra já foi aplicado em pacientes com Linfoma do Manto (não hodking) e se a deficiência de Vitamina D atrapalha o tratamento.

    • Oi, Saulo. O Protocolo Coimbra é um tratamento com altas doses de vitamina D, eficaz no controle de doenças autoimunes. A vitamina D, independentemente do Protocolo Coimbra, tem muitas funções no organismo e seu papel é muitas vezes associado a controle de câncer, assim como a sua deficiência é associada ao aparecimento de câncer de mama e próstata, por exemplo.
      Eu não entendi a sua pergunta “se a deficiência de vitamina D atrapalha no tratamento”. Entendo que a deficiência de vitamina D favorece o câncer. Por outro lado, como há tipos de câncer que favorecem o acúmulo de cálcio, só um rigoroso acompanhamento médico pode avaliar a eficácia da vitamina D nesse caso específico. A vitamina D interfere diretamente no metabolismo do cálcio.

  20. boa tarde me chamo Meire ,meu filho tem 15 anos a dois anos foi diagnosticado com miastenia gravis. uma doença autoimune ele faz tratamento com fono e neuro.Moro em Rondonia mas não sei de nenhum medico que faça esse tratamento da vitamina D,achei muito interresante pois meu filho tem diflculdade para engolir e falar, antes porem ate os treze anos era normal, ele faz tratamento com mestinon e aziotioprina mas não tem grandes resultados, por favor me ajude estou desesperada.

  21. Olá sou Fábio De Taubaté interior de São Paulo tenho dermatite a 1 ano ,fui em 2 dermatologista é só me passam remédios com corticoide a princípio abaixa os sinais da doença mas da muita espinha porém quando acaba o tratamento a dermatite volta, não sei mas ao que recorrer….

    • Oi, Fábio. O Protocolo Coimbra é eficiente no controle da dermatite, através do uso da vitamina D. Talvez a melhor opção para você seja:
      Dr. Marcus Vinicius Mohilla Salomão* – Endocrinologia e Metabologia – Treinamento com o Dr. João Luís de G. Paul
      São José dos Campos
      Av. Barão do Rio Branco 692, Jardim Esplanada, Clínica Unique
      Telefone: (12) 2012-6200, 2012-6201 e (12) 98282-6000

  22. Boa tarde Sueli. Se a vitamina d tira o calcio dos ossos e nao podemos comer nada com calcio, nossos ossos nao vao ficar fracos ou pode causar problemas nos ossos?

    • Oi, Flávio. O médico acompanha através de exames de sangue a retirada e o acúmulo de cálcio nos ossos, que é algo constante e dinâmico. Se acontece de a vitamina D passar a retirar cálcio de modo desordenado, o médico reavalia a dose. A dieta restrita em cálcio apenas impede excesso de cálcio e não a sua falta.

    • Oi, Ísis. O Protocolo Coimbra só pode ser aplicado por médicos. Há nutricionistas que acompanham pacientes devido à dieta com restrição de cálcio que é obrigatória.

  23. Gostaria de saber que no protocolo Coimbra você tomar altas doses de vitamina D no futuro se você parar o que é que acontece a pessoa volta organismo normal ou tem que ser para vida toda por favor me responda .

  24. Gostaria de saber que no protocolo Coimbra você tomar altas doses de vitamina D no futuro se você parar o que é que acontece a pessoa volta organismo normal ou tem que ser para vida toda por favor me responda .

    • Oi, Zenaide. Se você tem uma doença autoimune e for controlar com altas doses de vitamina D, deverá manter o tratamento sempre. Talvez no futuro, se a doença silenciar por muitos anos, a dose possa ser menor;
      Caso você resolva desistir e interromper o tratamento, deverá manter a dieta com baixo cálcio por pelo menos dois meses, até os níveis de vitamina D do seu organismo baixarem.
      Não sei se respondi à sua dúvida.

  25. Olá minha filha faz tratamento de dermatite atípica a 15 anos sem melhora fora do medicamento, já tentamos de tudo por favor nós ajude …com uma consulta online.

    • Oi, Maria de Fátima. No Brasil, ao menos por enquanto, não são permitidas consultas on-line. Sem acompanhamento médico, a sua filha pode suplementar a vitamina D, até 10.000 UI por dia, se ela tem ao menos 50 quilos de peso e se ela não tem problemas renais. Essa dose não é dose do Protocolo, não é considerada dose elevada, mas pode ajudar muito, mesmo que demore um pouco para as melhoras aparecerem.

    • Oi, Lucilene.O fato de ser diagnóstico recente, e imagino que as sequelas são poucas, o Protocolo Coimbra pode ajudá-la imensamente.
      No Espirito Santo, veja:
      Dra. Regina Ferrante Rebello de Souza
      Vitória
      Rua Alfeu Alves Pereira, 79 – Enseada do Suá
      Telefone: (27) 9-9500-1224

      • Jirlane, Alcobaça BA
        Tenho vitiligo e fiz exame de vitamina D q deu 28ui e vitamina b12 deu baixa tbm. Posso tomar de qt uil dessas vitaminas? Aqui na Bahia ja tem médico Coimbra atendendo?

  26. Olá, sou Rafael Chagas. Recentemente fui diagnosticado com uma variedade leve de retrocolite ulcerativa. Você saberia me informar se há algum médico que atende pelo protocolo na Paraíba? Sou de Campina Grande. Caso não tenha, gostaria de saber de algum outro profissional em Pernambuco ou no Rio Grande do Norte. Agradeço desde já!

    • Oi, Rafael. Conheço pacientes portadores de retocolite ulcerativa e que estão muito felizes com o tratamento do Protocolo Coimbra. Pelas opções que deu, veja:
      PERNAMBUCO

      Dr. Carlos Bayma – Urologia e Medicina Funcional Preventiva
      Recife
      Empresarial Itork
      Rua Francisco Alves, 326 – Ilha do Leite
      Telefones: (81) 3221-0523 e (081) 3423-6741
      Marcação diretamente com as secretárias: Danielle – Cel: (81) 9894-0194 e Silvânia Cel: (81) 9544-6007 (horário comercial)

      Dr. Helio Mororó
      Cardiologia/Geriatria/ Medicina Integrativa
      Recife : Av. Conselheiro Aguiar, 1748 sala1101, Ed. Ítalo Renda, Boa Viagem, Recife/PE, CEP 51111-010
      Tel. 81 3465-3442
      Caruaru
      Rua Saldanha Marinho,979, Maurício de Nassau, Caruaru/PE. CEP 55.014-330
      Tel. 81 3095-4011 /3727-1505

      Dr. Mario Italo
      Recife
      Av. Engenheiro Domingos Ferreira, 636, Ed. Clinical Center, sala 403 – Boa Viagem
      Telefones: (81) 3465-2882 e (81) 3064-0050
      Atendimento de segunda à sexta-feira
      Secretária: Betânia
      emails: melobetania@hotmail.com e marioitalo@clinicadrmarioitalo.com

      Dra. Patrícia Guarino
      Recife
      Morphos LIFE – Espaço Multidisciplinar de Atenção em Saúde e Bem-estar e Boa Longevidade
      Endereço: Rua Engenheiro Oscar Ferreira, 218 – Casa Forte
      Telefone: (81) 3241-0776

      Dra. Satya Nahu – Cardiologia e clínica médica
      Petrolina
      Cardioclínica
      Endereço: Rua Crispim Amorim Coelho, 137 – Centro
      Telefone: (87) 98132-0413

    • Oi, Sandra. Em São José dos Campos, procure:
      Dr. Marcus Vinicius Mohilla Salomão* – Endocrinologia e Metabologia – Treinamento com o Dr. João Luís de G. Paul
      São José dos Campos
      Av. Barão do Rio Branco 692, Jardim Esplanada, Clínica Unique
      Telefone: (12) 2012-6200, 2012-6201 e (12) 98282-6000

  27. Bom dia meu filho tem 3anos e 8meses em setembro do ano passado ele tomou um leite e ficou com o corpo dele cheio de alergia ele fez um Ige que deu 656 no sangue e ele passou a ficar com a pele td ressaca devido a alergia só que foi ficando só embaixo das axilas dele é atrás das pernas levei ele com outra pediatra é ela falou que era dermatite atopica já passei tanta loção não sei mais o que faço eu choro em ver meu filho cosar o corpinho dele td.

    • Oi, Jaíza. Você pode procurar um médico do Protocolo Coimbra, mas num primeiro momento poderia apenas suplementar a vitamina D. Pode ser que resolva. Veja com a pediatra.

      • Onde acho um médico dermatologista em minha cidade novo horizonte SP num lugar mas proximo q faz esse tratamento para dermatite por favor e urgente

  28. Boa noite!
    Eu tenho psoríase, e faço tratamento a 1 ano sem melhoras. Gostaria de saber se com o Protocolo Coimbra terei de fazer o tratamento peloo resto da vida?

    • Oi, Adriano. Em princípio, o tratamento é para o resto da vida, mas, caso você fique muitos anos sem crise, a tendência é o ataque autoimune diminuir muito.
      Procure um médico do Protocolo Coimbra. O resultado é muito bom no controle da Psoríase e nem são necessárias doses muito elevadas de vitamina D.

  29. Boa noite…Meu filho de 9 anos sofre demais com dermatite atópica…Goataria de saber se ele pode fazer esse tratamento? Se já foi comprovada a eficácia do tratamento com portadores de dermatite atópica? Como faço para agendar uma consulta? Moro em São Bernardo do Campo.SP….Desde já agradeço!

    • Oi, Lidiane. Em São Paulo, procure o Dr. Danilo, no consultório da Rua Domingos de Moraes. Ele é assistente do Dr. Cícero na Rua Diogo de Faria, mas no consultório da Rua Domingos de Moraes o preço é mais acessível:
      Dr. Danilo Chiaradia Finamor – Dermatologia
      São Paulo
      Rua Diogo de Faria, 775, conj. 94
      Telefone: (11) 5908-5969

      E mais outro endereço:

      São Paulo
      Rua Domingos de Morais, 2187 – Vila Mariana – Próximo ao Metrô Santa Cruz (Linha Azul)
      Telefones: (11) 5082-1013 e (11) 2578-6257
      email: nuporanga77@gmail.com

  30. Boa tarde, sou Lucas de Campo Grande, MS, tenho doença de Crohn a anos, gostaria de saber algum profissional na minha região??
    Grato!!

    • Oi, Lucas. O Protocolo Coimbra é muito eficaz no controle de Doença de Crohn.

      Dr. André Martins de Oliveira – Medicina Ortomolecular, Medicina Preventiva e Clínica Geral
      Campo Grande
      Rua Espírito Santo, 1.106 – Jardim dos Estados
      Telefones: (67) 3029-5765 e (67) 2525-3535

  31. Ola sou luciana meu filho tem dermatite atopica o corpo dele fica com feridas e coça muito como posso estar passando ele no metodp do Coimbra moro em sao jose dos campos obrigado

    • Oi, Luciana.
      Em São José dos Campos, procure:
      Dr. Marcus Vinicius Mohilla Salomão* – Endocrinologia e Metabologia – Treinamento com o Dr. João Luís de G. Paul
      São José dos Campos
      Av. Barão do Rio Branco 692, Jardim Esplanada, Clínica Unique
      Telefone: (12) 2012-6200, 2012-6201 e (12) 98282-6000

    • Oi, Cícera. Penso que basta suplementar, ou seja, nem é preciso tomar doses altas com controle. Meu marido melhorou muito da psoríase e da seborreia tomando 10.000 UI por dia.

  32. Boa noite!! Sou portadora de fibromialgia, dor neuropática e espondiloartropatia indiferenciada (espécie de reumatismo família da Espondolite anquilosante

    • Oi, Andrea. Espondilite anquilosante é uma doença autoimune que pode ser controlada com O Protocolo Coimbra. Da mesma forma, conheço muitos pacientes que tiveram sucesso no tratamento de fibromialgia. Procure um médico do Protocolo. Veja a ista aqui no Blog e escolha o que for mais acessível para você. Todos tratam doenças autoimunes com o Protocolo, independentemente da especialidade.

  33. Tenho psoriase vulgar bastante avançado no momento não faço nenhum tratamento, apenas utilizo aplicação de pomada Diprosalic que contém acido salicilico e resolvi tomar aqueles banhos de sol antes das 10, ou seja gostaria de sabaer sobre o tratamento com vitamina D

    • Oi, JCesar. Meu marido melhorou muito da psoríase apenas tomando 10.000 UI por dia, que é a dose fisiológica de suplementação. Para tomar mais que isso é indispensável acompanhamento médico com exames e dieta restrita em cálcio.
      Se quiser, pode escrever no meu e-mail e lembre-me o caso. scaramellu@terra.com.br

  34. Bom dia .
    Gostaria de saber se em Sorocaba- SP..tem algum médico …fui diagnosticada com esclerodermia, fiz tratamento durante um ano,pra hanseníase, Que só depois foi descartada..estou procurando algum lugar q tenha tratamento específico ..parabéns pelo trabalho de vcs..

    • Olá, Hilda. Em Sorocaba não há médicos do Protocolo. Sugiro Campinas:
      Dra. Ana Lúcia Kanashiro
      Campinas
      Rua Maestro Florence, 30, Jd. Chapadão
      Telefones: (19) 3212-2884 e (19) 9 8195-5352 – para agendamento

  35. Boa tarde.
    Tenho reto colite, o método se aplica a esta doença também, já que ela e alto imune também?
    Tem algum caso de paciente com reto colite que optou pelo método?

  36. Boa Tarde!
    Tenho sinusite crônica e rinite alérgica, porém não sei o que causa a alergia.
    Vivo tomando corticoides o que fez com que eu engordasse bastante. Já me consultei com vários médicos, já tomei diversos medicamentos tanto de farmácia, como naturais e nada resolve mu problema. Gostaria de saber se eu posso fazer esse tratamento com vitamina D?
    Obrigada!

  37. Olá, boa noite!
    Tenho doença de cronh, e gostaria muito de mais informações sobre esse tratamento, pois a dois anos desenvolvi dermatite atópica, sem falar no cansaço, fadiga, dores no corpo, que é uma coisa que nunca passa.
    Eu moro em Florianópolis. Tem algum médico aqui que atenda pelo protocolo Coimbra?

    • Oi, Silvana. O Protocolo Coimbra é muito eficiente no controle de Doença de Chron. Posso até lhe dar contato de algum paciente. Escreva no meu e-mail scaramellu@terra.com.br
      Em Santa Catarina, procure:
      SANTA CATARINA

      Dr. Leonardo Benvegnú Guedes
      Camboriú
      Rua 1822, nº 400, sala 1503
      Centro Empresarial Ciaplan – Centro
      Balneário Camboriú – SC
      Fone (47) 99903-5628
      leobenguedes@gmail.com

      Dr. Renato Slomka – Ortopedia e Traumatologia
      Garopaba
      Rua Enéas Faraco Guimarães, 621 – Centro
      Telefones: (51) 3264-1616 e Celular/Whatsapp (51) 9-8560-7371

      Dr. Ricardo Toledo – Clínica geral
      Blumenau
      Rua Prefeito Frederico Busch Jr., 220, 3º andar, sala 303 – Edifício Oswaldo Cruz
      Telefones: (47) 3285-7713 e (47) 9672-9177

    • Oi, Andrea. O tratamento é para doenças autoimunes. A rosácea responderá bem, se a origem for autoimune. Não existe consenso sobre a origem da rosácea. Procure um dos médicos e até mesmo as secretárias lhe dirão se está na lista das doenças que eles atendem.

  38. Olá, minha filha tem púrpura trombocitopênica idiopática crônica, posso fazer tratamento com vitamina D , qual a vitamina e a quantidade?
    Minha mãe tem 78 anos está no começo de um alzaimer qual a vitamina e a quantidade que ela pode tomar?

    • Oi, Isabel. A prescrição de vitamina D no Protocolo Coimbra, ou seja, em quantidades consideradas de doses elevadas, depende de uma avaliação médica individual. A única indicação geral que Dr. Cícero dá é de suplementação e que, portanto, não corresponde às doses do Protocolo Coimbra e se baseia nas unidades de vitamina D que o organismo produz quando a pessoa se expõe ao sol. Um adulto, com pelo menos 50 quilos de peso e com as funções renais preservadas pode tomar até 10.000 UI por dia. A dose para uma criança é de 200 UI por quilo de peso até o limite de 10.000 UI, que já é a dose de adulto. Essas doses já ajudam muito, mas doses maiores só podem ser usadas com acompanhamento médico.

  39. Olá! Fui diagnosticada com esclerose lateral amiotrófica.Sinto fasciculações no abdômen, cãibras e puxo de uma perna.Fui diagnosticada em maio.A vitamina D pode funcional nesse caso?

    • Oi, Luciana.
      Estudos recentes mostraram que há casos de ELA autoimune. Você pode e deve tentar. Escreva no meu e-mail que lhe mando os artigos sobre esses estudos: scaramellu@terra.com.br
      Vou pegar o seu e-mail na parte interna do Blog e fazer contato com você por lá.

  40. Olá, bom dia! Tenho Dermatite Atópica e gostaria de saber se posso me consultar com médicos do Protocolo Coimbra de qualquer especialidade ou se o tratamento se faz necessário com um médico dermatologista/alergista do Protocolo?

  41. Olá gostaria muito de fazer esse tratamento mas não tenho condições. Tenho 25 anos e convivo com isso já há uns 10 anos. Tanto que nunca fui num médico procurar saber o que realmente eu tenho. Sinto muita coceira. No momento que esfrego a unha começo a empolar mais ainda. Já reparei que perto da menstruação e época de mais calor as crises são piores. Tem alguns possibilidade de fazer esse tratamento?

    • Oi, Mahyara. Pode ser que apenas uma dose suplementar de vitamina D resolva. Você precisa ter pelo menos 50 quilos de peso para tomar a dose de 10.000 UI por dia.

  42. Olá Sueli,
    Minha filha tem 18 anos e sofre de DA desde os 15 anos. Estou desesperada porque seu corpo todo é coberto por feridas. Ela faz tratamento no IAMSPE pela Alergia, mas nenhum medicamento está fazendo efeito e tampouco as vacinas. Como faço para passá-la num médico que segue esse método do Protocolo Coimbra sem gasta muito? Não tenho muitas condições financeiras para pagar consultas caras.Desde já agradeço por sua atenção.

    • Oi, Andressa.
      Muitos pacientes relatam excelentes resultados tratando-se com a vitamina D. A consulta mais acessível é a do Dr. Danilo Chiaradia Finamor, que é dermatologista, inclusive. Ele atende na clínica do Dr. Cícero (onde o preço dos assistentes é igual) e atende na Rua Domingos de Morais. Até recentemente cobrava 500,00, não sei se houve algum reajuste. A consulta é mais demorada do que as consultas comuns.
      Dr. Danilo Chiaradia Finamor – Dermatologia

      Rua Domingos de Morais, 2187 – Vila Mariana – Próximo ao Metrô Santa Cruz (Linha Azul)
      Telefones: (11) 5082-1013 e (11) 2578-6257
      email: nuporanga77@gmail.com

    • Oi, Priscila. Vou pòr a lista aqui. Dr. Danilo e Dra. Haládia atendem em consultórios fora da clínica da Rua Diogo de Faria. Nesses consultórios de fora o preço é mais acessível.
      EQUIPE DO DR. CICERO GALLI COIMBRA:
      Dr. Cicero Galli Coimbra – Neurologia
      São Paulo
      Rua Diogo de Faria, 775, conj. 94
      Telefone: (11) 5908-5969

      Dra. Bianca Monteiro Urbano – Clínica Geral e Acupuntura
      São Paulo
      Rua Diogo de Faria, 775, conj. 94
      Telefone: (11) 5908-5969

      Dr. Danilo Chiaradia Finamor – Dermatologia
      São Paulo
      Rua Diogo de Faria, 775, conj. 94
      Telefone: (11) 5908-5969

      E mais outro endereço:

      São Paulo
      Rua Domingos de Morais, 2187 – Vila Mariana – Próximo ao Metrô Santa Cruz (Linha Azul)
      Telefones: (11) 5082-1013 e (11) 2578-6257
      email: nuporanga77@gmail.com

      Dra. Haládia Simião – Endocrinologia e clínica médica
      São Paulo
      Rua Diogo de Faria, 775, conj. 94
      Telefone: (11) 5908-5969

      E mais dois endereços:

      Às terças e sextas-feiras:
      São Paulo
      Rua: Bento de Andrade, 58
      Telefone: (11) 3884-8984
      email: deva.almeida@clinicasementes.com.br

      Às quintas-feiras:
      São Paulo
      Rua Oscar Freire, 2250, conj 502
      Telefone: (11) 3865-0200 – agendar com Andressa ou Ester

      Dr. Marcelo Bueno
      São Paulo
      Rua Diogo de Faria, 775, conj. 94
      Telefone: (11) 5908-5969

      Dr. Sergio Menéndez Lucero – Clínica Geral
      São Paulo
      Rua Diogo de Faria, 775, conj. 94
      Telefone: (11) 5908-5969

      Dra. Sueli Lourenço – Clínica Geral
      São Paulo
      Rua Diogo de Faria, 775, conj. 94
      Telefone: (11) 5908-5969

    • Oi, Cláudia. A Atrofia Muscular Espinhal é uma doença genética. O Protocolo Coimbra é para controle de doenças autoimunes. Sempre será de proveito manter os níveis de vitamina D em bons patamares, em torno de 70 ng/ml. Isso garante mais força disposição física e mais força muscular. Se com esses níveis as melhoras forem significativas, vale a pena investigar se há algum componente autoimune interferindo.

  43. Boa tarde.. O meu nome e Teresa eu tenho o meu filho com 17 anos que tem problema de pele dermatite atópica.. Mas com muito respeito que tenho pelos médicos e fui a tantos e nenhum acertou com o tratamento.. E depois o que me receitam é cremes com corticoides … Ele tem fazes que tem muita comichão. E as mãos mais uma que outra está muitas das vezes com cortes de tão seca que fica ponho creme e mesmo assim não vale a pena.. obrigado..

    • Oi, Teresa. Há muitos pacientes com dermatite atópica tratando-se com vitamina D, pelo Protocolo Coimbra, com bons resultados. Em que região do Brasil você mora?

  44. Bom dia, meu nome Jeferson CAVALETTO
    Tenho uma filha que na última sexta feira teve um diagnóstico de esclerose múltipla,
    E iniciou-se um tratamento para baixar a imunidade.
    E tive conhecimento desse tratamento mas não conseguimos marcar devido a agenda cheia do doutor,
    Não tenho recursos, mas a sogra da minha irmã, que nos falou sobre o tratamento está querendo nos ajudar,
    Não quero passar a frente de nenhum paciente pois todos tem prioridades em seus tratamentos ,
    Mas se puderem nos ajudar
    Desde já agradeço!!!

    • Oi, Jeferson. Quato antes começar o tratamento com altas doses de vitamina D, melhor. Minha filha tem esclerose múltipla e vive como se não tivesse. Vou lhe enviar um e-mail pois é dif´cil conversar por aqui. Mas só abro e-mail no computador.

      • Bom dia Sueli

        Você pode me enviar um email sobre isso, tenho um amigo que está passando por este problema

  45. Gostaria de saber sobre o Protocolo de Coimbra, pois fui submetida a extração total da tireoide e uma paratireoide, há 20 anos. De lá para cá meu PTH permanece alto e de uns dois anos atrás até agora meu TSH anda oscilando, pois já esteve na marcação 17, mês setembro estava 0,3, mês outubro 0,6 e agora em novembro foi para 12! O PTH está 133, muito alto.
    Ja fiz cintilografia da paratireoide e tudo ok.
    A falta da tireoide e 1 paratireoide, pode me deixar com vitam. D 8,0?
    Tomei por meses 50.000 por semana, depois 4.000 por dia (deu um aumento pequeno), voltei para 2000 por dia e abaixou mais. Qual a relação???

    • Regia, problemas de tireoide não fazem baixar a vitamina D. Você precisa fazer uma reposição correta e contínua.Se você toma um tempo e pára, volta a cair. O ideal é tomar 10.000 UI por dia sempre.

  46. Boa tarde!

    Meu nome é Daniela e em junho deste ano descobri uma insuficiência adrenal que tudo indica ser secundária. A minha endocrinologista me explicou que os resultados dos meus exames de sangue e de imagem (RM da supra renal e da hipófise) apontam para uma hipofisite autoimune como causa.
    Ela desconhece a existência de um caso como este tratado com o protocolo e o meu médico ortomolecular também. Mas os dois apostam neste tratamento.
    Eu já conheço os resultados do Protocolo Coimbra de perto. Seguindo este protocolo o meu marido foi curado de uma colite ulcerativa e uma grande amiga foi curada de tireoide de hashimoto.
    Eu gostaria de duas informações:
    * saber se vocês conhecem algum caso como o meu que teve sucesso no tratamento.
    * e a indicação de um medico em Salvador/Bahia.

    • Oi, Daniela. Bom saber que você conhece quem obteve ótimos resultados com o Protocolo Coimbra. Não conheço nenhum paciente que trate especificamente hipofisite autoimune, mas, por exemplo, você conhece quem se recuperou de tireoidite de Hashimoto e isso é muito raro porque, depois que a tireoide foi afetada, mesmo baixando os anticorpos, é difícil a glândula voltar a funcionar. E, no entanto, você conhece um caso. Eu teria de lhe dizer que é muito difícil reverter um quadro de tireoidite de Hashimoto. Concluindo: o fato de ser autoimune possibilita o tratamento de hipofisite autoimune com o Protocolo Coimbra. Se o resultado será plenamente satisfatório é muito difícil afirmar. Você conhece um caso raro que deu certo. Por que não acredita que o seu caso possa se resolver, ou, no mínimo, parar de progredir? O primeiro efeito será a queda dos anticorpos que estão provocando o ataque autoimune. A reversão das lesões vai depender da gravidade dessas lesões. Quanto antes iniciar o combate, melhor.
      Em Salvador, procure:
      Dr. Érico da Silva Carvalho – Clínica Geral e Neurologia
      Nova Soure
      Instituto de Medicina Avançada
      Praça Monsenhor Gaitto, 118
      Telefones: (75) 3437-2712 e (75) 3437-9871
      Ribeira do Pombal
      Policlínica e Day Hospital Viva
      Av. Hildete Lomanto, 840 – Centro
      Telefone: (75) 9878-0425
      Salvador
      DNA Laboratório e Genética Médica
      Rua Território do Acre, 65 – Pituba – É uma transversal da Avenida Manoel Dias da Silva
      Telefone: (71) 9726-4777 – Emanuela (Secretária)
      Horário para marcação das consultas: Das 14h às 19h (dias úteis)

      Dra. Ula Rebouças – Dermatologia/Fisiologia Hormonal
      Salvador
      Hospital da Bahia
      Av. Prof. Magalhães Neto, 1.541, sala 7023
      Telefones: (71) 2109-2723 e (71) 9-9167-1514

    • Não, Flávio. A não ser que você tenha uns 100 quilos. Com 20.000 UI por dia é preciso diminuir o consumo de cálcio e hidratar-se bem.

  47. Boa tarde,descobri a poucos dias que tenho psoriase,se concentra em minhas pernas ,estou quase enlouquecendo de tanta coceira e se cosar fica pior,será que resolve com esse tratamento com vitamina De? E onde consigo esse tratamento?

    • Resolve, sim, Sônia. E psoríase nem sempre precisa de doses muito altas. Há méedicos em todo Brasil. Veja aqui no Blog a lista. Lá em cima, clima na Aba Médicos do protocolo Coimbra.

  48. Boa noite
    Minha mãe tem doença de Parkinson diagnosticada há 2 anos. Ela esta com 75 anos. Creio que já estava com a doença há mais tempo. Demorou a descobrir acredito que pelo fato dele ter demorado a apresentar tremores visíveis. Ela não treme muito mas tem piorado muito o equilíbrio e a marcha além da memória.
    Ela está suplementando a vir D3 e o nível está em 55.
    Queria saber se ela poderia se beneficiar com a dose hiperfisiologica da vir d3 porque ela começou a tratar de osteoporose recentemente.
    Cordialmente
    Lúcia

    • Oi, Lúcia. Veja com o médico da sua mãe. Dr. Cícero recomenda doses de 10.000 UI por dia para pacientes que tenham as funções renais preservadas (ureia e creatinina normais). É interessante manter os níveis próximos de 70 ng/ml.

  49. Olá. Assistindo um vídeo no YouTube vi sobre o Protocolo Coimbra. Eu tenho Dermatite Herpetiforme. Já excluí o leite e evito glúten ( mas td tem glúten)
    Existe algum tratamento para isso?

    Desde já agradeço.

  50. Boa noite,
    Fui diagnosticada com fibromialgia e inicio de artrose. E gostaria de saber se esse tratamento ajuda na artrose também ou só na fibromialgia? Só é modo de falar, porque sentir dor 24horas por dia não é fácil… Isso ainda acompanhada de uma depressão e estresse altíssimo. Desde já agradeço pela atenção.

    • Oi, Glaucilene. O Protocolo Coimbra ajuda na fibromialgia e na depressão. A artrose é tratada com ouro protocolo. Conheço quem melhorou muito da fibromialgia apenas suplementando a vitamina D com 10.000 UI por dia. Isso nem é o Protocolo Coimbra, é apenas uma dose adequada de suplementação (e não deve exceder essas 10.000 UI. Para tomar mais, só com acompanhamento médico).

  51. Olá, tenho 24 anos e desde os meus 5 anos de idade fui diagnosticada com dermatite atópica. Já fui a muitos dermatologistas e não aguento mais tomar corticóides e ver minhas crises voltarem cada vez mais fortes. Gostaria de saber se existe algum mesixo aqui em Natal/RN que trabalhe com o protocolo Coimbra.

  52. Olá, tenho 24 anos e desde os meus 5 anos de idade fui diagnosticada com dermatite atópica. Já fui a muitos dermatologistas e não aguento mais tomar corticóides e ver minhas crises voltarem cada vez mais fortes. Gostaria de saber se existe algum mesixo aqui em Natal/RN que trabalhe com o protocolo Coimbra.

  53. Bom dia meu nome é sara miranda tenho uma amiga com essa doença gostaria de saber se tem algum médico especialista e artrite reumatoide que atenda pelo programa Coimbra em Maceió

    • Oi, Sara. Em Maceió, procure:
      Dra. Manuela Rocha
      Maceió
      Harmony Medical Center
      R. Doutor José Afonso de Melo, 68, sala 905
      Telefones: (82) 2126-0791 e (82) 9-9907-1152

      Dra. Márcia Farias – Ginecologia/Obstetrícia e Clínica Médica
      Maceió
      Harmony Trade Center
      R. Doutor José Afonso de Melo, 118, sala 301
      Telefones: (82) 3028-7879 e (82) 9-9331-7373

  54. Oi eu tenho uma doença chamado de machado de Joseph e eu moro em natal mais eu esto em campinas SP eu queria saber se tem algum médico e eu queria saber se tem alguém que vendi ai qui em campinas ea aonde

    • Oi, Selezio. O Protocolo Coimbra é para doenças autoimunes. Entre em contato com a médica que vou lhe indicar e veja o que ela lhe diz:
      Dra. Ana Lúcia Kanashiro
      Campinas
      Rua Maestro Florence, 30, Jd. Chapadão
      Telefones: (19) 3212-2884 e (19) 9 8195-5352 – para agendamento

  55. Fiquei sabendo sobre esse protocolo Coimbra com o hormônio D, gostaria de saber se tem algum médico q atende em Minas, se não, qual o mais próximo? Obrigada

    • Boa tarde, tenho esclerose multipla porém assintomatica ainda, apenas com dormencias e um leve episodio de visao dupla.
      Posso realizar o protocolo coimbra e utilizar os remédios imunosupressores? Ou sao excludentes?
      Muito obrigado

      • Olá, Matheus. É o melhor momento para começar a tratar-se com o protocolo Coimbra. Minha filha tinha apenas dormências, mas uma amiga dela tinha visão dupla e fraqueza numa perna. Ambas ficaram muito bem e vivem como se não tivessem E.M. Minha filha nem chegou a usar interferon. A amiga dela já usava quando conheceu o Protocolo Coimbra e optou por continuar por um tempo, mas depois descobriu que o mal estar e dores de cabeça que tinha eram devidos ao Avonex. Quando ficou só com o Protocolo, as melhoras foram muito mais expressivas. Eu vou lhe mandar um e-mail com um depoimento sobre a minha filha.
        E fique tranquilo. O seu caso é bem simples. Apenas não perca tempo.

  56. Bom dia!!
    Tenho dermatite de contato a uns 20 anos , já fiz tratamento a base de corticoides e agora voltou novamente a um mês, não estou tomando nenhum medicamento no momento porque não aguento mais, eles me deixam muito inchada. A pele está bem sensível, pois além de coçar ela queima muito.

  57. Olá, minha mãe esta com dermatite atopica e não aguento mais vê-la sofrer. Onde consigo um médico disponível em Goiânia que adota esse procedimento?

      • Dra. Jacqueline Tosta Rezende – Oftalmologia
        Goiânia
        Centro de Diagnóstico Clínico
        Avenida D, 840, salas 403/404 – Setor Oeste (próximo ao Extra)
        Telefone: (62) 3565-1345

        Dra. Marcella Fabyana Santana Brasil – Clínica Geral, Ginecologia e Obstetrícia

        Goiânia

        Hospital Premium
        Avenida T-4, 1445 – Setor Bueno
        Telefones: (62) 4141-3305, (62) 9-9902-3305 e (62) 9-8251-1666

  58. Boa Tarde,
    Gostaria muito desse tratamento, haja vista que estou em tratamento com mesalasina ha 9 anos e não existe resposta satisfatória do medicamento. Preciso urgente desse tratamento.

    • Olá, Manuel. Respondi ao outro comentário seu. Você tem Doença de Crohn? Procure um dos médicos do protocolo. Veja a lista aqui no Blog.

  59. Boa tarde!
    Meu irmão tem esclerose múltipla e está senti só muitas dores no corpo todo, além de fraqueza nas pernas e braços.
    Como faço para conseguir o tratamento?

  60. Bom dia
    Estou surpresa e feliz em tomar conhecimento, de que existe cura p as doenças autoimune, das quais sou portadora.
    Preciso de ajuda urgente, pois estou sofrendo MUITÍSSIMO COM DORES NO CORPO TODO.
    QUERO FAZER O TRATAMENTO.
    Obrigado

      • Gostaria muito desse tratamento, haja vista que estou em tratamento com mesalasina ha 9 anos e não existe resposta satisfatória do medicamento. Preciso urgente desse tratamento.

      • Olá, Manuel. Você tem Doença de Crohn? Em que região você mora? Veja aqui no Blog a lista dos Médicos do Protocolo Coimbra.

    • Oi, Kelly. Se a GESF for de origem autoimune, o Protocolo se aplica, mas o controle é mais complicado pois a vitamina D, ao recolher todo o cálcio que está no intestino, obriga a uma dieta com baixo cálcio para justamente proteger os rins. Só um médico experiente no Protocolo pode avaliar os riscos. Em princípio, a vitamina D vai fazer baixar os anticorpos que atacam os rins e com isso a doença deixa de avançar.

      • Obrigada pela resposta. Irei consultar um médico para saber se é possível utilizar o protocolo pelo estágio da doença.

  61. Boa tarde.

    Infelizmente, sou portador de Espondilite Anquilosante e tenho estudado um pouco sobre este protocolo e a vitamina D.

    CONHECE CASOS DE QUEM SUBSTITUIU A MEDICAÇÃO ADALIMUMAB POR VITAMINA D?

    Quem poderia Indicar em SP para uma consulta e tirar dúvidas?

    Grato.

    • Oi, Luciana.
      O Protocolo Coimbra é para doenças autoimunes. No caso da sua mãe, se ela está com a vitamina D baixa, será bom suplementar. Para uma pessoa que não tem problemas renais e tem pelo menos 50 quilos de peso, a dose de suplementação é 10.000 UI por dia. O exame deve dar em torno de 70 ng/ml.

  62. Olá, me chamo Adylla, tenho 23 anos e tenho dermatite atípica. Eu fiquei sabendo desse Protocolo de Coimbra e achei bem interessante daí me indicaram esse site pra eu dar uma lida e ver os médicos que realizam esse tipo de tratamento. Bom, aqui estou e entrei na expectativa e esperança de encontrar algum médico que fosse de Natal/RN, mas não encontrei. Alguém sabe que tem por aqui? Preciso muito, minha pele tá cheia de manchas vermelhas, coçam bastante!!

    • Oi, Ádylla. Infelizmente o médico que atendia em Natal está com sérios problemas de saúde. Você teria de procurar na região. Veja aqui no blog no menu Médicos Protocolo Coimbra.
      Você pode tentar fazer uma suplementação com 10.000 UI de vitamina D. Isso não é o Protocolo Coimbra, mas pode ajudar. Não tome mais que isso! Para doses maiores, só com acompanhamento de médico, exames e dieta com restrição de cálcio para não ter problemas renais.

  63. Boa noite, eu sou diagnosticado de FIBROMIALGIA/ SÍNDROME DE JOANINE DOGNINE, não sei se preciso dizer que sinto dor/ Dores fortes diariamente tidos os dias o dia todo principalmente na coluna. Não há cura nem cirurgia ainda p está Patologia, Além de causar inchaço em tido o corpo, Dormência/falta de força, dores de cabeça na mandíbula em fim e ela traz de brinde um grau de tristeza (DEPRESSÃO). Que eu dispenso. O que A Vitamina D faria num caso como esse . ??

    • Boa noite, Silvano. O Protocolo Coimbra controla muito bem a fibromialgia, tb conhecida como Síndrome Joanina Dognini. Inclusive a depressão pode melhorar com a vitamina D, embora talvez você também precise de antidepressivo. Procure um dos médicos do Protocolo, veja aquele que for mais acessível para você, pesquise preços de consulta, inclusive. Todos estão habilitados a tratar doenças autoimunes, independente de sua especialidade.

  64. Minha filha tem 12 anos é alérgica alimentar com reações anafiláticas
    Anafilaxia medida por IGe, com reações graves por inalação, toque ou ingestão de alimentos.
    É possível realizar esse tratamento e obter algum tipo de melhora?

    • Oi, Dilcéa. A vitamina D regula o sistema imunológico. Se o caso da sua filha é de hiperimunidade, ela pode obter melhoras. Conheço casos de controle de asma, por exemplo. Se quiser, pode escrever no meu e-mail scaramellu@terra.com.br

  65. Eu tenho fibromialgia,sinto muitas dores e não tenho tratamento tem algum médico que possa me atender na região de ribeirao preto, ou em outra tb, pois as dores são horriveis

    • Oi, Maria Carolina. Conheço caso em que apenas a suplementação adequada, com 10.000 UI por dia, trouxe melhoras expressivas nas dores da fibromialgia. Mas para tomar mais que isso, só com acompanhamento médico e a dieta com restrição de cálcio adequada. Talvez você consiga ir a Campinas:
      Dra. Ana Lúcia Kanashiro
      Campinas
      Rua Maestro Florence, 30, Jd. Chapadão
      Telefones: (19) 3212-2884 e (19) 9 8195-5352 – para agendamento

  66. Boa tarde!!
    Minha filha tem 6 anos desde bebe ela tem dermatite atopica.. .
    Agora está se agravando mais… está virando férias e dando mal cheiro .
    Estou tentando entrar em contato c a clínica de Campinas p o marcar uma consulta c dr Wanderley mas os números q tem n consigo falar…
    Tem outro número por favor?
    Somos d Santa teresa- es
    N sabemos mais o q fazer…pois gastamos mto dinheiro já c o tratamento e n resolve…vi esse tratamento da vitamina D…
    Nos ajude por favor

  67. Boa tarde!!
    Minha filha tem 6 anos desde bebe ela tem dermatite atopica.. .
    Agora está se agravando mais… está virando férias e dando mal cheiro .
    Estou tentando entrar em contato c a clínica de Campinas p o marcar uma consulta c dr Wanderley mas os números q tem n consigo falar…
    Tem outro número por favor?
    Somos d Santa teresa- es
    N sabemos mais o q fazer…pois gastamos mto dinheiro já c o tratamento e n resolve…vi esse tratamento da vitamina D…
    Nos ajude por favor

    • Oi, Natália. O contato em Campinas é:
      Dra. Ana Lúcia Kanashiro
      Campinas
      Rua Maestro Florence, 30, Jd. Chapadão
      Telefones: (19) 3212-2884 e (19) 9 8195-5352 – para agendamento
      O tratamento é muito eficaz. Caso ela não atenda, por ser criança, escreva no meu e-mail que vemos a melhor solução em São Paulo: scaramellu@terra.com.br

    • Oi, Patrícia.
      ELA em alguns casos têm origem autoimune e responde ao tratamento com altas doses de vitamina D (Protocolo Coimbra). Faça contato na clínica do Dr. Cícero e veja quais médicos estão atendendo ELA.

  68. Tenho problema autoimune e faço tratamento, mas devido a isso sofro com uma dermatite atopica que nao tem fim e acaba com meu sossego, tira meu sono, minha forma de viver e ate ja me atrapalhou no trabalho, ja passei por varios medicos e todos vem com medicamentos, pomadas e vacinas corticoides q nada resolve e so piora as placas avermelhadas, coceira e pele seca e com manchas fisicamente constrangedoras. Sofro com isso desde agosto de 2017. Em maio deste ano comecei mas um tratamento com antibioticos que ainda tomo sem previsao de parar por ordem medica por causa da auta inflamacao da pele. Ja gastei horrores em dinheiro com medicamentos que nada resolveram, sorte minha que minha mae ajuda financeiramente. So consigo dormir se tomar algum calmante e um banho de agua gelada.

    • Oi, José. O Protocolo Coimbra é muito eficiente na dermatite atópica. Você é de São Paulo? Procure um dos médicos do Protocolo Coimbra. Aqui no Blog você encontra os endereços no Médicos do Protocolo Coimbra. Vai ficar bem. A consulta é demorada, o que justifica o preço (contate os médicos e compare preços). A medicação é bem acessível.

  69. Boa tarde. Tenho artrite reumatoide e gostaria de saber qual o valor de referência ideal de vitamina D no meu organismo? E qual a dosagem diária desta vitamina ideal para mim?

  70. Faço tratamento para fibromialgia há dois meses.sera q posso tirar o velija? Minha médica não falou nada.e estou tendo muito sono.tomo medicamento pra hipertensão. Ser a q é por isso?E sobre o velija com um mês eu tirei por conta própria fiquei 20 dias mais voltei tomar porq estava com dores.

  71. Bom dia.estou fazendo o tratamento há dois meses pata fibromialgia. Tenho ainda dores e tomo o velija.vou fazer o exame de dois meses pra ver a taxa de cálcio.ainda tenho dúvidas se vou sentir essas dores sempre ou com o tempo vai passar.

  72. Olá fui diagnosticado a muitos anos atrás com Esclerodermia fiz um tratamento e graças a Deus, mais gostaria de fazer esse tratamento como faço e qual é a eficácia dele pra esse problema? Ele ajuda também a pessoas que têm dificuldades em engravidar sua companheira?

    • Oi, Moisés. O Protocolo Coimbra é eficaz na Esclerodermia, principalmente em evitar o avanço da doença. Sabe-se que a vitamina D, ou, melhor dizendo, a carência de vitamina D interfere na fecundidade. Aqui no Blog você encontra a lista dos médicos que atendem pelo Protocolo Coimbra no Brasil e no Exterior. Veja lá no alto da página e click em Médicos do Protocolo Coimbra. Escolha o que for mais perto para você.

  73. Boa tarde!
    Estou fazendo o tratamento do protocolo coimbra há 02 meses. Porém os meus pés começaram a inchar, já tomei o antibiotico que o medico passou, porém não tive sucesso, continua inçhado os pés e as pernas. Alguém poderia me ajudar?

    • Oi, Aline. Você precisa esclarecer esse sintoma com o seu médico do Protocolo. Talvez ele lhe peça alguns exames. A vitamina D não provoca inchaço.

      • Já retornei ao médico e expliquei os sintomas, onde o mesmo passou antibiotico para a inflamação que estava nos pés e nas pernas. Mais ainda assim não obtive resultado, continua inflamado, inchado e saindo uma secreção.

    • Tenho esclerose sistêmica. Estou nesta página para me informar melhor sobre o protocolo de coimbra. Li seu comentário. Não sei qual a doença vc tem, mas se for esclerose sistêmica o inchaço é algo q acontece comigo. A unica coisa q resolve é repouso absoluto.

  74. Olá, tenho vitiligo e cheguei neste tema agora em busca de melhores resultados. A utilização da Vitamina d3 possui resultados práticos em casos de vitiligo? Podem compartilhar resultados e ou contatos de médicos ou pacientes com sucesso? Obrigado.

    • Oi, Fabrício. Há, sim, resultados concretos no vitiligo. A tese do Dr. Danilo Chiaradia Finamor é sobre Psoríase e Vitiligo tratados com Vitamina D. Talvez você encontre na internet. Há fotos.
      Peça para ser adicionado a um grupo no Facebook que se chama Protocolo Coimbra – Vitamina D no tratamento de Esclerose múltipla e Doenças autoimunes. Lá vai encontrar muitos pacientes. Veja se não existe nenhum grupo específico de Protocolo Coimbra e Vitiligo. Pode ser que já exista, mas eu não consigo acompanhar tudo.

  75. Olá.tenho uma filha de 22 anos e já fazem 5 que toma insulina.Ela tem o diabetes do tipo 1 Melitus.Esse tratamento é i

    ndicado p esse tipo de doença?

    • Oi, Laureci.
      A vitamina D em altas doses fará cair o número de anticorpos que atacam o pâncreas, podendo chegar a níveis normais. Mas não posso lhe dizer que o pâncreas vai se recuperar a ponto de voltar a produzir a insulina de modo normal. Quando acontece de se perceber uma tendência à diabetes tipo 1 e se intervém antes de o pâncreas ter lesões graves, o resultado é bom.

  76. Estou sem esperanças já e preciso de ajuda para saber se aqui em Natal RN tem algum profissional na área de protocolo Coimbra pois a procurei bastante e não tive resultado de pesquisa os que tive já não trabalham mais na área … Pfvr me ajudem se caso alguém souber me informar

  77. Boa noite Sueli!
    Tenho artrite reumatóide há pelo menos quatro anos e diagnosticada há dois anos.
    Há relatos de pacientes com essa patologia que tenha se beneficiado com a suplementação de vitamina D3 através do método Coimbra?

  78. Boa noite Sueli…Eu uso o protocolo faz 2 anos e 8 meses,fiquei bem neste período.Só que agora minha alopecia areata voltou com força total,tenho grandes falhas em todo o minha cabeça.Uma queda muito grande mesmo.Fiquei muito triste,pq mesmo fazendo o protocolo isso aconteceu.Conversei com o meu médico e ele reajustou a dose,agora minha grande dúvida é quanto tempo demora para a vitamina D diminuir esse ataque!Pq já estou com a nova dose faz 1 mês e meio e as falhas continuam crescendo e o cabelo caindo!Por favor se vc puder me falar alguma coisa sobre!Eu te agradeço.

    • Oi, Carla. Tenho certeza de que já vi esta sua mensagem e que até respondi. Talvez não tinha sido postada por alguma falha. Eu até lhe perguntei se estava passando por algum estresse.
      Bem, de qualquer forma, o que posso lhe dizer é que leva dois meses para uma nova dose chegar ao seu máximo efeito.

      • Oi, Simone. O que posso lhe dizer é que um mês e meio é muito pouco tempo de Protocolo. São necessários 2 meses para tingir o nível máximo da dose que você está usando e, a partir daí, conforme o resultado dos exames, o médico pode ajustar a dose. Também é importante controlar o emocional. Sei que é difícil, mas procure não ficar muito ansiosa e confiar no tratamento.

  79. Tenho lúpus a 12 anos tenho vários problemas decorrente da doença. Gostaria de saber se próximo a mim tem Algum médico que cuida no protocolo Coimbra sou de Araguaína Tocantins.

    • Oi, Miria. Não sei se o acesso é fácil, mas há uma médica muito querida atendendo em Marabá:
      Maria Joana Pinto
      Marabá
      Av. Itacaiúnas, 1878 – sala 504 – Novo Horizonte.
      Telefones: (94) 3324-6944, (94) 3324-6999 e (94) 9-9263-7573
      email: joanapintoneuro@gmail.com

  80. Prezados,
    Minha filha tem lúpus e não pode pegar sol e a vitamina D neste caso está toda ela nos raios solares.
    O que ela pode fazer como alimentos etc.
    Obrigado pela ajuda.

    • Oi, Mário. Sendo portadora de Lúpus, a sua filha precisa de muito mais vitamina D do que a que obteria tomando sol. Ela tem resistência à vitamina D e, por isso, precisa de doses mais elevadas. Ela vai ingerir vitamina D manipulada em óleo ou em softgels. E por ser em dose elevada, é necessário acompanhamento médico, com exames e dieta para controlar os níveis de cálcio. Em que região você mora? Se quiser, pode escrever no meu e-mail scaramellu@terra.com.br

  81. Bom dia!
    Minha filha tem dermatite atopica e faz tratamento a base de vacina.No mês de junho ela começou com a crise e ficou com o corpo completamente vermelho e coçando muito.Esta fazendo uso de corticóide para amenizar.E quando termina vem a reação rebot.
    Ela tem 8 anos e está sofrendo muito com isso e eu como mãe tbm.
    Preciso de ajuda!
    Algum médico no Rio de Janeiro que siga esse protocolo coimbra?
    Me ajudem por favor!!

    • Boa tarde, aqui mesmo no site há uma listagem com medicos que executam o protocolo por estado e há opções para o Rio de Janeiro.Espero ter ajudado.

    • Oi, Elissandra.
      O Protocolo Coimbra é muito eficaz no controle da dermatite atópica. Ela precisa passar com um médico que atenda pelo Protocolo Coimbra. No Rio de Janeiro há médicos atendendo. Se quiser, pode escrever no meu e-mail que fica mais fácil conversar scaramellu@terra.com.br
      No Rio de Janeiro, procure:
      Dr. Christiano Hallack
      Teresópolis
      Clínica Nutri Saúde
      Rua Prefeito Sebastião Teixeira, 20, sala 516 – Shopping New Fashion
      Telefones: (21) 3642-4488 e (21) 9-8902-1990
      email: clinicanutrisaude@yahoo.com.br

      Dr. Jorge Luiz Bessa Cabral* – Clínica Médica –Treinamento com a Dra. Mônica B. L. Barros
      Campos dos Goytacazes
      Rua Saldanha Marinho, 416, sala 214 – Vip´s Center Shopping
      Telefone: (22) 9-9928-5411
      email: jlbcabral1898@gmail.com

      Dr. Leonardo Souza do Nascimento – Clínica Médica
      Niterói / Ipanema
      Av. 7 de Setembro, 317, sala 1104 – Santa Rosa
      Telefone: (21) 9-7235-7615
      Rua Joana Angélica, 170 – Ipanema
      Telefone: (21)2521-3019
      site: http://www.drleonardosouza.com.br

      Dr. Luiz Carlos Guedes Nunes Junior
      Rio de Janeiro
      Rua Isolina, 36 – Méier
      Telefones: (21) 3576-1041, (21) 3576-1032 e Cel: (21) 9-7351-1761
      site: http://www.drluizguedes.com.br

      Dr. Paulo Faria – Clínico Geral, Nutrólogo e Intensivista
      Macaé
      Rua Euzébio de Queiróz, 247 – Centro
      Telefone: (22) 2762-2450

      Dra. Thais Perlingeiro
      Rio de Janeiro
      Av. Olegário Maciel, 531, sala 227 – Barra da Tijuca
      Telefone: (21) 3082-6106 e (21) 9-9340-6917

      email: thaisperlingeiro@gmail.com

  82. Bom dia ! eu já faço uso da dose fisiológica de 10000ui de vitamina d3 , me desculpe eu mesmo lendo vendo videos não consegui entender o que é melhor com a vitamina d3 a vitamina k2 ou cloreto de magnésio PA ? Eu agradeço pois com certeza vai me trazer mais qualidade de vida .

    Obrigada

    • Oi, Alessandra. Você pode combinar a vitamina D com o Cloreto de Magnésio PA. Tome 3 por dia e se tiver diarreia diminua para 2. Procure tomar uma hora antes das refeições para diminuir o risco de diarreia. Algumas pessoas têm diarreia apenas no início: considere também essa fase de adaptação.

  83. Gostaria muito de poder fazer parte desse programa.
    Tenho tireoidite de Hashimoto, artrose na coluna, SII, e outras queixas, mas sem diagnósticos.
    Meus anticorpos estão 4000, estou tomando Vit D 7000ui, ômega 3, e outros suplementos, mas até o momento não alterou em absolutamente nada nos meus exames.
    Teria como me ajudar?
    Ultimamente tenho sentido tonturas, dores do peito que meu cardiologista garante ser sintomas dessa inflamação que não baixa.
    O que o senhor me orientaria?
    Agradeço muito

  84. Olá minha filha têm dermatite, e quando ela ataca fica o corpo cheio de mancha vermelhas, cossa muito ,e ataca a visão, esses dia ficou muito ruim, e tomou os remédio que os médicos passou, cremes com óleo de girassol e loratadina, fico muito triste, de vela ela ficar deste jeito, como vocês podem ajuda-la pois é tão jovem bonita, e não tê medico na cidade que moramos para nós irmos. Fico agradecida .

  85. Boa noite….eu tenho a doença celíaca..a vitamina D pode me ajudar nas dores …..

    Nas inflamação.
    Aguardo resposta
    .

    • Oi, Nicelia. A Doença celíaca é uma doença autoimune desencadeada pelo glúten. A vitamina D vai ajudar a destruir os anticorpos que causam a doença, mas talvez nesse caso a dieta restrita em glúten seja necessária, ao menos até a vitamina D fazer o melhor efeito possível. Procure ao menos suplementar com 10.000 UI por dia de vitamina D. Para tomar doses mais altas, só com controle médico pois a vitamina D em altas doses exige alguns cuidados para evitar problemas renais. Se quiser, pode escrever no meu e-mail scaramellu@terra.com.br

  86. Olá
    Minha filha tem 7 anos e sofre com dermatite atopica!
    A parti de que idade pode estar fazendo esse tratamento com vitamina D?

  87. Olá , minha mãe tem espondilite e rcu , está com muitas dores no lombar e pernas ! Sou de Curitiba qual o valor para consulta nessa região em média ? O custo desse tratamento eh muito caro ?

  88. Boa tarde, meu filho de 6 anos de idade, foi diagnosticado a cerca de 4 anos com dermatite atópica. Eu tenho interesse em conhecer o tratamento, podem me passar o contato de um médico que siga o protocolo?

  89. Olá. Estou com cálcio ionizável baixo de longa data 1,12 (ref: 1,17 a 1,32). Médico me passou 20.000UI de D3 sublingual mais MK7 100mcg por dia para aumentar esse cálcio ionizável. Ele não disse nada pra mim sobre restrição de consumo de cálcio durante o tratamento. Peguntas:Vocês sabem de casos parecidos com o meu em que a vitamina d3 conseguiu aumentar o cálcio iônico?? Preciso cortar o cálcio da alimentação mesmo no meu caso de cálcio ionizável baixo e a necessidade de aumentá-lo?? Essa forma sublingual é a melhor? é segura? ou tem outras formas melhores?? Essa dosagem de 20.000 UI é mesmo segura? Obrigado.

    • Oi, Ricardo. Desculpe-me a demora, mas tive problemas no meu e-mail.
      A vitamina D vai aumentar o cálcio ionizado. O seu tratamento não é o Protocolo Coimbra, que trata doenças autoimunes, mas, para você ter ideia, os pacientes do Protocolo fazem dieta justamente para não disponibilizar muito cálcio no organismo, já que a vitamina D recolhe todo o cálcio e joga na corrente sanguínea. O importante é você fazer exames para acompanhar e não permitir que o cálcio suba além do necessário. Se quiser, pode escrever no meu e-mail scaramellu@terra.com.br

      • Obrigado por responder e pela atenção por email, Sueli. Eu iniciei o tratamento faz poucos dias, espero que consiga mesmo aumentar meu cálcio iônico. Minhas preocupações giram em torno disso mesmo, se tem ou não risco de consumir cálcio durante o tratamento. Conversei com meu médico a respeito e ele disse que não precisa cortar cálcio pois a dose de D3 20.000 UI é baixa (palavras dele), disse que é o mesmo que 20 minutos de sol por dia e ninguém corta cálcio por isso. Por via das dúvidas tenho consumido menos cálcio, em torno de 500mg ou menos por dia creio eu. Meu tratamento até o retorno com o médico é por 60 dias, será que esse tempo é suficiente pra aumentar o cálcio ionizável? Meu exame de vitamina d deu 29. Uma outra questão que andei pesquisando é dos cofatores no uso de vitamina d3 altas doses. Parece que os mais importantes são k2, magnésio, zinco. Vi alguns relatos de homens em foruns de fora e pude comprovar por experiência própria esses dias, sobre queda na libido, problemas com ereção durante o uso de d3, então passei a aumentar a dose de suplemento de magnésio, zinco e um multivitaminico e mineral que o médico me passou. Pelo que vi, o uso elevado de d3 aumenta muito a demanda de magnésio e zinco, que são importantes na parte de dilatação e parte andrógena também. Também voltei a consumir alho cru (só um pouco) nas principais refeições. Sempre que eu tenho problemas lá embaixo eu uso o alho, é muito bom. Achei estudos mostrando que o alho aumenta muito o óxido nítrico o qual é um dos grandes responsáveis pela ereção, com isso a minha ereção noturna voltou, mas ainda estou ajustando a dose dos suplementos pois ainda sinto alguns altos e baixos. Você já ouviu reclamações parecidas com a minha? Já ouviu falar se essa questão dos cofatores procede mesmo? Enfim, desculpe pelo texto longo. Se você souber de algum caso parecido com o meu (de usar a d3 para aumentar o cálcio ionizado e também casos que a d3 causou problemas de ereção, libido etc) e puder colocar alguma coisa aqui ou por email eu agredeço. Muito obrigado novamente.

    • Onde já se viu vitamina D3 causar perda de líbio? Se é justamente ela que promove a regulagem dos hormônios responsáveis pela ereção! Partindo desse suposto quanto mais o homem se bronzeia mais impotente ele fica, se fosse assim no Brasil, país tropical, não nasceriam mais crianças.

      • Faça o teste em você mesmo e depois volte aqui e me diga. Já achei alguns estudos no pubmed mostrando que a suplementação em altas doses de d3 depleta vários nutrientes, principalmente magnésio e zinco. Comece a tomar 20.000 UI por dia como eu, nem precisa ser isso tudo, tome apenas 5.000 UI/dia sem tomar nenhum suplemento vitamínico mineral, aposto que em menos de uma semana esse problema de ereção, libido começarão a aparecer em você. Realmente a d3 parece que em dosagem “adequada” ajuda nessa questão de ereção libido, eu mesmo quando suplementei com 5.000 UI há algum tempo atrás tive que parar porque estava tendo muita ereção noturna que me impedia de dormir. Então reduzi a dose para amenizar, e isso foi em poucos dias, provavelmente se eu tivesse continuado com a d3 5.000 haveria uma queda nesse quesito como aconteceu agora dessa vez (antes de eu chegar em 20.000 UI eu comecei aos poucos, comecei com 3.000, 5,000 e fui subindo). Quando estava nos 5.000 UI tive um episódio de polução noturna que não ocorria comigo há muito tempo, depois disso foi só queda, provavelmente devido a depleção de nutrientes. Eu ainda não pesquisei a fundo, mas imagino que o mecanismo de reação do organismo com a suplementação oral,sublingual, injetável etc seja diferente do mecanismo de ficar exposto ao sol. Agora tenho tomado bem mais magnésio, zinco e o multivitamínico e mineral, mais o alho. Tem ajudado mas ainda não cheguei em um equilíbrio. obs: pra constar, sempre tive ereção noturna boa e libido boa, sem ter que me preocupar com suplementação significativa de nada, só tomava um pouco de magnésio e zinco. Tento sempre me alimentar bem e “limpo”. Agora que estou tendo que recorrer à essas alternativas.

      • Eu sou testemunha do que o Ricardo Costa está relatando. Faço uso de altas doses de D3 (protocolo Coimbra) e tenho percebido diminuição da libido. Faço uso de magnésio e suplementos, porém a disfunção permanece. Vou procurar a médica que me acompanha a fim de esclarecer esse caso.

  90. Tenho hipertireoidismo e tenho sofrido horrores. Estou esperando chamar para fazer iodo radioativo a quase um ano. Tenho sentido sintomas quase em todos orgaos. Não aguento mais. Não dá para esperar ter condições ou levantar dinheiro para fazer o tratamento. Já estou tomando Sol e magnésio. Vou começar a tomar Vit D. Consegui com preço bem em conta manipulado.
    Deus abençoe Dr. Cícero e todos que estão ajudando as pessoas que estão sofrendo muito.
    Estou usando o nome de minha filha porque não consigo acessar meu e-mail.
    Meu nome é Ângela Maria de Souza

  91. Tenho hipertireoidismo e tenho sofrido horrores. Estou esperando chamar para fazer iodo radioativo a quase um ano. Tenho sentido sintomas quase em todos orgaos. Não aguento mais. Não dá para esperar ter condições ou levantar dinheiro para fazer o tratamento. Já estou tomando Sol e magnésio. Vou começar a tomar Vit D. Consegui com preço bem em conta manipulado.
    Deus abençoe Dr. Cícero e todos que estão ajudando as pessoas que estão sofrendo muito.

  92. Oi Boa noite gostaria de saber quanto fica uma consulta com vcs. Minha filha tem dermatite atopica começou com 8meses de vida e agora ela está com 12 anos de idade.
    Estamos fazendo tratamento com fisioterápico,deu uma melhorada só que na região da boca e nas pernas e nós braços ainda não melhorou nada ela já sofreu muito porque coçava é sangrava. Vocês acham que tem possibilidade.aguardo obrigada.

  93. Boa noite, tenho hipotireoidismo ha 18 anos, a 10 desenvolvi câncer nas plaquetas (Trombocitemia Essencial) causado por uma mutação genética JAK2+ há 6 meses evoluiu para Mielofibrose grau 2, gostaria de saber se esse protocolo tem indicação para meu caso.

  94. Boa noite…sou Evadney Roder Meira e tenho ataxia de Machado josef doença que meu pai tinha os médicos dizem estar no DNA…faço tratamento na Unesp aqui da minha cidade Botucatu ..quero saber o que posso fazer para melhorar minhas forças nas pernas..faz 2 anos que diagnosticaram

    • Olá, Evadney. O Protocolo Coimbra é muito eficiente nas doenças autoimunes, mas também sabemos que a vitamina D é muito eficiente na recuperação de força muscular. Procure um médico que atenda pelo Protocolo Coimbra que seja mais próximo para você. Por exemplo, em Campinas, temos
      Dra. Ana Lúcia Kanashiro
      Campinas
      Rua Maestro Florence, 30, Jd. Chapadão
      Telefones: (19) 3212-2884 e (19) 9 8195-5352 – para agendamento

  95. Bom dia, minha filha tem dermatite atópica,desde um mês de vida,hoje ela estar com 11anos e as crises continuam com muita frequência, gostaria de obter informações, já fiz vários tratamentos e a melhora foi de curto prazo,assisti um vídeo de uma moça que fez tratamento com vitamina D, e obteve bons resultados, aguardo retorno de vocês se possível.
    Obrigada.

    • Retire Glúten (trigo, aveia, cevada e malte) e TB retire o leite. Procure um nutricionista funcional para fazer as substituições, estes dois alimentos estão diretamente relacionados com alergia atópica. Faça exames bioquímicos, principalmente as imuglobulinas e histamina, pode ser reação. Suplementação de vítimas a D em altas doses. Tem uma vitamina D da Vitacost de 10.000Ui com 365 cápsulas, Dose diária preconizada pelo Dr. Coimbra.

      • Dica : essa vitamina D da Vitacost de 10.000UI com 365 cápsulas vende no mercado livre

    • Oi, Maria Eliane.
      O Protocolo Coimbra é muito eficaz no controle da dermatite atópica. Mas é preciso acompanhamento médico para tomar altas doses de vitamina D. Procure na lista, aqui no Blog (Médicos Protocolo Coimbra) e escolha o que for mais perto para você.

    • Maria Eliane, com todo respeito pela Adriana, que comentou abaixo, Dr. Cícero não recomenda dieta sem glúten. Considera uma dieta difícil, principalmente para uma criança, que provoca estresse emocional e acaba colaborando com a doença. Aliás, você, que diz já ter feito inúmeros tratamentos, já deve ter passado por muitos exames, dietas etc. O tratamento com altas doses de vitamina D vai muito além das 10.000 UI. Na verdade, 10.000 UI é a dose adequada para a simples suplementação no caso de um adulto com pelo menos 50 quilos. Uma criança precisa ser avaliada pelo seu peso. Procure um médico do Protocolo Coimbra. E se quiser, pode escrever no meu e-mail scaramellu@terra.com.br

      • Sueli, o médico que está me tratando com o Protocolo Coimbra, retirou todo o glúten, lactose e açúcar, e disse que nunca mais eu poderia ingerir esses alimentos, estou pesquisando e percebi que essa dieta sem glúten não é obrigatória, além de muito estressante para se aplicar no meu dia a dia, eu sou portador de dermatite atópica, posso escrever no seu email? queria tirar algumas dúvidas sobre essa dieta no tratamento de vitamina D, é possível?

      • Sim, Jonathan, pode escrever no meu e-mail scaramellu@terra.com.br
        De fato o Dr. Cícero deixa bem claro que a única dieta necessária no Protocolo Coimbra é a deta restrita em cálcio.

  96. Bom dia. Fui diagnosticado em setembro de 2017 com E.M, porém os sintomas eu apresentei desde Outubro 2016, passei por otorrino e ele descartou a labirintite após exame, passei no oftalmologista e ele disse que é ceratocone após exames, passei com clínico geral por várias vezes até que pedi para me encaminhar para um neurologista, fiz ressonância e o liquor onde foi confirmada a E.M. Tomo diariamente 2mil UI de vitamina D e mensalmente 1 infusão de Tysabri. O que posso fazer?

    • Oi, Naziozeno. Quanto mais depressa você começar o tratamento com altas doses de vitamina D (Protocolo Coimbra), melhor. Vai reverter as sequelas recentes e viver como se não tivesse E.M. Minha filha está há 6 anos assintomática, depois de ter tido 4 surtos em 15 meses. Ela nunca provou a medicação convencional. Tysabri tem sérios riscos, creio que você foi alertado. Se quiser, pode escrever no meu e-mail scaramellu@terra.com.br

  97. Boa noite. Meu pai tem artrite e seus dedos estão ficando tortos, causando muitas dores. Ainda mais no inverno. Esse tratamento com vitamina D é indicado?.

    • Oi, Ana Paula. Se é artrite, o Protocolo ajuda, sim! As articulações que estão deformadas não costumam reverter, mas ele terá ajuda nas dores e o avanço da doença deve parar ou diminuir bem o ritmo.

  98. Boa noite, tenho lúpus sistêmico desde os meus 25 anos ,hije estou com 55 anos. Só agora ouvi falar do Protocolo Coimbra e gostaria de saber comi fazer parte deste tratamento.
    o que mais me afeta são as rosaseas e esteatose no fígado ,pois tomo corticóides, ja tomei cloroquina e hoje reuquinol. Gostaria de fazer este tratamento. Onde é quem devo procurar aqui em Goiânia – Goiás.
    Obrigada

    • Oi, Marilda. O Protocolo Coimbra é muito eficaz no controle do Lúpus. Como você já sofre com os sintomas há muitos anos, precisará de um pouco de paciência, mas verá excelentes resultados. Em Goiânia, há duas médicas atendendo. A Dra. Jacqueline, embora seja oftalmologista, trata doenças autoimunes em geral, até porque procurou o Protocolo para atender seus pacientes com neurite ótica.
      Dra. Jacqueline Tosta Rezende – Oftalmologia
      Goiânia
      Centro de Diagnóstico Clínico
      Avenida D, 840, salas 403/404 – Setor Oeste (próximo ao Extra)
      Telefone: (62) 3565-1345

      Dra. Marcella Fabyana Santana Brasil – Clínica Geral, Ginecologia e Obstetrícia
      Goiânia
      Hospital Premium
      Avenida T-4, 1445 – Setor Bueno
      Telefones: (62) 4141-3305, (62) 9-9902-3305 e (62) 9-8251-1666

  99. Olá…tenho minha irmã diagnosticada há dois meses com esclerose múltipla amiotrofica, já com alterações bulbar, com dificuldade na fala e deglutição. É possível aplicar o protocolo nesta estágio? Quais os médicos que podemos dispor no RS?

    • Oi, Liliane. Acho que você quis dizer esclerose lateral amiotrófica (ELA). Infelizmente, o Protocolo Coimbra não é indicado, pois não se trata de doença autoimunitária. Dr. Cícero recomenda nesse caso um outro protocolo chamado Protocolo Deanna, disponível na internet. Você pode entrar em contato com os médicos do Protocolo Coimbra no RS, pois talvez algum deles também trabalhe com esse Protocolo:
      Dr. Otávio Cunha Freitas – Neurocirurgia
      Pelotas
      Rua Barão de Santa Tecla, 583, sala 905
      Telefones: (53) 3222-9981 e (53) 3225-4930

      Dr. Renato Slomka – Ortopedia e Traumatologia
      Porto Alegre
      Rua Tobias da Silva, 149, sala 504
      Telefones: (51) 3264-1616 e Celular/Whatsapp (51) 9-8560-7371

  100. Olá!
    Tenho Sjogren e gostaria de saber se é possível fazer o tratamento com a vitamina D. E indicações de médicos em Curitiba.

    Obrigada,
    Mariana

    • Oi, Mariana. Sim, Doença de Sjogren é tratável com o Protocolo Coimbra com ótimos resultados. No Paraná, procure:
      Dr. João Luís de G. Paul
      Curitiba
      Rua Otávio Ganz, 59 – Parque Barigui
      Telefone/fax: (41) 3339-3213 e (41) 3501-1500
      Londrina
      Rua Higienópolis, 210, cj. 1701 – Centro
      Telefone/fax: (43) 3326-7548

      Dr. Rafael Ângelo Paganini
      Cascavel
      Clínica Paganini
      Rua Rio de Janeiro, 1133
      Telefone: (45) 3035-3545

      Dra. Rosa Tanaka Nabechima
      Cianorte
      Rua Abolição, 664 – zona 1
      Telefones: (44) 3629-2121 e (44) 9-9992-7000
      email: clinicadrarosa@hotmail.com

      Procure grupos do Protocolo Coimbra no Facebook e encontrará pacientes.

      • Boa noite, estava fazendo uma pequena pesquisa sobre Dermatite e vi algumas indicações sobre o protocolo coimbra. Sou de Francisco Beltrão PR, e gostaria de uma indicação médica de um responsável.
        Desde já agradeço pela atenção e aguardo resposta. Obrigado.

      • Oi, Rudimar. No Paraná, as opções são:
        Dr. João Luís de G. Paul
        Curitiba
        Rua Otávio Ganz, 59 – Parque Barigui
        Telefone/fax: (41) 3339-3213 e (41) 3501-1500
        Londrina
        Rua Higienópolis, 210, cj. 1701 – Centro
        Telefone/fax: (43) 3326-7548

        Dr. Rafael Ângelo Paganini
        Cascavel
        Clínica Paganini
        Rua Rio de Janeiro, 1133
        Telefone: (45) 3035-3545

        Dra. Rosa Tanaka Nabechima
        Cianorte
        Rua Abolição, 664 – zona 1
        Telefones: (44) 3629-2121 e (44) 9-9992-7000
        email: clinicadrarosa@hotmail.com

  101. Boa noite,
    Tenho uma consulta agendada com Dr Danilo agora em julho… Mais estou preocupada pois me disseram q altas doses de vitamina D manipulada é muito caro…isso é verdade? É q a maioria dos exames os convênios não cobrem… Pode me responder se isso tudo é verdade.. preciso me organizar afinal não adianta eu pagar a consulta q não é barata e depois não ter condições de manipular as vitaminas… Obrigada!!

    • Oi, Elaine. A vitamina D manipulada em gotas tem um preço bastante acessível. Posso lhe dizer que da última vez que manipulei (há uns 4 meses) paguei R$140,00 por um frasco com 360 ml. No caso da minha filha, que toma uma dose elevada, isso dá para dois meses. Além disso há um polivitamínico que varia um pouco, pois cada paciente pode ter necessidades específicas, mas costuma ficar em torno de R$200,00 também para dois meses. Isso é o básico. Costumo dizer que sai uns R$200,00 por mês.

  102. Olá, boa tarde!
    Sou portador da doença de Crohn na forma agressiva, como faço para poder ter acompanhamento de algum médico que administre a vitamina D segundo minhas necessidade ?
    Sou de Lins – SP

    • Oi, Robson. O Protocolo Coimbra é muito eficiente no controle da Doença de Crohn, mas é precio acompanhamento médico. Abaixo eu copiei a lista dos médicos que atendem em São Paulo. Os primeiros estão na clínica do Dr. Cícero e em outros consultórios fora da clínica e os últimos só atendem fora da clínica. Confira as cidades.

      EQUIPE DO DR. CICERO GALLI COIMBRA:
      Dr. Cicero Galli Coimbra – Neurologia
      São Paulo
      Rua Diogo de Faria, 775, conj. 94
      Telefone: (11) 5908-5969

      Dra. Bianca Monteiro Urbano – Clínica Geral e Acupuntura
      São Paulo
      Rua Diogo de Faria, 775, conj. 94
      Telefone: (11) 5908-5969

      Dr. Danilo Chiaradia Finamor – Dermatologia
      São Paulo
      Rua Diogo de Faria, 775, conj. 94
      Telefone: (11) 5908-5969

      E mais outro endereço:

      São Paulo
      Rua Domingos de Morais, 2187 – Vila Mariana – Próximo ao Metrô Santa Cruz (Linha Azul)
      Telefones: (11) 5082-1013 e (11) 2578-6257
      email: nuporanga77@gmail.com

      Dra. Haládia Simião – Endocrinologia e clínica médica
      São Paulo
      Rua Diogo de Faria, 775, conj. 94
      Telefone: (11) 5908-5969

      E mais dois endereços:

      Às terças e sextas-feiras:
      São Paulo
      Rua: Bento de Andrade, 58
      Telefone: (11) 3884-8984
      email: deva.almeida@clinicasementes.com.br

      Às quintas-feiras:
      São Paulo
      Rua Oscar Freire, 2250, conj 502
      Telefone: (11) 3865-0200 – agendar com Andressa ou Ester

      Dr. Marcelo Bueno
      São Paulo
      Rua Diogo de Faria, 775, conj. 94
      Telefone: (11) 5908-5969

      Dr. Sergio Menéndez Lucero – Clínica Geral
      São Paulo
      Rua Diogo de Faria, 775, conj. 94
      Telefone: (11) 5908-5969

      Dra. Sueli Lourenço – Clínica Geral
      São Paulo
      Rua Diogo de Faria, 775, conj. 94
      Telefone: (11) 5908-5969
      Além dos médicos da equipe do Dr. Cicero Galli Coimbra, que atendem na Capital e que estão no início desta lista, há os demais:

      Dra. Ana Lúcia Kanashiro
      Campinas
      Rua Maestro Florence, 30, Jd. Chapadão
      Telefones: (19) 3212-2884 e (19) 9 8195-5352 – para agendamento

      Dr. Israel Cirlinas – Neurologia
      Mauá
      Rua Pricesa Isabel, 152
      Telefone: (11) 4541-4275

      Dra. Livia Penteado – CRM 118.075/sp
      São Paulo – Capital
      Psiquiatria – Adulto e infantil
      site: http://www.draliviapenteado.com.br
      Endereço: Av. Leôncio de Magalhães 1.004, Cj 42
      CEP 02042-001
      Jardim São Paulo – Zona Norte
      (ao lado da Estação de Metrô Jardim São Paulo)
      Tels: (11) 2548 4062 – (11) 2973 1172 – (11) 9 8167 1429.

      Dr. Marcus Vinicius Mohilla Salomão* – Endocrinologia e Metabologia – Treinamento com o Dr. João Luís de G. Paul
      São José dos Campos
      Av. Barão do Rio Branco 692, Jardim Esplanada, Clínica Unique
      Telefone: (12) 2012-6200, 2012-6201 e (12) 98282-6000

      Dr. Renato Simões de Oliveira
      Caraguatatuba

      Av. Rio Grande do Sul, 1.637 – Indaiá
      Telefones: (12) 3888-1857 e (12) 9-9105-0626

      email: dr.renatosilveira@gmail.com

  103. Bom dia.
    Eu tomei a vacina da febre amarela e 10 dias depois tive alguns sintomas que eu foi diagnosticado como Miastenia Gravis na parte ocular.
    Como posso começar o protocolo vitamina D.?
    Teria algum medico no Rj que pudesse me orientar a dosagem?
    Ou por telefone?

    • Oi, Cleiton. Há médicos no Rio de Janeiro atendendo pelo Protocolo Coimbra. O tratamento requer acompanhamento médico e cuidados em relação ao consumo de cálcio. As opções no Rio de Janeiro são:
      Dr. Christiano Hallack
      Teresópolis
      Clínica Nutri Saúde
      Rua Prefeito Sebastião Teixeira, 20, sala 516 – Shopping New Fashion
      Telefones: (21) 3642-4488 e (21) 9-8902-1990
      email: clinicanutrisaude@yahoo.com.br

      Dr. Jorge Luiz Bessa Cabral* – Clínica Médica –Treinamento com a Dra. Mônica B. L. Barros
      Campos dos Goytacazes
      Rua Saldanha Marinho, 416, sala 214 – Vip´s Center Shopping
      Telefone: (22) 9-9928-5411
      email: jlbcabral1898@gmail.com

      Dr. Leonardo Souza do Nascimento – Clínica Médica
      Niterói / Ipanema
      Av. 7 de Setembro, 317, sala 1104 – Santa Rosa
      Telefone: (21) 9-7235-7615
      Rua Joana Angélica, 170 – Ipanema
      Telefone: (21)2521-3019
      site: http://www.drleonardosouza.com.br

      Dr. Luiz Carlos Guedes Nunes Junior
      Rio de Janeiro
      Rua Isolina, 36 – Méier
      Telefones: (21) 3576-1041, (21) 3576-1032 e Cel: (21) 9-7351-1761
      site: http://www.drluizguedes.com.br

      Dr. Paulo Faria – Clínico Geral, Nutrólogo e Intensivista
      Macaé
      Rua Euzébio de Queiróz, 247 – Centro
      Telefone: (22) 2762-2450

      Dra. Thais Perlingeiro
      Rio de Janeiro
      Av. Olegário Maciel, 531, sala 227 – Barra da Tijuca
      Telefone: (21) 3082-6106 e (21) 9-9340-6917

      email: thaisperlingeiro@gmail.com

  104. Bom dia! Minha filha tem dermatite atópica e está com 11 meses. Ela pode tomar vitamina D? Tem algum médico que vocês indicam aqui em bh?

    • Oi, Kaline. Ela pode, sim, tomar a D. Em BH eu recomendo um médico que atende em Vespasiano, mas não sei se ele atende consultas pediátricas:
      Dr. André Augusto da Costa Lage – Clínica Geral e Acupuntura
      Vespasiano
      Rua Alfredo Albano Costa, 85 – Bairro Jardim Itau – Próximo à Maternidade
      Telefones: (31) 3621-9240 e (31) 9276-3550
      Qualquer dúvida, estou à disposição. Se preferir, escreva no meu e-mail scaramellu@terra.com.br

  105. Bom Dia! gostaria de saber se na cidade de Santos São Paulo, tem algum médico que usa o método Coímbra?

  106. Olá, recentemente fui diagnosticada com síndrome de miniere e gostaria de saber se esse tratamento é indicado nessa situação, pois um dos sintomas que é a sensação de ouvido tampado me incomoda muito e já vem a algum tempo.

    Obrigada.

    • Oi, Gláucia. A síndrome de Menière é autoimune. Já vi relatos de melhoras significativas com o uso do Protocolo Coimbra. Pergunte nos grupos do Facebook sobre o Protocolo Coimbra e encontrará pacientes de Menière que fazem o tratamento.

  107. Boa noite!Queria uma opinião quanto a farmácia sensitiva.Tive um problema ano passado com a vitamina d de lá.Eles me garatiram que o problema tinha sido solucionado.Porem agora eu estou tendo os sintomas novamente e meus exames alterados.Vcs podem me ajudar.

    • Oi, Diana. Você usa softgels de 50.000 UI de lá? Converse com o seu médico e com a farmacêutica da Sensitiva. De fato no ano passado o assunto foi dado como resolvido, eles mudaram o fornecedor e ampliaram os testes. Minha filha usa as softgels de 50.000 UI e não teve problemas, mas ela está consumindo uma remessa antiga. Ligue lá e comente com a farmacêutica. E veja com o seu médico se os sintomas podem ter outra causa.

  108. Bom dia. Meu nome é Vanessa, sou auxiliar de enfermagem. Sou diagnosticada com Dermatite, tanto atópica, como de contato. Sempre fiz tratamento com corticoides e após 38 anos sinto os efeitos do tratamento altamente agressivo aos ossos e dentes, fora o aumento de peso e sobrecarga aos rins. Me interessei pelo protocolo Coimbra, mas o que me preocupa são os rins, e a reposição de cálcio, que no meu caso ainda preciso de Artrolive para os joelhos.
    Minha pergunta é, posso optar pelo protocolo coimbra? Tem médicos Habilitados em São Paulo que tenham preços populares?

    Grata,

    Vanessa Aparecida Pontes

    • Oi, Vanessa. O Protocolo Coimbra controla muito bem a dermatite. Se você já tem insuficiência renal, o médico precisa avaliar, pois a proteção renal é uma das preocupações do Protocolo Coimbra. A restrição de cálcio não significa que você terá falta dele, mas é justamente para não ter excesso. Além do corticoide, é provável que você tenha problemas de falta de cálcio por falta de vitamina D para metabolizá-lo. Ou seja, você joga o cálcio fora. Com a vitamina D em níveis elevados, não jogará fora e, se consumir normalmente leite e derivados, terá excesso, o que pode prejudicar os rins. Por isso os pacientes do Protocolo fazem dieta de restrição de cálcio: para não ter cálcio em excesso sendo eliminado pelos rins. Sobre os médicos, há pelo menos dois assistentes dos Dr. Cícero que atendem em outro consultório, fora da clínica da Dr. Diogo de Faria, onde praticam preços mais acessíveis, Dr. Danilo e Dra. Haládia:
      EQUIPE DO DR. CICERO GALLI COIMBRA:
      Dr. Cicero Galli Coimbra – Neurologia
      São Paulo
      Rua Diogo de Faria, 775, conj. 94
      Telefone: (11) 5908-5969

      Dra. Bianca Monteiro Urbano – Clínica Geral e Acupuntura
      São Paulo
      Rua Diogo de Faria, 775, conj. 94
      Telefone: (11) 5908-5969

      Dr. Danilo Chiaradia Finamor – Dermatologia
      São Paulo
      Rua Diogo de Faria, 775, conj. 94
      Telefone: (11) 5908-5969

      E mais outro endereço:

      São Paulo
      Rua Domingos de Morais, 2187 – Vila Mariana – Próximo ao Metrô Santa Cruz (Linha Azul)
      Telefones: (11) 5082-1013 e (11) 2578-6257
      email: nuporanga77@gmail.com

      Dra. Haládia Simião – Endocrinologia e clínica médica
      São Paulo
      Rua Diogo de Faria, 775, conj. 94
      Telefone: (11) 5908-5969

      E mais dois endereços:

      Às terças e sextas-feiras:
      São Paulo
      Rua: Bento de Andrade, 58
      Telefone: (11) 3884-8984
      email: deva.almeida@clinicasementes.com.br

      Às quintas-feiras:
      São Paulo
      Rua Oscar Freire, 2250, conj 502
      Telefone: (11) 3865-0200 – agendar com Andressa ou Ester

      Dr. Marcelo Bueno
      São Paulo
      Rua Diogo de Faria, 775, conj. 94
      Telefone: (11) 5908-5969

      Dr. Sergio Menéndez Lucero – Clínica Geral
      São Paulo
      Rua Diogo de Faria, 775, conj. 94
      Telefone: (11) 5908-5969

      Dra. Sueli Lourenço – Clínica Geral
      São Paulo
      Rua Diogo de Faria, 775, conj. 94
      Telefone: (11) 5908-5969

    • Oi, Sandra. O Protocolo Coimbra trata doenças autoimunes com muita eficiência. No caso da doença celíaca, normalmente a dieta sem glúten é fundamental. Não sei até que ponto existe presença de anticorpos, que, estes, sim, seriam contidos pelo tratamento.

  109. Meu esposo tem Parkinson essa vitamina ajuda no tratamento. Se for sim moramos no Tocantins aquém devemos procurar. Queria mais informações. Desde já agradeço.

    • Oi, Eliana. A Vitamina D é usada apenas como suplementação. Dr. Cícero tem um tratamento específico para Parkinson, mas poucos médicos qu tratam pelo Protocolo Coimbra tratam Parkinson, pois o Protocolo é outro. Eu tenho alguns conselhos que Dr. Cícero dá ao portadores de Parkinson. Se quiser, peça-me por e-mail scaramellu@terra.com.br

    • Olá, Osni. Entre em contato com algum dos médicos da lista. Em princípio, o Protocolo Coimbra é para doenças autoimunes.

  110. boa tarde no espirito santo têm algum medico para atende, tive polineropatia ,tenho duas hérnias de disco lombar e cevical e ainda tenho escoliose na coluna sinto muita dor, pode me recomendar alguma orientação

    ,

    • Olá, Hudson. No Espírito Santo, procure:
      Dra. Regina Ferrante Rebello de Souza
      Vitória
      Rua Alfeu Alves Pereira, 79 – Enseada do Suá
      Telefone: (27) 9-9500-1224

      Dra. Ula Rebouças – Atendimento trimestral
      Vitória – Endereço será confirmado com a secretária
      Marcação de consulta no consultório da Bahia
      Telefones: (71) 2108-4643 – Ana Paula e (71) 9-8123-9692

  111. Olá, bom dia. sou portador da neuropatia motora multifocal com bloqueio de condução e gostaria de saber se o tratamento com vitamina D se aplica para essa doença. bem como saber qual medico no rio de janeiro vocês possuem.
    grato.
    Abraço
    Mauro

    • Olá, Mauro. Não sou médica, mas entendi que se trata de uma patologia desmielinizante, tratada com ciclofosfamida, que é um imunossupressor. A vitamina D tem o poder de remielinizar, além de regular o sistema imunológico. Entendo que se aplica, sim! No Rio de Janeiro, procure:
      Dr. Christiano Hallack
      Teresópolis
      Clínica Nutri Saúde
      Rua Prefeito Sebastião Teixeira, 20, sala 516 – Shopping New Fashion
      Telefones: (21) 3642-4488 e (21) 9-8902-1990
      email: clinicanutrisaude@yahoo.com.br

      Dr. Jorge Luiz Bessa Cabral* – Clínica Médica –Treinamento com a Dra. Mônica B. L. Barros
      Campos dos Goytacazes
      Rua Saldanha Marinho, 416, sala 214 – Vip´s Center Shopping
      Telefone: (22) 9-9928-5411
      email: jlbcabral1898@gmail.com

      Dr. Leonardo Souza do Nascimento – Clínica Médica
      Niterói / Ipanema
      Av. 7 de Setembro, 317, sala 1104 – Santa Rosa
      Telefone: (21) 9-7235-7615
      Rua Joana Angélica, 170 – Ipanema
      Telefone: (21)2521-3019
      site: http://www.drleonardosouza.com.br

      Dr. Luiz Carlos Guedes Nunes Junior
      Rio de Janeiro
      Rua Isolina, 36 – Méier
      Telefones: (21) 3576-1041, (21) 3576-1032 e Cel: (21) 9-7351-1761 e Whatsapp (21) 96973-2473
      site: http://www.drluizguedes.com.br

      Dr. Paulo Faria – Clínico Geral, Nutrólogo e Intensivista
      Macaé
      Rua Euzébio de Queiróz, 247 – Centro
      Telefone: (22) 2762-2450

      Dra. Thais Perlingeiro
      Rio de Janeiro
      Av. Olegário Maciel, 531, sala 227 – Barra da Tijuca
      Telefone: (21) 3082-6106 e (21) 9-9340-6917

      email: thaisperlingeiro@gmail.com

  112. Tenho um Tenho um filho autista de 9 anos procuro um médico em Goiânia que atenda no protocolo coimbra

    • Oi, Alessandra. Em Goiânia, procure:
      Dra. Jacqueline Tosta Rezende – Oftalmologia
      Goiânia
      Centro de Diagnóstico Clínico
      Avenida D, 840, salas 403/404 – Setor Oeste (próximo ao Extra)
      Telefone: (62) 3565-1345

      Dra. Marcella Fabyana Santana Brasil – Clínica Geral, Ginecologia e Obstetrícia
      Hospital Premium
      Avenida T-4, 1445 – Setor Bueno
      Telefones: (62) 4141-3305, (62) 9-9902-3305 e (62) 9-8251-1666

      Não se impressione com a especialidade, pois tratam doenças autoimunes pelo protocolo.

  113. Boa Noite… Estou investigando uma possível Esclerose Múltipla. A minha medica disse que as evidencias até então ainda não fecha o diagnostico. Poderia ser uma Síndrome Clinica Isolada. Gostaria de saber se em Belo Horizonte MG tem algum medico que utilize o protocolo, se possivel for com a Unimed. Meu resultado de sangue 25-hidroxivitamina D deu 25,1. Estou tendo muita ansiedade com um pouco de depressão.

    • Boa noite, Anderson. Em primeiro lugar, supere essa ansiedade e depressão se a origem delas é o medo de ter esclerose múltipla. A vitamina D baixa também favorece o estado depressivo. Você deve estar se sentindo desanimado, além da fadiga própria do surto de esclerose múltipla, e isso está deixando você abatido. Procure animar-se pois esse abatimento emocional só favorece a doença. E acredite: minha filha tem E.M. e é médica. Faz o tratamento com vitamina D há seis anos e está ótima.
      Próximo a Belo Horizonte, em Vespasiano, há um excelente médico atendendo pelo Protocolo Coimbra. Nenhum atende através de convênio porque as consultas são muito demoradas, mas basicamente você passará por umas 4 consultas em 2 anos. Os exames você poderá fazer pelo convênio e a medicação tem um custo bem acessível, algo em torno de R$200,00 por mês. Existe a possibilidade de ser um surto isolado, mas vale a pena você procurar o Dr. André.
      Outra coisa: como você já fez o exame de vitamina D, pode começar a fazer uma suplementação. Não é o tratamento, mas já pode ajudá-lo um pouquinho. Nesse caso tome 10.000 UI por dia. Você consegue essa dose tomando 20 gotas de Depura 500. Você encontra em farmácias comuns. Quando passar no médico, tomará uma dose bem maior, mas será manipulada, o que torna o preço muito mais acessível. O médico vai orientar uma dieta necessária para você não ter excesso de cálcio. Mas para tomar 10.000 UI, não é necessário fazer dieta. Sempre é bom hidratar-se.
      Dr. André Augusto da Costa Lage – Clínica Geral e Acupuntura
      Vespasiano
      Rua Alfredo Albano Costa, 85 – Bairro Jardim Itau – Próximo à Maternidade
      Telefones: (31) 3621-9240 e (31) 9276-3550

      • Bom dia!! Estou sem saber o que fazer. Depois de levar todos os exames de sangue, licor da medula e os exames de imagem com somente uma cicatriz na medula em C3 e C4 desmielinizante sem atividade e do crânio sem alterações a médica disse para eu voltar daqui 6 meses para novas ressonâncias e que era vida normal. Que meu diagnóstico ficaria em CIS Síndrome Isolada Clinicamente. Nunca fiquei internado e nem usei medicamentos. Mas tem 6 meses que sinto umas dores ao dormir que me fazem mexer a noite toda, as vezes tenho a sensação que minha pernas estão estranhas ao caminhar e além de ter estalos ao engolir saliva de vez em quando. Não sei se a ansiedade e medo de ter EM faz isso. Tenho 42 anos recém formado e desempregado. Lembrei agora que preciso mencionar que nas ressonâncias deram bicos de papagaio e pequenas degenerações discal. Liguei no médico daqui de Minas para mandar consulta. Mas a atendente disse que ele não atende pacientes com Síndrome Isolada Clinicamente – CIS que ainda não fecharam diagnóstico. Mas se eu ficar uns 2 anos sem fechar e sentindo dores pelo corpo e medo na incerteza? Eu poderia ir já tratando para não ter um surto se quer.

      • Olá, Anderson. Procure outros médicos que atendam pelo Protocolo Coimbra. É possível e até aconselhável tratar doenças autoimunes desde os primeiros sintomas. Mesmo que seja mais difícil, venha a São Paulo e passe com um dos assistentes do Dr. Cícero. Dr. Danilo e Dra. Haládia atendem em outros consultórios além da clínica e, nesse caso, a consulta é mais barata, de modo que compensa um pouco o custo da viagem. Se quiser, podemos conversar por e-mail: scaramellu@terra.com.br

  114. Olá, boa tarde! Existe esse tratamento aqui em Natal/RN ? Tenho 30 anos e sofro com esclerose múltipla. Caso não tenha aqui em Natal, o que você me recomendaria? Muito obrigado!

  115. OLA, TENHO CROHN E QUERIA COMEÇAR A TOMAR VITAMINA D, POR ENQUANTO ESTOU GASTANDO MUITO E NÃO TENHO CONDIÇÕES DE IR NO MEDICO DO PROTOCOLO, POSSO TOMAR 10.000UI? QUAIS EXAMES PRECISO FAZER, ESTOU COM UM POUCO DE MEDO DE DAR REAÇÃO, MAS PELO QUE LI ESSA DOSE É “NORMAL”, DESDE JÁ AGRADEÇO.

    • Oi, Tatiane. Pode, sim, tomar 10.000 UI por dia, mas, assim que possível, procure um médico para fazer o tratamento pra valer. Hidrate-se bem, pois é sempre bom. Você só não pode tomar 10.000 UI se tiver problemas renais, ou seja, se tiver exames de ureia e creatinina alterados.

  116. Boa noite
    Meu marido teve um infarto a 3 anos atrás e é diabético.
    Estou pesquisando suplementos para melhorar nossa saúde e tive pesquisando sobre vitamina D3 10000ui e K2, mas estou com um certo receio, pois alguns dizem que esse valor de suplementação é muito alta.
    Gostaria de saber se D3 10000ui diariamente poderia ser prejudicial? E se não, por quanto tempo ela pode ser tomada.

    • Oi, Silsch. Quando você toma sol com braços e pernas expostos, sem protetor solar por uns 20 minutos, chega a produzir 20.000 UI de vitamina D. A dose de 10.000 UI é adequada para um adulto com pelo menos 50 quilos. Se o seu marido, por ser diabético, tem complicações renais, aí é preciso rever essa dose. Mas se ele tem ureia e creatinina normais, a dose de 10.000 UI é recomendada em vários vídeos. É bom manter o resultado do exame 25(OH)D3 perto de 70 ng/ml

  117. Ola bom dia!sou portadora de urticária crônica espontânea tenho urtigas todos os dias….deixei de viver por conta dessa doença..fiz uma consulta com o dr Wanderley pires em campinas ele faz parte ds equipe do dr coimbra..e mr foi receitado 60000 ui de vitamina d ao dia mas a dieta sem glúten sem doces e leite e derivados do leite….mas sinto um pouco de medo dessa dosagem de vitamina d…por causa dos meus rins…o que devo fazer?

  118. Boa noite! Meu filho é portador da espondilite anquilosante, estamos fazendo uso do tratamento de Coimbra, e hoje completa 1 mês, mas a melhora dele é muito pouca, pois ainda anda com dificuldades…gostaria de saber se tem alguma coisa que possamos fazer para melhorar ainda mais rápido seu estado…(ele tinha febre todas as noites e graças ao protocolo não teve mais, mas ainda sente dores nos calcanhares e região da sacro ilias) somos do Maranhão e ele faz tratamento em Teresina… e a nossa próxima consulta é só em julho …de já agradeço

    • Oi, Elaine. Procure ficar menos ansiosa. Um mês de tratamento e já ter melhoras é um grande avanço. Só com dois meses tomando a vitamina D é que essa dose vai chegar ao máximo no organismo. Depois desses dois meses ele vai fazer exames e o médico verá se a dose precisa ser ajustada. Se a dose for aumentada, serão mais dois meses para chegar ao efeito máximo. Pense bem: ele está melhorando de forma consistente, não é como um voo de galinha. A febre sumiu porque o sistema imunológico está sendo devidamente regulado. Confie no tratamento e tenha um pouquinho de paciência. Fique feliz sabendo que agora ele está no caminho certo e procure passar a ele essa convicção. A ansiedade trabalha a favor da doença autoimune. Procure distrair-se e ocupar-se com descobrir pratos com pouco cálcio e que o ajudem a comer bem sem furar a dieta. E dê notícias. Se quiser, pode escrever no meu e-mail scaramellu@terra.com.br

      • Certo….muito obrigada pela explicações, irei procurar fazer as dicas…e darei sim notícias! Obrigada mesmo!!!

  119. Bom dia, tenho depressão e estou com obesidade precisando eliminar 40kg. Ano passado passei com a psiquiatra ela pediu exames de sangue e disse que estava com falta de vitamina D, passou 100ui onde não obtive melhoras. Gostaria de saber se o protocolo Coimbra pode me ajudar nesse sentido, sou de São Paulo.

    • Oi, Fernanda. A falta de vitamina D favorece estados depressivos. Além disso, tomar vitamina D em dose adequada ajuda no controle da obesidade. Eu nem entendi essa dose de 100 UI. Para um adulto com pelo menos 50 quilos, a dose de suplementação é 10.000 UI por dia. Você consegue isso com 20 gotas de Depura 500, que tem 500 UI por gota, ou com 50 gotas de Depura 200 UI. Mas a obesidade pode significar que no seu caso a dose seria maior, mas aí é necessário acompanhamento médico. Veja na lista dos Médicos do Protocolo Coimbra, aqui neste blog.

  120. Olá, me chamo Renata, meu marido é portador de colangite esclerosante primária. Gostaria de saber qual médico poderia ajudá-lo no Rio de Janeiro (capital).

    Desde já agradeço

  121. Olá, me chamo Renata e meu marido é portador de colangite esclerosante primária. Gostaria de saber qual médico poderia ajudá-lo no Rio de Janeiro (capital).

    • Oi, Renata. O primeiro efeito que será obtido é a queda nos anticorpos que provocam o ataque autoimune. A recuperação do fígado depende de cada caso.
      Dr. Christiano Hallack
      Teresópolis
      Clínica Nutri Saúde
      Rua Prefeito Sebastião Teixeira, 20, sala 516 – Shopping New Fashion
      Telefones: (21) 3642-4488 e (21) 9-8902-1990
      email: clinicanutrisaude@yahoo.com.br

      Dr. Jorge Luiz Bessa Cabral* – Clínica Médica –Treinamento com a Dra. Mônica B. L. Barros
      Campos dos Goytacazes
      Rua Saldanha Marinho, 416, sala 214 – Vip´s Center Shopping
      Telefone: (22) 9-9928-5411
      email: jlbcabral1898@gmail.com

      Dr. Leonardo Souza do Nascimento – Clínica Médica
      Niterói
      Av. 7 de Setembro, 317, sala 1104 – Santa Rosa
      Telefone: (21) 9-7235-7615
      site: http://www.drleonardosouza.com.br

      Dr. Luiz Carlos Guedes Nunes Junior
      Rio de Janeiro
      Rua Isolina, 36 – Méier
      Telefones: (21) 3576-1041, (21) 3576-1032 e Cel: (21) 9-7351-1761 e Whatsapp (21) 96973-2473
      site: http://www.drluizguedes.com.br

      Dr. Paulo Faria – Clínico Geral, Nutrólogo e Intensivista
      Macaé
      Rua Euzébio de Queiróz, 247 – Centro
      Telefone: (22) 2762-2450

      Dra. Thais Perlingeiro
      Rio de Janeiro
      Av. Olegário Maciel, 531, sala 227 – Barra da Tijuca
      Telefone: (21) 3082-6106 e (21) 9-9340-6917

      email: thaisperlingeiro@gmail.com

  122. Olá Boa noite!

    Sueli meu nome é Amanda moro em
    Cáceres-MT presciso de informações sobre o protocolo com a vitamina D para o tratamento da polineuropatia sensitiva motora, gostaria de informações sobre Instituto de Investigação e Tratamento de Autoimunidade. Como faço para agendar uma consulta com o Dr Cícero?

    • Oi, Amanda. O Instituto funciona no mesmo endereço da clínica, à Rua Dr. Diogo de Faria, 775. Dr. Cícero não está recebendo pacientes novos, mas os assistentes são muito competentes.Ligue no consultório para saber como funcionam as consultas pelo Instituto (11) 5908 5969.

  123. ola!minha mae tem 48 anos,ela te artrite reumatoide bem avançada e eu queria saber se esse tratamento pode ajudar nesse tipo de doença……tem algum medico dessa companhia em Praia Grande-SP.

    • Oi, Débora. Pode ajudar, mas não vai corrigir deformações nas juntas que ela já tenha. Pode impedir o avanço da doença e eliminar a necessidade de medicações mais agressivas. Na Praia Grande não há opções. Sugiro que procure Dr. Danilo Chiaradia Finamor ou Dra. Haládia, que, além de atender na clínica do Dr. Cícero, atendem em outros consultórios onde o contato é mais fácil e o custo é mais acessível:
      Dr. Danilo Chiaradia Finamor – Dermatologia
      São Paulo
      Rua Domingos de Morais, 2187 – Vila Mariana – Próximo ao Metrô Santa Cruz (Linha Azul)
      Telefones: (11) 5082-1013 e (11) 2578-6257
      email: nuporanga77@gmail.com

      Dra. Haládia Simião – Endocrinologia e clínica médica
      São Paulo
      Às terças e sextas-feiras:
      São Paulo
      Rua: Bento de Andrade, 58
      Telefone: (11) 3884-8984
      email: deva.almeida@clinicasementes.com.br
      Às quintas-feiras:
      São Paulo
      Rua Oscar Freire, 2250, conj 502
      Telefone: (11) 3865-0200 – agendar com Andressa ou Ester

  124. Boa tarde Sueli. Me chamo Flavio, moro em porto seguro ba. Gostaria de saber qual o médico mais proximo de porto seguro que faz esse tratamento com a vitamina d. Sei que tem em salvador mas é muito longe. Tenho colite ulcerativa a 15 anos.

    • Oi, Flávio. Eu já lhe respondi em outro post seu. Infelizmente só há dois médicos do protocolo na Bahia e os dois atendem em Salvador. Um deles atende também em Nova Soure. Não sei se melhora para você.
      Dr. Érico da Silva Carvalho – Clínica Geral e Neurologia
      Nova Soure
      Instituto de Medicina Avançada
      Praça Monsenhor Gaitto, 118
      Telefones: (75) 3437-2712 e (75) 3437-9871
      Ribeira do Pombal
      Policlínica e Day Hospital Viva
      Av. Hildete Lomanto, 840 – Centro
      Telefone: (75) 9878-0425
      Salvador
      DNA Laboratório e Genética Médica
      Rua Território do Acre, 65 – Pituba – É uma transversal da Avenida Manoel Dias da Silva
      Telefone: (71) 9726-4777 – Emanuela (Secretária)
      Horário para marcação das consultas: Das 14h às 19h (dias úteis)

      Dra. Ula Rebouças – Dermatologia/Fisiologia Hormonal
      Salvador
      Centro Médico Aliança
      Av. Juraci Magalhães Jr, 2.096, sala 405
      Telefones: (71) 2108-4643 e (71) 9-8123-9692

  125. Olá ! Gostei das informações e quero mais, tenho 42 anos e tenho vitiligo a dois, faço tratamento com dermatologista e faça fototerapia, mas a doença ainda progride, já pedi para médica me pedir exames de vitamina D mas ela não pediu, o médico do meu marido pediu pra ele e deu baixa ,ele está repondo, eu já não como mais glúten, uso muito pouco laticínios e TB açúcar, queria fazer um acompanhamento com alguns médico que utilizasse esse protocolo, mora na região de São José do Rio preto, poderia me recomendar alguém? Eu agradeço muito.

    • Olá, Osana. Sugiro que não complique tanto a sua vida com dietas difíceis que geram estresse. O Protocolo Coimbra exige apenas uma dieta com restrição de cálcio, exigência para poder tomar altas doses de vitamina D. Em São José do Rio Preto há um médico que não consta na lista do blog porque não conseguiu ainda fazer treinamento com Dr. Cícero. No entanto, ele conhece o Protocolo e participou dos Simpósios sobre vitamina D que Dr. Cícero organizou. O nome dele é Dr. Mauro Sérgio Penteado.

  126. Boa tarde meu filho foi diagnosticado com colange esclerosante primaria gostaria de saber se esse tratamento com altas doses de vitamina D é eficaz pra essa doença e se possível me informe se tem algum medico no Maranhão que faz tratamento com esse protocolo Coimbra. Obrigada.

    • Oi, Maria Creusa. A colangite esclerosante primária é autoimune, portanto é tratável pelo protocolo Coimbra. A vitamina D vai regular o sistema imunológico e fazer cair os anticorpos que estão atacando o fígado. No Maranhão, procure:
      Dr. Edson Gustavo Lima Portela
      São Luís
      Rua Teodolino Pereira, 50 – Bairro Grão Pará
      Telefone: (98) 9114-3319
      email: egustavolp@gmail.com

    • Olá, boa noite.Meu filho de 13 anos tem problemas respiratórios (rinite e sinusite)e gástricos desde pequeno. Os médicos sempre dizem que é alérgico, mas não dão diagnóstico certo.Também teve granuloma anular aos 5 anos, recentemente teve vários resfriados seguidos e várias aftas e alergia nos braços e pernas. Sua Vitamina D é baixa (25). No momento estou investigando doença celíaca. Na consulta é feita investigação para descobrir o problema ou a pessoa já vai com o diagnóstico fechado? O protocolo seria indicado para ele? Sou de São Paulo.Obrigada.

      • Oi, Rosani. A vitamina D vai ajudar muito em tudo o que se refere à imunidade (baixa imunidade, alergias, autoimunidade). Você pode escrever no meu e-mail para conversarmos com calma? scaramellu@terra.com.br
        Sugiro que procure o Dr. Danilo Chiaradia Finamor, no consultório da Rua Domingos de Morais ou na Clínica do Dr. Cícero, na Rua Dr. Diogo de Faria.

        Dr. Danilo Chiaradia Finamor – Dermatologia
        São Paulo
        Rua Diogo de Faria, 775, conj. 94
        Telefone: (11) 5908-5969

        E mais outro endereço:

        São Paulo
        Rua Domingos de Morais, 2187 – Vila Mariana – Próximo ao Metrô Santa Cruz (Linha Azul)
        Telefones: (11) 5082-1013 e (11) 2578-6257
        email: nuporanga77@gmail.como consultório da Rua Domingos de Morais ou na Clínica do Dr. Cícero, na Rua Dr. Diogo de Faria.

    • Oi, Aline. O Protocolo Coimbra é muito eficiente mo controle do Lúpus, mas é necessário começar antes de quer a doença ataque os rins. Em Salvador:
      Dr. Érico da Silva Carvalho – Clínica Geral e Neurologia
      Nova Soure
      Instituto de Medicina Avançada
      Praça Monsenhor Gaitto, 118
      Telefones: (75) 3437-2712 e (75) 3437-9871
      Ribeira do Pombal
      Policlínica e Day Hospital Viva
      Av. Hildete Lomanto, 840 – Centro
      Telefone: (75) 9878-0425
      Salvador
      DNA Laboratório e Genética Médica
      Rua Território do Acre, 65 – Pituba – É uma transversal da Avenida Manoel Dias da Silva
      Telefone: (71) 9726-4777 – Emanuela (Secretária)
      Horário para marcação das consultas: Das 14h às 19h (dias úteis)

      Dra. Ula Rebouças – Dermatologia/Fisiologia Hormonal
      Salvador
      Centro Médico Aliança
      Av. Juraci Magalhães Jr, 2.096, sala 405
      Telefones: (71) 2108-4643 e (71) 9-8123-9692

  127. Olá, boa tarde! Sou portadora de uma doença na bexiga chamada de cistite intersticial, q é caracterizada por uma inflamação na parede da bexiga, q causa frequência, dores insuportáveis na bexiga, dificuldade pra urinar e por vzs causar ardência, como se a pessoa estivesse com infecção, mas não está, pois o exames de urina são negativos. Diante de tudo gostaria de saber se esse tratamento com altas doses de vitamina D pode vim a ser eficaz para essas dores, pois não não suporto mais sentir dores todos os dias, não dormi direito de tanta as vzs q acordo pra ir fazer xixi, praticamente vivo no banheiro e não tenho vida. Essa doença acabou com minha qualidade de vida, não consigo trabalhar por causa dela. Peço q por favor me diga se esse tratamento pode vim a ser eficaz. E queria saber também qual a melhor forma para fazer a suplementação de vitamina D, se é cápsulas seca ou em capsulas gelatinosa? Pois pretendo começar a tomar pelo o menos em doses fisiológicas 10.000ui, enquanto as minhas condições financeira não me permiti passar com um médico do protocolo Coimbra.

    • Oi, Marluce. A vitamina D tem um grande poder anti-inflamatório. Pode ser que essas 10.000 UI já a ajudem bastante. O Protocolo que usa doses elevadas é para doenças autoimunes. Opte pelas gelatinosas. Compre nos EUA da Healthy Origins, que o custo/benefício é muito bom.

  128. Gostaria de saber se o protocolo de vitamina D é indicado para síndrome do pânico e depressão? Ha algum médico que faça o tratamento no Rio de Janeiro?

    • Oi, Cláudia. Baixo nível de vitamina D esta associado a estados depressivos. No Rio de Janeiro, procure:
      Dr. Christiano Hallack
      Teresópolis
      Clínica Nutri Saúde
      Rua Prefeito Sebastião Teixeira, 20, sala 516 – Shopping New Fashion
      Telefones: (21) 3642-4488 e (21) 9-8902-1990
      email: clinicanutrisaude@yahoo.com.br

      Dr. Jorge Luiz Bessa Cabral* – Clínica Médica –Treinamento com a Dra. Mônica B. L. Barros
      Campos dos Goytacazes
      Rua Saldanha Marinho, 416, sala 214 – Vip´s Center Shopping
      Telefone: (22) 9-9928-5411
      email: jlbcabral1898@gmail.com

      Dr. Leonardo Souza do Nascimento – Clínica Médica
      Niterói
      Av. 7 de Setembro, 317, sala 1104 – Santa Rosa
      Telefone: (21) 9-7235-7615
      site: http://www.drleonardosouza.com.br

      Dr. Luiz Carlos Guedes Nunes Junior
      Rio de Janeiro
      Rua Isolina, 36 – Méier
      Telefones: (21) 3576-1041, (21) 3576-1032 e Cel: (21) 9-7351-1761 e Whatsapp (21) 96973-2473
      site: http://www.drluizguedes.com.br

      Dr. Paulo Faria – Clínico Geral, Nutrólogo e Intensivista
      Macaé
      Rua Euzébio de Queiróz, 247 – Centro
      Telefone: (22) 2762-2450

      Dra. Thais Perlingeiro
      Rio de Janeiro
      Av. Olegário Maciel, 101, sala 210 – Barra da Tijuca
      Telefone: (21) 2484-1518

      email: thaisperlingeiro@gmail.com

      • Oi, Gláucia. Infelizmente, não! E, como são demoradas porque o médico precisa explicar a dieta e os exames além de fazer um histórico e um bom exame clínico, resulta que saem mais caras. Equivalem a duas ou três consultas. Veja na sua região as opções.

  129. Meu nome é Alcione. Moro em Recife /PE. Tenho artrite, decorrente da febre chikungunya. Gostaria de saber quais os médicos, que utilizam o protocolo de COIMBRA, atendem em RECIFE.

    • Olá, Alcione. Em Pernambuco, procure:
      Dr. Carlos Bayma – Urologia e Medicina Funcional Preventiva
      Recife
      Empresarial Itork
      Rua Francisco Alves, 326 – Ilha do Leite
      Telefones: (81) 3221-0523 e (081) 3423-6741
      Marcação diretamente com as secretárias: Danielle – Cel: (81) 9894-0194 e Silvânia Cel: (81) 9544-6007 (horário comercial)

      Dr. Helio Mororó Vieira de Mellos – Cardiologia e Geriatria
      Caruaru
      Clínica Vivaz
      Rua Saldanha Marinho, 990 – Maurício de Nassau
      Telefones: (81) 3095-4011 (secretária), (81) 3136-1488 e (81) 9-9823-0660 (Whatsapp da clínica)

      Dr. Mario Italo
      Recife
      Av. Engenheiro Domingos Ferreira, 636, Ed. Clinical Center, sala 403 – Boa Viagem
      Telefones: (81) 3465-2882 e (81) 3064-0050
      Atendimento de segunda à sexta-feira
      Secretária: Betânia
      emails: melobetania@hotmail.com e marioitalo@clinicadrmarioitalo.com

  130. Ola!
    Meu filho é portador de síndrome nefrotica ha 7 anos e a vitamina d dele é bem baixa e ele toma adera d3 de 3300ui 3 gotas 1x ao dia. Gostaria de saber se esse protocolo Coimbra ajudaria no caso dele ja que ele tem doença autoimune e a vit d dele é baixa?

    • Oi, Ana Paula. O seu filho precisa consultar um médico com bastante experiência no protocolo, pois um dos detalhes do protocolo Coimbra é o controle do cálcio e isso depende muito das funções renais. Se quiser, pode escrever no meu e-mail scaramellu@terra.com.br

      • Olá Sueli !
        Moro em Recife e vou te mandar um e-mail para falar melhor sobre a doença.

  131. Boa tarde.
    Eu sou de Mocambique, na Africa. Tenho um filho autista de 3 anos. Gostaria de saber se o Dr. Coimbra ou outro medico recomendado por ele faz consulta via skype? Estou crente que o tratamento ajudaria bastante o meu menino.

  132. Oi Sueli, fiz recentemente um exame de hidroxivitamina D com resultado de 28,20… minha média fez uma prescrição de 7.000UI “1 vez por semana”, mas lendo e ouvindo o Dr Cícero ví que esse valor seria insuficiente. Se eu fizer um tratamento de reposição com 10.000UI terei alguma complicação? Fiquei com medo do que li a respeito do excesso de cálcio prejudicar os rins.
    Se puder me responde agradeço.

    • Pode ser em qualquer horário. Quem toma dose alta costuma tomar em alguma refeição. Mas para tomar dose elevada é obrigatório acompanhamento médico para não ter problemas com excesso de cálcio e complicações renais.

  133. Qual é o melhor horário para se tomar a vit D?
    Além do preço existe diferença entre comprar de farmácia ou manipular a vit D?

    • Oi, Sueli. A manipulação precisa ser bem feita, pois um erro de manipulação pode ser muito grave. As boas farmácias de manipulação exigem receita.

  134. Boa tarde ! Gostaria de saber onde o Dr Cícero atende e o valor da sua consulta?
    Meu filho tem 13 anos e tem psoríase , gostaria de passar com o Dr

    • Oi, Sueli. Dr. Cícero no momento não atende a pacientes novos porque os antigos não conseguem nem marcar a consulta anual de retorno. Mas algum dos assistentes poderá tratar com sucesso o seu filho. Inclusive o Dr. Danilo é dermatologista e fez a sua tese de doutorado sobre o tema Psoríase e vitamina D, sob orientação do Dr. Cícero. Você pode passar em consulta na própria clínica do Dr. Cícero ou no outro consultório:
      EQUIPE DO DR. CICERO GALLI COIMBRA:
      Dr. Cicero Galli Coimbra – Neurologia
      São Paulo
      Rua Diogo de Faria, 775, conj. 94
      Telefone: (11) 5908-5969

      Dra. Bianca Monteiro Urbano – Clínica Geral e Acupuntura
      São Paulo
      Rua Diogo de Faria, 775, conj. 94
      Telefone: (11) 5908-5969

      Dr. Danilo Chiaradia Finamor – Dermatologia
      São Paulo
      Rua Diogo de Faria, 775, conj. 94
      Telefone: (11) 5908-5969

      E mais outro endereço:

      São Paulo
      Rua Domingos de Morais, 2187 – Vila Mariana – Próximo ao Metrô Santa Cruz (Linha Azul)
      Telefones: (11) 5082-1013 e (11) 2578-6257
      email: nuporanga77@gmail.com

      Dra. Haládia Simião – Endocrinologia e clínica médica
      São Paulo
      Rua Diogo de Faria, 775, conj. 94
      Telefone: (11) 5908-5969

      E mais dois endereços:

      Às terças e sextas-feiras:
      São Paulo
      Rua: Bento de Andrade, 58
      Telefone: (11) 3884-8984
      email: deva.almeida@clinicasementes.com.br

      Às quintas-feiras:
      São Paulo
      Rua Oscar Freire, 2250, conj 502
      Telefone: (11) 3865-0200 – agendar com Andressa ou Ester

      Dr. Marcelo Bueno
      São Paulo
      Rua Diogo de Faria, 775, conj. 94
      Telefone: (11) 5908-5969

      Dr. Sergio Menendez Lucero – Clínica Geral
      São Paulo
      Rua Diogo de Faria, 775, conj. 94
      Telefone: (11) 5908-5969

      .
      Dra. Sueli Lourenço – Clínica Geral
      São Paulo
      Rua Diogo de Faria, 775, conj. 94
      Telefone: (11) 5908-5969

  135. Meu filho tem mielite óptica gostaria de saber como é qto uma consulta pra fazer o tratamento com vitamina D vi comentários de pessoas que melhoraram muito da mielite com este tratamento sou de Praia Grande SP

    • Sim, Edna, neuromielite ótica é perfeitamente controlável com o Protocolo Coimbra. Sugiro que marque e venha a São Paulo. Vale a pena o sacrifício, pois conheço vários casos muito bem sucedidos:
      EQUIPE DO DR. CICERO GALLI COIMBRA:
      Dr. Cicero Galli Coimbra – Neurologia
      São Paulo
      Rua Diogo de Faria, 775, conj. 94
      Telefone: (11) 5908-5969

      Dra. Bianca Monteiro Urbano – Clínica Geral e Acupuntura
      São Paulo
      Rua Diogo de Faria, 775, conj. 94
      Telefone: (11) 5908-5969

      Dr. Danilo Chiaradia Finamor – Dermatologia
      São Paulo
      Rua Diogo de Faria, 775, conj. 94
      Telefone: (11) 5908-5969
      E mais outro endereço:
      Rua Domingos de Morais, 2187 – Vila Mariana – Próximo ao Metrô Santa Cruz (Linha Azul)
      Telefones: (11) 5082-1013 e (11) 2578-6257
      email: nuporanga77@gmail.com

      Dra. Haládia Simião – Endocrinologia e clínica médica
      São Paulo
      Rua Diogo de Faria, 775, conj. 94
      Telefone: (11) 5908-5969

      E mais dois endereços:

      Às terças e sextas-feiras:
      São Paulo
      Rua: Bento de Andrade, 58
      Telefone: (11) 3884-8984
      email: deva.almeida@clinicasementes.com.br

      Às quintas-feiras:
      São Paulo
      Rua Oscar Freire, 2250, conj 502
      Telefone: (11) 3865-0200 – agendar com Andressa ou Ester

      Dr. Marcelo Bueno
      São Paulo
      Rua Diogo de Faria, 775, conj. 94
      Telefone: (11) 5908-5969

      Dr. Sergio Menendez Lucero – Clínica Geral
      São Paulo
      Rua Diogo de Faria, 775, conj. 94
      Telefone: (11) 5908-5969

      .
      Dra. Sueli Lourenço – Clínica Geral
      São Paulo
      Rua Diogo de Faria, 775, conj. 94
      Telefone: (11) 5908-5969

  136. Boa noiite.
    minha filha tem dermatite atopica desde 3anos , no comeco era pouco mas agora e quaze todo o corpo fora as alergias q ela tem no olho .No carlor e pior ela se coça inteira.Vi um video de uma joven q se tratou com esse procedimento.E e lendo o artigo vi q vcs tem planos pra consulta pra pessoas com baixa renda.Gostaria q minha filha tivesse a oportunidade de se tratar.Hoje ela tem 11 anos e parece q so piora.Por favor pesso q se tiver a possibilidade de atendimento gratuito seria muito grata .agradecida. Desde ja agradeço.

      • Boa tarde, tambem m interessei pelo tratamento pois minha filha sofre com ssa doenca aonde posso fazer uma avaliação com ela onde posso encontrar tratameno. Moro em SP capital zona leste e gostaria de saber se ha algum lugar

      • Oi, Gláucia. Qual doença atinge a sua filha? Os posts não aparecem em sequência.
        Na Zona Leste em São Paulo não ha nenhum médico atendendo, mas procure algum de São Paulo:
        EQUIPE DO DR. CICERO GALLI COIMBRA:
        Dr. Cicero Galli Coimbra – Neurologia
        São Paulo
        Rua Diogo de Faria, 775, conj. 94
        Telefone: (11) 5908-5969

        Dra. Bianca Monteiro Urbano – Clínica Geral e Acupuntura
        São Paulo
        Rua Diogo de Faria, 775, conj. 94
        Telefone: (11) 5908-5969

        Dr. Danilo Chiaradia Finamor – Dermatologia
        São Paulo
        Rua Diogo de Faria, 775, conj. 94
        Telefone: (11) 5908-5969

        E mais outro endereço:

        São Paulo
        Rua Domingos de Morais, 2187 – Vila Mariana – Próximo ao Metrô Santa Cruz (Linha Azul)
        Telefones: (11) 5082-1013 e (11) 2578-6257
        email: nuporanga77@gmail.com

        Dra. Haládia Simião – Endocrinologia e clínica médica
        São Paulo
        Rua Diogo de Faria, 775, conj. 94
        Telefone: (11) 5908-5969

        E mais dois endereços:

        Às terças e sextas-feiras:
        São Paulo
        Rua: Bento de Andrade, 58
        Telefone: (11) 3884-8984
        email: deva.almeida@clinicasementes.com.br

        Dra. Livia Penteado – CRM 118.075/sp
        São Paulo – Capital
        Psiquiatria – Adulto e infantil
        site: http://www.draliviapenteado.com.br
        Endereço: Av. Leôncio de Magalhães 1.004, Cj 42
        CEP 02042-001
        Jardim São Paulo – Zona Norte
        (ao lado da Estação de Metrô Jardim São Paulo)
        Tels: (11) 2548 4062 – (11) 2973 1172 – (11) 9 8167 1429.

  137. Minha netinha tem cinco aninhos ela sofre de dermatite atópica me indicaram esse tratamento como faço? Moro no Rio de Janeiro no recreio dos bandeirantes.

  138. boa tarde venho por meio desta fazer como faco uma consulta com dr cicero porq fui diaguinosticado com (ela) q acontece unico remedio q tomo reluzol p mimpreciso tentar outros estudos sei q esta dificil p medicos daqui e d brasil mas preiso tentar sou de baixa renda mas se qto for a consulta o mais breve possivel a familia paga ok me da um retorno

    • Oi, Damião. Infelizmente ELA não é doença autoimune e o Protocolo Coimbra é para doenças autoimunes. Você pode suplementar a vitamina D, veja com seu médico o exame 25(OH)D3 e procure manter o resultado em torno de 70 ng/ml. As altas doses de vitamina D infelizmente não obtêm melhoras no tratamento de ELA, mas suplementar com doses de no máximo 10.000 UI por dia, deve provocar uma melhora geral. A quem procura o Dr. Cícero para tratar ELA ele recomenda um outro protocolo chamado Protocolo Deanna, que você encontra na internet e que trata ELA com base em AAKG (arginina alpha-keto glutarato). Procure esse produto em sites americanos, como o http://www.iherb.com.

    • Oi, Thaís. Posso afirmar que há muitos pacientes tratando dermatite atópica no Protocolo Coimbra, com bons resultados. Sobre hidradenite não tenho informações. No entanto, a vitamina D tem um excelente poder anti-inflamatório. Procure o médico do protocolo mais acessível para você.

  139. Olá..gostaria de saber como faço pra participar da consulta gratuita…..minha filha é alérgica múltiplas …tem dermatite atópica…ela tem 2 anos e se coça muitoo…gostaria de saber sobre esse tratamento…pois é muito triste vc ver sua filha sofrer com isso….
    Att Tatiane

    • Não, Alan. Faça uma pesquisa de preços de consulta. E depois faça uma pesquisa de preço da vitamina D e do polivitamínico que são manipulados. Não manipule ômega 3. Compre nos EUA que sai bem mais barato. A vitamina D líquida é bem mais barata do que em softgels. No facebook há grupos de pacientes do Protocolo Coimbra. Fique esperto!.

  140. Tenho eritema anular centrífugo desde meus 15 anos, já passei em varios médicos e já fiz varios exames para descobrir o real motivo que causa as crises mas nunca deu nada, meus exames sempre deram normal!! Gostaria de saber se com esse método com uso da vitamina D vocês já conheceram alguém com essa doença e se tiveram sucesso? Desde já agradeço a atenção

    • Olá, Wesley. Faça o exame 25(OH)D3 para saber o nível da sua vitamina D. Depois, suplemente para chegar a uns 60 a 70 ng/ml. A maioria das pessoas consegue esses níveis tomando 10.000 UI por dia. Se essa doença estiver relacionada com o sistema imunológico, pode ser que você tenha sucesso. De qualquer forma, ter bons níveis de vitamina D traz inúmeros benefícios.. Mas em nenhuma hipótese tome mais que 10.000 UI sem acompanhamento médico.

  141. Boa tarde, minha mãe faz uso do infliximabe por fusão a cada 6 semanas juntamente com predinisona, além de muito inchada ela sente dores HORRIVEIS e inchasos nas articulações, o medicamento indicado para dor não tem mais efeito. A médica dela informou que essas dores é efeito colateral da medição. Ela no início tomou azatioprina mais teve pancreatite, aí a opção foi o infliximabe. Gostaria de ajuda pois não é possível suportar essas dores… Tem que ter outra opção!
    Tem conhecimento de algum médico na minha cidade JUIZ DE FORA/MG que possa nos ajudar?
    Obrigada
    Michelle

      • Michelle, eu imaginei que sua mãe tivesse artrite reumatoide. No caso de retocolite ulcerativa, as melhoras costumam ser rápidas. As dores – agora entendi – são da medicação apenas… Que horror! Pare com isso!
        Se quiser, pode escrever no meu e-mail, assim eu sei que viu meu comentário scaramellu@terra.com.br

  142. Bom dia. Gostaria, se possível, de saber a diferença entre os exames 25(OH)D3 e o 1,25 dihidroxivitamina D. E, também se te conhecimento sobre algum assunto no sentido que excesso de vit D poderia causar algum tipo de “anquilose” pós cirugica.

    • Oi, Francis. O exame 25(OH)D3 expressa o nível de vitamina D inativa e o 1,25 a vitamina D ativa. Esse segundo exame oscila bastante nos seus resultados. Quem tem resistência à vitamina D precisa de altos níveis de vitamina D inativa para produzir a vitamina D ativa necessária.
      Sobre a anquilose, o que posso lhe dizer é que existe uma doença chamado espondilite anquilosante, autoimune, que é controlável com vitamina D. Portanto não imagino como a vitamina D poderia provocar anquilose. Devem ser outros fatores.

  143. Boa noite.
    Minha esposa teve uma Encefalite de Beakerstaff. Melhorou muito porém mantém períodos de piora clínica com muita fraqueza e dor muscular além de dificuldade de pensamento.
    Será que o protocolo pode ser benéfico a ela?

    • Oi, Anderson. Uma vez que essa síndrome tem sido considerada como de origem autoimune, o Protocolo poderá ajudar (caso seja mesmo essa a sua origem). Procure um médico do Protocolo que seja mais próximo para você. Eles são de diversas especialidades, mas todos tratam autoimunes com o Protocolo. Se quiser, pode escrever no meu e-mail scaramellu@terra.com.br

  144. Olá, Sueli! Por favor, gostaria de saber se o Protocolo Vit D pode ajudar quem tem Fibromialgia e Ataxia ou se existe outro protocolo para isso. Grata!

    • Oi, Angélica. No caso de fibromialgia posso lhe dizer com certeza que o Protocolo Coimbra é muito eficiente. O tratamento é para doenças autoimunes.

  145. Minha situação hoje está de eplepsia de difácil controle devido a uma cirurgia de uma retirada de tumor.
    Estamos tentando há 3 anos e sem sucesso.
    Preciso muito de ajuda.
    Temos a esperança de ter mais um filho (a).

    • Oi, Martinha. Para controlar a artrite reumatoide você precisa de altas doses de vitamina D e isso só é possível fazer com consulta a um dos médicos que atendem pelo protocolo Coimbra. Aqui mesmo neste Blog você encontra a lista dos Médicos. Escolha aquele que for mais acessível para você. Qualquer dúvida, pode escrever no meu e-mail. scaramellu@terra.com.br

      • Eu tenho artrite rematóide nas mãos. Meus dedos estão ficando tortos. Ouvi falar sobre a ingestão de vit D em altas doses pra esta doença,mas estou temerosa em fazer isto pq li que a ingestão de altas doses desta vitamina pode prejudicar os rins. Gostaria de ficar curada da AR,mas tenho medo de usar a vit D em altas doses e ficar doente dos rins. Estou exagerando em meu temor??

      • Olá, Hannah.
        Isso é verdade: a vitamina D em altas doses recolhe todo o cálcio que houver no intestino e joga na corrente sanguínea. O sangue distribui o cálcio para as funções em que ele é necessário (precisamos de cálcio até para controlar o ritmo cardíaco), e o que sobra é jogado para os rins eliminarem. Se sobra muito cálcio, os rins ficam sobrecarregados e pode ocorrer um processo de hipercalcemia, com prejuízo renal. Para evitar isso, os pacientes fazem uma dieta com restrição de cálcio, justamente para não sobrar muito. E não chega a faltar. Por isso é necessário acompanhamento médico com exames de controle, para ajustar a dose da D e a dieta ideal para você. Ou seja, há mesmo esse efeito colateral, mas é possível controlá-lo muito bem.

    • Oi, Silvana. Doses acima de 10.000 UI só podem ser utilizadas com controle médico. Se a sua psoríase não é agressiva, talvez você obtenha melhoras com essa dose. Mais que isso só com acompanhamento médico, dieta com restrição de cálcio e exames periódicos.

  146. Meu esposo tem eclerodermia é manchas escuras na pele e que ficam atrofiadas e doi tbm,seu médico mandou tomar vitamina d 5ui uma vez por semana,mais ele não quis mais tomar,seria melhor ele tomar 10ui uma vez por dia? Ele não esta mais tomando essa doença é devido a imunidade,eu tomava 10ui todos os dias,mais quando eu paro de toma fica baixa novamente,tenho osteopenia,posso tomar novamente?

    • Oi, Valdemira. 5.000 UI por semana é uma dose muito pequena. Não dá nem para uma criança. O Dr. Cícero recomenda 10.000 UI por dia para um adulto com pelo menos 50 quilos. Depois de 2 meses tomando, o nível estabiliza, não fica sempre subindo, mas, se você para de tomar, cai de novo. O seu marido, que tem esclerodermia, precisa passar com um médico que atenda pelo Protocolo para tomar doses mais altas, fazer dieta sem alimentos que contém muito cálcio e fazer exames de controle. Mas, se vocês não conseguem passar em médico, ele pode tomar 10.000 UI todo dia, que já pode ajudar. Se quiser, pode escrever no meu e-mail scaramellu@terra.com.br

    • Oi, Simone. A receita da sua amiga não é para você, querida! Vitamina A inclusive é bem tóxica. E 20.000 UI de vitamina D já pode dar complicação com excesso de cálcio, portanto obriga a controlar o consumo de leite e derivados.
      O que você pode fazer é tomar 10.000 UI de vitamina D por um tempo. É bem possível que o sistema imunológico se fortaleça e essa herpes desapareça.
      Pode escrever no meu e-mail scaramellu@terra.com.br

  147. ola boa tarde, eu faço um tratamento de dermatomiosite a mais de 10 anos, fazendo uso de predinisona e metotrexato, porem nao tenho uma soluçao definitiva, gostaria de saber se eu sou elegivel a fazer o tratamento com vitamina De onde posso me consultar em sao palo capital para acompanhamento.

    • Oi, Rodrigo. Dermatomiosite é tratável com o Protocolo Coimbra, sim. Procure um dos médicos em São Paulo, na clínica ou fora da clínica do Dr. Cícero.

  148. Olá, me chamo iula…meu marido foi diagnosticado com E.L.A em Agosto de 2017, ele tem 47 anos.
    Tenho pesquisado bastante sobre o Protocolo, e o que vejo é que assim como essa doença é diferente para cada portador, esse tratamento em uns, melhora, em outros, nada muda.
    Temos consulta essa semana com o Dr Luis de Paul aqui em Curitiba, eu gostaria, se pudessem me enviar por email, testemunhos de portadores de ELA, como consiste esse tratamento e se há restrições na alimentação e etc, por favor.
    Meu email: iulamaria|@gmail.com
    Muito obrigada.

    • Oi, Iula. Escrevi no seu e-mail, mas deve haver algum erro, pois a mensagem voltou. Vou copiar aqui o que lhe escrevi:
      Olá, Iula.
      O Protocolo Coimbra é um tratamento para doenças autoimunes e a Esclerose Lateral Amiotrófica não é considerada autoimune. A Esclerose que o Protocolo Coimbra trata é a Esclerose Múltipla, essa, sim, com excelentes resultados com esse tratamento.
      Dr. João Paul é um excelente médico. Talvez ele lhe ofereça alguma opção, mas não será o Protocolo Coimbra. Aliás, Dr. Cícero, criador do Protocolo Coimbra, não trata pacientes com ELA. Nesses casos ele recomenda o Protocolo Deanna, disponível na internet. Mas eu não sei de resultados.

      Estou à disposição para esclarecimentos.

      Abraços.
      Sueli

  149. Olá meu pai foi diagnosticado com a Doença de Chron e está muito abaixo do peso….gostaria de saber como essa combinação de vitaminas poderia ajudá-lo e se tem algum médico daqui de São Paulo que vcs indicam….ele está internado em Higienópolis.

    • Oi, Camila. A vitamina D é na verdade um poderoso hormônio imunorregulador. No caso da Doença de Crohn, fará cair os anticorpos que estão destruindo o intestino. Não é uma questão de tomar vitaminas para recuperar o peso, mas,sim, controlar a doença e levar a uma situação saudável. Há vários médicos atendendo em São Paulo, mas, se o seu pai está internado, isso será uma dificuldade. Podemos trocar mensagens com mais facilidade através do meu e-mail scaramellu@terra.com.br

    • Há casos, sim, Fabiana. Às vezes devido ao óleo da vitamina D. Mas se você também está tomando ômega 3 e Cloreto de Magnésio P.A., procure observar qula deles seria o responsável e veja com o médico.

    • Olá. O Protocolo Coimbra, que trata doenças auyoimunes com altas doses de vitamina D é muito eficiente no controle da Esclerose Múltipla. O motivo de eu estar aqui ajudando neste Blog é justamente porque minha filha tem E.M. e leva vida normal há quase 6 anos, tratando-se com esse Protocolo. Você precisa passar em consulta com um dos médicos da lista que está aqui no Blog. Se quiser, pode escrever no meu e-mail scaramellu@terra.com.br

  150. Oi. Minha tireoide está mais lenta, meu T3 baixou , mas não adquiri a doença. Está dentro da faixa considerada normal, porém tenho varios sintomas, como cansaço, sinto a tireoide fatigada, cabelo fraco. Minha família por parte de pai tem hipo. O meu médico prescreveu o T3. A vitamina D consegue reverter essa baixa ? Eu estava com a vitamina D em 30, aumentei para 60 e vi que no exame o t3 saiu de 3.1 para 3.3.

    • Cris. Se a tireoide não foi lesada pelos anticorpos, é o momento de intervir. Mas você precisa passar com um médico do Protocolo. Sugiro a Dra. Haládia, que é endócrino. Vejo o contato aqui no Blog na lista de médicos.Se quiser, pode escrever no meu e-mail scaramellu@terra.com.br

  151. Meus cabelos caem há muitos anos, estou bem calva , baixa autoestima. Tenho 65 anos e perdendo cabelos desde meu primeiro parto.
    Não tem dermatologista que me diagnostique algo

    Att.
    SIDNÉIA DE SOUZA CORRÊA

    • Oi, Sidnéia. Pode ser uma doença autoimune chamada Alopécia. Ou pode ser apenas carência de vitamina D. No caso de ser Alopécia, o tratamento complica um pouco porque são necessárias doses mais altas e o acompanhamento médico se torna imprescindível. No caso de ser apenas uma carência de D, basta suplementar com uma dose fisiologicamente adequada, ou seja, 10.000 UI por dia. Essa será a sua dose de suplementação, supondo que você tenha pelo menos 50 quilos e não tenha problemas renais graves.Procure na internet vitamina D com 10.000 UI. A importada costuma ter bom preço, se comparada às nacionais. Se algum médico lhe prescrever e fizer uma receita, mande manipular Colecalciferol em gotas de óleo na concentração de 1.000 UI por gota.

    • Boa tarde !
      Minha Vitamina D esta 26, estou suplementando com 10.000ui por dia, mais não são capsula gelatinosas. Tem algum problema ?
      Teria algum problema tomar a vacina da febre amarela, em quanto estou com a vitamina baixa ?
      Obrigada

      • Oi, Taciana. Se a sua vitamina D em cápsulas secas foi manipulada em uma farmácia competente, ela foi diluída em óleo e depois passou por uma secagem. Terá o mesmo efeito. A vitamina D baixa costuma prejudicar a imunidade. Suplemente por alguns dias antes de vacinar-se. O nível máximo será obtido com dois meses de suplementação e ficará estável. Se parar de tomar, cairá de novo.

    • Oi, Joana. O Protocolo Coimbra é eficiente na alopécia areata, que é autoimune. Se a alopécia androgenética tem componentes autoimunes, a vitamina D pode ajudar. Você pode começar fazendo uma suplementação básica com 10.000 UI por dia. Mais que isso só com acompanhamento médico, pois pode comprometer as funções renais.

  152. Boa tarde tenho 42 anos, 1,60 de altura e 60 quilos, meus exames tiverem os resultados seguintes:
    – creatinina 1,4mg/dL
    – uréia 44mg/dL
    Estou tomando VIT D 30000UI diariamente, receitados pelo médico, porque tenho dermatite atópica desde meus 3 anos de idade.
    Obs. Tenho pedras no rim constantemente, não tomo leite em hipótese alguma por conta da dermatite, porém o médico não me indicou nenhuma restrição alimentar, TB já tomei por muito tempo prednisolona 10mg/dia, hoje tomo deflazacort 7,5mg.
    Devo restringir o cálcio?
    Devo diminuir a dose da VIT D?
    Estou com problema no rim?
    Por favor me ajudem com essa dúvida.
    Muito obrigado.

    • Adilson, não sou médica, mas vejo que a sua creatinina está um pouco alterada. Não tome mais do que 10.000 UI de vitamina D sem fazer a dieta específica do tratamento, que reduz o consumo de cálcio. Minha filha iniciou o tratamento tomando 40.000 UI e desde então deixou de consumir leite e derivados, e precisa hidratar-se com 2,5 litros diariamente. O uso de corticoide atrapalha a absorção de vitamina D, portanto é preciso rever o uso de deflazacort. Seria interessante fazer os exames de cálcio total e ionizado e calciúria 24 horas para ver se há alteração nos níveis de cálcio. Procure um médico que tenha feito o treinamento com Dr. Cícero.

  153. Prezados. Em 2017 tive por duas vezes no ano crise de dores na lombar terríveis, na qual o tratamento era antinflamatórios e corticoides receitados por dr clínico geral. Resolvi ir num ortoped traumatologista que me solicicitou uma tomografia que apareceu artrose das articulações interapofisárias L4 L5 e L5 S1 sacroileíte em ambas articulações. Fiquei chocada com o resultado, talvez por imaginar que poderia ser uma hérnia de disco. Tenho 40 anos e gostaria de iniciar um tratamento preventivo para que no futuro eu tenha uma qualdade de vida sem limitações. Sou do RS, gostaria de indicações de profissionais. Agradeço. Att.

    • Oi, Fabiana. O tratamento com altas doses de vitamina D (Protocolo Coimbra) é para doenças autoimunes. No entanto a vitamina D, quando em baixa no organismo, favorece problemas e dores musculares. Você alguma vez já mediu o nível de D no exame 25(OH)D3 ? Talvez você possa suplementar e obter melhoras. Aqui no Blog há vídeos e artigos sobre isso. Se quiser, pode escrever no meu e-mail scaramellu@terra.com.br

  154. Boa tarde,

    Minha filha foi diagnosticada com a doença de Beçet em 2016, fez uma cirurgia na veia aorta (aneurisma) no abdomen e colocou uma prótese. Esta em tratamento com o vascular e o reumatologista, porém este mês apareceu um aneurista no braço. Precisamos de ajuda e me interesso pra saber mais detalhes referente esse protocolo e se a vitamina D pode ajudar a minha filha..Por favor me responda no meu e-mai: angelica2005trindade@yahoo.com.br

  155. Eu estou com mielite transversa a três meses, fiz pulso terapia, estou usando prednisona 60mg por dia. Estou paralisada dos seios para baixo, gostaria de saber se a vitamina d pode me ajudar.

    • oi, Francelina. A mielite costuma ser de origem autoimune, de modo que o tratamento com altas doses de vitamina D pode ser muito eficaz. Você está justamente tomando corticoide para diminuir a força do sistema imunológico que está atacando o seu próprio corpo. A vitamina D regula o sistema imunológico, de modo que os anticorpos autoimunes caem, mas os anticorpos de defesa contra outras agressões permanecem ativos e protegendo-a. Procure um médico que tenha feito o treinamento com Dr. Cícero. Veja a lista aqui no Blog.

  156. Boa noite, meu esposo tem diagnóstico de EA e faz uso de injeções subcutâneas q o governo custeia, mas vem tendo muitas crises e diversos sintomas . Gostaria de saber indicação de reumatologista q trabalham com o Protocolo Coimbra. Somos do DF.

    • Oi, Gisele. Espondilite Anquilosante responde bem ao tratamento do Protocolo Coimbra. Em Goiás eu apenas indicaria a Dra. Jaqueline, que atende em Goiânia. Não se assuste ao ver que é oftalmologista. Neurite ótica é uma doença autoimune tratada com o mesmo protocolo e por isso ela fez o treinamento.
      Dra. Jacqueline Tosta Rezende – Oftalmologia
      Goiânia
      Centro de Diagnóstico Clínico
      Avenida D, 840, salas 403/404 – Setor Oeste (próximo ao Extra)
      Telefone: (62) 3565-1345

      Há dois médicos em Brasília que recentemente começaram a atender, mas não tenho ainda muitas informações a respeito.

  157. Olá, estou sofrendo muito, pois tenho psioriase, e cada crise que tenho acaba comigo, com minha autoestima, minhas lesões são no rosto, me sinto um monstro quando ataca, estou cansada de procurar especialistas que só me passa corticoides e logo volta tudo novamente. Me ajuda por favor qual a indicação que pode me passar. Agradeço.

    • Oi, Andrea. As altas doses de vitamina D controlam muito bem a psoríase. Claro que estresses ainda podem causar crises, mas são bem menos agressivas. A tese do Dr. Danilo Chiaradia Finamor é justamente sobre o tratamento de psoríase e vitiligo com altas doses de vitamina D. Ele fez o doutorado com o Dr. Cícer Galli Coimbra e atende em São Paulo.
      Num primeiro momento, você pode tomar 10.000 UI de vitamina D. Meu marido tem psoríase moderada e com essa dose podemos dizer que a psoríase está controlada. Em situações de muito estresse,aparecem algumas manchas vermelhas, mas é muito diferente das feridas no couro cabeludo que já o atacaram. Essa dose que mencionei, 10.000 UI não corresponde a dose alta. Pode ser tomada sem controle médico. A única contra-indicação é se você já tiver problema renal, ou seja, se os seus exames de creatinina e ureia dão alterados.Se tudo está bem com os rins, tome essa dose e hidrate-se bem, que é sempre bom. Se algum médico ou dentista lhe prescrever para manipular, sai bem mais barato do que tomar 20 gotas de Depura 500 por dia. Também é possível importar as softgels de 10.000 UI dos EUA. Veja no site http://www.iherb.com
      Para tomar uma dose elevada, que corresponde ao tratamento para valer mesmo, aí é necessário passar com um médico que atenda pelo protocolo. Veja aqui no Blog a lista, na aba Médicos do Protocolo Coimbra.

    • Olá. Dr. Cícero, devido ao número de pacientes que já tem, não está admitindo pacientes novos, mas há vários assistentes que atendem na clínica da Rua Dr. Diogo de Faria. Veja a lista aqui no Blog. O tratamento é muito eficaz no controle da espondilite anquilosante.

  158. Boa tarde ,eu sou portadora da doença autoimune artrite reumatoide, Fasso uso dos medicamentos metrotesato cloroquina leflunomida ,e corticoides ,posso fazer o tratamento com vitamina D ñ aguento mais usar essas drogas fortíssimas voceis podem me ajudar ,me ajude por favor preciso de uma orientação me responde obrigada.

    • Oi, Sônia. O tratamento do Protocolo Coimbra, com altas doses de vitamina D é muito eficaz no controle da artrite reumatoide. Só não consegue reverter deformações nas articulações, quando elas já estão instaladas. Há muitos pacientes de AR fazendo o tratamento. Procure no Facebook um grupo chamado Protocolo Coimbra e Artrite Reumatoide.
      Veja aqui no Blog a lista dos médicos que atendem no Brasil e no exterior. Escolha o que estiver mais próximo de você.

  159. Boa noite,
    Minha filha foi diagnosticada com reto colite ulcerativa EM DEZ de 2016. Atualmente ela saiu da segunda crise, mas apresenta um grau de inflamação nos exame de fezes de 700. Esta estável, mas a medica quer trocar o mesalasina por outro imunossupressor . Gostaria de saber se a Vitamina D seria um tratamento indicado para ela:

  160. Boa noite,
    Possuo neuropatia periférica do nervo torácico longo e estou sob investigação de espondilite anquilosante (sacroileite unilateral confirmada com TM e RM). Estou em tratamento com fisioterapia e medicamentos como AINES e antidepressivo tricíclico a meses. Gostaria de saber se as altas doses de vitamina D poderia combater a dor inflamação e si haveria alguma chance de parar com o AINE, uma vez há risco de comprometer rins. Sei que o Estado fornece o anticorpo monoclonal, mas isso demora um tempo.

    • Oi, Gláucia. Espondilite anquilosante com certeza é tratável pelo Protocolo Coimbra. As melhoras, principalmente os sintomas mais recentes, são inquestionáveis. Dores e fadiga regridem de modo admirável. O tratamento também exige uma dieta com baixa ingestão de cálcio para não sobrecarregar os rins (o paciente é devidamente orientado) e isso, com a hidratação adequada. garante a sua saúde renal. Informe-se bem sobre os riscos do anticorpo monoclonal…

  161. Olá , sou portadora de miastenia Gravis estava lendo alguns documentários sobre o protocolo Vit d , fiquei muito interessada. Como faço pra encontrar um médico em Florianópolis/SC???
    Alguma indicação???

    • Mariana, mantenha o entusiasmo e procure, sim, um médico. Vai mudar de vida. Eu só estou aqui porque vejo a maravilha que esse tratamento é para minha filha, que tem Esclerose Múltipla.
      Aqui mesmo neste Blog há uma lista dos médicos do Protocolo Coimbra. Mas eu vou copiar aqui os de Santa Catarina:
      SANTA CATARINA

      Dr. Leonardo Guedes
      Itajaí
      Rua Umbelino Damasio de Brito, 162 – Centro
      Telefones: (47) 3518-1272 e (47) 9960-7930

      Dr. Renato Slomka – Ortopedia e Traumatologia
      Garopaba
      Rua Victor Nauk, 705
      Telefones: (051) 3264-1616 Celular e Whatsapp (051) 9-8119-7371

      Dr. Ricardo Toledo – Clínica geral
      Blumenau
      Rua Prefeito Frederico Busch Jr., 220, 3º andar, sala 303 – Edifício Oswaldo Cruz
      Telefones: (047) 3285-7713 e (47) 9672-9177

      Vale a pena uma pequena viagem, se for o caso.

  162. Oi, atualmente estou tomando 1 com por semana de addera 7.ooo ui Vit D3. Tenho sentido alteração no ciclo menstrual,( descartando gravidez), mais especificamente, atraso na menstruação. Li sobre o assunto e descobri que há outros casos de mulheres que referiram esse mesmo problema. Isso procede? Pode acontecer isso?

    • NS, essa dose que você está tomando (7.000 UI por semana) é irrisória. Não acredito que isso tenha causado essa alteração menstrual.

    • Olá, Braz. O tratamento é muito eficaz em doenças autoimunes. Se é esse o seu caso, procure um médico do Protocolo ( a lista está nas abas acima). A dose de suplementação para um adulto é 10.000 UI por dia (não pode ter problemas renais), mas isso é apenas uma suplementação que não corresponde ao Protocolo Coimbra.

    • Olá. Vivo na Dinamarca e diariamente dou em torno de 6,000 ui aos meu filhos de 4 e 2 anos (16 e 12 quilos). Devo considerar essa quantidade exagerada y diminuir, seguindo sua indicacao de 200 Ui por kilo(mesmo sem a possibilidade de tomar sol)? Tomam essa quantidade há, mais ou menos, uns dez meses. Noto que tiveram uma melhora significativa no sistema imunológico, porém agora me amedronta o fato de pensar que seja uma dose muito alta. Um tem um tom de pele moreno claro y o outro pele bem clara. Devo consultar um médico para assegurar que nao foi causado dano nos rins?
      Grata pela ajuda.

      • Oi, Letícia. A dose que indico aqui é a recomendada pelo Dr. Cícero para crianças: o seu filho que tem 16 quilos deve tomar 3.200 UI e o de 12, 2.400 UI.
        Acho prudente reduzir, mas não acredito que tenham tido algum prejuízo renal, até porque pode ser que estivessem muito deficientes antes de iniciar essas doses. Se for possível, que façam o exame 25(OH)D3 para ver os níveis atuais da vitamina D.
        Se quiser, pode escrever no meu e-mail scaramellu@terra.com.br

  163. Ola bom dia, tenho um filho com autismo, este tratamento com vitamina D, ajuda no tratamento para o desenvolvimento da criança? Ele ja esta com 8 anos e nao sabe falar corretamente (nao fala palavras corretas)

    • Olá, Erick. Há alguns pacientes de autismo sendo tratados com altas doses de vitamina D e tendo resultados muito bons. Provavelmente o seu filho precisará de profissionais de apoio, como fonoaudiólogo. Difícil precisar as possíveis melhoras em cada caso, mas Dr. Cícero tem falado no assunto com muito entusiasmo. Se quiser conversar, pode escrever no meu e-mail scaramellu@terra.com.br

    • Oi, Adna. A dose para uma criança é 200 UI por quilo. Com 10 quios, poderá tomar 2.000 UI. Mas também é importante tomar sol por uns 20 minutos sem protetor solar, pois o sol traz outros benef´cios além da vitamina D.

      • Minha filha está pesando cerca de 9.5 kg ,essa qtde q vc citou equivale a quantas gotas? Qual suplemento q vc indica p/ eu dar adtil ou depura lida ou depura mesmo? Necessita fazer a dieta de restrição de calcio sem leite e derivados ?

      • Oi, Adna. Com 9,5 quilos, na verdade já vou considerar como 10 quilos, ela pode tomar 10 gotas de 200 UI de Depura. Isso significa 2.000 UI. Se for Depura 500, que contém 500 UI por gota, bastam 4 gotas para completar 2000 UI. Essa dose não exige dieta nenhuma. Ela vai ficar muito saudável.

      • Bom dia!
        Meu filho é portador de Diabetes tipo 1 desde os 3 anos, depois dos 5 anos inicio dificuldade na visão, ( flacidez no nervo ótico), Em estudo de uma possível síndrome de Wolfran.
        Gostaria de saber se existe algum estudo ou tratamento dentro do protocolo para os casos citados. Aguardo…
        Desde já muito obrigada.

      • Oi, Tereza.
        Em príncípio, Diabetes tipo 1, por ser autoimune, é tratável com vitamina D. Mas, com dois anos já com a doença, mesmo que baixem os anticorpos, é difícil reverter as lesões no pâncreas. No caso da diabetes, a maior chance está no momento em que a doença ainda não se instalou completamente. Outra dificuldade, principalmente com criança, é que o Protocolo Coimbra exige dieta com restrição de cálcio, sem leite e derivados. Não falta cálcio, mas é preciso que não haja excesso. Não é fácil exigir de uma criança a dieta da diabetes e a dieta do Protocolo, não é? Em todo caso, se você acha possível seguir essas exigências, procure um dos médicos da lista aqui do Blog.

  164. Olá
    Eu tenho hipotireoidismo de Hashimoto
    Comecei a tomar d3 de 10 mil por minha conta ,faz cinco dias.
    Estou com obesidade mórbida 102 kg com apenas 1,56 m
    Seria uma dose razoável?
    Qual é o suplemento protocolo Coimbra, quais além de B12, e magnésio?

    • Olá, Mônica. Você não vai tratar Tireoidite de Hashimoto com 10.000 UI por dia. Na verdade, mesmo tomando doses elevadas (muuuito mais do que 10.000 UI) se consegue reverter essa doença autoimune. Infelizmente, depois que a glândula foi lesada, é muito difícil que recupere as funções. Você vai ter de tomar o hormônio que a tireoide não fabrica ou fabrica em quantidade abaixo do necessário. A vitamina D pode evitar a formação de nódulos na tireoide, pois reduz a quantidade de anticorpos que estão atacando a glândula, mas é necessário tomar uma dose que a obrigará a fazer uma dieta com pouco cálcio para não ter complicações renais, além de ter de fazer exames periódicos.
      Se você tomar 10.000 UI será boma para a sua saúde, pode ajudar a combater a obesidade, mas não resolve o hipotireoidismo.

    • Oi, Wellington. Teoricamente,o tratamento fará caírem os anticorpos que estão atacando o pâncreas. O problema é que dificilmente você vai recuperar as funções pancreáticas normais. Digamos que um paciente perceba os primeiros sinais de Diabetes tipo 1 e consiga combater o ataque autoimune antes de que ele se instale totalmente. Aí se pode até pensar em reverter, mas isso porque o pâncreas não está lesionado. No entanto, pode ser que o controle se torne mais eficaz. Isso depende de cada caso.

  165. Boa noite, sou portador de dermatite herpetiforme (intolerância ao gluten), apresento lesões com bolhas que ardem e coçam na pele, tenho que fazer o regime do glúten e tomar um compr.de dapsona ao dia. Faz tempo q fui diagnosticado mas gostaria de parar com esse medicamento, não sei seus efeitos a longo prazo. Será que o protocolo me ajudaria a deixar o remédio? Gostaria de prosseguir somente com a dieta mas infelizmente até hoje não consegui…as lesoes voltam. Nunca fiz o exame da vit.D. Obrigado Gerson

    • Oi, Gerson. Eu arriscaria tratar com vitamina D porque ela interfere na permeabilidade do intestino. Faça o exame 25(OH)D3 para ver os níveis de D. O ideal é procurar um médico do Protocolo. Não pense em se livrar da dieta… Mas acredito que seu estado geral pode melhorar muito.

  166. Sou portador da Doença de Behçet, tive longo período de remissão (4 anos) mas recentemente (1ano) voltou com 4 crises nesse período, sendo que a ultima crise foi muito intensa, tendo afetado meu trato intestinal. Pesquisando mais formas alternativas de tratamento (já que não gosto de me medicar, e todos os remédios comumente utilizados me fizeram mal… então preferi nunca me tratar e tratar apenas crises)

    Vendo essa publicação e alguns videos do vitamina D medicina e saúde fiquei conhecendo sobre a vit. D, comecei a suplementação com vit. D a 2 semanas com 10.000 ui/ dia, fiz os exames de 25(OH)DE com resultado de 43,7 ng/ml (ultimo), anterior não fiz, portanto não sei como estava, peso 100kg mas isso por conta de fazer muitos exercícios (Musculação). Não frequento médicos, não confio na maioria deles, pelos vários erros já ocorridos comigo e por ter amigos na industria de medicamentos e saber dos relatos, me volto a medicações naturais e suplementação de vitaminas, aminoácidos e outros, gostaria de saber sua opinião sobre subir a dose para 20.000ui/dia…

    Tenho 30 anos, 14 anos de diagnóstico de Behçet, peso 100kg com percentual de gordura de 12~15% e pratico exercícios com frequência, sei que não é médica, mas conhece vários casos,
    caso possa me dar sua opinião…

    Obrigado e abraço!

    • Oi, Antônio. Com 100 kg, você pode, sim, tomar 20.000 UI e maneirar um pouco no consumo de queijos. Hidrate-se bem. Mas o ideal é você passar numa consulta com algum dos médicos e fazer o tratamento para valer, restringindo o cálcio para não ter problemas renais. Minha filha, com 52 quilos, toma 120.000 UI por dia, mas faz os exames de controle e a dieta certinha. O tratamento é seguro quando feito de acordo com todo o Protocolo. Mas se feito de forma errada pode comprometer os rins seriamente.Se quiser, pode escrever no meu e-mail scaramellu@terra.com.br

  167. Tenho vitiligo e suspeita de sindrome de sjogren, moro em niteroi, o protocolo coimbra pode me ajudar? qualquer medico aqui da lista pode me atender ou precisa ser reumatologista?

    • Oi, Angélica. O Protocolo Coimbra trata doenças autoimunes. Você vai ficar bem. Quanto mais cedo começar a tratar a S. de Sjogren, mais possibilidades terá de reverter sintomas. Veja na lista o médico mais próximo e acessível. Todos tratam doenças autoimunes pelo Protocolo Coimbra.

  168. Tenho um irmão com encefalite auto imune o protocolo é indicado ? Já fez tratamentos com corticoides, plasmaferese e agora rituxmab.

    • Olá, Eduardo.
      Todos os portadores de doenças autoimunes se beneficiam com o Protocolo Coimbra. E vejo até pela medicação convencional utilizada, de viés imunossupressor, que a vitamina D vai aplicar-se muito adequadamente, regulando o sistema imunológico de modo a impedir o ataque autoimune, ao mesmo tempo em que torna excelente a resposta imunológica contra agressões externas.

  169. Boa noite!
    Tenho disaltonomia e sofro com essa doença desde criança, essa condição me leva a me sentir muito desanimada, intensa canseira, uma fadiga prostante. Não tem um tratamento especifico, atualmente tomo antedepressivo s que nao fazem efeito nenhum.
    Será que posso me beneficiar dessa terapia?

    • Oi, Maria. Há fatores autoimunes interferindo na disautonomia. Eu apostaria numa melhora bem considerável. Você alguma vez mediu os níveis de vitamina D?

      • Bom dia Sueli!Já medi a vitamina D que deu normal, por isso nao fiz a suplementação..Voce acha que devo suplementar mesmo assim?aguardo 

        Enviado do meu smartphone Samsung Galaxy.

      • Oi, Maria. Se o normal for perto de 30 ng/ml, saiba que esse nível é bem baixo. Mantenha próximo de 70 ng/ml.

  170. Ola boa tarde, meu nome é Rodrigo, tenho 28 anos e desde os 12,faço tratamento para DERMATOMIOSITE, onde ja fiz uso de todos os medicamentos possiveis, e no atual momento estou com corticoide e metotrexato, desenvolvi problemas de calcinose e acumulos de calcio, onde estou perdido sem solucao, existe algum medico em sao paulo capital que eu possa me consultar e aderir ao tratamento do protocolo da VITAMINA D?…obrigado…segue meu email de contato : qu3roz@hotmail.com

  171. tenho vitiligo, estou tomando vitamina D mas não estou suplementando.
    o que devo tomar para suplementar tomo xe 20.000ui.
    me ajuda por favor

    • Oi, Dilma. Tomar 20.000 UI sem acompanhamento médico não é nada bom! E se você tem baixo peso, pior ainda. Procure um médico do protocolo para fazer o tratamento de forma correta.

    • Oi, Dilma. É interessante você fazer o exame 25(OH)D3. Mas em geral as pessoas estão deficientes, devido ao estilo de vida que dificulta tomar sol e devido ao uso de protetor solar quando podem tomar sol. Um adulto com pelo menos 50 quilos, com ureia e creatinina normais, pode tomar 10.000 UI por dia. Os níveis da D vão subir para algo próximo de 70 ng/ml e é um nível muito bom. Você consegue essa dose tomando 20 gotas de Depura 500. O ideal é conseguir uma receita para manipular Colecalciferol em gotas de óleo, 1.000 UI por gota, e tomar 10 gotas por dia.
      Também é possível comprar nos EUA. O pessoal compra muito numa página do Facebook chamada Armazém Virtual.Ou num site americano chamado iherb.

  172. Olá? Fui diagnosticado com LES, anticorpo anti em reagente e anti RNP também reagente, é possível que tenho lupus?? Ou seja, autoimune, Os demais deram negativos. O tratamento com a vitamina D seria indicado?

    • Sim, Antônio, o tratamento é muito eficiente n controle do Lúpus. E é importante começar antes que o Lúpus atinja os rins e dificulte o controle dos níveis de cálcio. Vá em frente. Veja na lista o médico mais próximo para você. Você terá de fazer uma dieta de controle de cálcio. O médico lhe explicará. E já o alerto de que dieta sem glúten não é importante no Protocolo Coimbra.

  173. Olá, Bom dia. Tenho um Nível de Vitamina D 18ng/ml, devido a esse fator não consigo engravidar, minha ginecologista passou para eu tomar 7.000ul gostaria de saber se tem algum tratamento para que eu possa aumentar essa taxa e não adquirir nem uma doença autoimune.

    • Oi, Sílvia. 7.000 UI por dia é uma dose até boa. Mas você pode tomar 10.000 UI por dia sem sustos. E costuma ajudar na infertilidade, sim. Você é de São Paulo? Minha filha é Obstetra e conhece um tratamento natural da infertilidade, o Creighton Model. Procure na internet, há inclusive um Facebook no Brasil. Ela faz Residência e não tem consultório ainda, mas já há representantes no Brasil.

  174. Olá eu me chamo Adão Vilmar R de Oliveira tenho a doença de parquisom. Ja fazem 4. Anos me trato com um médico em Uberlândia Mg já. Faz 4snos e. Gostarias se for posivel me indicarem um. Médico especialista noAasunto pois sofro muito com essa. Doença

    • Oi, Adão. O que posso fazer é lhe indicar alguns conselhos. A vitamina D ajuda no caso de Parkinson, mas as altas doses são para doenças autoimunes e esse não é o caso do Parkinson. Escreva no meu e-mail que fica mais fácil conversar: scaramellu@terra.com.br

      • Boa tarde sra Sueli, enviei email à senhora, para dirimir duvida sobre o protocolo Coimbra, muito grato, Marco Cesar

  175. Sou portador de EA (espondilite anquilosante) o protocolo de Coimbra faz referencia a tratamento dessa doença? Nos exames de sangue a vitamina d e cálcio deram ok, mas mesmo assim fui diagnosticado com osteoporose.

    • Oi, Glauber. O Protocolo Coimbra trata espondilite anquilosante, sim. Os níveis de vitamina D no Protocolo sobem muito acima do considerado normal. O médico vai analisar essa questão do cálcio. Normalmente o que provoca a osteoporose é o PTH alto, cuja tarefa é achar cálcio para o organismo manter funções importantes, como controlar o ritmo cardíaco. E o PTH pode subir quando falta vitamina D e, com isso, o organismo não metaboliza o cálcio. Enfim, procure um médico do Protocolo e tome todas as medidas necessárias, que incluirão magnésio e outros elementos.

  176. Foi-me oferecido tratamento com vitaminda D, mensal, com aplicacao de injecao de vitamina D por volta de 180.000 UI, “metabolizada”. Do que se trata essa vitamina D metabolizada?

    • Oi, Daniel. Não sei do que se trata. Só sei que não é o Protocolo Coimbra. Eu não tomaria uma injeção de vitamina D de 180.000 UI. Não sei o que pode acontecer com o PTH (hormônio da paratireoide que controla os níveis de cálcio) e com o cálcio. No Protocolo Coimbra a dose vai sendo reajustada conforme os níveis de PTH e de cálcio, o paciente faz uma rígida dieta com restrição de cálcio (sem leite e derivados). Enfim, são linhas de trabalho diferentes.

  177. Olá!
    Eu sou uma pessoa muito estressada e entrando para o protocolo meu estresse aumentou devido a alimentação. Estou a par que as restrições alimentares aumentaram mais ainda em função do cálcio contido em diversos alimentos.
    Gostaria de dar uma sugestão de criação de cardápio para quem faz o protocolo.

    • Oi, Clarissa. A única dieta obrigatória no Protocolo Coimbra é a de restrição de cálcio. Mais exatamente, você deve evitar o leite e os derivados (queijos de todos os tipos, doce de leite, pudim de leite, ou outros pratos com alta concentração de leite e queijos). Você pode consumir um bolo ou purê ou panqueca, que leve leite na massa. Evite também punhados de castanhas, às vezes contidas em cereais matinais. Evite sorvetes à base de leite, prefira os de frutas, mas isso não quer dizer que você não possa provar moderadamente. Você precisa de cálcio, mas deve evitar alimentos com muito cálcio. Hidratar-se bem ajuda muito no caso de você ter dúvidas sobre algum alimento. Existe um grupo no Facebook onde o pessoal troca receitas. Mas, sinceramente, o Protocolo Coimbra não exige grande sofisticação. Se tem alguma dúvida, escreva no meu e-mail scaramellu@terra.com.br

  178. E minha mae sofreu 10 anos os médicos achavam que era coluna fez 10 cirurgia so agora dois anos atras ele descobriram que era esclerose ela ficou um ano na cama sem nem se mexer agora faz um ano aque ela ta voltando os movimentos mais sozinha sem nem um medicamento porque faz ao 6 meses que ela esta tomando

  179. Olá meu nome e bruna minha tem esclerose múltipla e li varias coisas sobre esse tratamento so que somos de Toledo PR gostaria de saber se alguma cidade próxima alguem faz esse tratamento ou como fasso? Ela esta fazendo um tratamento mais nao esta dando efeito

  180. gostaria de saber avitamina d3 encontrada no sait custa 49 reais e da para um ano? sao 360 comprimidos gelatinosos e o valor é barato demais em relação a adera aqui no Brasil. o problema é comprar pelo sait demora muito sera que no brasil tem alguqm que vende Healthy Origins, Vitamina D3, 10.000 UI, 360 Cápsulas Gelatinosas

    R$49.18

    • Oi, Elisabete. Sim, essa vitamina D tem um ótimo custo/benefício. O ideal é você comprar e mandar entregar a algum amigo que esteja nos EUA passeando ou trabalhando e que lhe traga na mala. Existe uma loja na internet chamada Armazém Virtual (veja no Facebook). São brasileiros que têm essa loja na Flórida. O nome da moça é Mônica Rocha. Prece-me que você já paga as taxas (sim, porque ao chegar ao Brasil a mercadoria só é retirada pagando o imposto no Correio), e chega direto na sua casa, mais ou menos um mês depois.

  181. Bom dia! Meu marido foi diagnosticado com diabetes tipo 2 e desde então vem tomando gr glifarge , bom nossa vida agora tem sempre seus sustos. Em setembro de 2016 ele desmaiou na cama achei que tivesse morrido, fizemos todos exames cardiológicos neurológicos e deu uma queda de vitamina B,d e ácido fólico.
    Em dezembro dia 26 caiu de uns 5 metros de altura ( de uma escada) quebrou o acetábulo do fêmur o illeo e o ísquio, fraturou 4 costelas perfurou o pulmão e o fígado. Fez de novo todos os exames passou por cirurgia e agora dia 26 estava dirigindo e desmaiou de novo . Eu puxei o veículo para uma estrada secundária, não sabia quem acudia, ele o carro ou nosso filho de 12 anos. Precisamos mudar este estilo de vida. Ele está super assustado e nos também!

    • Olá, Ideni. Penso que você nos escreveu como quem faz um desabafo. O seu marido precisa de um diagnóstico. Ele costuma medir os níveis de glicemia? Ele faz dieta de restrição de açúcar severa? Diabetes tipo 2 não costuma ser muito agressiva, mas há casos de forte oscilação, ou seja, a glicemia sobe muito se o paciente consome carboidratos e pode cair muito se não consome. Os casos mais complicados são aqueles em que o paciente usa insulina.
      A vitamina D pode ajudar no controle de diabetes, mas o seu marido precisa de um diagnóstico mais preciso, afinal, por que ele sofre esses desmaios?

  182. Olá, esta semana levei resultados laboratoriais e densitometria óssea para a minha ginecologista. A densitometria acusou piora com relação ao meu resultado de 2015 que já apresentava osteopenia no colo do fêmur. Desta vez, foi descrito que há “redução de 30% em relação a população normal de adultos jovens e 19% com relação a população na mesma faixa etária”. Tenho 54 anos. Houve também uma redução significativa da vitamina D do início do ano para hoje. O resultado do exame 25 – HIDROXIVITAMINA D foi de 16,30 ng/ml, ou seja, deficiente. Ela me receitou:
    – Addera D3 de 50.000 U.I. (comprimido): 01 vez por semana durante 8 semanas (depois disso passar a usar DEPURA 2000 UI, 01 comprimido ao dia);
    – Osteoban ou Osteotec: 01 comprimido de 150 mg uma vez ao mês, durante 01 ano. Como tenho esofagite por conta de refluxo, meu gastro, acha que não devo usar essa medicação por conta da possibilidade de piora no quadro gástrico. Acha que deve ser resolvido com alimentação.
    Estou muito preocupada. Tenho 54 anos, mas sou muito ativa profissionalmente. Na verdade, tenho uma vida bem estressante.
    Uma coisa que me chamou a atenção é o fato de que, algumas vezes, meu FAN HEP-2 é reagente no padrão nuclear, embora os demais sejam sempre não reagentes. Já fiz pesquisa de doença autoimune, mas todos os demais resultados são negativos, e estou citando por que não sei se pode ter alguma correlação.
    Diante do que li aqui, a minha dúvida é se essa dosagem que a médica me passou será suficiente, e se, seria o caso de aumentar. Há algum histórico de que apenas o suplemento da vitamina D em grandes doses consegue reverter a osteopenia sem o uso do cálcio?
    Agradeço muito a atenção.
    Gostaria também de registrar o quanto constata-se a importância desse trabalho de comunicação e esclarecimento que vocês estão fazendo. Gratidão!

    • Oi, Letícia. Bem, em primeiro lugar, esclareço que não sou médica. Vou comentar a minha experiência acompanhando o tratamento de centenas de pacientes, bem como, o que aprendemos nos Simpósios promovidos pelo Dr. Cícero e nos vídeos dele que é possível assistir na internet.
      A dose para um adulto com pelo menos 50 quilos a dose de suplementação é 10.000 UI por dia. A sua médica lhe receitou 50.000 por semana e é uma boa dose (equivale a 7.000 UI por dia), mas a recomendação é que o uso dessa dose de 10.000 UI seja contínuo por anos. Compre em sites americanos, por exemplo o iherb, as softgels de 10.000 UI da Healthy Origins.
      Com os níveis adequados de vitamina D, você vai metabolizar o cálcio que ingere, ao invés de jogá-lo fora. Leite e derivados são riquíssimos em cálcio.Havendo cálcio suficiente na corrente sanguínea, o PTH baixa e deixa de tirar cálcio dos ossos para prover as necessidades do seu organismo. (Entenda: a falta de vitamina D impede o adequado metabolismo do cálcio ingerido, que, assim, é eliminado nas fezes. O corpo detecta falta de cálcio para funções essenciais – saiba que precisamos de cálcio até para manter o ritmo cardíaco e a atividade cerebral – e o PTH começa a subir, pois a sua função é garantir os níveis de cálcio, e vai procurar o mineral. Encontra-o nos ossos e retira de lá, provocando osteoporose).Níveis adequados de vitamina D devem evitar o aprofundamento da osteoporose. Não sei se ajudam a reverter.
      As medicações para fixação do cálcio do tipo alendronato costumam ser muito agressivas ao estômago. É preciso avaliar custo/benefício. Dr. Cícero recomenda, para evitar perda óssea, a prática de exercícios aeróbicos, pois isso provoca a liberação de calcitonina, um hormônio que impede a saída de cálcio dos ossos. Teria de ser uma atividade quase diária, ou umas 5 vezes por semana. Os pacientes do Protocolo Coimbra estão sendo orientados a usar Cloreto de Magnésio P.A. para prevenir osteoporose. Pode ser que seja útil para você. Se ainda houver dúvidas, escreva no meu e-mail scaramellu@terra.com.br

      • Olá, Sueli, muito grata por sua atenção tão imediata. Sim, quando escrevi, já sabia que você não era médica, pois li várias das mensagens e suas respostas, e foi justamente a sua disposição em acolher os anseios e explicar com tanta clareza que me fez enviar a minha pergunta também.
        A sua explicação quanto aos processos orgânicos do metabolismo do cálcio foi bem esclarecedora. Mas fiquei com algumas dúvidas com relação ao tratamento. Vou lhe encaminhar um e-mail conforme me sugeriu. Um abraço.

    • Oi, Juliana. Veja no Contato dos Médicos a lista completa dos médicos que atendem pelo Protocolo Coimbra. Não há nenhum médico atendendo em Ribeirão Preto.

    • Ismael, eu respondi no seu e-mail. Sem acompanhamento médico nos primeiros dois anos, você só pode tomar a dose de suplementação de 10.000 UI. As altas doses de vitamina D provocam problemas de excesso de cálcio, por isso exigem uma dieta e exames de controle de cálcio.

  183. Minha filha tem 12 anos, foi diagnósticada com doença de Devic,há 1ano,fez pulso e plasmaferese,como ela tinha ficado paralizada do ombro para baixo, retomou da cintura para cima.Mas esta cadeirante.É recomendado o uso da. Vitamina D?

    • Sim, Sueli! É recomendado e não perca tempo! As sequelas mais recentes, mais ou menos do último ano, costumam reverter, evidentemente com auxílio de fisioterapia.Conheço casos de Devic muito bem sucedidos com a vitamina D, mas precisa ser com um bom médico do Protocolo. Se quiser, para facilitar a conversa, escreva no meu e-mail scaramellu@terra.com.br

  184. oi me chamo Ivanildo, tenho 22 e sou portador da Miastenia desde os 6 anos e tomo apenas o Mestinon, mas faz efeito como antes…
    queria fazer esse teste com a Vitamina D pois nao consigo nem sair de casa.
    queria saber como posso comprar e se alguem pode me orientar a quantidade pois medidico onde moro e muito dificio….

  185. Boa noite meu namorado tem miastenia Gravis e lendo pesquisando sobre a vitamina D vi que essa possa ser uma luz para o problema ja que as medicações que toma o deixa mto mau sem forca em crise por muito mais tempo do que fora dela. Gostaria de que me mandassem o contato um e-mail para podermos conversar . Vi vários depoimentos positivos sobre MG e a vitamina d

  186. CARA SUELI, AGRADECERIA SE PUDESSE ME INFORMAR O LABORATÓRIO PARA COMPRAR A VITAMINA D3, TENHO DOENÇA AUTOIMUNE, PASSEI EM CONSULTA E PRECISO USAR 50000UI/DIA.

    • Oi, Ivam. O Protocolo Coimbra é eficaz no controle de doenças autoimunes. No entanto, a vitamina D tem funções nas neuropatias. Sugiro que faça o teste 25(OH)D3 e suplemente a D com a dose fisiológica, de 10.000 UI por dia, que é o que produzimos em 20 minutos aos sol. Detalhe: havendo insuficiência não basta tomar sol para recuperar. É preciso suplementar.

  187. Boa tarde!! Tenho 48 anos, moro no Rio de Janeiro. Tenho Polineuropatia Inflamatória, doença surgiu no início de 2014.. Estou tratando com Imunomodulador, Imunoglobulina, há 2 anos. Ouvi uma entrevista do Dr. Cícero sobre Vit. D e doença autoimune. Fiquei muito interessado em saber se ele trata a minha doença com Vit. D, pois é uma doença autoimune.
    Muito obrigado!!!

    • Boa tarde, Rogério. As doenças autoimunes são tratáveis pelo Protocolo Coimbra. A vitamina D é um poderoso hormônio que regula o sistema imunológico, reduz até os níveis normais os anticorpos que estão causando o ataque autoimune. Assim também otimiza a resposta imunológica nos ataques externos e reduz os ataques hiperimunes.
      No Rio de Janeiro, há alguns médicos atendendo, embora a Dr. Mônica, a primeira a atender no RJ, esteja se aposentando.

      Dr. Paulo Faria
      Especialidades: Clínico Geral, Nutrólogo e Intensivista
      Cidade: Macaé – RJ
      Endereço: Rua Euzébio de Queiróz, 247 – Centro
      Telefone: (22) 2762-2450

      Dr. Carlos Roberto Diegas
      Cidade: Teresópolis – RJ Endereço: Centro Médico Serrano – Rua Heitor de Moura Estevão, 440 – Centro Telefone: (21) 2742-4852 Email: i.uroserv@gmail.com.

      Dr. Christiano Hallack
      Clínica Nutri Saúde
      Cidade: Teresópolis – RJ
      Telefones: (21) 3642-4488 / (21) 98902-1990
      clinicanutrisaude@yahoo.com.br
      Endereço: Rua Prefeito Sebastião Teixeira, 20 Sala 516 – Shopping New Fashion
      Teresópolis – RJ

      Luiz Carlos Guedes Nunes Junior
      Cidade: Rio de Janeiro – RJ
      Endereço: Consultório: Rua Isolina, 36 – Méier – Rio de Janeiro-RJ
      Telefones: (21) 3576-1041/3576-1032
      Cel: (21) 97351-1761
      Whatsapp: (21) 96973-2473
      Site: http://www.drluizguedes.com.br

      Médicos que passaram em treinamento com médicos que fizeram estágio com o Dr. Cicero Galli Coimbra:

      Dra. Marcela Curzio – Treinamento com a Dra. Mônica B. L. Barros
      Especialidade: Clínica Médica
      Cidade: Rio de Janeiro
      Endereço: Av Nossa Senhora de Copacabana, 794, salas 902/903
      Telefone: (21) 996469392 e fixo para marcação de consultas (21) 3594-8225
      Atendimento às terças-feiras das 8:30 às 19:00 (início do último horário de consulta).

  188. Gostaria de trata uma doença que tenho na coluna ..sinto muitas dores nas pernas e meus pés e articulaçoes..já tenho essas dores a 9 anos e não aguento mais… não estou andando direito…gostaria de ajuda….obrigado….

    • Oi, Vanda. Aqui neste Blog existe uma Aba onde se lê: Contato dos Médicos. Clique e leia com atenção a lista dos médicos. Escolha o que estiver mais perto de você.Não se preocupe com a especialidade, pois o protocolo é para doenças autoimunes.

  189. Boa noite a todos!!! Meu pai tem mau de parkson e sofro muito com isso, pois quando ataca os tremores intenso não sei o que fazer. Gostaria de experimentar esse protocolo do Dr. Cícero com o meu pai, mais a grande dificuldade é que moramos no interior do Estado do Pará e nossa situação financeira não é favorável para que possamos ir até os médicos que tem conhecimento sobre esse protocolo. Gostaria amados que me dessem sugestões de posso fazer, se consigo ter atendimento via internet. Por favor me ajudem.

    • Oi, Patrícia. Dr. Cícero trata Doença de Parkinson porque é neurologista. Ele, nesse caso, não usa o mesmo protocolo que criou para doenças autoimunitárias. Conheço algumas orientações práticas, não médicas, que ele costuma dar. Vou pedir que escreva no meu e-mail para podermos conversar, ok? scaramellu@terra.com.br
      Na Clínica não se fazem consultas a distância.

  190. Tenho uma sobrinha com 58 anos e, foi diagnosticada com ELA está usando o medicamento reluzol, está na fase crítica pois, está com enormes dificuldades em andar, ela mora na Cidade de São Paulo – Capital, solicito especial fineza em comentarem este caso

    • Reynaldo, o que sei é que ELA não é doença autoimunitária. E o PROTOCOLO COIMBRA se aplica a doenças autoimunitárias. Dr. Cícero costuma indicar, a quem o procura pedindo orientação sobre ELA, um protocolo que está disponível na internet. Chama-se Protocolo Deanna. Não acompanho nenhum caso de perto.

  191. Boa Tarde, gostaria se saber se o tratamento com vitamina D se aplica a gastrite auto imune e se conhece alguém que tenha e já se beneficiou do tratamento. Gostaria de fazer contato para troca de experiencias. obrigado

    • Olá, Fabiano.
      O tratamento se aplica a doenças autoimunes em geral. A vitamina D vai regular o sistema imunológico de modo que os anticorpos sejam reduzidos a níveis e cesse o ataque autoimune. A recuperação do órgão afetado depende de quanto foi lesionado. Não conheço nenhum caso de paciente com essa patologia.

      • Olá, boa noite, tenho Artrite Reumatoide soro-negativo, sabe me dizer se o protocolo tbm contempla essa patologia? Não comecei nenhum tratamento ainda, gostaria de começar com o protocolo, isso se possível, pensei em me consultar com Dr. Wanderley em Campinas, desde já, obrigado.

      • Olá, Ewerton. Embora não se detectem anticorpos, parece-me que é tratada como autoimune, não é? Sendo assim, o tratamento é eficiente.
        A escolha do médico é critério seu. Dr. Wanderley tem considerado elementos que não pertencem ao protocolo, como a dieta de restrição de glúten, que Dr. Cícero não adota. O importante é o ajuste da dose da D conforme os resultados do PTH (parathormônio, molécula intacta), com a obrigatória dieta de restrição de cálcio e hidratação adequada. Também se recomenda o uso de vitamina D manipulada em gotas de óleo ou em softgels. As cápsulas secas (que Dr. Wanderley costuma adotar), não são tão eficientes porque a absorção não é estável. Qualquer dúvida porde escrever no meu e-mail scaramellu@terra.com.br

  192. Gostaria de agradecer ao Dr.Cicero pelo excelente trabalho que vem fazendo.
    Eu sou portador de Miastenia Gravis Ocular
    há dois anos.Comecei à tratar com Mestinon e Meticortem, tive uma melhora com uma Médica neurologista que então foi reduzindo lentamente mas depois voltou tudo de novo, vista embaralhada depois diplopia.Gostaria de saber quantas ui de vitamina D4 posso tomar por dia quais outros suplementos muito obrigado.

    • Olá, Aldo.
      Para tratar eficazmente Miastenia Gravis, você precisa usar doses bem elevadas de vitamina D3, com o devido acompanhamento médico. O tratamento também requer dieta adequada com restrição de cálcio e exames periódicos. Veja na região onde você mora, qual o médico mais próximo.

  193. Minha filha tem 5 anos a 2 anos atrás descobrimos que ela tem miastenia graves
    Ela está fazendo o tratamento com Mestenon e com o prednisolona gostaria de saber qual a pocibilidade dela fazer este tratamento

    • Com certeza pode e deve fazer! E vai ficar muito bem! Apenas eu acho que o médico deveria ser o próprio Dr. Cícero ou algum outro na clínica. É que nem todos os médicos atendem consulta pediátrica. Podemos conversar melhor se escrever no meu e-mail. Vocês são de São Paulo? scaramellu@terra.com.br
      Aguardo.

    • Oi, Luiz. Clique acima, nesta página, na aba Contato dos Médicos. Terá acesso aos endereços dos médicos.

  194. Tenho fadiga adrenal crônica,minha médica receitou Vit d 5000ui/GT 7gotas uma vez por semana ,além de outros suplementos..Essa dose e suficiente?

    • Oi, Michelle. Entendo que você está tomando 35.000 UI por semana, o que equivale a 5.000 UI por dia. Não é uma dose muito baixa, mas atualmente se recomendam 10.000 UI por dia, ou seja, 2 gotas de 5.000 UI por dia, ou 70.000 UI por semana. Em dois meses com a dose que você está tomando já deverá apresentar melhoras. Se isso não acontecer é porque a dose está baixa.

  195. Boa noite,
    Meu pai foi diagnosticado há poucos dias de ELA, comprovará através de eletroneuromiografia.

    O tratamento com vitamina D também é eficiente para ELA ❓

    • Apenas para corrigir meu e-mail que escrevi errado na publicação anterior

      Referente a Esclerose lateral amiotrófica ELA

    • Olá, Rhobson. O tratamento que divulgamos aqui é muito eficiente em doenças autoimunes, mas esse não é o caso de ELA. Dr. Cícero recomenda, no caso de ELA, um protocolo que está disponível na internet, o Protocolo Deanna. Parece-me que o exame eletroneuromiografia é crucial para o diagnóstico.
      A perda de força e de massa muscular está associada a níveis baixos de vitamina D, de modo que a suplementação da D pode ser uma ajuda.
      Se quiser, pode escrever no meu e-mail: scaramellu@terra.com.br

  196. Boa noite! Tenho vitiligo . Já li sobre a eficácia da vitamina D sobre este problema. Agora que estou passando por um momento de luto está piorando. Por favor preciso muito de uma consulta com o dr Cícero. Meu email marasathler@hotmail.com. Aguardo retorno!

  197. Olá, alguém sabe se o protocolo também melhora a dor neuropática? Se sim, geralmente em quanto tempo a pessoa vê melhoras?

    Obrigado!

  198. Olá
    gostaria de sabe se tem algum paciente que trata a diabetes tipo 1. Estamos qurendo tratar nossa sobrinha com a vitamina. Porém, ela tem apenas 3 anos de idade.

  199. Olá sueli, boa noite!
    Fui diagnosticada hoje com lúpus eritematoso sistêmico.
    Vc saberia informar se em Brasília, existe algum médico que utiliza o tratamento com Vitamina D?
    Te agradeço imensamente à atenção!

    • Oi, Rafaela. A melhor opção no caso é a médica de Goiânia. Insista pois é meio dif´cil de conseguir que atendam. Varie o horário.
      Dra. Jacqueline Tosta Rezende
      Especialidade: Oftalmologia – CRM-GO 6.040
      Cidade: Goiânia (GO)
      Centro de Diagnóstico Clínico – Avenida D, n.º 840, salas 403 / 404 St. Oeste (próximo ao Extra) CEP: 74.140-160
      Tel:(62) 3565- 1345
      Não se impressione por ela ser oftalmologista. É comum os diagnósticos de esclerose múltipla começarem no consultório dos oftalmologistas. E o tratamento é para doenças autoimunes em geral.
      Qualquer dúvida, pode me escrever: scaramellu@terra.com.br

  200. Tenho artrite reumatoide degenerativa,estou com 50 anos e faço uso de vários medicamentos,acumputura e acompanhamento psicológico e sofro com muitas dores,não vejo resultados ,e as reações medicamentosas são terríveis,e tenho fibromialgia já 14 anos,fui diagnosticada na Rede Sara de Hospitais em Salvador,BA

    • Oi, Rosângela. Se se trata de doença autoimune, o tratamento com altas doses de vitamina D é muito eficiente. Existe um grupo no Facebook organizado pelos pacientes, chamado Artrite Reumatoide – Tratamento com vitamina D. Da mesma forma, o tratamento controla a fibromialgia.
      Em Salvador, procure:
      Dr. Érico da Silva Carvalho
      Especialidade: Clínica Geral e Neurologia – CRM/BA 14066
      Cidades: Salvador, Ribeira do Pombal, Nova Soure (BA)
      Clínicas:
      – DNA Laboratório e Genética Médica
      Rua Território do Acre, 65, Pituba – Salvador (Bahia) [transversal da av. Manoel Dias da Silva]
      Telefone p/ marcação de consultas: 71 9726-4777 (VIVO) – Emanuela (Secretária)
      Horário p/ marcação de consultas: das 14h às 19h (dias úteis)
      – Policlínica e Day Hospital Viva
      Tel: (75) 9878-0425 (Vivo)
      End: Av. Hildete Lomanto, 840, Centro – Ribeira do Pombal-BA (a 278 km de Salvador)
      – Instituto de Medicina Avançada
      Tel: (75) 3437-2712/9871
      End: Praça Monsenhor Gaitto, 118 – Nova Soure-BA

  201. Olá, pelo que eu sei o Dr. Cícero também recomenda os pacientes a tomarem magnésio. Pois,
    duas amigas minhas seguem o protocolo para Esclerose Múltipla. Uma toma 300mg de magnésio aspartato feito na farmácia de manipulação e outra 500mg de cloridrato de magnésio 2x por dia.

    Estamos em dúvida de qual é a recomendação correta. A que toma o suplemento manipulado (300mg/dia) segue o protocolo a mais tempo. Parece que o Dr. Coimbra aumentou ainda mais a ingestão de magnésio (1000mg de cloridrato de magnésio por dia).

    Isso é verdade? Estamos com essa dúvida. Muito Obrigado de novo!

    • Oi, Gislaine. Vou contar a experiência de minha filha, paciente do Dr. Cícero: ela sempre tomou as cápsulas que contém Magnésio Aspartato. São 4 cápsulas de 100 mg cada por dia. Agora ele acrescentou 3 cápsulas de Cloreto de Magnésio P.A. As cápsulas têm 500 mg, mas quando você olha o rótulo, vê que contém 112 mg de magnésio em cada 3 cápsulas. (Detalhe: ele acrescentou para tratar TPM, já que ela se queixou de que fica muito ansiosa e não queria tomar medicação agressiva). Não sei se fui clara. Também alertou de que, se tiver diarreia, diminuir para 2 cápsulas. Repare que o aumento não é tão grande, já que a quantidade de magnésio é 112 mg em cada 3. Uma das marcas recomendadas é a Meissen.

  202. Olá minha mãe tem Parkinson​ e está perdendo a memória muito rápido será que o tratamento com a vitamina d podar ? Qual é a dose recomendada ?

    • Oi, Renata. A sua mãe pode fazer a suplementação de vitamina D, que não é o tratamento com altas doses. Na verdade, esse tratamento é para doenças autoimunes, que não é o caso de Parkinson. Mas a carência de vitamina D causa declínio cognitivo. Parkinson Dr. Cícero trata com Riboflavina (vitamina B2). É outro protocolo. Se a sua mãe não tem problemas renais, ela pode tomar 10.000 UI por dia. Isso equivale a 50 gotas de Depura, com 200 UI por gota. Qualquer dúvida, pode escrever no meu e-mail scaramellu@terra.com.br

  203. Olá minha mãe tem Parkinson​ e está perdendo a memória muito rápido será que o tratamento com a vitamina d podar ? Qual é a dose recomendada ?

  204. Olá boa tarde!
    à 20 anos minha mãe foi diagnostica com Esclerose Múltipla, mas recentemente não estamos encontrando um tratamento para ela. Nós últimos 10 meses, não está fazendo nenhum tratamento e perder os movimentos dos membros inferiores. Gostaria muito de saber se o Dr. Cicero Já tratou alguém com essa doença!!

    • Oi, Rafaela. Você assistiu ao vídeo que está na abertura deste Blog? O tratamento com altas doses de vitamina D é muito eficaz no tratamento de esclerose múltipla. No Facebook há vários grupos sobre isso. Procure por eles. Eu participo mais ativamente do Esclerose Múltipla – O Tratamento. Peça para ser adicionada.
      Aqui mesmo neste Blog há alguns depoimentos (alguns no vídeo e outros na Aba Depoimentos. Talvez a sua mãe resista a crer, mas, de fato é possível controlar a E.M. e melhorar das sequelas mais recentes.
      No grupo você verá depoimentos de quem saiu da cadeira de rodas, inclusive.
      Se quiser, pode escrever no meu e-mail scaramellu@terra.com.br

  205. Olá, se eu começar a tomar vitamina D em alta concentração junto com um médico do protocol. Muito provavelmente os meus níveis de 25(OH)D3 vão subir e o de cálcio também, mas tenho curiosidade em saber o que ocorre com os níves de 1,25 ?

    Muito Obrigado!

    • Os níveis de 1,25 representam a vitamina D ativa e costumam ser mais instáveis. Normalmente os portadores de doenças autoimunitárias são resistentes à vitamina D e precisam de muita vitamina D inativa para produzir a ativa necessária. É o que sei lhe dizer. E o cálcio fica sob controle com a devida dieta.

    • Oi, Maria Emília. No Rio de Janeiro, procure por:
      Dra. Monica B. L. Barros
      Cidade: Rio de Janeiro
      Endereço: Avenida Ayrton Senna, 1850 sala 339 – Barra da Tijuca
      Telefone: (021) 98719-8194
      ou
      Dra. Marcela Curzio (Treinamento com a Dra. Mônica B. L. Barros)
      Especialidade: Clínica Médica
      Cidade: Rio de Janeiro
      Endereço: Av Nossa Senhora de Copacabana, 794, salas 902/903
      Telefone: (21) 996469392
      Atendimento às terças-feiras das 8:30 às 15:30 (início do último horário de consulta).

      • Oi, Iza. Eu não sou médica. Tenho apenas aquelas orientações que lhe passei no e-mail. E é mais fácil nós conversarmos por e-mail do que por aqui.

  206. Olá Sueli, meu nome Iza moro em Manaus Amazonas, fui diagnosticada a+- um mês com mal de Parkinson, e gostaria de verificar se existe na região norte neurologista treinado pelo Dr Cícero que faça o tratamento com vitamina D por favor me ajude

  207. Bom dia doutores! Preciso muito da ajuda dos senhores. Meu filho tem 19 anos e foi diagnosticado com retocolite ulcerativa crônica a pouco mais de um ano… Já teve algumas internações… Ele toma remédios: mesalazina azatioprina e não consegue tirar a prednisona, o qual tá acabando com ele, e td vez que vai diminuindo a dosagem a diarreia volta com sangramento e ele entra num estado horrível… Fica com mt anemia se abate e entra em depressão… E a última crise mês passado ele quis desistir de tudo até de viver.. Não quis mais saber de remédios.. Ediz que não tá valendo a pena.. Me ajudem por favor.. Porquê vi esse site vi uma luz no fim do túnel.. Grata por ter a oportunidade de falar.. DEUS os abençoe!

    • Oi, Maria Lúcia. Não somos doutores. Somos pacientes ou amigos de pacientes que fazem tratamento com altas doses de vitamina D. Posso lhe garantir que o seu filho terá uma nova vida. Conheço pessoalmente portadores de retocolite ulcerativa e Doença de Crohn que estão muito bem! Vou lhe pedir que escreva no meu e-mail para vermos o médico mais próximo para você e pô-la em contato com pacientes portadores dessas patologias e que fazem o tratamento. Até mais. Meu e-mail é scaramellu@terra.com.br

    • Oi, Antônia. Acho que você quis dizer Esclerose Lateral A miotrófica (ELA). Infelizmente não é indicado, não. Há um protocolo disponível na internet chamado Protocolo Deanna que se aplicaria a ELA.

  208. Minha esposa manifestou Síndrome de Adem a pouco mais de um ano e gostaria de saber se esta técnica ajudaria na recuperação das funções motoras, bexiga e intestino lento.
    Fiquei sabendo do protocolo pela internet e estou depositado minhas esperanças. Sabem dizer qual o medico mais próximo da cidade de Lucas do Rio Verde-MT?
    Outra dúvida. Sabem o valor aproximado do tratamento E consulta?
    Gratidão pela ajuda desde já.

  209. Boa noite! Tenho um filho com dermatite atópica e vamos iniciar o protocolo vitamina D aqui em Pelotas com a médica que consta na lista aqui do site. Já fui informada que ele não deverá consumir leites (animal ou vegetal) com cálcio. Como é uma criança de 4 anos é complicado não ter uma opção para substituir o leite de soja, que é o que ele consome hj (tem alergia a leite de origem animal). Gostaria de sugestões de leites de origem vegetal (marcas) que não tem cálcio. Se alguém puder ajudar ficarei muito grata, pois a data da consulta está próxima.

  210. Olá Sueli, sou portadora de artrite reumatóide, há 1 ano e 2 meses, já fiz tratamento com os remédios convencionais, metotrexato,prednisona,hidroxicloroquina, e recentemente comecei as aplicações do biológico infliximabe, já fiz três aplicações, mas não obtive sucesso mais uma vez, vi o tratamento da vitamina D na internet e me interessei bastante, moro em São Paulo e queria saber como faço pra marcar uma consulta,e tbm quero saber qual o valor das consultas e do tratamento, se precisa levar exames ,e de quanto em quanto tempo tem o retorno ,e qual dos médicos do protocolo atende por um preço mais em conta , agradeço se puder me responder..

  211. Oi, sou aqui do Acre e fui diagnosticada com Hipotiroidismo autoimune (tem 6 anos que tomo Euthyrox 75) e recentemente com gastrite atrófica (não tomo nada para gastrite, mas evito gordura, lactose e cafeína). Ano passado (2015) removi uma das paratireoides pois devido alteração no PTH descobri uma osteoporose. Estou fazendo 40 anos agora em novembro e tenho mais facilidade para ir à Brasilia. No último exame de sangue que fiz meu IgM deu 44,6 mg/Dl e minha vitamina D deu 45,83 ng/ml. Alguns amigos e médicos me disseram para ir consultar algum médico/clinica especializada só em doenças autoimunes. Gostaria de saber se a clinica atenderia minhas necessidades (para os tipos de doença que tenho), e se tem algum médico em Brasília ou teria que ir em São Paulo mesmo!
    Desde já agradeço a atenção.
    Vanusca Medeiros

      • Sueli, estou amamentando e sou paciente do Dr. Cícero e me trato com altas doses de vitamina D.
        Sabe me dizer se meu leite em altas doses de vitamina D pode fazer mal para os rins da minha filha caso eu coma algo derivado de leite? Ou faria mal só pra mim? obrigada!

  212. Boa Noite
    Tenho polineuropatia periferica sensitiva, tomei durante 2 meses Vitamina D3, 10.000 UI, fiz o examen de controle de calcio deu 160 UI , o resultado anterior era 59 UI, fiquei asustada e parei de tomar. Enquanto tomava a Vitamina, fazia controle alimentar mas tomava pouco liquido; me diga por favor o que fazer: porque 160 UI é considerado um nível tóxico pelo laboratorio. Porem eu ja etava melhor dos sintomas. agradeço sua respota

    • Oi, Maria Helena. Acalme-se. Primeiro devo dizer que as suas informações são confusas. Esses 160 devem ser os níveis da vitamina D (25(OH)D3). Deve ser 160 ng/ml. Se o anterior era 59, você não é uma paciente carente de vitamina D, mas, justamente, os portadores de doenças autoimunitárias precisam de níveis mais elevados, pois têm resistência à vitamina D. Admira-me, no entanto, que tenha subido a 160 (ou a >160, veja bem o que está escrito), com apenas 10.000 UI por dia. Essa dose nem requer cuidados na dieta. Que vitamina D você usou? Foi manipulada? Alguma possibilidade de erro de manipulação? Se está melhor dos sintomas, não desista do tratamento, não! É bom investigar a vitamina D. E veja quanto deu o cálcio! Leia e copie corretamente o que está no exame, pois está confuso. 160 UI é algo que desconheço. Se quiser, pode escrever no meu e-mail scaramellu@terra.com.br

  213. Por favor eu imploro que nos diga como chegar ao dr Cicero Galli. Meu marido foi diagnosticado com parkson . Ele tem desiquilibrio cai muito. Eu fico muito assustada. Quero muito que ele tenha uma qualidade de vida melhor. Podem nos ajudar?

    • Olá, Célia. Para marcar consulta com Dr. Cícero, ligue no consultório.
      Dr. Cícero Galli Coimbra
      Especialidade: Neurologia
      Cidade: São Paulo/SP
      Endereço: Rua Diogo de Faria, 775 conj. 94
      Tel: (11) 5908-5969

      Insista em horários diferentes, pois o telefone é bem ocupado. Em geral, a partir das 8 da manhã já estão atendendo. De fato, o tratamento é muito eficaz. Não é o protocolo de tratamento com altas doses de vitamina D, pois Parkinson não é doença autoimunitária, mas mesmo assim é diferenciado. Se quiser, pode escrever no meu e-mail scaramellu@terra.com.br

  214. Tenho lupus há mts anos diagnosticado e ha algum tempo em remissão, mas nos últimos exames um hormônio deu alterado, o paratormonio, em 107,3 Dexteoenye me aoateceram nodulos por td corpo(mama esquerda, utero, pulmao, tiróide).e estou c osteopenia Meu médico receitou AderaD3 50mil UI, 1 compr p.semana, mas estou mto receosa Tenho enxaquecas constantes c dor cruel Insuportável Minha pressão está descontrolada, embora tome Benicar20mg HCT 12,5.De repente, sobe mto De repente, desce mto Tenho fibromialgia, associada ao lupus Estou pensando em procurar outro médico Pq não prescreveu a Vitamina D antes, já que o portador de lupus não pode pegar sol e, portanto, acredito, tenha maior dificuldade em fixar essa vitamina? Agradeço seu retorno Esta matéria me foi mto útil Obrigada Jandira

    • Oi,Jandira. Essa dose de vitamina D (50.000 UI por semana) é uma boa dose de suplementação, mas é de se supor que você precise mais do que isso. Aliás, o tratamento de Lúpus com vitamina D em altas doses costuma ser eficaz, mas requer doses bem mais elevadas, já que os pacientes apresentam resistência à vitamina D. O PTH alto indica falta de cálcio que, provavelmente, é falta de vitamina D para metabolizar o cálcio, de modo que o cálcio ingerido é excretado nas fezes. O ideal é mesmo você procurar um médico que conheça o protocolo do Dr. Cícero e trate não apenas essa falta de cálcio, mas o Lúpus, a fibroialgia e a oscilação de pressão, sintomas que costumam estar associados à falta de vitamina D. Não sei em que Estado você está, mas veja o médico mais acessível para você, no Contato dos Médicos. E, se quiser, pode escrever no meu e-mail: scaramellu@terra.com.br

  215. Olá! Boa noite! Faz muito tempo que leio sobre a vitamina D e o protocolo do Dr. Cícero e hoje venho pedir uma luz. Tenho um amigo que ainda não tem 50 anos e foi diagnosticado com Parkinson no ano passado. os sintomas avançam rapidamente, ele está em depressão, um quadro horrível. Vocês sabem me dizer se a vitamina D trata o Parkinson? Estamos em Porto Alegre/RS e agradeço se puderem me dar uma luz. Grande abraço, Ana

    • Olá, Ana Paula. A vitamina D é usada no tratamento de Doença de Parkinson, mas, como não se trata de doença autoimunitária, não é o Protocolo com altas doses de vitamina D que será seguido. Dr. Cícero desenvolveu um Protocolo de tratamento para Doença de Parkinson, com base no uso de Riboflavina e algumas mudanças de conduta. Procure no Youtube um Jornal Nacional – Parkinson, e terá uma ideia do que se trata. Em Porto Alegre, há um médico com bastante experiência no Protocolo de tratamento com altas doses de vitamina D, mas não sei se ele conhece e trata Parkinson com o Protocolo que Dr. Cícero estabeleceu para o tratamento de Parkinson. Fale com o médico:
      Dr. Antônio Tadeu Costa Martins
      Cidade: Porto Alegre (RS)
      Endereço: Rua Dr. Florêncio Ygartva, 429 – Rio Branco
      Tel: (51) 3333-1528
      Facebook: Empresa Mesoclinica

      Se quiser, pode escrever no meu e-mail scaramellu@terra.com.br

    • Oi, José. O que posso lhe dizer é que conheço resposta rápida e eficiente no tratamento de líquen escleroso genital. Procure um médico que trabalhe com o protocolo (veja a lista no Contato dos Médicos). É necessário usar dose elevada, o que implica em acompanhamento médico no início do tratamento, para acerto da dose e dieta de restrição de cálcio para evitar efeitos colaterais do uso da D.

  216. Boa Noite

    Manipulei D 3 em oleo de girassol, guardei na geladeira, a geladeira ficou muito fria a D3 perdeu as propriedades.

    Muito obrigada
    Helena de Castro

  217. Ola,fui diagnosticado com Espondilite Anquilosante e ja estou perdendo a mobilidade da coluna,principalmente da lombar.Gostaria de saber se posso iniciar o tratamento com vitamina d na dose recomentada de 10.000 ui por dia,e tbm se é obrigatório fazer a dieta restringindo o calcio.
    Me respondam por favor,nao aguento mais essas dores.Obrigado

    • Olá, Vitor. A Espondilite anquilosante é tratável com vitamina D, mas você precisará de doses mais elevadas do que as 10.000 UI de suplementação. Pode começar a tomar 10.000 UI e não precisa fazer dieta de restrição de cálcio com essa dose, mas para fazer o tratamento com altas doses você precisa de acompanhamento médico, exames periódicos (nos primeiros dois anos) e a dieta adequada. Entenda que com esse tratamento você vai ficar bem e procure acalmar-se, pois as doenças autoimunitárias se alimentam dos estresses e da ansiedade. Veja algum médico que lhe seja mais acessível, conforme o lugar onde você mora e até o preço da consulta. Qualquer dúvida, pode escrever no meu e-mail scaramellu@terra.com.br Lembre-me o assunto.

  218. Célia Hoffmann, eu já lhe respondi? Não consegui localizar o seu comentário aqui, apenas recebi aviso no meu e-mail.

  219. Boa tarde, entre em contato com o consultório do Dr. o telefone é esse que tem no site, vai ajudar e muito o tratamento com vitamina D.

  220. Meu nome é Elita eu só de Mossoró rn. minha mãe tem uma doença devic à um ano ela hoje é tetraplégica e perdeu. a vissao e ainda deu trombose nas penas ela sente muitas dores nos braços e pescoço ela está faz tratamento com hemoglobina humana mais não tem melhorar. não está dormindo mesmo tomando medicamento para dormir. Me ajude por favor

    • Oi, Elita. É uma pena que a sua mãe receba um tratamento caríssimo (que não está dando resultado) e não seja tratada com vitamina D, que dá ótimos resultados e é muito barata, comparando com essas medicações convencionais. Não sei se Mossoró é no Rio Grande do Norte. É isso? Se for, faça contato com um destes médicos:
      Dr. José Dagoberto
      Especialidade: Nutrologia
      Cidade: Natal (RN)
      Tel: (84) 4009-8100
      Link:http://www.mundo-natural.net/

      Dr. André Monteiro
      – Cidade: Natal (RN)
      Endereço: Av. Antônio Basílio, 3006 – sala 608
      Ed. Lagoa Center CEP 59056-901
      Tel: (84) 98765.3003

  221. Olá, estivemos em São Paulo a uns 19 dias eu e minha esposa, somos de Sombrio/Sc. Marcamos a consulta com Dr. Sérgio que faz parte da equipe médica do dr. Cícero.
    Tel do consultório 11/5908-5969.
    O tratamento e muito bom.

  222. Boa noite, sueli estou na cidade de belo horizonte e tenho acompanhado vários comentarios sobre o tratamento com a vitamina D , a minha cunhada tem lúpus , esta fazendo uma dieta rigorosa de vários alimento, pois os medicamentos que usava antes só estava piorando, na ultima consulta agora o medico disse que esta com uma inflamação no pulmão esquerdo ,sera que o tratamento com a vitamina D pode ajudar ,tem contato com médicos em belo horizonte,ficarei muito grata em me informa pois ela precisa de ajuda urgente.

    • Oi, Simone. O tratamento é muito eficiente no controle do Lúpus. Em Belo Horizonte temos o Dr. André, que tem bastante experiência com o protocolo de tratamento de doenças autoimunitárias com altas doses de vitamina D. Veja aqui neste Blog no Contato dos Médicos o endereço dele.

  223. Boa tarde,
    Minha esposa após o parto teve uma crise e a médica diagnosticou como neuromielite óptica, fomos encaminhados para a cidade de Joinville/Sc 450 km da nossa cidade (Sombrio/Sc) o neurologista que por sinal dizem ser referência nestes casos nos mandou ficar longe do tratamento com vitamina D, disse que tem pascientes com insuficiência renal por tomar vitamina D, os médicos aqui perto da nossa região não tem formação de neurologia, é seguro fazer o tratamento com um medico que não conhece a doença?

    • Oi, Anderson. Conheço mais de um paciente portador de neuromielite ótica (Doença de Devic) que faz o tratamento com altas doses de vitamina D. Os resultados são excelentes. O tratamento exige cuidados para evitar os problemas renais: uma dieta com restrição de cálcio, hidratação adequada e, nos primeiros 2 anos, um controle mais próximo com exames de sangue e urina. Nesse período o médico se certifica da dose de vitamina D adequada, ou seja, que controla a doença e não afeta os rins. É muito triste o que fazem esses médicos que combatem o tratamento. Alguns chegaram a publicar em uma Revista internacional de neurologia, um alerta sobre os pacientes com problemas renais. E, acredite, foi um grupo de médicos americanos, notadfamente o Dr. Michael Hollick, que escreveu à revista objetando que os médicos brasileiros não estavam apresentando dados documentados e nem as informações suficientes para se avaliar os casos.
      O mais desconcertante é que esses médicos sabem que a medicação convencional, à base de corticoides, interferons e imunobiológicos, essa, sim, traz inúmeras consequências nefastas para o organismo, inclusive a baixa imunidade, o que expõe o paciente a doenças infecciosas. Já a vitamina D torna o sistema imunológico eficiente, de modo que nem uma gripe ela vai ter. Eu sei de um caso, paciente de Esclerose Múltipla há anos e que começou o tratamento com a D. Logo começou a sentir as melhoras. Foi ao neuro e ele lhe fez o mesmo alerta que lhe fizeram. A mulher dele, que mantinha contato comigo ficou apavorada, mas o próprio paciente não quis nem saber. Disse à esposa que não ia parar e que era o melhor tratamento que ele já havia experimentado. Isso já faz uns anos.
      O Protocolo do Dr. Cícero Galli Coimbra trata doenças autoimunitárias em geral. E há algumas neurológicas, outras gástricas, outras de pele,.. O controle da D e do cálcio é o mesmo em todas elas. Algumas requerem doses mais elevadas, outras menos. Em Santa Catarina temos o Dr. Ricardo Toledo. Ele não é neuro, mas conhece o Protocolo e o aplica há uns dois anos. Minha filha é portadora de Esclerose Múltipla. Entre os primeiros sintomas que percebemos, depois o diagnóstico e os surtos posteriores, foram pelo menos 4 surtos em 15 meses. Aí ela começou com a D e no próximo abril completará 4 anos sem surtos. Os rins estão ótimos! Qualqer dúvida, pode escrever no meu e-mail: scaramellu@terra.com.br

  224. Precisamos de sugestões de cardápio, para quem faz o tratamento com as altas doses da vitamina D, não sem o que comer por causa das restrições do cálcio. Me ajudem

    • Oi, Dayse. Basicamente é preciso cortar leite e derivados (queijos, iogurtes, creme de leite, leite condensado, doce de leite). Mas você pode consumir um bolo, purê, panqueca, que contém leite na massa, sem problemas. Além disso, evite consumir muitas castanhas e amendoim (por não comer queijo, os pacientes abusam nesses outros petiscos de aperitivo). E hidratar-se bem, com 2,5 litros de líquidos é muito importante. Todo alimento contém cálcio (e você precisa de cálcio), mas o problema são os alimentos que têm altas concentrações, como o que listei acima. Comece assim e depois de uns 15 dias faça uma calciúria 24 horas. O resultado precisa ser pélo menos 100 mg no total (antes de dividir pela quantidade de urina entregue). Menos que isso não é bom e será sinal de que você exagerou na restrição. Depois de dividir a quantidade de cálcio da calciúria pelos litros entregues, o resultado deve ser menor de 250 mg por litro. Na verdade, percebo que os médicos preferem que não passe de uns 170 mg por litro e já fazem uma avaliação da dieta para descobrir se algum hábito alimentar está interferindo. Não fique tão aflita. Hoje minha filha comeu filé à parmegiana, mas teve o cuidado de desprezar a mussarela. Qualquer dúvida, pode escrever no meu e-mail: scaramellu@terra.com.br . Vou lhe passar o link de um grupo no Facebook, com sugestões de receitas. No entanto, não exagere na restrição.:
      https://www.facebook.com/groups/1376590525906454/?fref=ts

  225. Olá, tenho uma filha que aos 7 anos foi acometida de alopecia areata e hoje aos 13 anos, a alopecia ja elvolui para o ultimo estagio” universal” ja fizemos todos os tratamentos disponiveis no hospital das clinicas de belo horizonte e não houve reversao, segundo os varios medicos que consultamos, a alopecia da minha filha foi diagnosticada com autoimune, gostaria de saber se alguem que tenha tido ou tem alopecia areata/universal ja fez tratamento com vitamina d e qual o resultado. Estamos com uma consulta marcada aqui em minas na cidade de vespasiano como dr. Andre, depois dos varios depoimentos que li, estou esperançosa de que este tratamento posso nos ajudar, desde já obrigado.

  226. Boa tarde! Eu tenho Artrite Reumatóido, moro em São Paulo, capital. Estou desempregada (por causa de doença) e em função da crise meu marido também perdeu seu emprego. Não tenho condições de pagar consultas. Comecei agora meu tratamento pelo SUS e a mdicação é cortisona meloxicam etc…Um amigo me disse que posso tomar até 5000 UI ao dia. Não sei se vai funcionar mesmo. Existe possibilidade para consultas gratuitas com algum médico que adote o tratamento do Dr Cicero? Obrigada.
    Rosária

    • Oi, Rosária. Os médicos que atendem pelo protocolo são todos particulares e as consultas são demoradas, pois é preciso orientar sobre exames, dieta e fazer um metódico prontuário de pesquisa clínica. Parece-meque o mais barato em São Pauolo é o Dr. Danilo Chiaradia Finamor, no consultório da Rua Vergueiro. A medicação é acessível,pois o fundamental é tomar a vitamina D. Até 10.000 UI por dia você pode tomar sem acompahamento médico, mas penso que não resolverá o seu caso e você terá dificuldades para manipular sem receita, em farmácia boa. Veja acima no Contato dos Médicos, o endereço do Dr. Danilo (consultório da Rua Vergueiro). São 4 consultas em 2 anos. Os exames costumam ser feitos pelos convênios, mas também há laboratórios que fazem a preços acessíveis, pois são exames simples. No consultório do Dr. Cícero há consultas gratuitas, pelo Instituto de Autoimunidade, mas, pelo que sei, a espera está muito longa.

  227. Boa noite! Em 2010 tive Guilan- Barret e fui diagnosticada com Síndrome de Sjogren… depois, em 2014, tive o diagnóstico de miastenia gravis… Diante disso, e depois de muito ler, fiquei interessada em conhecer o tratamento com altas doses de vitamina d.
    Gostaria de saber se antes de começar o tratamento com vitamina d é necessária a realização de exames médicos. Tenho consulta em dezembro, na clínica do dr. Cícero Coimbra (infelizmente não consegui consulta com ele), mas como não sou de SP, já queria ir com os exames feitos, se for necessário.
    Também gostaria de saber se vocês sabem informar se tem algum médico em São Luís/ MA que adote o protocolo do Dr. Cícero.
    Grata desde já.

    • Oi, Nayana. É preciso dar um basta a esse descontrole autoimune. E a vitamina D vai dar conta disso. O médico vai orientá-la sobre os exames que você vai colher antes de iniciar a medicação que já estará prescrita. Depois de uns 4 meses você repetirá os exames e voltará (às vezes é após 6 meses) e o médico vai comparar os exames de antes da medicação com os posteriores e fará um ajuste da dose.
      Não há nenhum médico em São Luís,no Maranhão, mas há em Recife, Terezina, Salvador… Aqui no Blog, no Contato dos Médicos está a lista inteira. Qualquer dúvida, estamos à disposição.

  228. Sou portadora de esclerose multipla faço tratamento com vitamina d em são Paulo mas estou com problemas de dinheiro preciso de um médico aqui em BH que trata com vit d podem me ajudar desde já obrigado edlaine BH

    • Oi, Edlaine. É muito importante o paciente procurar ser atendido na região onde mora. É menos estressante e os médicos estão muito bem preparados. Em BH, procure:
      Dr. André Costa Lage
      Especialidade: Clínico Geral e Acupunturista
      Cidade: Vespasiano/MG (a 20 km de Belo Horizonte)
      Endereço: Rua Alfredo Albano Costa, nº 85 – Bairro Jardim Itaú (próximo à Maternidade)
      Telefones: (31) 36219240 // (31) 92763550

  229. Ola Sueli, tudo bem? Você saberia informar se quem tem pedras nos rins pode tomar 10.000 UI/dia ou se teria alguma restrição?
    Obrigado!

    • Olá, Juan. Se você já tem essa tendência, tome um pouco menos. Estou imaginando que você não tem uma doença autoimune e que quer apenas suplementar, certo? Daí você pode tomar 5.000 UI por dia (10.000 UI dia sim e dia não). Se você tem escleose múltipla ou outra doença autoimune, aí vale pena o custo/benefício e o médico vai orientá-lo a como tomar doses altas.

    • Wandelson, o Dr. Mauro Sérgio Penteado (ortopedista) participou do Simpósio sobre vitamina D (orientado pelo Dr. Cícero Galli Coimbra), mas ainda não teve oportunidade de fazer estágio. Por isso o nome ainda não consta no Blog. Mas você o encontra na internet. Além dele, você pode consultar em Campinas: Dr. Wanderley Ribeiro Pires
      Especialidade: Clínica Médica
      Cidade: Campinas (SP)
      Endereço: Av. Dr. Heitor Penteado, 1532 – Taquaral
      Tel: (19) 3254.2714

  230. Boa noite!
    Minha mãe é portadora de Lúpus e gostaria de saber sobre o tratamento com vitamina D, algum médico que faz esse tratamento em Florianópolis? Por favor entre em contato.
    Aguardo

    • Janine, em Santa Catarina, temos um médico em Blumenau:
      Dr. Ricardo Toledo
      Especialidade: Clínica Geral
      Cidade: Blumenau (SC)
      Tel: (47) 9672-9177

      E o tratamento é muito eficiente para Lúpus.

  231. Boa tarde! Minha mãe é portadora de Lúpus e gostaria de saber sobre o tratamento com vitamina D, algum médico que faz esse tratamento em Florianópolis? Por favor entre em contato.
    Obrigada!

  232. Fabiana, 10.000 UI é o que produzimos num banho de sol de menos de 20 minutos. Enquanto você dispuser apenas de cápsulas de 1.000 UI, tome pelo menos 4 por dia. É a dose recomendada pelo Dr. Holick, nos EUA. E procure comprar a americana com 10.000 UI em cada softgel. Você encontra, por exemplo, no site http://www.iherb.com
    Ou peça para o seu médico uma receita para manipular Colecalciferol em gotas de 1.000 UI cada. Sai barato e facilita muito. Neste blog mesmo você encontra textos explicativos a respeito. Na dúvida, pode escrever no meu e-mail scaramellu@terra.com.br

  233. Boa tarde, recentemente fiz o exame 25(OH)D3 e o resultado deu 20ng/ml. Minha médica receitou o Doss (colecalciferol), 1 comprimido por dia. Será suficiente para atingir níveis normais de vitamida D. Este Doss é um bom medicamento para reposição? Obrigada. Fabiana

    • Oi, Fabiana. Se são as cápsulas de 1.000 UI, após dois meses os níveis mal chegarão a 30 ng/ml e aí estabilizarão. O ideal para um adulto com pelo menos 50 kg é tomar 10.000 UI por dia. Com a dose de 10.000 UI por dia os nívesi estabilizam em torno de 70 ng/ml, o que é muito sadio.

      • Sim, são capsulas de 1.000UI.
        Essa dose de 10.000UI deve ter supervisão médica? Como devo ingerir e quais devem os cuidados?

        Muito obrigada pela resposta.

  234. Minha mãe fez uma tomografia na qual foi indicada doença degenerativa, por conta de caso na família (minha avó) ficamos com dúvidas de ser Alzheimer, ela fez um eletroencefalograma e deu funções normais, estamos aguardando uma ressonância magnética. Estou muito preocupada, minha mãe tem 62 anos, ela é muito ativa, não consigo vê-la perdendo as funções do cérebro, estou desesperada com tudo isso. Gostaria de saber se alguém conhece o tratamento com vitamina D para Alzheimer? Moro no Paraná, entrei em contato com o Dr João Paul de Curitiba, estou aguardando resposta sobre o uso da vitamina D, se ele utiliza essa forma de tratamento.

    • Oi, Suellen. A vitamina D é apontada como grande auxiliar na contenção do Alzheimer. Também acontece de pessoas com baixos níveis de vitamina D apresentarem declínio cognitivo, muitas vezes confundido com princípio de Alzheimer. Já a degeneração apontada na tomografia deve ter carcterísticas que ajudem no diagnóstico. Também não sei que sintomas ela vem apresentando que levaram à necessidade desse exame.
      Dr. João Paul trabalha com o Protocolo do Dr. Cícero Galli Coimbra para doenças autoimunitárias. Creio que, no que diz respeito à vitamina D, a sua mãe seria devidamente suplementada. Boa sorte e depois me conte.

      • Obrigada pelo retorno Sueli, então eu tenho muitas dúvidas em relação a isso, minha mãe sempre foi um pouco esquecida, estou com medo de estar vendo problemas de mais, ou deixando de ver. Talvez pode ser falta de atenção e algumas características do próprio envelhecimento. Estamos investigando e já vou marcar a consulta com o Dr João Paul, a secretária do consultório me explicou como ele trabalha e disse sobre a reposição de vitaminas para um envelhecimento saudável, fiquei com boas expectativas.

    • Oi, André. Não são, não! O governo só paga aquelas medicações bem caras que dão muito lucro aos laboratórios e a todos os envolvidos na transação. Mesmo que não surtam grande efeito terapêutico. Mas o preço da vitamina D é bastante acessível. O que sai mais caro são as consultas, mas são poucas e espaçadas.

  235. Por favor,como faço para marcar uma consulta com o Dr Cícero Coimbra?Sou portadora de Lupus e gostaria de fazer o experimento com vitamina D.Obrigada!

    • Oi, Daniela. Os resultados no tratamento de Lúpus são excelentes. Consulta com Dr. Cícero é difícil, devido ao grande número de pacientes que ele já tem. Mas ligue no consultório e marque com um dos assistentes. Os contatos estão nesta página, na aba Contato dos Médicos. Veja acima, na barra.